WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


PREFEITURA DE ILHÉUS PRORROGA TOQUE DE RECOLHER ATÉ 8 DE JUNHO

As normas têm o objetivo de conter o avanço da doença no município

A Prefeitura de Ilhéus decidiu prorrogar até o dia 8 de junho o toque de recolher, das 23h às 5h, e as medidas de combate à Covid-19. As normas têm o objetivo de conter o avanço da doença no município.

Dessa forma, continua suspensa a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas e amadoras, que promovam contato físico, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Seguem vedados eventos recreativos em logradouros públicos ou privados; cerimônias de casamento; circos; parques; solenidades de formatura; passeatas e afins no período compreendido entre 2 de junho de 2021 e 8 de junho de 2021.

O último boletim epidemiológico, divulgado na terça-feira (1º), contabiliza 17.492 pessoas curadas e 132 pacientes infectados pela Covid-19. Dos 81 leitos de UTI habilitados, 23 abrigam pacientes de Ilhéus e 43 estão ocupados com pacientes oriundos de outras cidades baianas. Os dados são informados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

ILHÉUS RECEBE NOVAS DOSES E PÚBLICOS ESPECÍFICOS SERÃO VACINADOS NESTA SEXTA-FEIRA (4)

É indispensável a apresentação do CPF, cartão do SUS e cartão de vacinação, se o usuário tiver.

A Prefeitura de Ilhéus informa que a vacinação será retomada na próxima sexta-feira, 4, mesmo sendo ponto facultativo no município, conforme publicado no Diário Oficial. Com a chegada de novas doses esta semana, a secretaria municipal de Saúde (Sesau) atenderá alguns públicos, previamente agendados e em locais específicos, como a população em situação de rua, caminhoneiros de uma empresa e os portuários, na sexta-feira.

De acordo com as informações repassadas pela pasta, a população em situação de rua será atendida no Centro Especializado de Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), que fica na Avenida Candeias, bairro Conquista; os portuários serão vacinados no próprio Porto do Malhado; e os caminhoneiros na sede da empresa específica cadastrada junto ao órgão municipal de saúde.

É indispensável a apresentação do CPF, cartão do SUS e cartão de vacinação, se o usuário tiver.

A Sesau informou ainda que a oferta da segunda dose está suspensa em razão de que os pontos que ofertam segunda dose não vão estar funcionando especificamente nesta próxima sexta-feira, 04.

TARCISIO PAIXÃO OCUPARÁ POR 30 DIAS VAGA DO VEREADOR ALDEMIR ALMEIDA NA CÂMARA DE ILHÉUS

Servidor Público Municipal, lotado na Superintendência Municipal de Trânsito (Sutrans), o agente Tarcisio Paixão assume por 30 dias o mandato de vereador em Ilhéus. Primeiro suplente do Partido Progressista (PP) ele ocupará a vaga do médico Aldemir Almeida, que pediu afastamento temporário alegando problemas de saúde.

Tarcisio tem 48 anos, já cumpriu três mandatos consecutivos como parlamentar na Câmara de Ilhéus (2009 a 2012, 2012 a 2016 e 2016 a 2020) e por duas outras vezes ocupou a vaga de suplente. Tarcisio Paixão foi empossado nessa quarta-feira  (02) à tarde pelo presidente da Câmara, Jerbson Moares (PSD), durante o início da sessão ordinária.

OREFEITURA, SETRE E SINEBAHIA DIALOGAM PARA AMPLIAR DIVULGAÇÃO DE VAGAS DE EMPREGO EM ILHÉUS

Por videoconferência realizada na tarde de terça-feira (1º), o vice-prefeito Bebeto Galvão se reuniu com representantes da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para tratar sobre a ampliação da oferta de empregos intermediados pelo SineBahia. Com o início das obras do Porto Sul e da implantação da BA-649, trecho que liga Ilhéus e Itabuna, a Prefeitura prioriza a contratação com carteira assinada de mão de obra local para preenchimento das vagas disponíveis no município.

“Estamos realizando a interlocução com o Governo do Estado para dar ao nosso cidadão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, com máxima divulgação dessas vagas. Mesmo em um período desafiador, buscamos mecanismos para fomentar a economia, dentro da perspectiva de resgate do valor do trabalho e da qualificação profissional desse grupo”, destacou Bebeto Galvão.

Na oportunidade, o vice-prefeito solicitou ao ente estadual a instalação do SineBahia Móvel, unidade itinerante que visa dar agilidade aos processos de seleção de vagas de emprego e encaminhamento dos candidatos, além de prestar outros serviços, como emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Também participaram da videoconferência os secretários Bento Lima (Gestão e Tecnologia) e Vinícius Briglia (Desenvolvimento Econômico); o coordenador da unidade do SineBahia em Ilhéus, Érico Fontes; e a chefe da Sala do Empreendedor, Priscila Vieira. De acordo com o Sine Ilhéus, cerca de 150 vagas de empregos diretos foram formalizadas por intermediação do órgão para atender a atual demanda do Porto Sul. A expectativa é que durante o mês de junho sejam abertas mais 61 vagas de trabalho no modal.

PESQUISA APONTA JERBSON MORAES COMO O CANDIDATO MAIS ACEITO PARA DEPUTADO ESTADUAL EM 2022

Jerbson ficou em primeiro lugar em pesquisa, com 28.6% (264) dos votos.

Em pesquisa veiculada nos últimos dias, mostra que o vereador e atual Presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), lidera as intenções de votos em  uma possível disputa para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Jerbson foi testado em um cenário com vinte nomes, incluindo grandes políticos da região.

Com um percentual de 28.6% (264) dos votos, Jerbson Moraes (PSD) poderá ser o coringa nas próximas eleições, ele que já está em seu segundo mandato como vereador, venceu a última eleição como o mais votado da cidade, com 1.512 votos. E possuí boa articulação política na região cacaueira.

O Ferendum Pesquisas foi acessada por cerca de 1000 eleitores,  entre os dias 25 e 2 de junho.

Confira aqui o resultado oficial da pesquisa. 

:: LEIA MAIS »

COVID-19: MPF E MPBA RECOMENDAM QUE BAHIA APRESENTE CRITÉRIOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS PARA ANTECIPAR VACINAÇÃO DE NOVOS GRUPOS

Comissão Bipartite deve ater-se aos critérios definidos no plano nacional e garantir a vacinação integral dos grupos prioritários previstos antes de incluir novos públicos.

Em recomendações expedidas nesta quarta-feira (19) os Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado da Bahia (MPBA) pedem que a vacinação contra a covid-19, na Bahia, atenha-se ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO), e que qualquer antecipação de vacinação de grupos prioritários apresente, previamente, os critérios técnico-científicos que embasam a decisão. A intenção é que a vacinação dos grupos siga as prioridades definidas pelo plano, garantindo a vacinação integral de cada grupo antes da extensão a novos públicos, principalmente àqueles que não tem prioridade prevista no PNO.

A recomendação foi direcionada à Comissão Intergestores Bipartite, por intermédio dos seus coordenadores, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Stela dos Santos Souza. A emissão do documento leva em consideração a notícia veiculada na última segunda-feira (18), no site Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de que a comissão aprovou a inclusão de profissionais da comunicação com idade superior a 40 anos como grupo prioritário para a vacinação contra a covid-19. Uma recomendação similar foi expedida à Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), na pessoa do secretário Leonardo Prates.

Para os MPs, a inclusão desses profissionais viola a regra de prioridades prevista no PNO sem apresentar os critérios técnico-científicos para a decisão. “Embora se reconheça a importância da atividade dos profissionais de comunicação, há outras categorias igualmente relevantes não contempladas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (PNO), vulnerando o princípio da equidade do Sistema Único de Saúde.”, afirmam os autores da recomendação: promotores de Justiça Frank Ferrari, Patrícia Medrado, Rita Tourinho e Rogério Queiroz – coordenadores do GT/Coronavírus do MPBA e o procurador da República Edson Abdon Peixoto Filho, que atua na área de Tutela Coletiva do MPF na Bahia.

Os MPs deram o prazo de 24h para que a Comissão Intergestores Bipartite e a SMS apresentem manifestação a respeito do acatamento das recomendações, bem como informações acerca das providências adotadas para o seu cumprimento.

MORRE EX-PRESIDENTE DA OAB-BA, SAUL QUADROS, VÍTIMA DA COVID-19

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia, Saul Quadros, faleceu por volta de 1h da madrugada desta quarta-feira (2). Ele estava internado em estado grave no Hospital Aliança, acometido pela Covid-19.

A informação foi confirmada pelo atual presidente da OAB-BA, Fabrício Castro. Em nota, ele disse que o óbito foi “uma grande perda para a classe, que se despede de um advogado, um ex-presidente com relevantes serviços prestados à Ordem”. A instituição decretou três dias de luto oficial pela morte.

Quadros estava internado desde abril e chegou até a fazer uso de ECMO (Oxigenação Membrana Extracorpórea), mas não resistiu à doença. De acordo com a OAB-BA, o advogado deixa esposa, a advogada e desembargadora do trabalho aposentada Ismenia Quadros, e três filhos, todos advogados, Daniela, Ludmila e Saul Neto, que é presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB-BA. O velório será realizado ainda nesta quarta, às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade.

CARREIRA

Saul Quadros se formou Bacharel em Direito em 1966 pela Universidade Federal da Bahia. Ao longo da vida acadêmica, ele foi líder estudantil e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Depois disso, ele foi procurador-geral do Município de Salvador e advogado militante nas áreas de direito público, cível, empresarial e trabalhista. Ele assumiu a presidência da Ordem em dois triênios: 2007-2009 e 2010-2012.

Além disso, outros cargos assumidos por Quadros foram o de presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), conselheiro federal da OAB e vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat), membro do Instituto Brasileiro dos Advogados (IAB), da Associação Brasileira de Direito Constitucional (ABDC), da Associação Ibero Americana de Direito do Trabalho e da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas. Como pós-graduado em Didática do Ensino Superior, foi ainda professor de Direito Constitucional e Direito do Trabalho. (Atualizada às 7h06)

PARTICIPAÇÃO DE ESPECIALISTAS DEU O TOM DO LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE EM ILHÉUS

A Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente em Ilhéus foi lançada ontem (31) em audiência pública, na Câmara de Vereadores de Ilhéus. O evento contou com participação de cinco especialistas que abordaram temas referentes às riquezas naturais da cidade, contribuindo com um debate baseado na ciência para iniciar os trabalhos desse espaço de diálogo. A mediação da mesa foi realizada pelo vereador Vinícius Alcântara, presidente da Frente.

“Este espaço vai buscar soluções de cunho legislativo para que possamos enfrentar os problemas e desafios ambientais da nossa cidade, e que só podem ser desenvolvidos a partir de um trabalho em conjunto. Se propõe também a se articular com outras Frentes e propostas congêneres, em âmbito estadual e nacional”, explicou Vinícius.

A audiência contou com a participação do vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) e, virtualmente, da vereadora Enilda Mendonça (PT), que compõem a Frente Parlamente junto com os vereadores Edvaldo Gomes (DEM), Aldemir Almeida (PP), Gurita (PSD), Tandick Resende Júnior (PTB). A participação do público aconteceu de forma remota, via chat da transmissão no canal do Youtube da Câmara. O vídeo segue disponível para acesso em https://youtu.be/xfYhCQSZgCA

Trabalhos com base científica :: LEIA MAIS »

GOVERNADOR ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$1 BILHÃO EM REFORMA DE ESCOLAS NA BAHIA

Mais de 300 escolas públicas vão ser reestruturadas na Bahia, com investimento bilionário do Governo do Estado. O anúncio foi feito por Rui Costa, na manhã desta terça-feira (1), no bairro de São Caetano, em Salvador, onde visitou quatro unidades escolares. “Estamos fazendo um volume gigantesco de obras no estado, na área da educação, pra transformar a infraestrutura das escolas e, com isso, dar um salto na qualidade de ensino. A ideia é transformar mais de 300 escolas de uma vez só em escolas de ensino em tempo integral, com no mínimo sete horas de aula. Estamos investindo forte. Esse ano vamos ter, em andamento, licitações da ordem de R$1 bilhão”, afirma.

O governador tem visitado escolas públicas na capital, região metropolitana e interior do estado. De 2015 a 2021, 19 novas escolas já foram entregues e três Complexos Poliesportivos Educacionais. De acordo com Rui Costa, para manter o aluno na escola o dia todo “é preciso ter uma infraestrutura que o aluno possa fazer atividade cultural, com auditório e teatro, locais adequados para práticas esportivas com piscina, campo society, grama sintética, quadra coberta, espaços para exercício de lutas e artes marciais e também laboratório e biblioteca”.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre os investimentos. “Todo este trabalho reflete o compromisso do governador Rui Costa com a Educação. As obras executadas são de manutenção, modernização e construção de novas escolas e de Complexos Poliesportivos Educacionais, que têm um moderno padrão de engenharia, com espaços para fomentar, ainda mais, a Educação em Tempo Integral, a Educação Profissional e Tecnológica, assim como o esporte, a arte e a cultura no currículo escolar. Além disso, as novas unidades de ensino e os complexos estarão abertos para atender também as comunidades locais e até a dos territórios de identidade onde estão inseridas”, afirmou.

EX PREFEITO DE ILHÉUS TERÁ QUE DEVOLVER R$ 206,4 MIL AOS COFRES PÚBLICOS

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), condenou, nesta terça-feira (01),  o ex-prefeito da cidade de Ilhéus, Newton Lima Silva  a devolver R$ 206.485,06 aos cofres públicos. De acordo com o órgão, a quantia será acrescida de juros de mora e atualização monetária. A condenação é resultado da desaprovação da prestação de contas do convênio 032/2010, firmado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) com a prefeitura da cidade.

O ex-gestor também terá que pagar multa de R$ 4 mil pela realização de despesas cuja regularidade não foi adequadamente comprovada e a inexecução parcial do objeto pactuado. Ainda de acordo com o órgão, o ex-prefeito Jabes Souza Ribeiro também terá que pagar multa, de R$ 1 mil, em virtude de não ter adotado providências efetivas ao saneamento das falhas apontadas na prestação de contas da segunda parcela do convênio. O convênio teve como objeto a pavimentação asfáltica em ruas e avenidas localizadas no município de Ilhéus.

O órgão concluiu ainda os julgamentos de outras duas prestações de contas de convênios: o primeiro, 195/2005, firmado pela Secretaria de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais do Estado da Bahia (Secomp)/Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) com o município de Itaparica, para a execução do “Programa de Subsídio Habitacional de Interesse Social”, (arquivamento, sem baixa de responsabilidade, e expedição de determinação); O segundo, 415/2017, tendo como convenentes a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Município de Abaré (aprovação plena).



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia