Adélia destaca avanços do SUS com novos leitos e ambulatório entregues em Itabuna

A professora e pré-candidata a deputada federal Adélia Pinheiro (PT) participou, nesta quinta-feira (25), da agenda do Governo da Bahia em Itabuna, marcada pela entrega de 42 leitos requalificados no Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa, pela inauguração do novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e pela requalificação das instalações do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Sul.
Ao lado da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, Adélia afirmou que os investimentos reforçam uma política pública voltada para garantir acesso, qualidade e humanização da assistência. “Cada novo leito, cada consultório entregue e cada equipamento instalado representam mais dignidade para quem depende do SUS. São investimentos que fortalecem uma rede regional essencial para milhares de famílias do sul da Bahia”, afirmou.
Ex-reitora da Uesc, ex-secretária estadual da Saúde e ex-secretária da Educação da Bahia, Adélia ressaltou que a ampliação da estrutura hospitalar em Itabuna consolida o município como referência regional em média e alta complexidade. Segundo ela, a continuidade dos investimentos demonstra o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues (PT) com a interiorização dos serviços especializados e com a melhoria das condições de atendimento à população.
Entre as entregas, o Hospital Calixto Midlej Filho recebeu 42 leitos requalificados com climatização e melhorias estruturais. Já o Hospital de Base ganhou um novo ambulatório com dez consultórios destinados a especialidades como ortopedia, cirurgia geral, cardiologia, angiologia e urologia. O Governo do Estado também concluiu a requalificação da Base do Núcleo Regional de Saúde Sul.
Para Adélia, os investimentos em Itabuna reafirmam a importância de fortalecer permanentemente o SUS. “A saúde pública precisa continuar sendo prioridade. É assim que reduzimos desigualdades, aproximamos os serviços da população e garantimos atendimento de qualidade para quem mais precisa”, concluiu.
Marão lamenta o falecimento de Raymundo Veloso e fala da sua contribuição para a Bahia

A notícia do falecimento do advogado, ex-vereador e ex-deputado federal Raymundo Veloso causou grande consternação na Bahia e em especial em Ilhéus, cidade onde exerceu suas atividades profissionais e políticas. O ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual Marão lamentou o falecimento de Veloso e falou da sua grande contribuição não somente para Ilhéus, onde advogou pelos mais carentes e exerceu atividade como vereador e presidente da Câmara Municipal, como também do legado que deixou para a política da Bahia e do Brasil.
“Veloso era meu grande amigo, uma pessoa que tenho profunda admiração e sua história será sempre lembrada com gratidão e respeito”, destacou Marão. Em nota de pesar, o pré-candidato a deputado estadual também falou da tristeza com quem recebeu a notícia do falecimento, ressaltou a trajetória e a história de Raymundo Veloso e se solidarizou com a família, os amigos e com todos que sofrem com essa irreparável perda.
Marão falou ainda do compromisso e do amor que Veloso sempre demonstrou por Ilhéus. “Era um eterno apaixonado por essa cidade. Sua história, seu carinho pelo povo, seu respeito, compromisso e sua contribuição com a nossa gente serão sempre lembrados por todos nós que temos Veloso como grande inspiração”, complementou Marão.
Natural de Uruçuca, Raymundo Veloso escolheu Ilhéus para morar e exercer suas atividades profissionais e políticas. Como advogado, profissão que desenvolveu por mais de 30 anos, prestou inúmeros serviços à comunidade ilheense, inclusive oferecendo atendimento jurídico gratuito às pessoas mais humildes. Além da função de advogado, Veloso também exerceu por 15 anos a profissão de locutor esportivo tendo se destacado no rádio ao lado de grandes nomes da comunicação da Bahia.
Bebeto Galvão lamenta falecimento de Raymundo Veloso, ex-deputado e ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus

O pré-candidato a deputado federal Bebeto Galvão manifestou, com profunda tristeza, seu pesar pelo falecimento do advogado, ex-deputado federal, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Raymundo Veloso, ocorrido nesta quinta-feira (25), aos 88 anos.
Em nota, Bebeto destacou a trajetória de Veloso dedicada à cidade e à política regional, bem como sua atuação na advocacia criminalista e no rádio. “Lembro de sua luta para trazer o IFBA a Ilhéus e de seu jeito simples de dizer que tudo devia ao povo. Defendeu os humildes, honrou a política e nunca se esqueceu de onde veio.”
A relação entre os dois políticos era marcada pelo respeito mútuo e pela atuação conjunta em defesa dos interesses da região. Entre suas principais realizações, Veloso destacava-se por ter viabilizado a implantação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Ilhéus. Também foi o primeiro deputado a trazer a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para o município com o objetivo de tratar da questão do cacau.
Bebeto estendeu sua solidariedade à esposa, filhas, netos e a todos que reconhecem em Veloso um autêntico servidor de Ilhéus. “Que sua memória seja sempre motivo de respeito e orgulho. Deus conforte o coração de todos”, declarou.
Câmara de Ilhéus manifesta pesar pelo falecimento do ex-vereador Raymundo Veloso

Screenshot
A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-vereador Raymundo Veloso, ocorrido nesta quinta-feira (25/06). Aos 88 anos, Raymundo deixa uma trajetória marcada pela atuação ativa na vida pública não apenas como vereador, mas também como advogado, comunicador e deputado federal.
Ele exerceu três mandatos na Câmara Municipal de Ilhéus, correspondentes às legislaturas de 1989 a 1992, de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008. Em seu terceiro mandato, foi eleito presidente do Poder Legislativo ilheense.
Neste momento de dor, a Mesa Diretora se solidariza com os familiares, amigos e admiradores de Veloso, prestando suas mais sinceras condolências e reafirmando o compromisso da Casa em preservar a sua memória.
Seja na política, na advocacia ou na comunicação, Raymundo Veloso contribuiu significativamente para o desenvolvimento de Ilhéus, deixando um legado de dedicação, diálogo e compromisso com o município, que permanecerá vivo na história e no coração dos ilheenses.
Raymundo Veloso vive!
Bebeto Galvão participa dos festejos juninos no interior da Bahia

Iniciado na última quinta-feira (18), o tour de São João do pré-candidato a deputado federal Bebeto Galvão pelo interior da Bahia reforçou o diálogo com lideranças locais e a defesa da cultura regional como vetor de desenvolvimento cultural e econômico no estado. A maratona junina começou na cidade de Ubaitaba, a convite da vereadora Karol Viana e do apoiador Zem Costa.
Em Ilhéus, Bebeto participou do Forró dos Portuários ao lado do vereador Maurício Galvão e do gerente do Porto, João Aquino. A confraternização foi uma forma de reconhecimento ao trabalho dedicado dos servidores do terminal, além de celebrar os resultados alcançados pela CODEBA.
A cidade de Uruçuca recebeu o pré-candidato no São João do Mel, que segundo ele, “consolida o município como destino de destaque no roteiro cultural do sul da Bahia. Parabenizo a prefeita Magnólia e o vice-prefeito Alessandro Lebrão pela realização deste evento que une tradição, cultura e pertencimento”, declarou.
Na cidade de Gongogi, a agenda também ganhou contornos políticos. Bebeto participou de um bate-papo com lideranças do município, onde discutiu a importância da reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, bem como defendeu a representação da região e os desafios de construir, com diálogo, “um projeto de nação em que cabe o povo brasileiro”, enfatizou.
Bebeto prestigiou a segunda noite dos festejos juninos em Ibirataia, ao lado do presidente da Câmara Municipal, vereador Peruca, do prefeito Sandro Futuca e do vice-prefeito Caio Pina. Já na véspera do São João, o político marcou presença no tradicional Arraiá Baforé, em Itapitanga, ao lado do ex-prefeito Ró de Beto, do presidente da Câmara Municipal, Mateus de Joilson, da vereadora Rildes Magalhães, da secretária de Desenvolvimento Social, Daniela Tolentino, e de outras lideranças políticas da cidade e região.
“O aquecimento do comércio local e a geração de renda para as famílias que vivem do artesanato, da culinária típica e dos serviços evidenciam o quanto essa época é fundamental para o sustento e a dignidade do nosso povo”, afirmou.
A fala de Bebeto ressoa com dados do setor. O período junino impacta positivamente toda a cadeia econômica da Bahia, com expectativa de movimentação superior a R$ 2 bilhões e geração de milhares de vagas de empregos temporários em cidades que realizam as festividades.
Com uma trajetória que inclui o mandato de deputado federal entre 2011 e 2019, Bebeto Galvão coloca novamente seu nome à disposição para as eleições deste ano. O tour junino, além de celebrar a tradição, funciona como termômetro da força política do pré-candidato no interior baiano.
São João da Bahia 2026 bate novo recorde, com 2 milhões de turistas e receita de R$ 2,5 bilhões

A estimativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), de novo recorde no fluxo turístico dos festejos juninos no território baiano, foi confirmada. Em 2025, o São João da Bahia recebeu 1,8 milhão de visitantes, que injetaram R$ 2,3 bilhões na economia, até então, as maiores marcas históricas. Em 2026, a festa ganhou mais força e recebeu 2 milhões de turistas nacionais e estrangeiros, gerando uma receita de R$ 2,5 bilhões.
“A cada ano, o Governo do Estado amplia os investimentos no São João por toda a Bahia, levando a recordes consecutivos na circulação de turistas e incremento da economia. Em 2026, os resultados comprovam que a nossa estratégia é eficiente, quando garantimos infraestrutura, segurança e atrações. Baianos, brasileiros e estrangeiros celebraram as tradições juninas, juntos, numa demonstração da força do nosso São João globalizado, o maior do Brasil”, comemora o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Em Salvador, destaque para a presença de muitos estrangeiros, principalmente, da América do Sul e da Europa, que optaram pelo São João do Pelourinho. A Rodoviária da Bahia, em Águas Claras, registrou movimento de 380 mil pessoas, nos últimos sete dias. No mesmo período, o aeroporto da capital confirmou mais de 267 mil assentos em voos domésticos e internacionais; e cerca de 740 mil veículos circularam pelas rodovias BA-093 e BA-099, entre as de maior fluxo.
Nos municípios de Esplanada e Camaçari (Costa dos Coqueiros), os hotéis e pousadas tiveram ocupação acima de 90%. Já Santo Antônio de Jesus (Caminhos do Jiquiriçá), Ibicuí (Caminhos do Sudoeste) e Lençóis e Mucugê (Chapada Diamantina) registraram 100% de ocupação hoteleira. “A cada ano, o São João cresce em nosso município, recebendo turistas e movimentando a economia, na sede e região da praia de Baixio. Nesta edição, o apoio do governo estadual foi fundamental para o sucesso da festa”, disse o secretário de Turismo de Esplanada, Ricardo Nobre.
Na região da Chapada, locadoras de veículos tiveram as frotas zeradas. “Durante a festa junina, alugamos todos os carros que tínhamos à disposição para os clientes. A procura maior foi de turistas do sul do país, mas gringos também usaram nosso serviço”, relatou Marília Souza, da Diamantina Locadora.
A festa teve a apresentação de grandes nomes da música nordestina e do forró autêntico, além de revelações. Foram mais de 300 atrações, somente em Salvador, e shows que animaram 355 municípios do interior, garantidos pelo Governo do Estado, por meio da Setur-BA e Sufotur (Superintendência de Fomento ao Turismo). Artistas como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, João Gomes, Natanzinho Lima, Alceu Valença, Maiara & Maraisa e Solange Almeida atraíram multidões.
O São João da Bahia também mostrou sua diversidade de atrativos, com características peculiares. Entre as manifestações que chamaram a atenção, estiveram o Desfile de Carroças, em Irecê (Caminhos do Sertão), que arrastou os forrozeiros pelas ruas da cidade; e o Desfile de Canhões e Fogos de Artifício, tradição secular dos clubes juninos de Barra (Caminhos do Oeste), em homenagem aos combatentes baianos na Guerra do Paraguai.
Pesquisa – Durante o São João, a Setur-BA realizou a etapa junina da Pesquisa Macro de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Receptivo na Bahia, com equipes em Salvador e mais 21 municípios, nas 13 zonas turísticas do estado. Foram coletadas informações sobre o perfil do visitante, meios de transporte e hospedagem, gasto médio, tempo de permanência na cidade, entre outros itens, além da avaliação dos serviços procurados pelos turistas.
“É uma pesquisa de grande alcance, qualificada, com pesquisadores bilíngues, cujos dados irão produzir indicadores de desempenho das atividades turísticas, com impactos econômicos. Ela é aplicada nas principais festas populares e outros eventos que atraem grande público, para que possamos planejar futuras ações das políticas públicas no turismo baiano”, explicou o secretário Bacelar.
IPVA: placa final 7 tem desconto de 8% até segunda (29)

Vai até a próxima segunda-feira (29) o prazo para pagamento do IPVA com desconto de 8% para veículos com placas de final 7. O abatimento vale para quem quitar o tributo em cota única. Se a opção for pelo pagamento em cinco parcelas, sem desconto, a primeira cota também vence no dia 29 de junho. Para as placas de final 8, estes prazos vão até terça-feira (30). O calendário do IPVA 2026 está disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, no canal “Inspetoria eletrônica”, “IPVA”, “Calendário”.
O pagamento em cota única com desconto de 8% pode ser realizado via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. Também é possível pagar o IPVA pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba): Banco do Brasil, Bradesco ou Banco Sicoob.
Caso o contribuinte prefira quitar o imposto em cota única, sem desconto, o prazo para a placa 7 é até 29 de outubro. Em caso de descumprimento dos prazos, o proprietário do veículo perde o direito ao parcelamento ou ao desconto e deverá quitar o valor integral no dia do vencimento da última cota.
Outros prazos de junho
Vencem ainda, em junho, as cotas mensais para os donos de veículos com placas de finais 1, 2, 3, 4, 5 e 6 que dividiram o tributo em cinco vezes. Quem possui veículo com placa de final 5 ou 6 e parcelou o IPVA precisa quitar a segunda cota. Vence também neste mês a terceira cota para os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4, e a quarta para automóveis de placas 1 e 2. As datas são 29, para placas de finais 1, 3 e 5, e 30 de junho, para placas 2, 4 e 6.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.
Tieta faz história com votação recorde no Conselho de Cultura de Ilhéus

A cultura de Ilhéus viveu um momento marcante com a definição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura. Entre os grandes destaques do pleito, o nome de Tieta (Núbia da Hora) liderou o protagonismo das urnas na setorial de Cultura Popular. Com impressionantes 59 votos, ela não apenas garantiu sua vaga, mas cravou seu nome na história do conselho ao atingir a votação mais expressiva para um único candidato nesta eleição.
O resultado histórico de Tieta (Núbia da Hora) reflete o forte engajamento, a união e o reconhecimento das comunidades e fazedores que mantêm vivas as tradições e a identidade cultural da nossa região. “Essa votação expressiva não é apenas uma vitória pessoal, mas o reflexo de um setor que pulsa, se mobiliza e exige voz ativa nas políticas públicas de Ilhéus”, destaca Núbia da Hora – Tieta.
Abaixo, confira a lista completa dos novos conselheiros eleitos e seus respectivos suplentes que estarão à frente das diretrizes culturais do município:
Nominata Completa dos Eleitos por Setorial
Teatro
Eleita: Larissa Paixão (15)
Suplente: Aikon Barreto
Dança
Eleita: Sirleyde (31)
Música
Eleito: Rogério Cachorrão (55)
Suplente: Juuzo MC (5)
Literatura
Eleita: Tereza Sá (10)
Suplente: Carlos Alaboji
Audiovisual
Eleita: Lis Fonseca (16)
Suplente 1: Marcelo (4) Silveira
Suplente 2: Ivone Mello (1)
Artes visuais
Eleito: Mestra Lainha (15)
Suplente 1: Lis Kalid (6)
Suplente 2: kaks (1)
Cultura Afro
Eleito: Pai Toninho (28)
Suplente 1: Marcos (20) Caldeira
Suplente 2: Deko (10)
Patrimônio
Eleito: Frei Leão (24)
Suplente 1: Dr. André Fonseca (16)
Suplente 2: Camile Maltez (10)
Suplente 3: Mestre Gregório (7)
Suplente 4: Socorro Mendonça (2)
Cultura Popular
Eleita: Tieta (59)
Suplente 1: Paulo (19)
Suplente 2: Mônica (14)
Suplente 3: Qyiannah (6)
Com o encerramento do processo de escolha, o novo Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus assume o desafio de descentralizar o fomento à cultura, garantir a aplicação de leis de incentivo (como as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc) e dar voz à pluralidade de expressões que fazem da nossa cidade um dos maiores celeiros artísticos da Bahia.
Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães ganha novo ambulatório e amplia serviços de saúde para Itabuna e Sul do Estado

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães ganha nesta quinta-feira, dia 25, às 11h30min, novo ambulatório e amplia os serviços de saúde para a população de Itabuna e do Sul do Estado, marcando mais um avanço na sua transformação, iniciada há 13 meses com a entrega pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da secretária da Saúde, Roberta Santana.
Além do novo ambulatório do Hospital de Base, ampliado e equipado, o Governo do Estado também fará a entrega de 42 leitos totalmente requalificados no Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, às 10 horas, e a nova feira do São Caetano, às 15 horas, contando com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD), deputados federais e estaduais e convidados.
Com estrutura moderna, climatizada e acolhedora, o novo ambulatório do Hospital de Base conta com recepção humanizada, central de ar-condicionado, 13 consultórios e duas salas destinadas a pequenos procedimentos ambulatoriais.
O espaço atenderá especialidades como ortopedia, cardiologia, bucomaxilofacial, urologia e escleroterapia. A unidade também dispõe de salas de apoio aos serviços ambulatoriais, além de espaço para reuniões e estudos de caso, fortalecendo a assistência e a qualificação dos atendimentos prestados à população.
Para o presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr., a entrega do novo ambulatório representa mais um passo importante no processo de modernização do Hospital de Base. “Estamos entregando um espaço pensado para oferecer mais conforto, dignidade e qualidade no atendimento aos pacientes de Itabuna e cidades vizinhas”, afirmou.
“Este investimento reforça o compromisso do Governo do Estado e da gestão do prefeito Augusto Castro com o fortalecimento da saúde pública, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo uma assistência cada vez mais humanizada e eficiente para a população”, destacou.
Na agenda dos representantes do Governo do Estado que visitam a cidade na quinta-feira, consta ainda a entrega de 42 leitos SUS requalificados no Pavilhão Francisco Ferreira, do Hospital Calixto Midlej Filho, às 10 horas. A iniciativa resulta da parceria entre o Governo da Bahia, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e a Prefeitura de Itabuna,, ampliando a capacidade de atendimento e proporcionando mais conforto para pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.
Às 15 horas, a entrega da nova feira do São Caetano, com 4 mil metros quadrados de área construída, um total de 208 boxes revestidos e individualizados, com quadros de energia elétrica na parte interna, além de 100 barracas padronizadas fornecidas pelo Governo do Estado para a área externa.
Michelle Bolsonaro diz ter sido humilhada por Flávio Bolsonaro e expõe crise no PL

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (24) ter sido “desrespeitada” e “humilhada” pelo senador Flávio Bolsonaro durante uma ligação telefônica. A declaração foi feita em vídeo publicado nas redes sociais e revelou um novo capítulo das divergências internas no Partido Liberal.
Segundo Michelle, o desentendimento ocorreu após ela se posicionar contra uma possível aliança do partido com Ciro Gomes no Ceará. Presidente nacional do PL Mulher, ela defende que a direita apoie a pré-candidatura do senador Eduardo Girão ao governo estadual.
No relato, Michelle afirmou que tentou contato com Flávio, mas não teve as ligações atendidas. Horas depois, o senador teria retornado a chamada. De acordo com ela, a conversa foi marcada por críticas e comentários que considerou ofensivos.
“Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me tratou mal ao telefone. Disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido e que eu não entendia nada de política”, declarou.
A ex-primeira-dama também rebateu questionamentos sobre sua experiência política. Ela destacou sua atuação à frente do PL Mulher, afirmando ter percorrido o país para estruturar diretórios estaduais e contribuir para a eleição de mais de mil mulheres nas eleições municipais de 2024.
Michelle ainda acusou os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro de reagirem de forma coordenada às suas críticas sobre a articulação política no Ceará. Segundo ela, as manifestações públicas apresentavam argumentos semelhantes e pareciam previamente combinadas.









