WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



prefeitura ilheus



(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

março 2021
D S T Q Q S S
« fev    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  


VEREADOR FABRÍCIO NASCIMENTO RECEBE ALTA APÓS CONTRAIR COVID-19

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Fabrício Nascimento (PSB) recebeu alta nesta quarta-feira (03). O parlamentar testou positivo para o novo coronavírus no dia 22 de fevereiro.

Fabrício que a princípio apresentava o quadro leve da doença, com febre, coriza, dor de cabeça e tosse, precisou posteriormente ser transferido para UTI, para receber tratamento mais intensivo.

Na atual casa, 03 dos 21 parlamentares já testaram positivo, sendo eles, Aldemir (PP) e Fabrício Nascimento (PSB) que já receberam alta, e a vereadora Ivete (DEM), que ainda está cumprindo isolamento domiciliar.

Vale ressaltar, que a o legislativo ilheense está as atividades presencias suspensas desde o dia 22 de fevereiro, a decisão foi tomada pelo presidente Jerbson Moraes, devido ao aumento de casos do novo coronavírus. Desse modo, as sessões parlamentares estão ocorrendo de forma remota. 

 

 

SINEBAHIA OFERECE 50 VAGAS DE EMPREGO EM ILHÉUS; CONFIRA

SineBahia divulgou as vagas de emprego disponíveis para sexta-feira (05), em Ilhéus. Os interessados devem enviar e-mail para: sinebahia.ilheus@setre.ba.gov.br. É necessário encaminhar currículo, nome completo, número para contato, RG, CPF e PIS. O assunto da mensagem deve ser a vaga de interesse.

Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos.

Confira as vagas:

MONTADOR DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS
Ensino Médio Completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
01 VAGA

SINALEIRO RIGGER
Ensino Fundamental
Experiência mínima de 6 meses na carteira
01 VAGA

ARMADOR DE FERRAGEM
Ensino Médio Completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
01 VAGA

PEDREIRO
Ensino Médio Completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
01 VAGA :: LEIA MAIS »

ITABUNA: MUNICÍPIO ADERIU A CONSÓRCIO PÚBLICO NACIONAL PARA COMPRA DE VACINAS CONTRA A COVID-19

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), informou que a cidade aderiu ao consórcio público nacional para compra de vacinas contra a Covid-19.

O objetivo é buscar vacinas alternativas que não estão sendo adquiridas pelo governo federal. No momento, existem 10 vacinas aprovadas por organizações internacionais. No último dia 23, o Supremo Tribunal Federal autorizou a compra de imunizantes por estados e municípios, caso a União descumpra o Plano de Imunização.

O consórcio organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a compra de vacinas contra a Covid-19 tem, até o fim da tarde desta quinta-feira (4), a participação de 51 municípios baianos .

PEC EMERGENCIAL É APROVADA E VAI À CÂMARA

O Plenário do Senado concluiu nesta quinta-feira (4) a votação da PEC Emergencial (PEC 186/2019), que permite ao governo federal pagar o auxílio emergencial em 2021 por fora do teto de gastos do Orçamento e do limite de endividamento do governo federal. Aprovada em segundo turno, a proposta segue para a Câmara dos Deputados. O valor, a duração e a abrangência do novo auxílio ainda serão definidos pelo Executivo.

Foram 62 votos a favor do texto-base no segundo turno, mesmo número de votos da primeira etapa de votação. O texto passou pelo primeiro turno nesta quarta-feira (3). A aprovação da PEC foi possível após acordo entre governo e oposição para a quebra de interstício (prazo). Sem o acordo, o segundo turno ficaria para a próxima semana.

A PEC permite que o auxílio emergencial seja financiado com créditos extraordinários, que não são limitados pelo teto de gastos. As despesas com o programa não serão contabilizadas para a meta de resultado fiscal primário e também não serão afetadas pela chamada regra de ouro — mecanismo que proíbe o governo de fazer dívidas para pagar despesas correntes, de custeio da máquina pública.

O programa ficará limitado a um custo total de R$ 44 bilhões. Durante a votação, senadores rejeitaram destaque do PT que pedia a supressão do limite. Foram 55 votos contra o destaque. Eram necessários 49 votos.

ILHÉUS: APENAS SERVIÇOS ESSENCIAIS PODERÃO FUNCIONAR NESTE FINAL DE SEMANA; VEJA O QUE É PERMITIDO

Em atendimento ao decreto estadual nº 20.260, apenas atividades e serviços considerados essenciais poderão funcionar em Ilhéus, das 18h desta sexta-feira (5) até às 5h de segunda-feira (8). A venda de bebidas alcóolicas, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), está proibida durante o período mencionado. As medidas restritivas visam diminuir o número de casos ativos e de internações por Covid-19. O toque de recolher, das 20h às 5h, foi prorrogado até o dia 1º de abril de 2021.

“Nossa preocupação junto ao Governo do Estado é não conseguir manter os leitos de UTI vazios. As medidas estão sendo tomadas para evitar o colapso no sistema de saúde. Por isso, peço encarecidamente a colaboração de todos nesse momento crítico que estamos enfrentando. Só saia se for necessário. Os cuidados devem ser mantidos, com higiene adequada das mãos, distanciamento social e uso de máscara. Precisamos do apoio de cada um para frear a contaminação e evitar que mais vidas sejam perdidas para essa terrível doença”, clamou o prefeito Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »

HOSPITAL DE ITABUNA TEM 100% DE OCUPAÇÃO EM LEITOS CLÍNICOS E DE UTI PARA CRIANÇAS

O Hospital Manoel Novaes, que fica em Itabuna, tem 100% de ocupação nos leitos pediátricos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria, nesta sexta-feira (5).

Ao todo, o hospital tem 16 leitos infantis: quatro de UTI, sendo três em atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e um particular, e 12 clínicos, sendo 10 em atendimento pelo SUS e dois particulares.

Essa é a primeira vez, desde o início da pandemia, que o Hospital Manoel Novaes registra 100% de ocupação em leitos pediátricos. A unidade é referência no atendimento materno-infantil na região sul do estado.

SESAB ALERTA PARA PRESENÇA DA VARIANTE DO REINO UNIDO EM ILHÉUS ; CONFIRA COMUNICADO

No dia 03 de março de 2021, o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (lOC/Fiocruz) e o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) notificaram a identificação, através de sequenciamento, de mais casos da variante SARS-CoV-2 P.1 da linhagem B.1.1.28, de Manaus, e da variante SARS-CoV-2 VOC 202012/01 da linhagem B.1.1.7, do Reino Unido, em amostras provenientes do Estado da Bahia.

Estas variantes são consideradas preocupantes por causa das mutações que apresentam, estando relacionadas a um aumento de transmissibilidade, maior gravidade dos quadros e risco de óbito. Apos investigações, concluímos que o Estado da Bahia possui transmissão comunitária para as duas variantes, já que não houve possibilidade de rastrear a origem da infecção em todos os casos, indicando que o vírus circula entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para o exterior.

Até 03 de março de 2021, foram confirmados 17 casos da variante P.1 de Manaus, no Estado da Bahia. Os casos estão relacionados com os municípios de Salvador, Amargosa, Itabuna, Santa Luz, Irecê, João Dourado e Lauro de Freitas. Ressaltamos que 10 casos (58,8%) necessitaram de hospitalizações e 3 (17,6%), evoluíram para óbito.

Em relação a variante do Reino Unido, até o dia 03 de margo de 2021, foram notificados 09 casos, sendo 06 confirmados e 03, permanecem em analise. Estes casos estão relacionados com os municípios de Salvador, Feira de Santana, llhéus, Itapetinga e Lauro de Freitas. Nenhum dos cases confirmados necessitaram de hospitalizações e todos estão curados. :: LEIA MAIS »

ACADEMIAS DE ILHÉUS PODEM FUNCIONAR; LEI MUNICIPAL DE AUTORIA DE JERBSON CONSIDERA A ATIVIDADE COMO ESSENCIAL

As academias de ginástica de Ilhéus estão na lista de “atividades essenciais” do município e por estarem nesta classificação estão desobrigadas a fechar as portas mesmo com a publicação do decreto estadual que limita, neste momento, o funcionamento da atividade em todo o estado. A condição de essencial foi conquistada no início do ano, graças à aprovação de um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Jerbson Moraes (PSD), aprovado em plenário e sancionado em forma de lei pelo prefeito Mário Alexandre.

A Lei n. 4.105, reconhece “a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a população de Ilhéus em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos”.

Cumprimento

“Por existir uma lei municipal, as academias podem funcionar”, explica o secretário de Mobilidade Urbana de Ilhéus, advogado Gabriel Bittencourt, assegurando que decretos não são superiores às leis municipais. Bittencourt integra o Comitê de Crise da Covid-19.

“O papel nosso é exigir o cumprimento de nossas leis”, afirma Jerbson Moraes. O presidente da Câmara destaca que para permanecer funcionando, as academias de Ilhéus terão que cumprir, com rigor e transparência, as medidas de higienização, distanciamento e reduzir a capacidade de ocupação das salas-, todas regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

Cuidados :: LEIA MAIS »

MORRE EMPRESÁRIO RENATO “PAPAGAIO”, VÍTIMA DA COVID-19

Faleceu nesta quinta-feira (04), em Ilhéus, o empresário Renato Monteiro de Carvalho, conhecido carinhosamente como Renato “papagaio”, vítima de Covid-19.

O empresário tinha 74 anos e estava internado no Hospital de Ilhéus para tratamento da doença mas não resistiu.

Renato era proprietário de uma loja de colchões no Centro de Ilhéus.

ILHÉUS VAI RECEBER 1700 DOSES DA VACINA CONTRA COVID-19 DA SESAB

O Núcleo Regional de Saúde Sul (NRS) da secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou ao município de Ilhéus que vai repassar 1700 doses da vacina do Butantan contra a Covid-19, para a secretaria municipal (Sesau). A chegada das novas doses está prevista para amanhã, 4.

De acordo com o NRS, do total das 1700 doses, 960 serão destinadas para a primeira dose dos trabalhadores de saúde e para idosos de 80 a 86 anos, o correspondente a 2% e 24%, da meta de doses para cada população, respectivamente, ambas pertencentes ao grupo prioritário da primeira fase do Plano Municipal de Imunização.

As outras 740 doses remanescentes, se destinam para a segunda dose de idosos de 90 anos ou mais que já receberam a primeira dose da vacina.

O setor de Imunização da secretaria municipal de saúde (Sesau), informou que o calendário com as próximas datas para a vacinação será divulgado em breve, e deve acontecer na próxima semana, quando também será iniciada a vacinação de idosos acamados com mais de 80 anos nas zonas rurais do município de Ilhéus.

Balanço – Nesta semana, a Sesau vacinou 614 idosos com mais de 80 anos com a aplicação da primeira dose, sendo 394 atendimentos realizados na segunda-feira (1º) e 220 na terça-feira (2).



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia