WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



camara de ilheus



(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

maio 2021
D S T Q Q S S
« abr    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  






GOVERNADOR DEMONTRA PREOCUPAÇÃO COM TAXAS DA COVID- E DESCARTA REALIZAÇÃO DO SÃO JOÃO

Nesta quinta-feira (13), o governador Rui Costa disse que “não há nenhuma hipótese de acontecer nem o São João nem o São Pedro no estado da Bahia” este ano. Ele falou sobre a preocupação com os índices de contaminação da covid-19 no estado e informou que houve um aumento do número de pessoas procurando os gripários e as UPAs nos últimos dias.

O governador pediu que a população  continue tomando cuidado e reafirmou que aposta na realização do carnaval em 2022 porque seguirá trabalhando pela vacina.

SUSPEITO DE BALEAR VEREADOR EM TEIXEIRA DE FREITAS É DETIDO

Ataque a Antônio Marques Ferreira da Silva (foto) aconteceu na última terça-feira; motivação é desconhecida

Um homem foi preso na quinta-feira (13), suspeito de balear o vereador Antônio Marques Ferreira da Silva (PC do B), em um atentado na cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. Segundo a delegacia do município, ele será ouvido nesta sexta-feira (14).

O homem está detido na 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Com ele, foram encontrados um revólver e uma faca.  A motivação é desconhecida.

O ataque aconteceu na terça-feira (11). O vereador passava de moto no bairro Caminho do Mar, quando foi abordado pelo suspeito. Antônio Marques foi atingido por cinco tiros, sendo dois nas costas, um em um dos ombros e dois que atingiram a cabeça de raspão. Para fugir dos disparos, ele se escondeu em um carro-forte. Ele passou por cirurgia no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e foi liberado.

FIRMINO ALVES: TSE NEGA RECURSO A PADRE AGNALDO E CIDADE TERÁ NOVA ELEIÇÃO

O município de Firmino Alves, no Médio Sudoeste baiano, terá nova eleição. Em decisão da noite desta quinta-feira (13), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou recurso do candidato Padre Agnaldo, o mais votado na eleição do ano passado. Por unanimidade, os ministros da Corte Eleitoral votaram contra o pedido de Agnaldo, segundo informou o Políticos do Sul da Bahia.

O ex-prefeito já tinha tido uma derrota no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) em janeiro passado. Os desembargadores indeferiram a candidatura de Agnaldo por abuso de poder econômico. Com isso, o presidente da Câmara local, Fabiano Sampaio, assumiu interinamente o Executivo da cidade.

Padre Agnaldo foi prefeito de Firmino Alves entre 2004 e 2012. No período teve duas contas rejeitadas, o que o colocou na lista de ficha suja e tornou a candidatura irregular. No dia 18 de dezembro do ano passado, eleitores de Padre Agnaldo chegaram a fechar um trecho da BA-262, na entrada da cidade, em que pediam a diplomação de Agnaldo, marcada para aquele dia.

PREFEITURA DE ILHÉUS COMUNICA QUE SUPOSTO PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS NO HOSPITAL DA MULHER É FAKE NEWS

No momento adequado, o anúncio da seleção será amplamente divulgado pela comunicação oficial da Prefeitura de Ilhéus, e distribuído para a imprensa local em todos os meios de comunicação.

A Prefeitura de Ilhéus vem a público comunicar que é falsa a informação que circula nas redes sociais sobre suposto processo seletivo para preenchimento de vagas do Hospital da Mulher, que é o hospital Materno-Infantil de Média e Alta Complexidade, com UTI Neonatal e Pediátrica, onde funcionava o antigo Hospital Regional, no bairro da Conquista.

A gestão dessa unidade de saúde será municipal e uma empresa deve ser licitada pelo município para gerenciar a estrutura de recursos humanos, com seleção para vários setores, conforme é praxe em outros hospitais. No entanto, até o momento não há processo de seleção aberto.

No momento adequado, o anúncio da seleção será amplamente divulgado pela comunicação oficial da Prefeitura de Ilhéus, e distribuído para a imprensa local em todos os meios de comunicação.

VALE-ALIMENTAÇÃO ESTUDANTIL É PAGO NESTA SEXTA-FEIRA (14)

A segunda parcela do Vale-Alimentação Estudantil em 2021 será paga nesta sexta-feira (14). O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa. O benefício, no valor de R$ 55 por estudante, estará disponível nos cartões de mais de 800 mil alunos da rede estadual de ensino, e deve ser utilizado para a compra de alimentos.

O governador informou que os alunos novos também têm direito ao benefício e devem entrar em contato com as escolas para receberem os cartões. Em caso de dúvidas, estudantes ou responsáveis devem entrar em contato com a Secretaria da Educação do Estado (SEC) através do telefone 0800 284 0011 ou pelo e-mail ouvidoria@educacao.ba.gov.br. :: LEIA MAIS »

MP- BA RECOMENDA RETORNO DE ATIVIDADES DO ZOONOZES DE ILHÉUS

O Ministério Público, através da 11 ª promotoria , ingressou com uma Ação Civil Pública, contra o  Município de Ilhéus para que construa um centro de abrigamento de animais em situação de maus-tratos e que em no prazo de 30 (trinta) dias, firme um termo de parceria/convênio com instituição local de defesa de animais no sentido de prestar auxílio material in natura ou pagamento em espécie àquela para prestação do serviço, enquanto o equipamento público não for construído.

O Centro de controle de Zoonoses em Ilhéus não está fazendo nenhum tipo de serviço, nem castração, nem controle de pragas e nem está abrigando animais que sofreram maus tratos. Desde o início da pandemia.

Segundo o Ministério Público, no caso da senhora do bairro do Banco da Vitória, que foi detida por não ter condições de abrigar 28 animais, ficou  configurada a incompetência do Centro de controle de Zoonoses,  para receber animais que não apresentassem risco à saúde pública. Além disso, o município não pode argumentar a não previsão orçamentária nesse sentido, devido a uma lei municipal que garante a manutenção.

Clique aqui e veja a Ação Civil Pública.

CAPACITAÇÃO PARA GUIAIS DE TURISMO INICIOU COM ENCONTRO NO PALÁCIO PARANAGUÁ

O cronograma segue com mais três encontros, só que virtuais, sendo o primeiro no dia 17 de maio, o segundo no dia 24 de maio e o terceiro no dia 31 de maio.

A capacitação em Educação Patrimonial e o papel dos Museus locais como instrumentos importantes para difusão cultural e apoio aos turistas, realizada em Ilhéus para os guias de turismo local, patrimônio e museus, foi iniciada com o primeiro encontro presencial realizado no Palácio Paranaguá, onde está sediado o Museu da Capitania de Ilhéus, para apresentação da proposta e debate dos primeiros temas, com os guias. O curso, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da parceria entre a secretaria Nacional de Cultura do Ministério do Turismo, e a superintendência de Turismo da secretara municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ilhéus (Secult), foi iniciado na última segunda-feira, 10, Dia Nacional do Guia de Turismo, com o atendimento de todo os protocolos sanitários.

Os guias tiveram acesso ao press kit, formação de grupos de trabalhos e à palestras ministradas por Roberto Garcia, diretor Administrativo-Financeiro da Agência Oikos, a Agência para o Desenvolvimento Regional, promotora da capacitação, com abordagem do tema “A experiência do consumo no turismo”. O consultor em gestão de turismo no projeto, Luiz Felipe, mediou tema sobre “Patrimônio e Turismo” no encontro, onde também se fizeram presentes o presidente do conselho de turismo, Jacks Rodrigues, o vereador Eder Júnior, representante do Centro de Estudos e Pesquisas Olivença e Ilhéus (CEPOI) e da museóloga responsável pelo Museu da Capitania, Vitória Bispo Carvalho. :: LEIA MAIS »

FORAGIDO É CAPTURADO POR POLICIAIS DA 7ª COORPIN DE ILHÉUS

Um foragido da Justiça identificado como Edmar Bulhões dos Santos,  foi preso na manhã desta quinta-feira (13), após investigação dos policiais da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Ele, que tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas, era fugitivo do Conjunto Penal de Eunápolis desde 2016.

Com ele foram encontrados uma pistola calibre 380 e 28 munições do mesmo calibre. Ele foi preso em flagrante também por porte ilegal de arma de fogo. “O homem integra um grupo criminoso que atua nas regiões de Itabuna e Ilhéus. Ele estava se escondendo no Residencial Rio Cachoeira, situado às margens da rodovia BR-415, para cometer ataques a infratores rivais”, relatou o coordenador da 7ª Coorpin, delegado Evy Paternostro.

O mandado de prisão de execução de pena foi decretado pela 1ª Vara Criminal de Eunápolis. Ele foi encaminhado para a sede da Coorpin, onde se encontra à disposição da Justiça.

PREFEITO VISITA MINISTÉRIO DO TURISMO E APRESENTA PROJETO “ILHÉUS RUMO AOS 500 ANOS”

As potencialidades turísticas do município foram dialogadas com o ministro Gilson Machado Neto

Em Brasília, o prefeito Mário Alexandre cumpre agenda de trabalho para apresentar propostas e captar recursos voltados ao desenvolvimento econômico de Ilhéus. Acompanhado do vice-prefeito Bebeto Galvão e de secretários, o gestor visitou na quarta-feira (12) o gabinete do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Na ocasião, a comitiva dialogou sobre investimentos para o setor, impulsionados pelo projeto “Ilhéus Rumo aos 500 Anos”. Também esteve presente no encontro o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Carlos Brito.

“Eu quero agradecer em nome do povo de Ilhéus, a gentileza e preocupação do ministro com a Bahia. A aprovação desse projeto mostra a importância do trabalho que o Município vem desenvolvendo, com a parceria do governador Rui Costa e agora com o apoio do Ministério do Turismo para fortalecer o setor turístico da nossa cidade e de toda a região”, frisou o prefeito.

A melhoria estrutural do aeroporto Jorge Amado e ampliação da oferta de voos também foram assuntos pautados no encontro. Nas próximas visitas à capital federal, o gestor pretende marcar audiência com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para discutir a expansão das operações e da malha aérea de Ilhéus. Mário Alexandre destacou que embora o turismo seja um vetor econômico, o município ainda carece de infraestrutura compatível com o potencial apresentado. :: LEIA MAIS »

ACIDENTE ENTRE ÔNIBUS E MOTO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA ZONA SUL DE ILHÉUS

Por volta das 15h30 de ontem (13), um acidente entre um ônibus e uma motocicleta deixou duas pessoas feridas. A batida foi em frente a AABB, na zona sul da cidade, o trânsito ficou congestionado.

Segundo testemunhas, a moto parou na faixa de pedestres quando um ônibus no mesmo sentido, não conseguiu frear e acabou passando por cima da motocicleta. Das duas pessoas que estavam na moto, uma ficou presa debaixo do ônibus e a outra foi arrastada, parando no meio da pista. Ambas tiveram ferimentos leves e foram levadas pelo SAMU.

O ônibus vinha de um sepultamento, e os passageiros ficaram assustados com a situação, o motorista foi encaminhado para a delegacia de polícia para prestar esclarecimentos.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia