WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

janeiro 2022
D S T Q Q S S
« dez    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  






SITES DO GOVERNO DA BAHIA FORAM HAQUEADOS

Hacker in front of his computer. Dark face

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia  Civil e com o apoio da Superintendência de Inteligência, já iniciou as investigações sobre o ataque a 21 sites institucionais do Governo do Estado, ocorrido nesta quinta-feira (20). Os criminosos atuaram redirecionando a página inicial (home) desses canais para outro site, com ataques ao Executivo baiano.

De acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), não houve alteração da estrutura interna dos sites das secretarias, órgãos e empresas estaduais, que permanecem preservados. Também não foi diagnosticado acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos. Técnicos da Prodeb, onde ficam hospedados os sites institucionais do Governo do Estado, também atuam para identificar a origem do ataque e solucionar o problema com a maior brevidade possível. Os sites atacados foram temporariamente desativados e serão reativados ao longo do dia.

Com informações do agravo.com.br

ANDRÉ CEZÁRIO: CHEGAMOS A ATENDER 400 PESSOAS POR DIA COM SINTOMAS GRIPAIS

O Secretário Municipal de Saúde de Ilhéus, André Cesário foi o entrevistado do Jornal Regional da nossa Rádio Bahiana programa que é apresentado pelos radialistas Adilson Neves e Emerson Silva e que vai ao ar de segunda à quinta às 7:00h . Demonstrando já estar completamente a par da pasta que está comandando, Cesário falou sobre suas ações, planos e reorganização da saúde da cidade.

O médico secretário, disse que em ilhéus mais de 80% dos internados por covid-19 são de pessoas com ciclo vacinal incompleto ou de não vacinados. Mas mesmo assim o número de doentes muito graves é baixo, evento que ele reputa à vacinação e o fato de termos no município uma quantidade grande de vacinados faz com que a situação não está incontrolável. Mas indiscutivelmente a busca pelo sistema de saúde municipal aumentou significativamente o que determinou uma ação urgente da secretaria no sentido de reforçar as equipes das unidades e com isso diminuir a espera por atendimento. Em algumas chegaram a ser atendidas mas de 400 pessoas por dia, mas o esforço para oferecer atendimento continua.

Cesário disse ainda, que realmente vivemos um surto de gripe que já avança pelo segundo mês o que quase colapsou os serviços médicos, principalmente pelo fato de que vários profissionais também foram infectados e se ausentaram do trabalho, causando demora e estresse nos usuários do sistema. Segundo ele na próxima quinta-feira 20 de janeiro, um gripário funcionará na UPA do bairro da conquista visando dar vasão ao excesso de demanda utilizando até mesmo a quadra de esportes localizada ao do prédio.

Apesar do trabalho duro Dr. André Cesário se disse otimista com o resultado obtido até agora e afirma que tem recebido total apoio do prefeito Mário Alexandre na busca de oferecer à população o melhor serviço de saúde pública que for possível a toda população Ilheense.

JAMESSON ARAÚJO: Sem união da direita, eleição pode terminar no primeiro turno

Jamesson Araújo, Editor-Chefe do Site Agravo

Pesquisas recentes estão forçando a direita a se movimentar no sentindo de criar uma união e diminuir o número de pré-candidatos a presidente da república. Sem essa articulação, consequentemente o Partido dos Trabalhadores voltará a comandar o país.

Apesar de muitos Bolsonaristas tentarem desacreditar as pesquisas, vale ressaltar que algumas merecerem, outras trazem números reais, principalmente para o mercado que analisa quais rumos o Brasil está propenso a seguir e o que será mais factível para a economia.

O ex-ministro e ex-juiz, Sérgio Moro, conseguiu em pouco tempo uma crescente junto ao eleitorado, o que muitos não conseguiram em um ano de pré-campanha. Segundo o jornalista, Igo Gardelha, o grupo do ex-juiz tenta convencer ao pré-candidato do PSDB e atual governador de São Paulo, João Doria, a aceitar uma eventual vice. A união formaria uma terceira via forte!

O presidente Jair Bolsonaro acredita que pode surpreender como fez em 2018, principalmente sem acreditar nas pesquisas divulgadas pela imprensa, e aposta no anti-petismo que continua em alta. Claro que existe pesquisa de consumo interno do grupo do presidente. Talvez com números melhores para ele!

O número de apoiadores de Bolsonaro, apesar do fraco desempenho à frente da presidência, continua bom, entre 25 a 30%. Isso representa de 50 a 63 milhões de pessoas, uma fatia significativa do eleitorado Brasileiro.

Falar que Bolsonaro está com a eleição perdida, é desconhecimento político. Vale lembrar que nenhum dos pré-candidatos da direita imaginam se unir a Bolsonaro. Isso é um fato que pode decidir a eleição.

Para Bolsonaro a candidatura de Moro é nociva. O ex-juiz consegue tirar voto de Bolsonaro, abraça os eleitores descontentes, diminuindo o campo de crescimento do atual presidente.

A polarização entre Lula e Bolsonaro, antes colocada como inevitável, agora ganhou novos ingredientes com o crescimento de Moro e a movimentação da direita.

Será suficiente para tirar Bolsonaro do segundo turno ou evitar que a eleição termine no primeiro turno com a vitória de Lula?

Só o tempo dirá!

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL INTENSIFICA POLICIAMENTO NA BAHIA

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) intensificou o policiamento nos 417 municípios baianos com o início da primeira edição da Operação Força Total. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta quinta-feira (13), no bairro da Boca do Rio, com a presença do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, de praças e oficiais da corporação.

A operação amplia as ações ostensivas, preventivas e repressivas de forma a potencializar o policiamento e as operações policiais já em andamento, ampliando a segurança no estado. Também está previsto policiamento em áreas específicas e o cumprimento de mandados de prisão, abordagens a pessoas, veículos e ônibus, além de paradas em pontos estratégicos nos principais corredores de tráfego e blitzes nas rodovias estaduais.

Além do efetivo que atua diariamente, cinco mil policiais militares irão reforçar as ações, inclusive das unidades administrativas e de ensino. Eles atuarão a pé, em viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e em postos de abordagem policial.

“A nossa principal missão é proteger a sociedade. No último trimestre, tivemos uma redução de 14,3% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais [CVLI] e 40% no mês de janeiro, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse resultado é fruto do trabalho de toda a tropa, grande responsável por essa redução. Esta operação é uma mensagem de força e segurança para o cidadão”, pontua o comandante-geral.

SAÚDE E TURISMO SÃO CONTRA A VOLTA DOS NAVIOS DE CRUZEIRO

O Estado da Bahia se posicionou contrário a retomada da temporada de cruzeiros no país. A exposição foi feita pela secretária de Saúde do Estado, Tereza Paim, e pelo secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacellar, durante uma reunião, realizada de forma virtual, com representantes do Governo Federal e dos setores de saúde e de turismo de estados e municípios que recebem os navios.

A Secretária Tereza Paim pontuou a atual situação que o país vem enfrentando com o aumento de casos de Covid-19 e também um surto de Influenza. Ela destacou que além da explosão de casos dessas doenças, ainda estamos enfrentando na Bahia problemas por conta das chuvas, que levou mais de 175 municípios a decretar estado de emergência. Tereza Paim ainda destaca que 6 casos da variante Ômicron foram identificados em pessoas que estavam em navios atracados no porto de Salvador.

O Secretário de Turismo reafirmou o posicionamento exposto pela Secretária de Saúde. “Só é possível retomar qualquer atividade quando houver protocolo que atenda o atual cenário. Por enquanto não temos isso”, salientou Bacelar.

Ilhéus: Presidente da Câmara atende pedido de suspenção da CEI para plenário deliberar após recesso

O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes, acertadamente atendeu o requerimento do vereador Gurita, líder do governo no legislativo municipal, decidindo nesta terça-feira, 11, suspender o funcionamento da Comissão Especial de Investigação (CEI) instituída pela resolução nº 928/2021 durante o atual período de recesso dos edis, até o retorno das atividades ordinárias na sessão legislativa de 2022. Com o retorno ao expediente, o plenário vai decidir pela prorrogação ou não das atividades da instituída Comissão.

O requerimento do vereador Gurita, realizado em 6 de janeiro de 2022 pelo arquivamento da CEI e a anulação de todos os atos do instrumento, foi realizado pelo argumento da ausência de autorização do plenário para que a referida comissão prossiga na 2ª sessão legislativa 2022-2024.

Com fundamento no artigo 5º, § 2º da Lei Federal nº 1.579/52, o líder do governo equiparou a CEI à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que termina com a sessão legislativa em que tiver sido outorgada, salvo deliberação da respectiva Câmara, prorrogando-a dentro da Legislatura em curso. O que no caso da CEI em Ilhéus, não ocorreu. Agora, com o presidente Jerbson Moraes passando a “bola” para o plenário decidir, vamos aguardar qual será o destino da CEI, se a prorrogação ou extinção.

AÇÃO CÂMARA SOLIDÁRIA

EMBASA INFORMA INTERRUPÇÃO DO ABASTECIMENTO EM ALGUNS BAIRROS DE ILHÉUS nesta quarta-feira (05)

O abastecimento de água em alguns bairros de Ilhéus foi interrompido na manhã desta quarta-feira (05 de janeiro) devido à necessidade de adequação operacional do reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro. O trabalho já foi concluído e o sistema de abastecimento será retomado às 18 horas, com estimativa de regularização completa em 24 horas.

Os locais afetados são: Teresópolis, Boa Vista, Princesa Isabel, Esperança, Avenida Itabuna, Conquista, Tapera, Banco da Vitória, Teotônio Vilela, Vila Cachoeira, Assentamento Frei Vantuy, Pacheco, Basílio, Malhado e Salobrinho.

Até a regularização do serviço, a Embasa recomenda o uso moderado da água disponível nos reservatórios domiciliares, evitando desperdício e usos que possam ser adiados.

Mais informações por meio do Whatsapp (71) 99717-0999 ou pelo 0800 0555 195.

CHUVA NA BAHIA DEIXA 21 MORTOS E OBRIGA 77 MIL A SAIR DE CASA

Itabuna no dia 26/12/21-REUTERS/Leonardo Benassatto 

 

Sobe para 21 nº de mortos pela chuva na BA; mais de 471 mil foram afetados e 136 cidades têm situação de emergência, esses dados foram atualizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil nesta terça-feira (28). Ao todo, 358 pessoas se feriram em decorrência dos temporais e outras 77.092 pessoas desabrigadas ou desalojadas.

O número de mortos por causa da chuva na Bahia subiu para 21, nesta terça-feira (28). Os dados foram divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), que contabiliza 77.092 pessoas desabrigadas ou desalojadas.

O número de desabrigados – que são as pessoas que perderam seus imóveis e precisam de apoio do poder público – está em 34.163. Já o total de desalojados – que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares – está em 42.929.

A Sudec detalhou que a 21ª vítima a morrer é um jovem de 19 anos, que tentou atravessar uma enxurrada em Ilhéus, na noite da segunda-feira (27), e acabou se afogando. A mesma cidade também já havia registrado outra morte. Além de Ilhéus, os outras óbitos ocorreram em:

  • Amargosa  (2);
  • Aurelino Leal (1);
  • Itaberaba  (2);
  • Itabuna  (2);
  • Itamaraju (4);
  • Itapetinga (1);
  • Jucuruçu (3);
  • Macarani  (1);
  • Prado  (2);
  • Ruy Barbosa (1);

Ao todo, 471.786 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos não foi alterado desde a segunda-feira (27), e segue em 358 pessoas. Nesta terça, 136 cidades estão sob decreto de situação de emergência.

CHUVAS: RUI AVISA QUE VAI PASSAR ALGUNS DIAS NA REGIÃO

Governador Rui Costa sobrevoando a região

O governador Rui Costa coordenou, na manhã deste domingo (26), uma reunião com técnicos de várias áreas, na base de apoio da Força-Tarefa de comando único para os efeitos das chuvas na Bahia, no município de Ilhéus, no Sul do estado. O trabalho está centrado na ajuda às prefeituras das cidades que sofrem com fortes temporais nas regiões Sul, Sudoeste e Extremo Sul. Ao menos 28 cidades estão sendo atingidas de forma mais intensa e registram alagamentos.

Participam da agenda os secretários da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; da Saúde, Tereza Paim; o comandante do Bombeiros, Adson Marchesini e técnicos da Defesa Civil, para agilizar ações de apoio à população, recuperação de acessos e serviços essenciais, além da melhor utilização dos recursos enviados por outros estados, como pessoal especializado em grandes enchentes, além de aeronaves de resgate.

“Vamos aumentar nossa estrutura de apoio e levar os recursos necessários para áreas remotas, como Itapetinga e outras localidades do Sudoeste, com o uso de aeronaves para levar insumos e mantimentos, e até equipamentos com o objetivo de assegurar todo tipo de resgate ou socorro”, determinou Rui.

No final da manhã, o governador partiu para um sobrevoo à região e, em seguida, retornou para a base de apoio da Força-Tarefa, onde voltou a conversar com os jornalistas, nossa equipe de reportagem apurou que ele decidiu passar alguns dias na região.

vida 1000 saude



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia