WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


APÓS DECISÃO DO TJ-BA, MINISTÉRIO PÚBLICO TENTA IMPEDIR VACINAÇÃO DE JORNALISTAS NA BAHIA

O Sindicato dos Jornalistas na Bahia (Sinjorba-BA) afirma ter recebido a informação de que o Ministério Público da Bahia está pressionando a Prefeitura de Salvador a não iniciar a vacinação dos profissionais de imprensa a partir deste sábado, 4, desacatando a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, que indeferiu a liminar do MP/BA contra a imunização da categoria.

De acordo com o presidente do Sinjorba, Moacy Nunes, o “comportamento do MPE está passando da razoabilidade”.

“O órgão está se mostrando autoritário, passando por cima do Estado de Direito. O Tribunal de Justiça já negou o pedido do MP/BA e alguns procuradores não se conformam. Querem impor sua posição a qualquer custo”, afirmou.

Na decisão contra o Ministério Público, o Tribunal de Justiça da Bahia negou o mandado de segurança impetrado pelo MP/BA (8014585-71.2021.8.05.0000), que tentava impedir a vacinação dos profissionais de imprensa aprovada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no último dia 18 de maio. :: LEIA MAIS »

COMÉRCIO DE ILHÉUS TERÁ HORÁRIO ESPECIAL PARA O DIA DOS NAMORADOS

O Dia dos Namorados deve movimentar no comércio brasileiro cerca de R$ 1,65 bilhão, já descontada a inflação.

O Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Ilhéus (Sicomércio) divulgou os horários especiais do funcionamento do comércio para o dia dos namorados. Nos dias 10 e 11  de junho as lojas do comércio ficarão abertas das 09 h ás 20 h e no dia 12 ficará aberto até ás 18h.

O Dia dos Namorados deve movimentar no comércio brasileiro cerca de R$ 1,65 bilhão, já descontada a inflação. A cifra representa uma alta de 2,5% em volume de vendas em relação a igual período do ano passado. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

DEFINIDA A DATA DA INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL DE ILHÉUS

O hospital contará com 105 leitos e UTI’s neonatal e pediátrica.

Com as obras concluídas e os equipamentos em fase final de instalação, o Governo da Bahia entregará o novo hospital materno-infantil de Ilhéus no próximo dia 28 de junho, data que marca o aniversário da cidade.

Com a cessão da unidade formalizada para o município, sendo aguardada apenas a assinatura do prefeito Mário Alexandre, a gestão e operação ficarão sob a responsabilidade da prefeitura de Ilhéus, contando com a coparticipação do Governo do Estado.

A expectativa é que a prefeitura de Ilhéus faça a contratação de uma organização social para assumir a gestão da unidade nos próximos 15 dias, ainda a tempo da inauguração.

BAHIA RECEBE MAIS 37.440 DOSES DE VACINAS CONTRA COVID-19

As vacinas serão distribuídas para os municípios baianos, onde serão destinadas para a primeira aplicação.

Uma nova remessa com 37.440 doses de vacinas contra Covid-19 foi recebida nesta quinta-feira (03), na Bahia. Os imunizantes foram produzidos pela Pfizer/BioNTech. O voo comercial trazendo a carga pousou no aeroporto de Salvador por volta das 15h. As vacinas serão distribuídas para os municípios baianos, onde serão destinadas para a primeira aplicação.

As vacinas serão conferidas pela equipe da coordenação de imunização do Estados e devem começar a ser distribuídas nesta sexta-feira (04). Com esta carga, a Bahia chega ao total de 6.813.150 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.566.750 da AstraZeneca/Oxford e 210.600 da Pfizer/BioNTech.

JERBSON MORAES CONCEDE ENTREVISTA A RÁDIO GABRIELA FM NA PRÓXIMA QUARTA (9)

O vereador e atual Presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD) será o entrevistado da Rádio Gabriela FM 102,9 na próxima quarta-feira (9), a partir das 8h.

A pauta será a decisão do chefe do legislativo em devolver dois projetos do Poder Executivo, já que os mesmos constavam irregularidades. Em um dos Projetos de Lei devolvidos, foi identificado o cancelamento de dotações em saldos inexistentes e de emendas impositivas de vereadores. No outro, o Executivo não informou quais dívidas não seriam amortizadas no exercício financeiro de 2021.

Os próximos passos políticos de Jerbson também serão um dos assuntos a ser discutidos.

Para acompanhar a entrevista basta acessar as plataformas digitais da Rádio Gabriela FM ou sintonizar  na frequência 102,9.

JERBSON MORAES DIZ SER VÍTIMA DE FAKE NEWS COM INFORMAÇÕES SOBRE DEVOLUÇÃO DE PROJETO

 

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), garante que foi vítima de Fake News ao ser divulgada uma falsa notícia de que ele teria retirado da pauta projetos de lei que se referem a abertura de crédito suplementar e de crédito especial para promover ações que visam conter o avanço da covid-19 na cidade.

A notícia falsa ainda afirma que Ilhéus pode ficar sem orçamento para enfrentar doença por conta desta atitude do presidente da Câmara. No entanto, Jerbson afirma com veemência que se trata de uma Fake News para confundir a cabeça da população. “Foram devolvidos dois projetos de lei do Executivo Municipal, para correção, porque apresentavam erros insanáveis e que nenhuma relação tinham com a Covid-19”, informa.

E completou: “Os projetos em questão mexiam em emenda parlamentar impositiva que não pode ser mexida, além de propor usar um crédito que não poderia ser usado, mas que mesmo assim já tinha usado erroneamente. Isso não tem nada a ver com Covid-19, isso é veiculação maldosa”, garantiu.

E esclarece que em um dos Projetos de Lei foi identificado o cancelamento de dotações em saldos inexistentes e de emendas impositivas de vereadores. No outro, o Executivo não informou quais dívidas não seriam amortizadas no exercício financeiro de 2021. “Estas são situações que não são permitidas pela Lei Orgânica do Município”, finalizou o presidente Jerbson Moraes.

Saiba mais  sobre a devolução dos Projetos de Lei do Executivo para efetuar correções.

Por Pauta.blog

EUA INCLUEM BRASIL EM LISTA DE PAÍSES QUE VÃO RECEBER DOAÇÃO DE VACINA

1º lote, com 25 milhões de doses, será dividido entre países membros da aliança Covax e aliados regionais.

Os Estados Unidos incluíram o Brasil na lista com mais de 40 países que irão receber parte do primeiro lote de doação de vacinas contra a Covid-19, anunciaram as autoridades americanas nesta quinta-feira (3).

Não há, no entanto, um número exato de quantas doses o Brasil irá receber, isso porque o país precisará dividir cerca de 6 milhões de doses ao menos outros 14 países da América Latina.

Ao todo, os EUA se comprometeram a redistribuir cerca de 80 milhões de doses das vacinas AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson para outros países até o final de junho. Do total, 25 milhões de doses serão enviadas neste primeiro lote.

As doses destinadas ao Brasil serão entregues por meio da aliança Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que vai receber 19 milhões das doses disponíveis e que serão distribuídas da seguinte forma:

:: LEIA MAIS »

CÂMARA DE ILHÉUS DEVOLVE PROJETOS DE LEI DO EXECUTIVO PARA EFETUAR CORREÇÕES

O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), durante a sessão ordinária desta quarta-feira (02), decidiu devolver dois Projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo, que tratam da abertura de crédito suplementar e da abertura de crédito especial, por existir irregularidades no teor dos referidos projetos.

De acordo com Moraes, em um dos Projetos de Lei foi identificado o cancelamento de dotações em saldos inexistentes e de emendas impositivas de vereadores. No outro, o Executivo não informou quais dívidas não seriam amortizadas no exercício financeiro de 2021. “Estas são situaçoes que não são permitidas pela Lei Orgânica do Município”, informa o presidente.

A partir desta devolução, o Poder Executivo vai ter que corrigir os equívocos, informar as dotações em valores reais, retirar os cancelamentos que não são permitidos pela Lei, substituir os outros cancelamentos de dotações e reapresentar o Projeto de Lei à Câmara.

A partir desta reapresentação, os projetos passam a ter um rito ordinário, explica Jerbson, acrescentando que o prefeito pode, na reapresentação, solicitar o rito de urgência para avaliação e votação do plenário.

Confira o  anexo do parecer aqui.

COM NOVA DIRETRIZ, 80% DAS VACINAS PASSARÃO A SER APLICADAS POR IDADE NA BAHIA

Mudança nos critérios de aplicação foi definida pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB)

Uma mudança nas diretrizes de vacinação contra a Covid-19 deve acelerar a imunização por idade na Bahia nas próximas semanas. Em reunião realizada nesta quarta-feira, 2, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiu que, a partir de agora, 80% das vacinas serão aplicadas por faixa etária e os outros 20% serão destinados aos grupos prioritários.

A alteração inverte o critério adotado até então – 70% dos imunizantes eram reservados para prioridades e 30% por idade. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Procurada, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não apresentou mais informações até o fechamento. Nesta quarta, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que toda a população adulta do estado estará vacinada até o final de outubro.

Sobre o anúncio feito por Doria e a expectativa por um calendário baiano de imunização, o governador Rui Costa afirmou, no Twitter, que continua “lutando por mais vacinas na Bahia e aguardando liberação da Sputnik V pela Anvisa”. “Enquanto isso, dependemos do envio pelo Governo Federal”, completou. :: LEIA MAIS »

BAHIA: POLÍCIA APREENDE 50KG DE COCAÍNA EM CARRO ABANDONADO

Droga estava dividida em 48 tabletes, dentro de uma mala. Caso ocorreu na cidade de Ibotirama, oeste da Bahia.

A polícia apreendeu na noite de quarta-feira (2) 50 quilos de cocaína que estavam em um carro abandonado, no Centro da cidade de Ibotirama, oeste da Bahia. A droga estava dividida em 48 tabletes, cujas embalagens estampavam o escudo do time francês de futebol Paris Saint-Germain.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a carga de cocaína estava dentro de uma mala.

De acordo com o major PM Anderson Ronni, comandante da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Ibotirama), as guarnições receberam a informação de um veículo com entorpecentes e foram averiguar.

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia