Três pessoas da mesma família de Ubatã morre em acidente de carro
Um acidente na tarde desta sexta-feira (24), na BR-101, em Itamarati, distrito de Ibirapitanga, no sul da Bahia, matou três pessoas da mesma família. O veículo de passeio, um Fiat Argo, dirigido por Luís Felipe da Silva, bateu na traseira de um caminhão-baú. Ele, a esposa, Thayne da Silva, e o filho do casal, Luís Guilherme, morreram no local.
De acordo com amigos da família, as três vítimas da tragédia seguiam de Ubatã para Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Luís Felipe veio ao sul da Bahia a trabalho e teria aproveitado a oportunidade para visitar familiares. Por isso, veio acompanhado da esposa e filho. No retorno para casa, o motorista teria perdido a direção do veículo e colidido com a traseira do caminhão.
A pista estava escorregadia, provavelmente devido à chuva, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os dois veículos saíram da pista e foram para uma área de vegetação ao lado do acostamento. O carro de passeio ficou destruído, principalmente na parte da frente. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos. Não foram divulgados detalhes sobre velório e local e horário de sepultamento.
Do Pimenta
Partido Progressista reforça compromisso com o prefeito Valderico Júnior
Na manhã deste sábado (25), o Partido Progressista, que atualmente ocupa três secretarias estratégicas no governo do prefeito Valderico Júnior, realizou uma reunião integrativa com seus membros para debater os rumos de Ilhéus e alinhar projetos prioritários. O encontro contou com a presença do secretário geral do partido na Bahia, Jabes Ribeiro, dos secretários municipais, Cacá Colchões (Serviços Urbanos), Anarleide Menezes (Cultura) e Sayonara Machado (Promoção Social e Combate à Pobreza) e dos vereadores César Porto, Horácio do Pão, Mesaque Soares e Neto da saúde.
Durante o encontro, Jabes Ribeiro destacou a importância de uma gestão integrada, buscando ampliar as ações nas áreas de Cultura, assistência social e serviços urbanos, setores diretamente ligados às pastas sob responsabilidade do PP. “Nós temos compromisso com a história de nossa cidade. Assumimos a responsabilidade de gestão com as secretarias que estamos à frente. Estamos aqui para somar e colaborar com o governo, liderado pelo prefeito Valderico Júnior, para construir uma Ilhéus melhor”, destacou o secretário.
A reunião reforçou o compromisso do partido em trabalhar em sintonia com a administração municipal, assegurando que as políticas públicas atendam às demandas reais da população. O encontro também abordou o planejamento para os próximos meses, com foco em projetos que impactem positivamente a qualidade de vida dos ilheenses.
Guarda Civil Municipal é assassinado a tiros em Itabuna nesta sexta-feira
Um crime brutal chocou a comunidade de Itabuna nesta sexta-feira, 24, quando Jeferson Alves de Jesus, de 63 anos, foi assassinado a tiros na rua B do bairro Góes Calmon, perto do bairro São Pedro. A vítima, que estava pilotando uma moto Yamaha XTZ com sua esposa, foi surpreendida por criminosos armados que dispararam vários tiros contra ele, resultando em sua morte imediata. A esposa de Jeferson, felizmente, não sofreu ferimentos.
De acordo com informações, Jeferson era Guarda Civil Municipal, o que torna o crime ainda mais alarmante para a segurança pública da região. Após o tiroteio, muitos curiosos se reuniram ao redor do local, onde a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou e confirmou o óbito.
As autoridades foram acionadas para isolar a área do crime. A Polícia Técnica de Itabuna prestou apoio para realizar as perícias necessárias e efetuar a remoção do corpo. Até o momento, a motivação para o assassinato de Jeferson não foi divulgada, e a polícia já iniciou as investigações para esclarecer mais detalhes sobre o caso. No local, a perícia técnica encontrou 3 cápsulas de pistola 9 mm.
A comunidade de Itabuna aguarda ansiosamente por novas informações e imagens exclusivas relacionadas a esse trágico acontecimento.
TEXTO: VERDINHO ITABUNA
Prefeitura de Ilhéus busca parceria com Embasa para recuperação de nascentes
A Secretaria Municipal de Interior tem buscado uma parceria com a Embasa para realizar o plantio de árvores nativas nas nascentes d’água, uma iniciativa que trará benefícios a toda cidade. O plantio é uma medida eficaz para a proteção do solo, a purificação da água e o controle das cheias. A ideia também inclui replantio de matas ciliares para proteger as margens.
Em reunião com o gerente da Embasa, o secretário de Interior, José Victor Pessoa, destacou a importância da parceria entre as duas instituições:
“A Embasa tem um viveiro onde plantam árvores nativas. Vamos solicitar as mudas e nós realizaremos o plantio e cuidados necessários para garantir o sucesso da iniciativa”.
Além do plantio de árvores, a reunião também abordou a questão do abastecimento de água nos distritos de Ilhéus.
Vereadora Rúbia Carvalho entregará ao prefeito Valderico Jr projeto criado na gestão do pai
Em entrevista ao programa Falando Direito, na Rádio Bahiana AM 1310, a vereadora e vice-presidente da Câmara de Ilhéus, Rúbia Carvalho, anunciou que entregará ao atual prefeito, Valderico Júnior, um pen drive contendo o “Projeto Orla”, um importante projeto desenvolvido durante a gestão de seu pai, o ex-prefeito Valderico Reis, em 2005.
Rúbia Carvalho, que atuou como secretária municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, e secretária interina de Planejamento, no Governo de Valderico Reis, destacaou que o projeto foi criado em parceria com o governo federal e permanece relevante com grande potencial de trazer melhorias à cidade.
“No governo de Valderico Reis, conseguimos implementar diversas ações significativas para a cidade. Entre elas, o projeto Orla, que foi coordenado pela ilheense Ruth Colares, uma bióloga premiada com o título de melhor projeto do Brasil. Agora, vou entregar esse projeto ao Valderico Júnior, como um presente para somar ao desenvolvimento de Ilhéus”, afirmou a vereadora.
MP recomenda exoneração de filha de prefeita baiana nomeada em secretarias
Após receber a denúncia apontando a suposta prática de nepotismo contra a prefeita baiana da cidade de Muritiba, localizada na região de Santo Antônio de Jesus, Rose Reis (PSD), o Ministério Público da Bahia (MPBA), emitiu uma recomendação de desligamento da filha da chefe do executivo. Luiza Amélia Oliveira Reis Cotrim Duete foi nomeada para a pasta de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e para assumir interinamente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
A recomendação do órgão é que dentro do prazo de 30 dias sejam anuladas “as nomeações de todos os ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança ou contratados temporariamente que sejam cônjuges, companheiros ou parentes por linha direta, colateral ou afinidade, até terceiro grau, da autoridade nomeante ou de outro servidor da mesma pessoa jurídica”. A medida foi assinada pela promotora de justiça de Muritiba, Neide Reimão Reis. De acordo com o MPBA, a nomeação fere o princípio da impessoalidade, definido na Constituição Federal.
A recomendação considerou “que o nepotismo constitui modalidade de ofensa aos princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade e eficiência administrativa por meio da nomeação de familiares para o exercício de cargos públicos, nos termos da Súmula Vinculante nº 13”.
Fonte: Correio 24h
Em ação conjunta, FICCO/Ilhéus alcança um dos maiores assaltantes de banco do país
Em ação nesta segunda-feira (20/1), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Ilhéus – FICCO/Ilhéus, que é composta pela Polícia Federal, Polícia Militar da Bahia, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil da Bahia e Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, em parceria com outras forças de segurança como as Polícias Militares do MT, PA, TO e MG, alcançaram um dos maiores assaltantes de banco do país, em Confresa/MT, a 1.160 km de Cuiabá/MT.
O alvo é amplamente conhecido pelas forças de segurança nos estados da Bahia, Paraíba, Minas Gerais e Pará e estava envolvido em diversos crimes, como assaltos a bancos, assalto a carro forte, homicídio, tráfico de drogas e extorsão mediante sequestro.
Entenda o caso:
A Operação Kalypto teve início no ano passado (22/5/24), com uma investigação realizada inicialmente pela Polícia Civil de Minas Gerais, através da 1ª DRPC Unaí/MG. Após meses de investigação, foi deflagrada a primeira fase da operação, a qual visou cumprir 11 mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão, nos estados de MG, GO, BA, SE e ES.
Em continuidade das investigações, em parceria com a FICCO/Ilhéus, juntamente com a Delegacia da PF em Juazeiro e PMBA, foram feitos inúmeros levantamentos chegando a três propriedades rurais que estavam na região de Irecê/BA, que eram usadas para o plantio de maconha. Então, foi desencadeada a Operação Cannabis Gourmet (18/9/24), na qual foi realizada a destruição de cerca de 15 toneladas de maconha, somadas a cerca de 53 mil pés de maconha erradicados. Na ação, realizou-se a prisão em flagrante de sete alvos.
Mais adiante, o trabalho das forças de segurança não pararam, já que um dos chefes de toda a organização criminosa estava foragido. Com um trabalho investigativo, chegou-se a elementos fidedignos da real localização do alvo, que estaria em Manga/MG. Porém, após um homicídio ocorrido na região, o alvo empreendeu fuga do município, perpassando por diversos estados até se homiziar no Mato Grosso.
Com o apoio de diversas forças de segurança pública: PF, PRF, PMTO, PMBA, PMPA, PMMG, e notadamente a PMMT, o alvo foi encontrado na companhia de mais dois comparsas, na zona rural de Confresa/MT, e após tentativa de fuga, foi iniciado um intenso confronto com troca de tiros que resultou no óbito dos três alvos.
Após o ocorrido, os suspeitos foram encaminhados ao hospital do município, mas não resistiram aos ferimentos e morreram na unidade.
A equipe policial apreendeu três armas de fogo junto ao grupo, cerca de R$ 320 mil em dinheiro, escondidos na caminhonete, além de inúmeros contratos de compra e venda de propriedades rurais, notas fiscais de compra de maquinários agrícola, oito aparelhos celulares e um drone.
O principal alvo era empresário e responsável pelo financiamento do grupo criminoso, através de diversas ações ilegais como a utilização de empresas de fachada e um dos maiores produtores de maconha da Bahia, já sendo preso em 2008 na Paraíba, e em 2017 em Sergipe.
Uber ônibus começa a funcionar no Brasil
A Uber lançou no Brasil uma nova modalidade de transporte intermunicipal: o Uber Shuttle, que conecta as cidades de Guarulhos e São Paulo com viagens de ônibus. Disponível desde 8 de janeiro, o serviço oferece uma alternativa econômica e prática para quem precisa se deslocar entre as duas cidades, especialmente com rotas fixas e valores a partir de R$ 25.
O funcionamento é simples e integrado ao aplicativo da Uber. Os usuários podem adquirir pacotes mensais que garantem pelo menos duas viagens em um período de 30 dias. As reservas podem ser feitas com até sete dias de antecedência ou, no mínimo, 25 minutos antes do horário de partida. O pagamento é realizado diretamente pelo app, e os passageiros recebem um QR-code e um PIN para validação no momento do embarque.
Assim como nos demais serviços da plataforma, os passageiros podem acompanhar o trajeto em tempo real. O Uber Shuttle é fruto de uma parceria com a Viação MIMO, uma empresa com mais de 40 anos de experiência no transporte fretado. Os ônibus possuem capacidade para até 49 pessoas e contam com medidas de segurança alinhadas aos padrões da Uber, como monitoramento da viagem, botão de emergência e motoristas treinados e submetidos a verificações periódicas de antecedentes.
Atualmente, o serviço opera com cinco rotas fixas. As viagens de Guarulhos para São Paulo acontecem pela manhã, enquanto o trajeto inverso, de São Paulo para Guarulhos, é realizado no período da tarde. O serviço também atende quem precisa se deslocar até o Aeroporto de Guarulhos, com tarifas competitivas.
A Uber Shuttle foi lançada inicialmente em 2021 para empresas, mas agora está acessível ao público geral. A iniciativa visa ampliar as opções de mobilidade, oferecendo uma solução mais eficiente e econômica para passageiros que buscam alternativas ao transporte tradicional.
Empresa Vesúvio será a responsável pela reforma da Praça Cairú
O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), anunciou um acordo de cooperação entre a Prefeitura e a empresa Vesúvio Bar e Restaurante para a revitalização da Praça Cairu, localizada no centro da cidade. A iniciativa faz parte do Programa de Adoção de Praças Públicas, criado em 2007, e contempla melhorias estruturais e paisagísticas no espaço.
De acordo com o Termo de Cooperação, publicado no Diário Oficial da quarta-feira (22), caberá ao Vesúvio Bar e Restaurante a execução das benfeitorias, incluindo a aquisição de materiais, prestação de serviços de mão de obra e a responsabilidade por eventuais danos administrativos, ambientais ou a terceiros. A empresa também se comprometeu a garantir o livre acesso ao espaço público, preservando sua finalidade como bem de uso comum.
A Prefeitura, por sua vez, será responsável por supervisionar os serviços, notificando qualquer irregularidade durante a execução do projeto. O Termo estabelece restrições importantes, como a proibição de exploração comercial dos mobiliários urbanos ou qualquer uso incompatível com as características urbanísticas, ambientais e paisagísticas do espaço.
Outro ponto do acordo é que a empresa não poderá participar de licitações ou ser contratada pela Prefeitura por 12 meses após o término das obras. O contrato tem duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação, e prevê a conclusão das obras em até um mês.
Vereador Neto da Saúde quer Ilhéus como referência em prevenção ao câncer de colo de útero e mama
Nesta quarta-feira, 22 de janeiro, o vereador Neto da Saúde (PMB) participou do programa Falando Direito, na Rádio Bahiana AM 1310, e revelou que a saúde preventiva da mulher será uma das principais bandeiras de seu mandato. Enfermeiro e vereador pela primeira vez, Neto destacou a urgência em implementar políticas públicas voltadas para o combate ao câncer de colo de útero e mama, os que mais afetam as mulheres.
“Minha intenção é deixar um legado. Quero transformar Ilhéus em referência em prevenção ao câncer de colo de útero e mama, que são os que mais matam mulheres hoje. Precisamos pensar em políticas públicas eficazes voltadas para a saúde da mulher”, afirmou o vereador
O vereador criticou o tempo de espera para diagnósticos na rede pública de saúde e apontou a necessidade de mudanças: “Hoje, uma mulher pode levar meses para obter um diagnóstico preciso. Esse atraso pode ser fatal. Precisamos priorizar a prevenção, pois ela salva vidas, reduz custos para o município e diminui o sofrimento das famílias”, destacou.