WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


BAHIA: PUBLICADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO NA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL (SDR)

Foi publicado na edição do Diário Oficial do último sábado (05), edital de abertura de inscrições do Processo Seletivo Simplificado N° 001/2021, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para o preenchimento de vagas na Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e na Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), ambas unidades da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Confira edital (https://bit.ly/3z9N6VV)

As vagas são para Técnico de Nível Superior nas áreas de atuação em Geoprocessamento, Engenharia de Agrimensura, Ciências Jurídicas, Ciências Jurídicas Agrárias, Administração, Ciências da Computação, Ciências Agrárias, Recursos Humanos, Arquivologia e Prestação de Contas e Sistemas.

O prazo de inscrição é de 14 de junho a 18 de junho. Para realizar a inscrição, os interessados deverão acessar www.selecao.ba.gov.br e preencher a ficha de inscrição.

PREFEITURA DE ILHÉUS REALIZA MUTIRÃO DE LIMPEZA E RECOLHE MAIS DE 200 TONELADAS DE LIXO

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), realizou no último sábado (5) um mutirão de limpeza em diversos pontos da cidade para recolher materiais sem serventia despejados pela população nas vias e espaços públicos. Uma das áreas atendidas nesta etapa foi a Rua E, lateral do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Darcy Ribeiro, no bairro Hernani Sá. Na localidade foram recolhidas 219,7 toneladas de resíduos, sendo a retirada desse montante o equivalente a 33 caçambas basculantes ou 80 caçambas de entulho.

De acordo com a pasta, o descarte irregular de lixo e resíduos acarreta a proliferação de agentes causadores de doenças como a dengue. “Pedimos o apoio e a colaboração da população para manter a cidade limpa, evitando o descarte inapropriado de entulhos em terrenos, calçadas e vias. O lixo doméstico é recolhido em todos os bairros, conforme os dias e horários da coleta, informados aos moradores de cada localidade”, explicou João Aquino, titular da Secsurb. :: LEIA MAIS »

“SE NÃO REALIZAR PROVA DE VIDA, O BENEFÍCIO PODE SER SUSPENSO”, DIZ GERENTE DO INSS DE ILHÉUS EM ENTREVISTA A RÁDIO BAHIANA

Eduardo Fernandes gerente do INSS Ilhéus, foi o convidado dessa segunda (7).

Na edição dessa segunda-feira (7), Eduardo Fernandes, gerente da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Ilhéus, foi o convidado do Programa Na Boca do Povo, na Rádio Bahiana AM1310. Na oportunidade, Eduardo chamou a atenção de aposentados e pensionistas a efetuarem a  prova de vida, que voltou a ser obrigatória.

A exigência da Prova de vida estava suspensa desde maio de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus e não causava a suspensão do benefício, contudo, com o retorno da obrigatoriedade desde o dia 1.º de junho, os aposentados e pensionistas que não realizarem a confirmação do cadastro terão o benefício suspenso. ” Quem for receber no mês julho, e não realizar ou não ter realizado a prova de vida no ano de 2020, vai ter o seu benefício suspenso” disse Eduardo.

Atualmente existem várias maneiras de realizar a prova de vida, pode ser feita na agência bancária onde o aposentado ou pensionista recebe o pagamento e também via aplicativo MEU INSS.

Se for realizar a prova de vida na agência bancária, aqueles que  tiverem a biometria cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida, caso não tenha, é necessário ir à agência bancária com CPF e documento com foto. :: LEIA MAIS »

GOVERNADORES DO NORDESTE ESTUDAM APLICAR SPUTNIK V EM POUCAS CIDADES

O  presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou neste sábado (5) que os governadores do Nordeste estudam concentrar as primeiras doses da vacina Sputnik V em uma cidade de cada Estado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na sexta-feira (4), com restrições, o pedido de importação excepcional do imunizante, além da vacina Covaxin.

Segundo Dias, a ideia é reproduzir o mesmo experimento realizado no município de Serrana (SP) pelo Instituto Butantan, para verificar a eficácia da vacina Coronavac. “A ideia é ter esse monitoramento acompanhado pela Anvisa e pela ciência, por nossos cientistas. A ideia que a gente discutiu hoje é de, provavelmente, escolher cidades”, disse.

Piauí, deve ficar 64 mil doses do total autorizado para seis estados nordestinos. “Vamos escolher uma cidade que tenha mais ou menos 32 mil pessoas para vacinar. Vamos aplicar a primeira e a segunda dose, como foi feito em Serrana, acompanhado pelo Butantan. E assim, cada um dos Estados. É mais ou menos essa a ideia”, disse Wellington. :: LEIA MAIS »

SPUTNIK V DEVE CHEGAR EM JULHO AO BRASIL; ESTADOS DESCARTAM IDA AO STF

Governadores se reuniram neste sábado (5) para definir próximos passos para importação do imunizante após aval da Anvisa.

As primeiras doses da vacina Sputnik V contra a Covid-19 estão previstas para chegar ao Brasil no mês que vem, de acordo com o governador do Maranhão, Flávio Dino, após uma renegociação do contrato assinado entre os estados do Nordeste e o Fundo Russo de Investimento Direto, responsável pelo desenvolvimento da vacina.

No momento, governadores descartam ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar aumentar a quantidade a ser importada. A decisão, segundo Dino, foi tomada neste sábado (5), durante reunião dos governadores das regiões Nordeste e Norte, marcada após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a importação, sob condições controladas, de 928 mil doses do imunizante.

“O primeiro passo é sentar para uma reunião com os russos para fazer uma revisão do contrato. A Anvisa colocou condições que não estavam previstas no acordo, então precisamos adequar”, afirmou à CNN o governador do Maranhão, Flávio Dino.

O Consórcio de Estados do Nordeste assinou, em março, contrato por 37 milhões de doses da Sputnik V. “O contrato precisa ser readequado ao quantitativo que a Anvisa estabeleceu. E neste momento, não iremos ao STF para aumentar o número de doses autorizado”, garantiu. :: LEIA MAIS »

RELATOR DA CPI COVID-19 FAZ APELO A JOGADORES DA SELEÇÃO PARA QUE NÃO PARTICIPEM DA COPA AMÉRICA

Capitão da seleção brasileira, o jogador Casemiro, informou que após terça-feira (8), os jogadores vão divulgar sua posição em relação à realização do torneio.

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), informou hoje (6) que enviou aos jogadores e à comissão técnica da seleção brasileira uma nota na qual propõe uma “reflexão” e apresenta argumentos contrários à realização da Copa América de Futebol no Brasil.

“A seleção é motivo de orgulho. Disputar a Copa pode até gerar troféu. Não disputar, em nome de vidas, significará sua maior conquista. Impossibilitado de apelar ao bom senso do presidente da República e da CBF, enviei nota aos atletas e à comissão técnica”, escreveu Renan Calheiros.

O senador Flavio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, também fez um apelo aos atletas na manhã deste domingo, mas em sentido contrário — ele pede aos jogadores que “não abram mão” de disputar a competição.

O capitão da seleção brasileira, o jogador Casemiro, informou que, após a partida da próxima terça-feira (8) contra o Paraguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, o grupo de jogadores divulgará a posição deles em relação à realização da Copa América.

QUADRILHA DE ILHÉUS É PRESA FURTANDO ESTABELICIMENTOS NA REGIÃO

A Polícia Militar prendeu em flagrante uma quadrilha especializada em furtar estabelecimentos comerciais. O grupo agia em comércios da região composto por três mulheres e um homem, todos já conhecidos da polícia e com passagens na delegacia.

A ação que resultou na prisão do bando aconteceu na  sexta-feira (04), na cidade de São José da Vitória, após furtar diversos estabelecimentos na cidade. De posse das imagens das câmeras de videomonitoramento, os policiais identificaram os larápios e deram voz de prisão.

De acordo com informações da polícia, no início de maio a quadrilha praticou diversos furtos no comércio de Itabuna, sempre portando mochilas e sacolas para esconder os materiais.

Além de Itabuna, o grupo também agiu em Ilhéus e nas cidades de Camacan, Buerarema, Jussari, Arataca e em outros municípios da Bahia.

SECRETÁRIO FÁBIO JÚNIOR RECEBE ALTA HOSPITALAR APÓS TESTAR POSITIVO PARA COVID-19

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Ilhéus, Fábio Júnior recebeu alta médica na manhã da última sexta-feira (04), depois de 15 dias internado com Covid-19. O anúncio foi feito pelo próprio Secretário, à reportagem do Site Fábio Roberto Notícias.

Júnior deu entrada inicialmente, na emergência do Hospital Regional Costa do Cacau, com 70% do pulmão comprometido e com intensa falta de ar, mas, devido o agravamento no estado de saúde, Fábio contratou uma UTI aérea para continuar o tratamento no Hospital Anis Rassi, em Goiânia, sua cidade natal, próximo da família.

“Meus amigos, graças às orações de todos, obtive alta do hospital e já estou em casa, para seguir a recuperação, fazendo fisioterapia intensa com o uso de oxigênio. Essa doença é perigosa. Peço a todos (as) que sigam às orientações das autoridades em saúde, usando máscara, álcool em gel, evitando aglomerações”, disse Fábio Júnior

COLO-COLO VENCE ITUBERÁ POR 3X0

O Colo-Colo  venceu o time de Ituberá por 3 x 0 em amistoso neste sábado (5), no Estádio Mário Pessoa em Ilhéus. Os gols foram feitos pelos jogadores Emílio, Joadson Java e Jonathas.

O tigrão que se prepara para estreia na segunda divisão do baianão, no próximo dia 27 de junho no Estádio Waldomiro Borges, em Jequié, contra o Camaçariense.  Deve apresentar nos próximos dias o elenco e comissão técnica para a nova temporada.

AMARGOSA REGISTRA NOVO TREMOR DE TERRA; ABALO É DÉCIMO NA BAHIA EM 2021

O laboratório informou ainda que moradores da região entraram em contato e relataram sentir o tremor de terra, que aconteceu por volta das 23h30,do último sábado (5).

Um novo tremor de terra foi registrado na cidade de Amargosa, no recôncavo da Bahia, na noite do último sábado (5). Segundo o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora a região, o tremor teve magnitude preliminar calculada em aproximadamente em 1.3 mR.

O laboratório informou ainda que moradores da região entraram em contato e relataram sentir o tremor de terra, que aconteceu por volta das 23h30.

O último abalo que ocorreu no município foi registrado no dia 17 de maio, de magnitude preliminar 1.8 mR.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia