BAHIA: DOIS IRMÃOS SÃO PRESOS APÓS CONFESSAREM TER MATADO PAI

Caso aconteceu nesta quarta-feira (9), na cidade de São José da Vitória. De acordo com o registro de ocorrência, dupla alegou ter assassinado o pai, porque a vítima havia tentado golpear um dos filhos com um facão.
Dois irmãos foram presos nesta quarta-feira (9) após confessarem tem matado o pai na cidade de São José da Vitória, no sul da Bahia.
Segundo a Polícia Civil, policiais militares apresentaram, na Delegacia Territorial de São José da Vitória, integrante da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna), dois homens que confessaram ter matado o pai, Agnaldo da Cruz Matos, de 42 anos.
De acordo com o registro de ocorrência, a dupla alegou ter assassinado o pai, porque a vítima havia tentado golpear um dos filhos com um facão.
Foram apreendidos uma espingarda calibre 32, um cutelo, um celular, munições e uma bucha com substância análoga a maconha. Foi lavrado o auto de prisão em flagrante da dupla.
ILHÉUS VACINA GESTANTES E PUÉRPERAS A PARTIR DE 30 ANOS NESTA QUINTA-FEIRA (10)

A secretaria municipal de saúde da Prefeitura de Ilhéus vai iniciar nesta quinta-feira, 10, a vacinação contra a Covid-19 para as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) a partir de 30 anos, com a aplicação da primeira dose da vacina da Pfizer. A oferta do serviço estará sendo realizada nas unidades de Saúde do Sarah Kubitschek, da Urbis e no Centro de Atendimento Especializado (CAE III), antigo Sesp, das 8h às 12h.
Além de documentos como CPF e Cartão do SUS, as gestantes devem apresentar no ato da vacinação cópia de relatório ou laudo do médico do obstetra ou da enfermeira que acompanha no pré-natal, enquanto as puérperas devem apresentar a certidão de nascimento da criança.
A vacinação estará sendo ofertada enquanto durarem os estoques das doses da vacina da Pfizer, até que uma nova remessa possa ser enviada e a Saúde municipal informe as novas datas para a continuidade da oferta.
Serviço: Vacinação contra a Covid-19 (1ª dose da Pfizer)
Público: Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) a partir de 30 anos
Data: A partir de 10 de junho, enquanto durarem os estoques da vacina
Locais:
CAE III (antigo Sesp): Av. Canavieiras, Teresópolis.
UBS Sarah Kubitschek: Parque Infantil, s/n.
UBS Urbis: Caminho Principal, s/n.
Documentos: CPF, Cartão do SUS, cópia de relatório ou laudo do médico obstetra ou da enfermeira que acompanha o pré-natal, no caso de gestantes, e certidão de nascimento da criança, no caso de puérperas.
PREFEITURA GARANTE ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS E MÉDICOS PARA TRABALHADORES DA CENTRAL DO MALHADO

Assinatura de renovação garantiu a oferta dos serviços.
Já estão em andamento os serviços odontológicos e médicos para atender os trabalhadores e comerciantes da Central de Abastecimento do Malhado e vendedores ambulantes, em Ilhéus. Os atendimentos, que acontecem na própria Central do Malhado, são viabilizados graças ao convênio que foi renovado entre a Prefeitura e o Serviço Social do Comércio (Sesc).
“Ao assinar mais essa renovação do convênio garantimos as consultas odontológicas e médicas para o público da Central de Abastecimento. Isso é muito importante, pois dá à nossa população o acesso a serviços básicos na promoção da saúde”, destacou o prefeito Mário Alexandre.
NÚMERO DO DISQUE DENÚNCIA DA SSP AGORA É 181 EM TODA A BAHIA

O Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública agora é 181. A mudança deixou ainda mais fácil prestar informações sobre criminosos ou relatar ações ilícitas. O tradicional 3235-0000 mudou para 181 e passou a receber chamadas de celular, de forma gratuita. A ação também padroniza o número, conhecido em todo o Brasil como o principal canal de comunicação anônima entre a polícia e a população.
“É uma padronização necessária, porque vai permitir que pessoas que não tinham condições de custear uma ligação normal possam contribuir com a segurança da sua rua, do seu bairro, ajudando a polícia a fazer o seu trabalho”, afirmou o secretário da SSP, Ricardo Mandarino.
O Disque Denúncia funciona na Bahia há 16 anos, auxiliando, principalmente, nas investigações e localização de criminosos. O setor recebe as informações fornecidas pela população de forma anônima e repassa às unidades policiais para auxiliar na elucidação de casos, bem como para orientar a distribuição das equipes ostensivas nos locais conflagrados apontados pelos denunciantes. :: LEIA MAIS »
COVID-19: SAÚDE AMPLIA VACINAÇÃO PARA LACTANTES A PARTIR DE 18 ANOS EM ILHÉUS

Para receber a dose do imunizante, a lactante precisa estar amamentando crianças do 46º dia de nascimento (pós-parto), até 12 meses de vida.
A secretaria de saúde da Prefeitura de Ilhéus (Sesau) ampliou a oferta da vacinação contra a Covid-19 para o público das lactantes, a contemplar também as que possuem a partir de 18 anos. As vacinas de Oxford estarão disponíveis a partir desta quinta-feira, 10, nas unidades de saúde já divulgadas como pontos de imunização. Para receber a dose do imunizante, a lactante precisa estar amamentando crianças do 46º dia de nascimento (pós-parto), até 12 meses de vida.
De acordo com o órgão municipal, as unidades de saúde que estão ofertando as doses são o PSF Conquista; a UBS Joaquim Sampaio; a UBS Euler Ázaro; a UBS Banco da Vitória; a UBS Posto Sarah Kubitscheck; o PSF Nelson Costa; a UBS Hernani Sá; o PSF Nossa Senhora da Vitoria; o PSF Ilhéus II; e a UBS de Olivença. A genitora além da própria documentação como RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e Cartão de Vacina, deve levar a xérox da certidão de nascimento da criança.
A vacinação estará sendo ofertada enquanto durarem os estoques das doses da vacina de Oxford, até que uma nova remessa possa ser enviada e a Saúde municipal informe as novas datas para a continuidade da oferta.
Serviço: Vacinação contra a Covid-19 (1ª dose Oxford) :: LEIA MAIS »
“NÃO HÁ NADA CONTRA O GOVERNO DESDE QUE SEJA CORRETO E POSITIVO PARA A CIDADE”, DIZ JERBSON MORAES EM ENTREVISTA AO PROGRAMA TROPA DE ELITE

Na manhã dessa quarta-feira (9) o vereador e atual Presidente da Câmara de Ilhéus Jerbson Moraes (PSD), concedeu entrevista ao Programa Tropa de Elite da Rádio Gabriela FM, na oportunidade de esclarecer acerca dos últimos acontecimentos políticos da cidade, Jerbson deixou claro que não existe oposição contra o governo por sua parte,” Não há nada contra o governo desde que seja correto e positivo para a cidade. Não serei presidente bom ou ruim, serei um presidente justo” ressaltou o edil.
Quando questionado pelos apresentadores, Marinho Santos e Robertinho Scarpitta, sobre a luz amarela que se acendeu, Jerbson esclareceu que a mesma não foi acesa pelo legislativo ilheense, e sim por apenas um membro da casa.
Ainda de acordo com o Presidente, o poder legislativo é independente e nunca deve ser usado com os problemas políticos. “Precisamos mostrar a população essa capacidade de entender a responsabilidade do poder legislativo dentro do sistema político da cidade, das melhorias necessárias. E nós estamos conduzindo a Câmara dessa forma respeitosa. Deixando claro não ter problema algum com nenhum dos 20 vereadores, seja de qual partido for, respeitando sempre o mandato de cada parlamentar.
Sobre a devolução dos dois Projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo, que tratam da abertura de crédito suplementar e da abertura de crédito especial, por existirem irregularidades no teor dos referidos projetos, Moraes explicou que em um dos Projetos de Lei foi identificado o cancelamento de dotações em saldos inexistentes e de emendas impositivas de vereadores. No outro, o Executivo não informou quais dívidas não seriam amortizadas no exercício financeiro de 2021.
E que os projetos de lei não se referem a abertura de crédito suplementar e de crédito especial para promover ações que visam conter o avanço da covid-19 na cidade. Como foi divulgado por alguns meios de comunicação, Jerbson atribui a um “Comitê de ódio” a autoria e divulgação das fake news.
Conforme o presidente, o projeto corrigido foi entregue na Câmara na ultima terça-feira (8).
Balanço da gestão de JM: Quando questionado sobre esses primeiros seis meses a frente da Câmara Municipal de Ilhéus, suas decisões, e a “mágica” de conduzir a casa com um déficit de aproximadamente R$ 2 milhões de reais em caixa, Jerbson disse ser necessário planejar, arrumar e fazer a gestão conforme as diretrizes, e que a atitude de diminuir em 19% o salário dos vereadores foi para que a casa atingisse o limite permitido por lei, de usar somente 70% dos recursos recebidos em pagamentos. ” A redução foi uma adequação à lei”, acrescentou.
Para o presidente, com a economia feita durante esses primeiros seis meses, a Câmara Municipal terá uma realidade mais confortável, com saldos positivos e garante aos servidores o retorno do pagamento do ‘ticket’ alimentação, a primeira parcela do 13.º salário e o pagamento de 1/3 de férias.
VÍDEO: EM DEPOIMENTO, EX-ASSESSORA NEGA REPASSE DE PARTE DO SALÁRIO AO VEREADOR LUCA LIMA

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que uma ex-assessora do Vereador Luca Lima, nega ter repassado parte do salário ao vereador. Durante o depoimento, Alexandra acrescentou ainda que, as dependências dos gabinetes comportam apenas quatro pessoas, em sua opinião, e que seu tio é paciente da Clinica de Recuperação para dependentes onde o Vereador é Diretor.
A oitiva ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores e foi realizada pelos Vereadores membros da Comissão Parlamentar Processante, que apuram a prática de “rachadinha”, com a presença dos Advogados do Vereador e da depoente.
Com informações do Ilhéus 24H
MAIS DE 3500 PESSOAS DA ZONA RURAL DE ILHÉUS FORAM VACINADAS

A Prefeitura de Ilhéus, em atendimento ao que preconizam os órgãos de saúde tanto de âmbito estadual quanto federal, segue a estratégia de saúde do plano de imunização contra a Covid-19 para atender igualmente as populações urbanas e da zona rural, com oferta da vacina para os grupos elencados como prioritários. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, do total de 82.072 doses aplicadas, sendo 57.760 referentes à primeira dose e 24.312 da segunda dose, cerca de 3500 pessoas das áreas rurais do município foram imunizadas com as duas doses.
Já foram contempladas pessoas com comorbidades, como hipertensão e diabetes, em localidades como Castelo Novo, Banco do Pedro, Assentamentos João Amazonas e Fábio Henrique, Vila Cachoeira, Salobrinho, Aritaguá, Vila Olímpio, São José, Sambaituba, Banco Central, Inema, Pimenteira, Novo Ilhéus, Maria Jape e Japu.
BAHIA RECEBE MAIS DE 146 MIL DOSES DE VACINA PZIFER; ESTE É O MAIOR LOTE DO IMUNIZANTE RECEBIDO PELO ESTADO

Voo comercial com nova remessa pousou no aeroporto de Salvador às 20h41. Doses foram produzidas pela farmacêutica Pfizer, em parceria com o laboratório BioNTech.
A Bahia recebeu mais 146.250 mil doses de vacina contra Covid-19 nesta terça-feira (8). O voo comercial trazendo a nova remessa pousou no aeroporto de Salvador às 20h41. Este é o maior lote do imunizante produzido pela farmacêutica Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech, que chegou ao estado, até o momento.
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) detalhou que as vacinas serão conferidas pela equipe da Coordenação Estadual de Imunizações e devem começar a ser enviadas para os municípios ainda esta semana.
Segundo a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, os municípios estão com estoque de imunizantes, por isso, há a possibilidade de fazer o envio junto com a remessa da vacina Astrazeneca/Fiocruz que deve chegar nos próximos dias.
Com esta carga, a Bahia chegará ao total de 6.959.400 doses de vacinas recebidas, sendo 3.035.800 da Coronavac, 3.566.750 da AstraZeneca/Oxford e 356.850 da Pfizer/BioNTech.
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ADMISSÃO ÀS ESCOLAS DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE

A Diretoria de Portos e Costas (DPC) abriu as inscrições para o Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro-RJ, e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém–PA. As inscrições podem ser feitas até dia 15 de junho.
O Processo Seletivo destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento de 263
vagas, sendo 144 vagas para o CIAGA e 119 vagas para o CIABA.
São requisitos para participar do processo seletivo: ser brasileiro nato (ambos os sexos), com idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos em 1º de janeiro de 2021, ter concluído curso do Ensino Médio ou equivalente, não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável, ter a altura mínima de 1,54m e a máxima de 2,00m, entre outros.
As cidades para realização das provas escritas e demais etapas da seleção incluem Salvador e outras capitais do Norte/Nordeste, e o valor da taxa de inscrição é de R$ 65,00.
O edital está disponível em www.ciaga.mar.mil.br.









