WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  


Toinho do Supermercados Bem melhor declara apoio a Jabes Ribeiro

Toinho do Supermercados Bem Melhor, uma figura respeitada e admirada por sua trajetória de superação e sucesso, anunciou oficialmente seu apoio à pré-candidatura de Jabes Ribeiro a prefeito de Ilhéus.

Proprietário da rede de supermercados Bem Melhor com duas lojas no Malhado, uma no Teotônio Vilela e em breve mais uma unidade no Nossa Senhora da Vitória, o empreendedor destacou a importância de eleger Jabes como representante da cidade.

“Eu vejo em Jabes um líder que entende as necessidades do povo e eu acredito que ele é a melhor opção para Ilhéus”. Além de gerar empregos para dezenas de pessoas e renda para a nossa cidade, o empresário se preocupa com a causa social e promove ações para a população mais carente.

O apoio de Toinho é considerado um reforço poderoso para a campanha, trazendo uma mensagem de esperança e inspiração. “Toinho começou sua vida profissional em condições humildes e construiu sua carreira por meio do trabalho árduo e muita determinação. Ele é uma inspiração para muitas pessoas”, enfatizou o pré-candidato.

Durante o encontro, Jabes e Toinho compartilharam suas visões para o futuro e discutiram iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida da população. “Eu e Toinho somos parecidos. Nosso compromisso vai além do social, queremos ser agentes de mudança e contribuir significativamente para o bem-estar da nossa comunidade”, declarou Ribeiro.

Enfermeira ilheense perde a vida em acidente em São Paulo

 

A enfermeira ilheense Angélica Souza, 24 anos, perdeu a vida em um acidente grave após sair de uma festa na região de Mauá, em São Paulo. Angélica se formou recentemente e estava muito feliz com a pós-graduação. Ela trabalhava em um hospital na zona sul de São Paulo.

A jovem enfermeira estava voltando de uma comemoração quando o acidente ocorreu. Testemunhas relataram que Angélica perdeu o controle do veículo após o estouro de um pneu. O carro colidiu violentamente contra o muro de uma empresa química na região. Imagens de câmeras de segurança mostram um homem caminhando pela calçada poucos segundos antes da colisão. Um estrondo, possivelmente causado pelo estouro do pneu, é ouvido, seguido pelo impacto do carro contra o muro.

Ainda conforme a polícia, a Enfermeira havia deixado o namorado em Santo André, no ABC Paulista, quando no retorno para casa sozinha aconteceu uma tragédia.

O zelador da empresa onde ocorreu o acidente disse que Angélica não utilizava o cinto de segurança e foi arremessada por conta da força da batida.

 

Com o PT, Bahia tem o maior números de analfabetos do país

 

Em 12 anos, a Bahia pouco evoluiu na universalização da educação. Ainda existem 1,4 milhão de pessoas que não sabem ler e nem escrever no estado – o que representa o maior contingente do Brasil. O número de analfabetos corresponde a 12,6% da população baiana, colocando o estado como detentor da 9º maior taxa de analfabetismo do país.

Apesar de ter visto sua população não alfabetizada diminuir 17,8% entre 2010 e 2022 (-308.350 pessoas) e a taxa de analfabetismo recuar de 16,6% para 12,6%, a Bahia não teve nenhum avanço no ranking nacional para esses indicadores, mantendo-se nas mesmas posições de 12 anos atrás. Isso revela que, em comparação com outros estados, a Bahia teve pouca evolução na última década.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e fazem parte do módulo Alfabetização do Censo 2022. Segundo a pesquisa, a taxa de analfabetismo no Brasil é de 7%. São 11.403.801 pessoas com idade de 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever no país.

Nove em cada 10 municípios baianos têm taxa de analfabetismo maior do que a do estado (12,6%), liderados por Pedro Alexandre, onde 31,9% da população é analfabeta. Na contramão, Salvador lidera como a cidade com a maior taxa de pessoas alfabetizadas. A capital tem apenas 3,5% da população analfabeta.

Jabes é recebido com gratidão por moradores do Sol e Mar

O ex-prefeito Jabes Ribeiro esteve no Condomínio Sol e Mar, localizado na zona sul da cidade, e foi recebido com carinho e gratidão pelas famílias que ali residem. Na oportunidade, o pré-candidato a prefeito de Ilhéus lembrou que foi o gestor que realizou o maior projeto de habitação popular para o município, com a construção de aproximadamente 3.500 unidades habitacionais.

Durante seu último mandato, encerrado em 2016, Jabes entregou a chave dos apartamentos às famílias beneficiadas. Em parceria com o Governo Federal, através da Caixa Econômica, foram os condomínios Sol e Mar 1 e 2, localizados na Rodovia BA 251, após o bairro Nossa Senhora da Vitória. Esse projeto, parte do programa Minha Casa, Minha Vida, envolveu um investimento de mais de 100 milhões de reais e proporcionou novas moradias para 2.120 famílias.

Além dos condomínios Sol e Mar 1 e 2, Jabes também viabilizou a construção do Conjunto Residencial Vilela, no Bairro Teotônio Vilela, com 656 apartamentos, e do Residencial Rio Cachoeira, no Banco da Vitória, com 600 unidades. Esses projetos ampliaram significativamente as opções de moradia para os cidadãos ilheenses, refletindo um compromisso profundo com a melhoria das condições de vida na cidade.

Tony Ramos tem sangramento intracraniano e passa por cirurgia

 

O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado na quinta-feira (16) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, onde passou por uma cirurgia para drenar um hematoma subdural – um sangramento intracraniano.

Segundo a família, a cirurgia – comandada pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho – terminou por volta das 19h30 e foi considerada bem-sucedida. O estado de saúde dele é estável, de acordo com o boletim médico.

“O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos foi submetido a uma cirurgia de drenagem de hematoma subdural na data de hoje. O estado do paciente é estável”, informa a nota enviada pela assessoria de imprensa do Samaritano.

O artista foi internado após se sentir mal, pela manhã, e cancelar as gravações.

O ator completou este ano 60 anos de carreira, sendo 46 anos na Globo. Seu último trabalho no ar foi a novela “Terra e paixão”.

 

“Estaremos juntos no mesmo palanque”, afirma Jabes Ribeiro sobre Valderico Júnior e Augustão

Pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, em entrevista na Rádio Bahiana Am 1310

Pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, em entrevista na Rádio Bahiana Am 1310

 

Em entrevista à Rádio Bahiana Am 1310, nesta quinta-feira (16), o pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, discutiu detalhes da formação da frente ampla na cidade. Segundo Jabes, independente de quem encabeçar a chapa, a união entre os membros do Progressistas, União Brasil e  PDT em Ilhéus é uma certeza. “Não tenham dúvidas que estaremos todos no mesmo palanque”, destacou.

O pré-candidato a prefeito explicou que essa união é fruto de um compromisso já estabelecido anteriormente entre eles. Em relação à composição da chapa, quem estiver à frente nas pesquisas será o candidato a prefeito. “Estou totalmente aberto a essa união. Minha relação com Valderico Junior, do partido União Brasil, é tranquila, assim como com Augustão, do PDT, e não tenho problemas nenhum com essa parceria em prol de Ilhéus”, afirmou Ribeiro.

“Neste momento inicial estão todos trabalhando para ser o candidato, é normal, mas teremos o nome final em junho, quando sentarmos novamente”, afirmou. Ribeiro enfatizou a importância da união entre os partidos da oposição, destacando que a formação dessa chapa representa uma força significativa para disputar as eleições municipais.

Ilhéus: Adélia Pinheiro vice de Bento Lima ?

Recentemente foi publicado no Blog Boca News, um artigo na Coluna – Marcos Wense – analisando a política ilheense:

O PT que se dane

Politicamente falando, o senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD, está ficando muito “guloso”. Quer tudo para o PSD e que se dane as outras legendas da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues, mais especificamente o PT.

Ao ser questionado sobre o processo sucessório de Ilhéus e Itabuna, disse na coluna *Radar do Poder*, do site Política Livre, do sempre bem informado jornalista Raul Monteiro, que acredita numa possibilidade de composição entre o PSD e PT.

Em relação a Itabuna, Otto parece não ter nenhuma dúvida que o PT vai apoiar o segundo mandato do prefeito Augusto Castro (PSD), que só espera a “oficialização” do apoio da sigla à reeleição do chefe do Executivo municipal, consequentemente da federação PT/PCdoB/PV.

Além de Itabuna, Otto quer também o PT no palanque de Bento Lima, pré-candidato do prefeito Mário Alexandre (PSD) ao comando do Palácio Paranaguá. O senador deixa nas entrelinhas que o melhor caminho para Adélia Pinheiro, prefeiturável do PT, é compor a majoritária como vice, desistindo da sua postulação.

A acirrada disputa entre o PSD de Otto Alencar e o Avante de Ronaldo Carletto, para ver quem faz mais prefeitos no pleito de 2024, vai terminar deixando o PT cada vez mais fraco e refém dessas duas legendas.

O governador Jerônimo Rodrigues, pensando na sua reeleição em 2026, faz de conta que não sabe de nada. Não quer nenhum atrito com Otto e, muito menos, com o ex-deputado federal Carletto, que tem pela frente a missão de levar o ministro Rui Costa para ser candidato a senador pela sigla.

O tal do “conselho político” é inócuo. É como não existisse. Um enfeite que tem como objetivo passar a impressão que o governo é democrático, que escuta todos os grupos políticos que dão sustentação política ao jeronismo.

Vale lembrar que Gilberto Kassab, comandante nacional do PSD, vai levar o partido em direção à pré-candidatura presidencial de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Com a irreversível inelegibilidade de Bolsonaro, descartando o nome da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro como opção do bolsonarismo em 2026, Tarcísio, hoje no Republicanos, pode retornar ao PL.

Gilberto Kassab, o dono do PSD, é secretário de Relações Institucionais do governador Tarcísio de Freitas, político de inteira confiança do chefe do Palácio dos Bandeirantes. Ouso a dizer que o apoio do PSD a Tarcísio já está sendo articulado nos bastidores.

Ao senador Otto Alencar fica o conselho para carregar o “andor” da política com mais calma, sob pena do tiro sair pela culatra.

 

Ofensa racial gera indenização para operador de caixa em Ilhéus: “só podia ser coisa de preto”

Ao chegar no local de trabalho utilizando brinco, um operador de caixa da DMA Distribuidora, em Ilhéus, ouviu da sua superiora hierárquica que “só podia ser coisa de preto”. A empresa foi condenada pela 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) a pagar uma indenização, por danos morais, no valor de R$ 40mil, em decorrência desse incidente. A decisão reformou a sentença de 1ª grau e dela ainda cabe recurso.

O empregado também alega que era exposto de maneira constrangedora a clientes e colegas de trabalho. De acordo com ele, após ajudar na arrumação do depósito, retornava para o caixa todo suado, com a farda suja e até rasgada, solicitava uniformes novos, porém não recebia. Por sua vez, a empresa nega os fatos e afirma que compreende a seriedade das questões relacionadas a discriminação racial e condena veementemente qualquer forma de preconceito.

Para a Justiça, a empresa negou os fatos e afirmou que “compreende a seriedade das questões relacionadas a discriminação racial e condena veementemente qualquer forma de preconceito”.

Na decisão, o relator do acórdão, desembargador Edilton Meireles, enfatizou que a testemunha apresentada pelo trabalhador se expressou de maneira segura e convincente, ao afirmar que presenciou o momento em que a chefa falou a frase.

A testemunha confirmou que a supervisora disse as palavras “não pode usar brinco” e que isso seria “coisa de preto”.

O desembargador explicou que, no caso de ofensa moral, não é necessário provar o dano em si, pois ele é presumido a partir da própria ofensa. O magistrado definiu danos morais como prejuízos à qualidade de vida e bem-estar da pessoa, resultantes de várias situações que violam direitos.

Fonte Agravo

Ilhéus: Comissão da Câmara de Direitos Humanos divulga agenda do Maio Laranja

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Ilhéus, liderada pelo vereador Gurita, juntamente com toda a rede de proteção de combate ao abuso de crianças e adolescentes lançam a programação do Maio Laranja.

O evento terá início nesta quarta -feira,14 de maio, e se estenderá até 17 de maio, promete trazer discussões importantes e ações diretas, visando mobilizar a sociedade ilheense para combater a violação dos direitos infantojuvenis.

Programação Maio Laranja

14/05 – Adesivaço Cras Olivença (manhã) / Cras Sul (tarde)

15/05 – Adesivaço Cras Salobrinho (manhã) / Cras Oeste (tarde)

16/05 – Fórum: Organização da Rede de Proteção e seu funcionamento

17/05 – Caminhada contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (concentração na Praça do Estádio Mário Pessoa)

O que é o Maio Laranja?

É importante destacar o mês de maio, que é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, período de enfrentamento e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Especificamente, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data tem por objetivo mobilizar a sociedade brasileira para combater a violação dos direitos infantojuvenis.

A criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituída pela Lei nº 9.970 em 17 de maio de 2000. A data é dedicada à memória de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de 8 anos que, em 18 de maio de 1973, no estado do Espírito Santo, foi sequestrada, vítima de diversas formas de violência e, posteriormente, morta por seus sequestradores. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, e os responsáveis pelo crime não foram punidos até os dias atuais.

Semana de Inovação 2024: o futuro chegou em Ilhéus!

Uma onda de inovação está para chegar a Ilhéus com a edição de 2024 da Semana de Inovação! Com início marcado para o dia 20 de maio, o evento promove uma experiência imersiva em tecnologia e criatividade, com uma agenda inovadora que atrairá líderes e especialistas da área.

O Centro de Convenções de Ilhéus é o local escolhido para ser a casa da inovação, oferecendo programação vasta, que abrange desde laboratórios de inteligência artificial até mesas redondas sobre inovação e negócios. Isso sem falar nas palestras de abertura, ainda uma surpresa para o público – acompanhe nossas redes para não perder as novidades e anúncios –, mas que prometem não apenas impressionar, mas também transformam a vida dos participantes.

Além das palestras, os participantes poderão se envolver em workshops, explorar áreas temáticas e mergulhar em discussões sobre os mais recentes avanços do mercado. A Arena Gamer, por exemplo, será um ponto de encontro para os aficionados por tecnologia, enquanto a Arena Agro traz insights sobre o futuro da cacauicultura e do manejo sustentável.

Destaque também para o Cacau Valley IFestival, cuja abertura está marcada para o dia 21 de maio, com a história de inspiração da Borracharia do Leandro, que tornou-se conhecida em todo país após chamar a atenção dos investidores no Shark Tank Brasil. O Cacau Valley é uma atração que evidencia a criatividade e a determinação de transformar ideias em empreendimentos de sucesso.

A Semana de Inovação 2024 é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Ilhéus, Sebrae, Sinec, PCTSul, Cepedi e UESC, com apoio da  FIEB, Positivo, Rota, Daten, Softex, TV Santa Cruz, Bahia FM Sul, Silvicultura de Nativas, Bezos Earth Fund, Coalizão Brasil, GDE, Ilhéus Eventos, EAR Marketing e Avatim.

Não perca esta oportunidade única de se envolver com a inovação e fazer parte dessa revolução. Garanta sua vaga inscrevendo-se agora em www.semanadeinovacaoilheus.com.br.

Serviço:
Semana de Inovação 2024
Data:
 de 20 a 24 de maio
Local: Centro de Convenções de Ilhéus
Para mais informações, programação e inscrições: www.semanadeinovacaoilheus.com.br



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia