WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque3’

“Segurança se faz com investimento, não com vídeo de blogueirinho”, diz Rosemberg

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) elogiou o pacote de segurança lançado pelo governador Jerônimo Rodrigues para o São João 2025, classificando-o como um exemplo concreto de gestão responsável. Com R$ 45 milhões investidos e 27 mil profissionais mobilizados em 283 municípios, a Operação São João representa o maior aporte já realizado na história do festejo junino baiano.

“É disso que a população precisa: planejamento, estrutura e investimento real. O governador Jerônimo está mostrando que segurança pública se faz com ação, não com discurso vazio”, afirmou o líder do governo na Assembleia Legislativa. A operação inclui 2.800 câmeras, 711 delas com reconhecimento facial, 104 drones, três novos helicópteros avaliados em R$ 101 milhões e 363 estruturas de apoio espalhadas pelo estado.

Para o parlamentar, o contraste com a oposição é evidente. Enquanto o governo entrega resultados concretos, o pré-candidato ACM Neto (União Brasil) aposta em vídeos de blogueirinho nas redes sociais, sem propostas e pregando o quanto pior, melhor — postura que Rosemberg considera eleitoreira e irresponsável diante dos desafios reais da segurança pública.

“Prevenir e combater a violência exige compromisso, não performance digital. O que vemos de ACM Neto é oportunismo. O que vemos de Jerônimo é governança”, completou o deputado. A operação integra ainda representações do Ministério Público, Defensoria Pública e redes de proteção social, com canal de denúncias pelo 181, gratuito e ininterrupto.

Rosemberg reforçou que apoiará as iniciativas do governo estadual voltadas à segurança e convocou a população a aproveitar as festas com tranquilidade, resultado de um trabalho sério que começou muito antes do período junino.

Moinho do Porto de Ilhéus terá infraestrutura ampliada

As obras de recuperação da estrutura do Moinho do Porto de Ilhéus seguem avançando. Além da reforma da estrutura existente, a área que integra o complexo Portuário administrado pela Autoridade Portuária Federal – CODEBA, será ampliada para atender à futura demanda da Jav Indústria de Alimentos, do Grupo Maratá, empresa arrendatária do espaço.

O presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, visitou o prédio que tem mais de trinta anos de construção e vistoriou as obras de recuperação do moinho que estava inativo há mais de dezessete anos. “O moinho retornará não apenas com sua capacidade original, mas também com a ampliação de mais seis silos. Esse é um investimento determinante para o ganho de produtividade, de qualidade de vida e de escoamento da produção, com impacto em todo o Sul da Bahia”, destaca.

O engenheiro responsável pela obra, Vinícius Ferraz, explica que a obra envolve 110 trabalhadores, cerca de 70 com contrato direto. Ele lembra que o prédio apresentava alguns sinais de depredação, mas maior desafio vem sendo recuperar as áreas afetadas pela maresia.

“A gente tem trabalhado na reparação dos silos, de fachada e de alguns ferros que já estão à amostra. A nossa prioridade foi mexer na cobertura, demolir o que não será utilizado e fazer a reparação da laje para iniciar o trabalho com a estrutura metálica, cobrir e fechar”, detalha ao explicar que as constantes chuvas vêm impactando no cronograma da obra. “Esses dois últimos meses foram de muita chuva e as nossas estruturas são fora do prédio, então isso atrasou bastante”, revela o engenheiro Vinícius Ferraz.

Chegada dos equipamentos

Os equipamentos, que integram sistemas essenciais do processo de moagem de trigo, já foram desembarcados em Ilhéus. A movimentação confirma que o investimento de aproximadamente R$ 120 milhões já está em andamento e avançando para a fase operacional. A reativação do Moinho reforça o papel estratégico do Porto de Ilhéus no desenvolvimento econômico da região, ampliando oportunidades e atraindo novos negócios para o sul da Bahia.

Vereador Mesaque reafirma oposição ao governo Valderico: “Identifiquei situações e não quero fazer parte disso”

O vereador de Ilhéus Mesaque reafirmou nesta sexta-feira (12), durante entrevista à Rádio Bahiana AM 1310, no Programa Falando Direito, a oposição ao governo do prefeito Valderico Júnior. Segundo o parlamentar, a mudança de posicionamento ocorreu após discordâncias com a condução da administração municipal. De acordo com o parlamentar, “a gestão do governo do jeito que está, não vai dar certo’, declarou.

Mesaque, que iniciou o mandato alinhado à base de apoio do governo, disse ter identificado situações que o levaram a concluir que não poderia mais permanecer no grupo governista. De acordo com ele, a decisão também motivou mudanças em sua atuação política e partidária.”Eu sou oposição, abandonei o barco, não quero fazer parte disso”, declarou o vereador durante a entrevista.

O vereador informou que, na condição de presidente municipal do PSDB, retirou o partido da base de apoio ao governo. Além disso, renunciou à participação em três comissões da Câmara Municipal, entre elas a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Segundo Mesaque, sua permanência na Comissão fazia parte de uma articulação construída quando ainda integrava a base governista. Ao deixar o grupo, ele entendeu que deveria abrir mão do espaço para preservar a coerência de sua posição política e evitar interferências no andamento dos trabalhos legislativos.

De mãos dadas com o povo: Marão celebra a tradição e a fé na Puxada do Mastro em Olivença

Mais do que um compromisso político, a presença do ex-prefeito no evento reafirma sua maior marca: o carinho e a proximidade real com os ilheenses.

OLIVENÇA – Em meio ao som dos cânticos tradicionais e à força da comunidade que carrega o mastro, uma figura se destaca não pela autoridade, mas pela amizade: Mário Alexandre, o Marão. Durante a histórica “Puxada do Mastro de São Sebastião”, em Olivença, o ex-prefeito de Ilhéus mostrou que sua maior qualidade continua intacta: o prazer de estar no meio do povo, caminhando lado a lado com a gente da sua terra.

Para quem conhece a trajetória de Marão, sua participação no evento não é surpresa. Ele sempre fez questão de governar “gastando a sola do sapato”, priorizando o contato direto e o abraço fraterno. Em Olivença, essa conexão ficou evidente ao celebrar uma cultura que já soma mais de 300 anos de história.

*”Sempre do lado do meu povo”*
Emocionado com a recepção carinhosa, Marão reforçou que sua relação com Ilhéus transcende cargos ou mandatos. Para ele, o importante é manter viva a chama da tradição e a assistência àqueles que mais precisam.

“É uma gratidão muito grande participar com as pessoas, levando essa cultura de mais de 300 anos na nossa Olivença. Estarei sempre do lado do meu povo, independente de política. Marão está sempre perto”, declarou.

*Um Legado de Presença*

A Puxada do Mastro é um símbolo de união, e a presença de Marão reflete esse espírito. Ao longo de sua gestão, a proximidade com as comunidades de Ilhéus e seus distritos foi o pilar que sustentou suas ações na infraestrutura e na valorização da identidade local.
Mesmo após o período como prefeito, Marão faz questão de mostrar que o diálogo e a amizade com o povo são permanentes. Em Olivença, entre um aperto de mão e outro, ficou claro que seu maior patrimônio político é, e sempre será, o afeto e a confiança da população.

Acordo do Mercosul pode baratear produtos e impactar o bolso do brasileiro

O acordo comercial firmado entre os países do Mercosul e a União Europeia volta ao centro do debate econômico e desperta atenção dos consumidores brasileiros. O tratado, que cria uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, prevê a redução gradual de tarifas de importação entre os blocos, o que pode resultar, ao longo dos próximos anos, em produtos mais baratos nas prateleiras do Brasil.

Na prática, o acordo permite que itens produzidos na Europa entrem no país com menos impostos, diminuindo custos para importadores e ampliando a concorrência no mercado interno. Entre os produtos que tendem a ficar mais acessíveis estão vinhos, azeites, queijos, chocolates, medicamentos, cosméticos e alguns equipamentos industriais, muito presentes no consumo das famílias brasileiras.

Especialistas explicam que os efeitos não são imediatos. A retirada das tarifas ocorre de forma gradual, podendo levar anos até que a redução seja totalmente percebida pelo consumidor. Ainda assim, a expectativa é de que a maior oferta de produtos importados gere pressão competitiva sobre os preços, beneficiando o consumidor final.

Por outro lado, o acordo também provoca debates e preocupações. Setores da indústria nacional temem perder espaço para produtos estrangeiros, enquanto o governo defende que a abertura comercial pode estimular inovação, modernização do parque industrial e geração de empregos no médio e longo prazo.

Além do impacto no consumo interno, o Brasil também deve se beneficiar no campo das exportações, com maior acesso ao mercado europeu para produtos do agronegócio e da indústria nacional, fortalecendo a economia e ampliando as relações comerciais internacionais.

O acordo do Mercosul, portanto, representa uma mudança importante na política comercial do país, com potencial de influenciar diretamente o dia a dia dos brasileiros — seja no supermercado, na farmácia ou na compra de bens duráveis.

Base do Governo Jerônimo reforça unidade política em Ilhéus e articula estratégias para 2026

*Ilhéus, 15 de dezembro de 2025 –* Os partidos que integram a base de apoio ao Governo do Estado da Bahia participaram, nesta segunda-feira (15), de um almoço de confraternização em Ilhéus. O encontro teve como objetivo fortalecer a unidade política no município e articular estratégias para as campanhas majoritárias de 2026, que envolvem as reeleições do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula.

A atividade reuniu dirigentes e lideranças do campo progressista, reafirmando o alinhamento em torno do projeto político do Governo Estadual, sob gestões do PT, responsável pelos maiores investimentos da história de Ilhéus. As ações contemplam áreas estratégicas como infraestrutura, saúde, educação, mobilidade urbana e desenvolvimento regional.

Estiveram presentes a presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), Camile Maltez, e o vice-presidente Jorge Guerrieri; o ex-presidente do PT e articulador político Ednei Mendonça; o presidente do PDT, Augustão; a vice-presidenta do PCdoB, Cris Joia; o ex-vereador e liderança tupinambá Cláudio Magalhães; o ex-presidente da Câmara Municipal e dirigente do Solidariedade, Jerbson Moraes; o presidente do PV, Rogério Matos; o presidente do PSB, Diego Messias; o vice-presidente do PSD, Gabriel Bittencourt; o presidente do Avante, Renilson Soares; o presidente do Agir, Jorge Farias; além da liderança Fred Vésper.

De forma consensual, os dirigentes ressaltaram a importância da unidade política, do diálogo permanente e da defesa das políticas públicas sociais como pilares para o fortalecimento da democracia e para a construção de uma agenda conectada às demandas da população ilheense.

Para a presidenta do PT, Camile Maltez, o encontro consolida uma construção política iniciada em 2024. “Este é o resultado coletivo do nosso compromisso com Ilhéus. O Governo do Estado realizou os maiores investimentos da história do município, e isso não é obra do acaso, mas de um projeto político que olha para o povo e compreende as necessidades do território”, destacou.

“A unidade dos partidos progressistas em Ilhéus é fundamental para defender esse projeto, ampliar conquistas e enfrentar os desafios de 2026 com soluções concretas”, afirmou Maltez.

Com a FLICACAU Itabuna volta ao mapa dos grandes eventos literários

Fazia quase uma década que Itabuna não recebia um grande evento dedicado à literatura. A longa espera terminou com a primeira edição da Festa Literária da Região Cacaueira (Flicacau), que ocupou o Centro de Cultura Adonias Filho de sexta (27) a domingo (29). Para a jornalista Vanessa Dantas, uma das organizadoras e mediadoras do evento, o balanço da estreia superou as expectativas, com a presença de mais de 5 mil pessoas ao longo dos três dias.

Também ressaltou o impacto positivo do programa estadual Bahia Literária para o fortalecimento da literatura na Região Cacaueira. “Queremos agradecer ao Governo do Estado, através do governador Jerônimo Rodrigues; da nossa secretária de Educação, Rowenna Brito; e do nosso secretário de Cultura, Bruno Monteiro”, acrescentou.

Com o tema Verde que te quero livro: contando a história da mata que nos sustenta, a Flicacau uniu literatura, teatro, dança, artes plásticas, música e ações de conscientização ambiental. Acolheu pequenos e jovens autores, além de expoentes da literatura grapiúna e convidados com reconhecimento nacional, a exemplo de Arnaldo Antunes, Paloma Amado, Bela Gil, Isabel Fillardis e Luciany Aparecida, além da escritora chilena Arelis Uribe.

DIVERSIDADE

Um time formado por cinco mulheres deu o tom da curadoria artística (Bruna Setenta) e dos espaços Jorge Amado (Rita Argollo e Dinalva Melo), Estação Juventudes (Camila Gusmão) e Flicacauzinha (Bárbara Falcón).

Na Casa dos Autores, 30 escritores(as) selecionados(as) via edital apresentaram suas obras em um lançamento coletivo. Os três palcos da Festa receberam atrações musicais. Destaque para o show do cantor e compositor Marcelo Ganem, o cancioneiro da mata e da Serra do Jequitibá, cuja obra dialoga diretamente com o tema da Flicacau. Ainda teve a apresentação emocionante do Mestre Sabará, aos 91 anos, na sexta (27).

A programação variada contemplou as infâncias e as juventudes. A criançada se emocionou no bate-papo com as cantoras Kysha e Mine, que levaram centenas de fãs à Flicauzinha. A dupla acumula mais de 1 bilhão de reproduções de suas músicas somente no YouTube.

O evento também foi marcado pelo lançamento do livro Pequenos Autores Grapiúnas, coletânea de textos de alunos da rede municipal de ensino de Itabuna. O projeto foi idealizado pela professora Lílian Lima e abraçado pelo secretário municipal de Educação, Rosivaldo Pinheiro, que assegurou as condições para a educadora executá-lo.

O Espaço Estação Juventudes teve um de seus pontos altos com a participação do escritor e roteirista Raphael Montes, autor dos livros que deram origem às séries homônimas Bom dia, Verônica (Netflix) e Dias Felizes (Globoplay), além do sucesso Beleza Fatal, novela da HBO.

Como a cidade não tinha uma feira literária desse porte há anos, o evento abriu as portas da literatura para uma geração inteira de itabunenses. Ao longo dos três dias, estudantes de mais de 20 escolas municipais e estaduais compareceram ao Centro de Cultura Adonias Filho.

QUEM FEZ

A Festa Literária da Região Cacaueira também foi um espaço de colaboração com os coletivos e editoras independentes que fazem a literatura produzida na Bahia circular Brasil afora: Editora Tertúlias, Editora Teatro Popular de Ilhéus, Editora Via Litterarum, Vixe Bahia Literária e Editora Mondrongo.

Além disso, a Festa estabeleceu parceria com a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (Aacrri), responsável pela coleta seletiva durante o evento.

A Flicacau teve patrocínio do Governo do Estado e foi contemplada também pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC) – unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult-BA) – e da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Contou com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Seduc) e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). A Seneh Comunicação & Projetos idealizou e executou o projeto.

Via: Pimenta Blog

Deputado Rosemberg Pinto discute melhorias na Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus

Screenshot

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) se reuniu com a assessora especial do Governo do Estado, Adélia Pinheiro, o empresário e liderança política de Ilhéus, Nilton Cruz, e o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, Osvaldo Jorge Souza, para discutir ações voltadas à melhoria dos serviços e da estrutura da instituição filantrópica.

Durante o encontro, realizado em Ilhéus, foram debatidas formas de aprimorar os atendimentos, os serviços e a infraestrutura da Santa Casa, considerada uma das mais importantes e tradicionais instituições de saúde da Bahia.

Rosemberg destacou a relevância da unidade hospitalar, reconhecida pela atuação em áreas de alta complexidade, como Oncologia, Terapia Intensiva e Emergência, reforçando o compromisso em fortalecer o trabalho da instituição para atender cada vez melhor a população do Litoral Sul.

A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus é uma das mais antigas instituições filantrópicas do estado e desempenha papel essencial no atendimento médico da região, especialmente por meio de seus serviços de alta complexidade.

A Visão de Marão: Ilhéus Colhe Frutos de uma Ideia Plantada no Passado

A demolição dos antigos galpões da Codeba na Avenida 2 de Julho, para dar lugar a uma área de lazer, é a concretização de um projeto iniciado anos atrás, fruto de um convênio fundamental assinado na gestão de Mário Alexandre.

Há gestões anteriores, o coração de Ilhéus, especialmente na orla da Avenida 2 de Julho, era marcado por antigos galpões da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), estruturas degradadas e subutilizadas. O então prefeito Mário Alexandre (Marão) identificou ali um potencial transformador: recuperar a área e devolvê-la à população com um novo espaço de lazer e convivência.

*O Convênio que deu o Pontapé Inicial*

Foi durante a administração de Mário Alexandre (Marão) que se firmaram tratativas com a Codeba, culminando na assinatura de um contrato de cessão de uso da área do antigo Porto de Ilhéus. Este ato estratégico foi o passo legal e operacional decisivo, permitindo ao município intervir na região. A ideia central era a demolição dos galpões e a criação de uma área de lazer integrada à paisagem urbana.

Embora projetos de grande porte, como obras urbanísticas e convênios federais ou estaduais, exijam longo trâmite (planejamento, aprovação, recursos), o “pontapé inicial” foi dado por Marão.

*Demolição: Concretização de um Legado*

A recente demolição dos galpões, que ganhou destaque na cidade, é a materialização direta desse projeto concebido e estruturado no passado. O ato simboliza a remoção do abandono para dar lugar ao futuro.

É comum que obras de grande porte sejam concluídas sob gestões diferentes de sua concepção. Nesse caso, a derrubada dos galpões e a futura revitalização são, na verdade, a continuidade da ação estratégica e do compromisso firmado por Mário Alexandre. O que Ilhéus vivencia hoje é o desdobramento de uma decisão pensada e estruturada com visão de futuro.

O legado de Marão, marcado por olhar espaços abandonados, enxergar potencial e criar pontes institucionais para viabilizar intervenções estruturantes, se mostra vivo. O esforço de uma gestão não se encerra com o mandato; se as sementes do planejamento e os convênios foram bem lançados, os frutos são colhidos no presente, garantindo um novo horizonte urbano para Ilhéus.

Projeto Amigos do Coração chega na Barra de Itaípe

O Projeto Amigos do Coração chega na Barra, zona norte de Ilhéus. Neste sábado, 18/10, na Paróquia Santo Antônio de Ilhéus, em uma ação especial de saúde e cidadania para toda a comunidade!

O Projeto levará as seguintes especialidades:

Clínico Geral | Cardiologia | Psiquiatria | Ginecologia | Psicologia | Massoterapia | Laboratório | Eletrocardiograma | Orientação Odontológica.

O evento também contará com os serviços de emissão de segunda via de certidão de nascimento e casamento (Assistência Social), além de atendimento da Embasa

Chame sua família, seus vizinhos e participe!

Venha cuidar da sua saúde e fazer parte dessa corrente do bem!



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia