WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


OPERAÇÃO DE COMBATE À PORNOGRAFIA INFANTIL CUMPRE TRÊS MANDADOS NA BAHIA

A Operação Luz na Infância 8 cumpre 176 mandados judiciais no Brasil e em outros países

O Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou, nesta quarta-feira (9), a Operação Luz na Infância 8. A operação tem como objetivo identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet.

Na Operação Luz na Infância 8, a Polícia Civil da Bahia está cumprindo três mandados de busca e apreensão no estado. Os policiais cumprem 176 mandados de busca e apreensão no Brasil e em mais cinco países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Panamá e Equador.

Houve a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI), que ofereceu cursos, compartilhamento de boas práticas e capacitações.

No Brasil, a operação conta com a participação da Polícia Civil de 18 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso, Paraná, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul e Amazonas, além de agentes de aplicação da lei dos países envolvidos.

INFLAÇÃO ACELERA EM MAIO E ATINGE 8,06% EM 12 MESES

Taxa de de 0,83% foi a maior para um mês de maio desde 1996. Inflação segue bem acima do teto da meta do governo para o ano, que é de 5,25%. Energia elétrica saltou 5,37% e foi o item que mais pesou no índice geral.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial do país – ficou em 0,83% em maio, 0,52 ponto percentual acima da taxa de 0,31% registrada em abril, conforme divulgou nesta quarta-feira (9) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Foi o maior resultado para um mês de maio desde 1996 (1,22%). O acumulado no ano foi de 3,22%, e o dos últimos 12 meses, de 8,06%, acima dos 6,76% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores”, informou o IBGE.

Com o resultado, a inflação permanece bem acima do teto da meta do governo para a inflação no ano – o centro da meta é de 3,75%, podendo variar entre 2,25% e 5,25%.

resultado veio acima do esperado pelo mercado. A mediana das estimativas de 35 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data era de avanço de 0,70% em maio.

Os 9 grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram alta em maio. A maior variação foi no grupo habitação, seguida pelos preços dos transportes. Veja abaixo:

  • Alimentação e bebidas: 0,44%
  • Habitação: 1,78%
  • Artigos de residência: 1,25%
  • Vestuário: 0,92%

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS: CORPO É ENCONTRA NO RIO EM VILA NAZARÉ

O corpo ainda não teve identificação divulgada.

Um corpo ainda sem identificação, foi encontrado por populares na tarde desta terça-feira (08), boiando em um rio, nas imediações da ponte de acesso à Vila Nazaré, na zona oeste de Ilhéus.

Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados e retiraram o corpo, a vítima estava descalça, trajando calça de cor marrom e camisa azul.

A Polícia Civil de Ilhéus investiga o caso.

SUSPEITA DE ATROPELAR E MATAR CRIANÇA DE 4 ANOS EM PAU BRASIL É PRESA

Criança foi atropelada por uma caminhonete dirigida pela mulher, que pertence ao namorado dela, na noite do dia 3 de junho, na cidade de Pau Brasil.

A mulher suspeita de atropelar o menino Enzo Gabriel Oliveira dos Santos, de 4 anos, com uma caminhonete foi presa na manhã desta terça-feira (8), na cidade de Camacan, no sul da Bahia, de acordo com a Polícia Civil. O caso aconteceu na noite da última quinta-feira (3), na cidade de Pau Brasil. A criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a polícia, a mulher tem 18 anos e não possui habilitação para dirigir. No momento do crime, ela dirigia o veículo do namorado, que também foi preso. Segundo a polícia, os dois ingeriram bebidas alcoólicas em um bar na zona rural do município de Pau Brasil, antes de o homem passar a direção da caminhonete para ela.

Ainda segundo a polícia, a condutora do veículo perdeu o controle e invadiu a calçada, atropelando Enzo Gabriel, que estava ao lado da mãe. Ela e o namorado fugiram com o carro ainda ligado, pressionando o corpo da criança contra a parede de uma casa.

Além da omissão de socorro e de terem fugido do local, o casal cometeu, segundo a polícia, homicídio doloso. O crime foi cometido na modalidade dolo eventual, uma vez que assumiram o risco de matar. A identidade dos dois não foi divulgada. O caso é investigado pela Delegacia Territorial de Camacan.

:: LEIA MAIS »

JUSTIÇA MANTÉM CONDENAÇÕES DE EX-SECRETÁRIOS ACUSADOS DE FRAUDES EM LICITAÇÕES

Essa foi a segunda vez que Kácio Clay Silva Brandão e Jamil Chagouri Ocké, condenados a nove anos de reclusão por crimes de fraudes em licitações, tiveram recursos negados pelo TJ-BA.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) manteve mais uma vez a condenação dos ex-secretários de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Kácio Clay Silva Brandão e Jamil Chagouri Ocké – que foi eleito vereador.

A decisão aconteceu na segunda-feira (7). Não há detalhes de se os acusados recorreram da decisão.

Essa foi a segunda vez que Kácio Clay Silva Brandão e Jamil Chagouri Ocké, condenados a nove anos de reclusão por crimes de fraudes em licitações, tiveram recursos negados pelo TJ-BA. A primeira vez aconteceu em fevereiro deste ano.

A dupla foi presa em 2017 durante a “Operação Citrus”, deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e que apura fraudes em licitações. Entretanto, a ação não detalhou se em algum momento eles foram soltos para responderem em liberdade.

RELEMBRE O CASO

:: LEIA MAIS »

REUNIÃO PAUTA MELHORIAS PARA O CENTRO DE ZOONOSE DE ILHÉUS

Nesta terça-feira( 09), o vereador e líder do governo, Gurita (PSD), articulou uma reunião com entidades que defendem os animais em Ilhéus junto ao futuro secretário de saúde do município e presidente do PSD/Ilhéus, o médico André Cesário.

As entidades vêm juntamente com o legislativo ilheense, montando uma base forte, bem estruturada, em defesa da causa dos animais e propõe o imediato retorno nos procedimentos gratuitos de castração no Centro municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus, que está sem executar o serviço há pelo menos um ano.

O médico André Cesário prometeu realizar novas reuniões depois de sua efetivação, para montar um projeto de revitalização do Centro de Zoonose de Ilhéus.

Esteve presente a senhora Maria da Conceição Barbosa (Ceiça) representante do Instituto Planeta dos Bichos, o sr. Jeremias protetor, a senhora Aline Quézia – advogada, presidente da comissão de defesa dos direitos dos animais OAB/BA- Subseção Ilhéus e a senhora Socorro Mendonça do Instituto Nossa Ilhéus.

Em março deste ano foi realizada uma Sessão Especial remota promovida pela Câmara Municipal de Ilhéus, que debateu a formulação de políticas públicas de cuidado e proteção dos animais.

ILHÉUS: SESAU REALIZA TREINAMENTO PARA APLICAÇÃO DA VACINA PFIZER/BIONTECH

 O imunizante possui características específicas de armazenamento e manuseio, sendo necessária a qualificação das equipes para aplicação correta das doses.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou na última semana uma capacitação destinada às equipes que atuam na estratégia de imunização da cidade de Ilhéus. O treinamento aconteceu na Cruzada do Bem pelo Bem, com a finalidade de orientar as equipes sobre a administração da vacina Pfizer/BioNTech. O imunizante possui características específicas de armazenamento e manuseio, sendo necessária a qualificação das equipes para aplicação correta das doses.

Enfermeiros; técnicos; agentes de combate às endemias; agentes comunitários de saúde e voluntários da Sesau participaram do encontro que abordou informações sobre dosagem, diluição da vacina e uso de agulhas e seringas específicas dos fabricantes, que requerem vigilância na administração. A capacitação atende à recomendação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

De acordo com Walkíria Freitas, coordenadora do setor de Imunização, as informações e orientações repassadas às equipes sobre a metodologia da vacina foram adquiridas durante capacitação prévia, ministrada por representantes da Pfizer. A Sesau aguarda repasse do imunizante, que será destinado à vacinação de gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), com ou sem comorbidades, a partir de 18 anos.

ITABUNA: JORNALISTAS COMEÇA A SER VACINADOS NESTA QUARTA (9)

Nos profissionais de comunicação, será aplicada a dose em quem tiver acima de 40 anos.

Nesta quarta-feira, 9, jornalistas de diversos veículos de comunicação de Itabuna serão vacinados contra o novo coronavírus. A imunização vai começar às 8h30min na Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, fundos do antigo Sesp. Para tomar a 1º dose, o profissional precisa apresentar uma declaração comprovando que trabalha em coberturas externas ou ambientes fechados, como estúdios, salas de edição, etc.

A categoria faz parte dos grupos definidos pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB) como prioritária para a vacinação, com o imunizante da Oxford/ Astrazeneca. Nos profissionais de comunicação, será aplicada a dose em quem tiver acima de 40 anos.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 72.045 pessoas já tomaram as duas doses da vacina contra o novo coronavírus, em Itabuna, o que representa cerca de 30% da população. “Tivemos uma boa adesão à vacina, em especial de professores e profissionais do transporte”, comemora Camila Brito, coordenadora de Imunização.

Ela informou que as os jovens com 18 anos portadores de comorbidades já estão sendo vacinados. A imunização também está disponível para lactantes, ou seja, mulheres que estão amamentando.

“As Unidades de Saúde e de Saúde da Família permanecem com a vacinação. Nós sempre fazemos ações específicas em locais como Usemi, FTC e na própria Rede de Frio”, disse Camila.

Já os motoristas por aplicativo estão em fase de cadastramento na Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) para receberem a vacina. “Vamos continuar seguindo as orientações da CIB com 20% da vacinação para grupos prioritários e 80% para idosos”, afirmou Camila Brito.

FUNCIONÁRIO SUSPEITO DE DESVIAR PRODUTOS DE LOJA É PRESO EM CIDADE DO RECÔNCAVO

 

Segundo investigações da Polícia Civil, ele repassava os produtos a um comparsa, que os revendia pela Internet.

Um homem suspeito de desviar produtos do estabelecimento em que trabalhava foi preso, na segunda-feira (7), por investigadores da 1ª Delegacia Territorial (DT) de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. A informação é da Polícia Civil. Além dele, também foi capturado um outro homem envolvido com os furtos qualificados pelo abuso de confiança, ocorridos naquele município.

Segundo as investigações, o primeiro acusado, que era funcionário do estabelecimento, abusava da confiança que possuía como contratado da loja e há mais de dois meses vinha desviando objetos da loja, repassando para o seu parceiro, que os revendia pela internet.

As investigações apontam que já haviam sido desviados máquinas de lavar, fogões, batedeiras e liquidificadores, além de outros eletrodomésticos. Ainda de acordo com a apuração dos policiais da 1ª DT, um fogão e uma lavadora eram repassados por R$ 100 pelo funcionário ao outro suspeito.

A operação de repasse acontecia na hora do almoço, quando o comparsa ia diretamente à loja fazer o carregamento ilegal, também com ajuda direta do empregado. Apenas em fogões e máquinas de lavar, foram 18 produtos retirados desta maneira.

Os objetos recuperados já foram devolvidos ao estabelecimento. O funcionário, de 32 anos, e seu parceiro, de 34, estão à disposição da Justiça.

APÓS REUNIÃO, BANCÁRIOS DECIDEM SUSPENDER PARALISAÇÃO DESSA TERÇA

O Sindicato dos Bancários da Bahia, em decisão nacional conjunta, suspendeu a greve que estava marcada para esta terça-feira (8).

A razão é que a entidade conseguiu agendar uma reunião com o governo federal para discutir a entrada da categoria no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.

O encontro será com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e  está marcado para a próxima semana, no dia 15 de junho, com a presença da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e da Febraban  (Federação Brasileira de Bancos).

Apesar da suspensão, os trabalhadores farão um ato nesta terça, às 9h, em frente à Prefeitura de Salvador, em prol da urgência na inclusão do grupo entre os que podem ser vacinados.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia