
Presidente da Maramata fala sobre primeiras ações da fundação em entrevista à rádio Bahiana
Em entrevista concedida à Rádio Bahiana na manhã de hoje, o presidente da fundação, Thiago Martins, apresentou um panorama inicial da gestão e destacou as ações que estão sendo implementadas para recuperar o protagonismo da Maramata.
Segundo Thiago, a fundação foi recebida em estado de desmobilização, enfrentando desafios financeiros, incluindo uma dívida de quase R$ 200 mil. Diante desse cenário, a Prefeitura de Ilhéus tem buscado parcerias estratégicas para desenvolver projetos que ampliem o impacto da Maramata. Entre as iniciativas anunciadas, destaca-se a criação de um grupo de trabalho formado por duas museólogas, uma bióloga e uma engenheira florestal, com o objetivo de impulsionar ações voltadas para a educação ambiental.
Outro avanço importante é a parceria firmada com a Faculdade de Ilhéus, que possibilitará a oferta de 15 cursos livres gratuitos à população, promovendo a qualificação profissional. Além disso, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Maramata, já iniciou diálogos com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) para estabelecer uma cooperação semelhante.
A fundação também está desenvolvendo o projeto “Maramata nas Escolas”, que levará conteúdos sobre conscientização ambiental para alunos da rede pública, abordando temas como sustentabilidade, preservação da natureza e práticas ecológicas no dia a dia. Além disso, a renovação do acervo do Museu da Maramata está entre as prioridades da gestão, tornando-o mais atrativo e educativo para estudantes e visitantes.
Outro ponto destacado por Thiago Martins é a abertura da fundação para recepcionar projetos sociais que possam beneficiar diretamente a comunidade. “A Maramata tem um enorme potencial para contribuir com Ilhéus, seja na educação ambiental, na qualificação profissional ou em ações sociais. Nosso objetivo é fortalecer essas iniciativas e tornar a fundação cada vez mais presente na vida da população”.
Reconhecida por seu papel na preservação ambiental e educação ecológica, a Fundação Maramata segue firme no seu compromisso de resgatar sua relevância e ampliar sua atuação na cidade.
Mercado Mix Mateus esclarece informações sobre contratações em Ilhéus
Diante das recentes informações que circulam sobre demissões na unidade de Ilhéus, o Mercado Mix Mateus esclarece que a contratação de diaristas seguiu o planejamento previsto para o período de inauguração. Atualmente, a empresa emprega 278 trabalhadores com carteira assinada em Ilhéus e 2.877 em toda a Bahia. Confira a nota na íntegra:
NOTA
Não são verdadeiras as notícias veiculadas sobre demissão de colaboradores na loja de Ilhéus. Para dar suporte aos colaboradores do quadro fixo, no período de inaugurações, contratamos diaristas. Contratualmente, estas pessoas trabalham por um período pré-determinado de apenas 3 dias, com recebimento até o 5° dia útil após a prestação do serviço.
Para a abertura da unidade em Ilhéus foram contratados 321 diaristas e registramos 2 casos de pagamentos regularizados fora do prazo em decorrência de divergência de dados bancários. Situações devidamente sanadas assim que identificadas.
Ressaltamos que o Grupo Mateus é uma empresa de capital aberto, com processos auditados e que preza por uma imagem sólida construída ao longo de 38 anos.
Câmara de Ilhéus entrega Tickets dos colaboradores nesta sexta-feira (21)
Os tickets dos colaboradores da Assessoria e Diretoria já estão disponíveis para distribuição. Conforme acordado, foi realizado o crédito referente aos meses de janeiro, fevereiro e março, garantindo o benefício aos servidores.
Para melhor atender a todos, uma equipe estará no plenário nesta sexta-feira (21/03), das 09h às 12h e das 14h às 18h, realizando a entrega de forma organizada e eficiente. A medida tem como objetivo facilitar o acesso dos colaboradores ao benefício, assegurando que todos possam recebê-lo sem dificuldades.
A administração reforça seu compromisso com o bem-estar dos servidores e agradece a paciência e a colaboração de todos durante o processo. Em caso de dúvidas, os colaboradores podem procurar a equipe responsável no local de distribuição.
Prefeitura de Ilhéus e Embasa buscam soluções para problemas de abastecimento e saneamento
Na manhã desta quarta-feira (19), a Prefeitura de Ilhéus se reuniu com representantes da Embasa para discutir medidas que visam solucionar os problemas históricos enfrentados pela cidade no abastecimento de água e no saneamento básico.
As dificuldades têm impactado a população ao longo dos anos, sendo agravadas pela omissão do poder público nas gestões anteriores. A atual administração municipal, por sua vez, tem como prioridade fortalecer a relação com a Embasa para promover melhorias significativas e garantir mais dignidade e qualidade de vida aos cidadãos ilheenses.
O encontro contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Fábio Mendonça, do secretário da Casa Civil, Vinícius Ibrann, do Chefe de Gabinete, Caio Garcia, e de representantes da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil e da Procuradoria-Geral do Município.
A reunião ocorre em um momento oportuno, próximo ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A data reforça a necessidade de preservar os recursos hídricos, um compromisso também da Prefeitura de Ilhéus com o meio ambiente e com o bem-estar da população.
Ilhéus aprova cronograma para execução da Aldir Blanc 2

Foto: Nadson Carvalho / Sucom.
Em Assembleia do Conselho Municipal de Cultura (CMC) de Ilhéus, realizada nesta terça-feira (18), foi aprovado o cronograma de execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc 2 (PNAB). O encontro reuniu a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), membros do CMC e a sociedade civil para discutir a aplicação dos recursos e garantir sua utilização dentro do prazo estabelecido.
Com o período curto para execução, o edital será conduzido de forma acelerada, mas respeitando os prazos mínimos de cada etapa. Municípios, Estados e o Distrito Federal devem utilizar os recursos até 30 de junho deste ano, evitando a devolução à União, como ocorreu com os valores da Lei Paulo Gustavo ao fim de 2024.
As inscrições serão de 4 de abril a 5 de maio, data que marca o falecimento de Aldir Blanc, artista que dá nome à política cultural. As inscrições serão realizadas online, e a Secult ampliará sua equipe para oferecer suporte ao longo de todo o processo.
Na divisão dos recursos, cada segmento terá direito a R$ 70 mil, que serão distribuídos entre os projetos conforme a quantidade estipulada. A decisão segue os encaminhamentos da reunião de 26 de agosto de 2024, com algumas adequações. Considerando a devolução de recursos da Lei Paulo Gustavo, a assembleia aprovou a inclusão do segmento Audiovisual, que contemplará 7 projetos. Da mesma forma, foram incluídas as Feiras Criativas Culturais, que também distribuirá os R$ 70 mil entre 7 projetos (R$ 10 mil para cada). Os dois novos segmentos se unem a Cultura Afro/Povo Negro; Capoeira; Cultura Hip Hop; Preservação do Patrimônio Cultural; Literatura; Cultura Indígena; Culturas Populares; Artes Visuais; Música; Teatro; Dança; e Quadrilhas Juninas.
A secretária municipal de Cultura, Anarleide Menezes, destacou a importância do diálogo e do esforço conjunto para execução da PNAB:
“Nosso compromisso é garantir que os recursos sejam aplicados da melhor forma possível, beneficiando o setor cultural de Ilhéus. O diálogo aberto entre poder público, Conselho de Cultura e sociedade civil é fundamental para esse processo. Estamos trabalhando com transparência e celeridade para que tudo ocorra dentro do prazo e com o maior êxito”, afirmou.
O valor total disponível será divulgado em breve, assim como a publicação do edital com todas as informações.
Inscrições para seleção de professores da Educação Profissional e Indígena e para mediadores do Emitec terminam terça-feira (25)
As inscrições para a contratação de mais 1.487 novos profissionais da Educação para atuarem na rede estadual de ensino podem ser realizadas até a próxima terça-feira (25), no site https://www.flemconcursos.org.br. As oportunidades são para mediadores do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) e professores da Educação Profissional e da Educação Indígena, que serão contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As seleções da Secretaria da Educação do Estado (SEC) serão conduzidas pela Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).
As seleções integram o conjunto de ações adotadas pela SEC, visando o provimento de pessoal para garantir o pleno funcionamento do ano letivo nas escolas estaduais, oportunizando aos estudantes o direito de aprender. Ao todo, estão sendo ofertadas 667 vagas para mediadores do Emitec, 152 vagas para professores da Educação Indígena e 668 vagas para professores da Educação Profissional. Todos deverão ser habilitados na prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, a ser aplicada no próximo dia 27 de abril.
Para atuar como mediador do Emitec, é necessário ter nível médio completo. Já os professores da Educação Indígena, além de terem que ser habilitados na prova objetiva, deverão ser indígenas e pertencer, prioritariamente, à etnia da aldeia onde deverá exercer as suas atividades, que precisa ser comprovada mediante autodeclaração de sua identidade étnica indígena e através de declaração de reconhecimento dessa identidade por parte do grupo de origem, expedida por líderes da comunidade (caciques e conselheiros da aldeia) do local onde funciona a unidade escolar. Também é necessário possuírem titulação de nível médio com formação em Magistério Indígena ou formação em nível médio na modalidade normal ou equivalente para ingresso na Classe A, nível 1 ou diploma de Curso de Licenciatura Plena ou diploma do Curso de Licenciatura Plena Intercultural em Educação Indígena, expedido por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC). Professores da Educação Profissional aprovados na prova objetiva também deverão apresentar diploma tecnólogo ou de nível superior na área específica para a qual concorre, conforme critérios do certame.
Os editais completos, com todas as regras, requisitos e prazos para inscrição, estão disponíveis para consulta no Portal da Educação (https://www.ba.gov.br/educacao/selecoes-e-concursos). A iniciativa reforça o compromisso da SEC com a ampliação da oferta educacional e a valorização dos profissionais que atuam nas diversas modalidades da rede estadual.
Hospital Costa do Cacau pede que população doe sangue, ato que contribui para salvar vidas

Hospital Costa do Cacau
A Agência Transfusional do Hoospital Regional Costa do Cacau (HRCC) fez apelo à comunidade regional para que retome ou seja um novo doador de sangue. Nas duas principais cidades do sul da Bahia, os estoques dos bancos de sangue reduziram drasticamente, comprometendo marcação de cirurgias.
Mesmo com o final da temporada de verão, ainda há uma alta demanda nas unidades hospitalares regionais para aqueles que precisam de transfusão. O médico Alfredo Boa Sorte Júnior, responsável técnico pela Agência Transfusional do HRCC, revela que outros hospitais da região também precisam de um estoque seguro para atender a demanda.
“Quero pedir a colaboração dos doadores cadastrados que se dirijam aos bancos de sangue, também faço um apelo àqueles que podem: façam a sua doação. Estamos mais uma vez, passando por esse momento delicado e esperamos que a população possa contribuir doando sangue, assim ajudando o nosso fluxo de assistência médica aos pacientes que precisam da transfusão para serem submetidos, o quanto antes, aos procedimentos necessários”, relatou.
Fraana Andrade, farmacêutica bioquímica e coordenadora operacional da AT do HRCC, ressaltou a importância e a necessidade da doação de sangue, de todos os tipos e fatores. “A transfusão é um procedimento essencial para salvar as vidas de muitas pessoas acolhidas nos diversos setores da assistência, da nossa e de outras unidades hospitalares. O doador é um herói que salva de alguém ou de algumas pessoas, por isso a doação é louvável, um ato de compaixão e humanidade com o próximo”, destacou.
A Agência Transfusional (AT) é responsável por administrar o armazenamento, a reserva e a distribuição de bolsas de sangue e hemocomponentes no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC). A unidade médico-hospitalar da rede estadual é 100% SUS, gerida pela Fundação Fabamed, em Ilhéus.
Locais para doação de sangue
Ilhéus: Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José – Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis – Ilhéus / BA. Telefone: (73) 3234-5774.
Itabuna: Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), bairro Pontalzinho – Itabuna / BA. Telefones: (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.
Critérios para doação de sangue – De acordo com informações da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba): para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, também é necessário apresentar um documento original com foto.
Além disso, o doador deve estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não ter fumado por pelo menos duas horas e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
Décima quarta edição do projeto “Cantando para Jorge” anima Ilhéus na quinta-feira (27)
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Cultura, apoia o projeto “Cantando para Jorge – Música na Praça”, que chega à sua 14ª edição. O evento, idealizado pelo músico ilheense Itassucy, será realizado na quinta-feira (27), às 19h, na Praça Castro Alves.
A abertura da noite ficará por conta do cantor Edu Neto, que receberá os convidados Luana Carla, Keketa e Luciano de Lucas. O projeto tem como objetivo valorizar os artistas locais e oferecer um espaço de lazer e cultura para a população.
Já consolidado no calendário cultural de Ilhéus, o evento atrai um público fiel e reforça a importância da música na identidade da cidade. A expectativa é de mais uma edição de sucesso, promovendo a arte e a cultura regional.
Prefeitura de Itabuna vai distribuir cerca de 900 kg de sementes de milho, feijão e de hortifrutigranjeiros a 14 associações rurais
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), participa manhã de quinta-feira, dia 20, às 9 horas, no clube social da União dos Servidores Municipais de Itabuna (USEMI), no São Caetano, da solenidade de entrega de 500 kg de sementes de milho, 300 kg feijão e 1.680 pacotes de 17 tipos de sementes de hortigranjeiros para representantes de 14 associações de agricultores familiares.
A entrega acontece na semana dedicada ao padroeiro São José, cuja data transcorre amanhã, feriado municipal. Neste ano, a novidade fica por conta do fornecimento de adubos e fertilizantes entre os cerca de 300 agricultores familiares e pequenos produtores.
O projeto visa à oferta de feijão, milho e produtos como tomates, cenoura, quiabo, beterraba, etc., couve, alface, rúcula, etc., e frutíferas como maracujá para consumo próprio e comercialização do excedente, principalmente no mês de junho durante os festejos juninos.
Este é o quinto ano consecutivo que a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, distribuiu sementes de milho e de hortaliças na gestão do prefeito Augusto Castro que sempre promoveu e apoiou o desenvolvimento agrícola sustentável das famílias que vivem no campo com a oferta de assistência técnica e extensão rural e no fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, ressalta a qualidade das sementes, que tem como diferencial a precocidade. Além disso, explicou que o plantio do milho consorciado com o feijão favorece ao desenvolvimento das plantas porque a palha e resíduos deste último servem como reforço à adubação dos solos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para os próximos 90 dias na região sul da Bahia, indica um padrão climático com chuvas intermitentes, especialmente durante os meses de março e abril.
É esperado que o volume de chuvas esteja próximo ou ligeiramente acima da média histórica para a região, com pancadas de chuva mais frequentes o que favorece a agricultura.
Procon de Ilhéus alerta população sobre golpes de falsos advogados
O Procon de Ilhéus está intensificando o alerta à população sobre um aumento significativo nos casos de golpes aplicados por criminosos que se passam por advogados. Os golpistas estão entrando em contato com cidadãos alegando a necessidade de pagamentos de taxas para acelerar o andamento de processos judiciais, uma prática completamente fraudulenta.
O Procon destaca que esses criminosos usam artifícios para enganar as vítimas, criando falsas urgências e pressionando por transferências de valores. A recomendação é que a população esteja atenta e siga algumas orientações simples, mas eficazes, para evitar cair no golpe.
Entre as medidas de segurança recomendadas pelo Procon estão:
– Verificar a identidade do advogado ou do contato;
– Consultar o andamento do processo por meio dos canais oficiais, como o site do Tribunal ou contato direto com o advogado responsável;
– Reunir todas as evidências da comunicação suspeita, como mensagens e registros de chamadas.
O Procon também alerta que, em caso de dúvidas, a população deve procurar a orientação imediata do órgão. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, na Avenida Canavieiras, 4545, Bairro Teresópolis.
Este tipo de golpe vem se tornando cada vez mais comum, e a fiscalização do Procon de Ilhéus visa proteger os consumidores de práticas fraudulentas, garantindo a segurança e o respeito aos direitos dos cidadãos.