INFECTOLOGISTA DA SANTA CASA DE ITABUNA ALERTA PARA TERCEIRA ONDA DA COVID-19

A nova cepa do novo coronavírus, que teve origem na Índia, pode ser muito mais transmissível do aquelas que já circulavam no Brasil. O alerta é do médico da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), o infectologista Fernando Romero. Desde o início da pandemia, no ano passado, até esta segunda-feira (7), foram 7.105 pacientes com os sintomas da doença atendidos nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes. Desse total, 2.026 precisaram de internamento.
Fernando Romero reforça a necessidade da vacinação em massa contra a Covid-19 para conter a transmissão do vírus. “A terceira onda é real e bastante preocupante. Determinadas cepas são mais fortes, com a capacidade de causar mais doenças. Então, qualquer ambiente pode aumentar ou reduzir o poder de transmissão do vírus. Isso dependerá do comportamento das pessoas”, explica.
O especialista afirma que o efeito da nova variante pode estar ligada ao afrouxamento de medidas de restrição à circulação de pessoas e distanciamento social. Ele chama atenção que o aumento repetitivo de casos traz grandes complicações para o sistema de saúde. Uma delas é a superlotação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Nos próximos dias, com o tempo frio, o vírus pode se disseminar com maior facilidade entre as pessoas. Por isso, é necessário que os cuidados sejam redobrados”, observa Romero.
ORIENTAÇÕES
O infectologista orienta que as pessoas mantenham, no dia a dia, o hábito de usar máscara, higienizar as mãos, respeitar o distanciamento social e evitar aglomerações em espaços públicos e privados. Ele também fala da mudança de perfil dos pacientes. “No início da pandemia, os idosos eram considerados grupos de riscos. Após um ano e meio das primeiras notificações, o perfil de pacientes com casos graves mudou. Os jovens também passaram a enfrentar problemas graves em decorrência da doença e muitos estão indo a óbito”, pontuou.
A presença da cepa indiana no Brasil não altera as medidas preventivas de combate e prevenção ao coronavírus. Os primeiros casos confirmados do País da nova variante foi no dia 20 de maio. Até o momento, a cepa foi detectada em estados como Maranhão e Rio de Janeiro. Hoje, a variante está presente em 66 países.
GOVERNO PREVÊ PRORROGAR AUXILIO EMERGENCIAL POR DOIS MESES ANTES DE NOVO BOLSA FAMILIA

A ajuda voltada aos mais vulneráveis durante a pandemia continua com o mesmo valore de R$ 150 a R$ 375.
O governo deve prorrogar o auxílio emergencial por mais dois meses. Assim, a ajuda voltada aos mais vulneráveis durante a pandemia de covid-19 será estendida até setembro, nos mesmos valores de R$ 150 a R$ 375 e com igual alcance em termos de público. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo e Folha de S.Paulo. A prorrogação deve ocorrer por medida provisória.
Para financiar a prorrogação, a equipe econômica deve abrir um crédito extraordinário de aproximadamente R$ 12 bilhões.
O valor vai reforçar os cerca de R$ 7 bilhões que ainda estão disponíveis dentro dos R$ 44 bilhões do teto de gastos já destinados ao programa e que não foram usados porque o número de famílias na nova rodada ficou abaixo do inicialmente projetado.
O substituto do Bolsa Família deve ser implementado até dezembro de 2021, ou acabará engavetado, pois a lei veda a adoção desse tipo de medida em ano de eleições.
SALVADOR NÃO RECEBERÁ DOSES DA SPUTNIK V NA PRIMEIRA REMESSA; PRIORIDADE SERÁ CIDADES DE MÉDIO PORTE

Segundo Fábio Vilas-Boas, vacina russa deve ser recebida pelo estado cerca de 30 dias após conclusão de “ajustes contratuais” com fabricante.
O Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou nesta segunda-feira (7), que a Bahia deve receber 300 mil doses da vacina Sputnik V, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária na última sexta-feira (4). Após a reunião com membros da equipe da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foi decidido que elas serão distribuídas para as cidades de médio porte, que ainda serão definidas em uma reunião com o governador Rui Costa (PT), “com base no cenário epidemiológico” da Covid-19. Salvador não receberá doses da Sputnik V nessa primeira remessa.
“Na Bahia, cerca de 300 mil doses serão direcionadas para cidades de médio porte – que ainda serão definidas mediante o cenário epidemiológico da taxa de contágio do coronavírus – para imunizar cerca de 150 mil pessoas”, anunciou o chefe da pasta estadual. O intervalo entre as duas doses do imunizante é de 30 dias.
Segundo Vilas-Boas, as vacinas deverão ser recebidas pelo estado cerca de 30 dias após a conclusão dos “ajustes contratuais”. Ele diz que “já está em fase avançada de conversa com os russos para reduzir a 1% o que havia sido pactuado originalmente”. Isso acontece porque, em caráter excepcional, a Anvisa apenas autorizou o uso do imunizante russo em quantidades específicas. No primeiro momento, ela será utilizada dentro de um estudo de efetividade a ser seguido pelos estados requerentes.
“Na última sexta-feira (4), a Anvisa autorizou a importação emergencial da vacina contra a Covid-19, Sputnik V, inicialmente limitada a 1% da população dos estados consorciados do Nordeste, Amazônia Legal, Goiás e Espírito Santo”, explicou o secretário. Ele indica que irá cumprir as exigências da agência e se compromete a “fazer o acompanhamento da eficácia e segurança da vacina que será aplicada”.
DECRETO MANTÉM PROIBIÇÃO SOBRE VENDA DE BEBIDAS ATÉ 15 DE JUNHO

Toque de recolher também é prorrogado, das 21h às 5h, com alguma exceções.
O governo da Bahia prorrogou o toque de recolher em todo estado a partir desta terça-feira (8). O decreto é válido até o dia 15 de junho. A restrição de locomoção vale das 21h às 5h, com alguma exceções.
Nos municípios da Chapada Diamantina, Oeste, Irecê, Jacobina, Sudoeste e Extremo-Sul, a medida vale a partir das 20h. Já nas cidades onde a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) se mantiver igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, o toque de recolher começa às 22h.
Com a medida, os bares e restaurantes deverão encerrar o atendimento presencial às 19h. O serviço de delivery pode funcionar até meia-noite. Além disso, durante o final de semana, entre as 18h de 11 de junho até as 5h de 14 de junho, a venda de bebidas alcoólicas segue proibida, inclusive por entrega em domicílio. A regra tem exceção apenas para os municípios onde a ocupação de UTI ficar igual ou menor que 75% por cinco dias seguidos.
Ainda segundo o decreto, as unidades de ensino públicas e particulares podem funcionar presencialmente apenas nas cidades onde a taxa de ocupação de UTI ficar em 75% ou menos por cinco dias.
REFERÊNCIA EM COVID-19, HOSPITAL DE CAMPANHA TEM 100% DOS LEITOS DE UTI OCUPADOS

Nesta segunda (7), o Hospital de Campanha de Itabuna atingiu 100% de ocupação de leitos de terapia intensiva, reservados aos pacientes com quadro grave da Covid-19. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital possui 20 leitos, 5 dos quais de retaguarda. Dos internados nos 15 leitos de terapia intensiva, 60% são pacientes de Itabuna.
Desde a sua abertura, o hospital atendeu a 147 pacientes, dos quais 102 receberam alta. A unidade de referência recebe investimento mensal de R$ 2 milhões, segundo o prefeito Augusto Castro. O Hospital de Campanha atende pacientes de Itabuna e de cidades circunvizinhas por meio de leitos regulados pelo Governo do Estado.
“Se não fosse o Hospital de Campanha, os pacientes teriam que aguardar na fila da regulação, o que aumentaria risco de serem transferidos para outras cidades. Até esta segunda-feira, 15 pacientes estão internados na UTI e seis na enfermaria, fora que os leitos restantes são de retaguarda”, destaca a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes.
BRASIL É 2.º PAÍS COM MAIS MORTES DE CRIANÇAS POR COVID-19, MOSTRA LEVANTAMENTO

O Brasil é o segundo país em número de mortes de crianças zero a nove anos em decorrência da Covid-19. Levantamento do Estadão junto ao Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe) mostra que o país registrou, até meados de maio, 948 crianças dessa faixa etária mortas pela infecção. O Brasil fica atrás apenas do Peru, ao comparar 11 países.
O levantamento considerou países que registraram pelo menos mil mortes por milhão de habitantes e que possuem mais de 20 milhões de habitantes.
A reportagem identificou que a incidência no Brasil é de 32 mortes por Covid-19 a cada um milhão de crianças de zero a nove anos existentes no país. No Peru, país que lidera o ranking, a incidência foi de 41 por milhão. As vizinhas Argentina e Colômbia tiveram 12 e 13 mortes por milhão, respectivamente.
Polônia e Ucrânia, que entrariam na lista, foram excluídas pela ausência de dados.
A matéria destaca que nos países europeus, o cenário foi diferente. O Reino Unido e a França registraram apenas quatro mortes de crianças de zero a nove anos, o que dá uma taxa de 0,5 morte por milhão em cada um dos países. No continente, o maior número foi registrado na Espanha. Lá, a cada um milhão de crianças, três morreram por covid — um décimo do índice brasileiro.
PM PROMOVE CAMPANHA DO AGASALHO PARA MORADORES DE RUA EM ILHÉUS

A 70ª Companhia Independente da Polícia Militar iniciou, neste domingo (6), a Campanha do Agasalho para arrecadação de roupas de frio como agasalhos, cobertores, casacos, lençóis e vestes similares que serão doados para moradores de rua do município de Ilhéus. A iniciativa visa proporcionar melhores condições de proteção durante o frio, mais rigoroso nos meses de julho e agosto.
Segundo o comandante da 70ª CIPM, capitão Fábio Luiz Magalhães, a coleta será feita durante todo o mês de junho e a distribuição dos materiais está programada para 5 e 6 de julho. “É a primeira vez que realizamos essa Campanha do Agasalho. Em 2020, no Dia das Crianças, fizemos a distribuição de 270 brinquedos na cidade e estamos planejando, para este ano, uma campanha para o natal com distribuição de alimentos”, afirmou.
O oficial da PM disse que se sente feliz em promover essas campanhas, pois mostra a força da parceria da PM com a sociedade. A pessoa que quiser fazer uma doação pode entrar em contato com a companhia por meio do Instagram (@70cipm) ou indo até a sede da unidade, que fica na Rodovia Ilhéus-Uruçuca (BA-262), Km 03, Distrito Industrial de Ilhéus. A doação pode ser feita, também, nos postos da PM nos bairros Teotônio Vilela e Salobrinho.
APÓS MANIFESTAÇÃO, LIDERANÇAS INDIGENAS SE REÚNEM COM PREFEITURA DE ILHÉUS PARA DISCUTIR CONDIÇÕES DE ESTRADAS VICINAIS

Após negociação e acordo entre as partes, o trânsito na BA-001 foi liberado.
Na tarde de segunda-feira (7), os secretários João Aquino (Serviços Urbanos) e Gabriel Bittencourt (Mobilidade e Ordem Pública) se reuniram com lideranças rurais para discutir a situação do transporte público e as condições das estradas vicinais na região sul de Ilhéus. As comunidades foram representadas pelos caciques Maria Ivonete Silva Amaral Souza e Rosevaldo de Jesus Carvalho e pelas lideranças Bonisson Amaral Souza e Elnogalitom Magalhães de Carvalho Hernaski.
Durante a reunião, o grupo solicitou ao poder público melhoria da estrada que liga a sede do Distrito de Olivença ao Povoado de Sapucaieira, além da recuperação das pontes de Ioiô e de Benedito e o retorno dos horários regulares dos ônibus que fazem as linhas até o Povoado de Sapucaeira e de Santana. Conforme João Aquino, titular da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), uma nova reunião foi agendada para a próxima sexta-feira (11). Na oportunidade, será informada a data de início da recuperação das estradas.
O secretário Gabriel Bittencourt, por sua vez, entrou em contato com a empresa São Miguel, uma das concessionárias do transporte público na cidade, e após a conversa com a gerência ficou estabelecido que a partir desta quarta-feira (9) os ônibus retornarão aos horários solicitados.
Manifestação :: LEIA MAIS »
PRF ENCERRA OPERAÇÃO CORPUS CHRISTI 2021 E APRESENTA BALANÇO DOS CINCOS DIAS DE ATIVIDADES NAS RODOVIAIS FEDERAIS DA BAHIA

Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia finalizou, às 23h59 deste domingo (06), a Operação Corpus Christi 2021. Iniciada na última quarta-feira (02/06), a PRF intensificou a fiscalização e os esforços foram voltados à segurança viária, prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito e à garantia da mobilidade nas rodovias do país.
Durante os cinco dias da operação, a PRF na Bahia contou com reforço nas equipes e concentrou seu efetivo ao longo dos trechos mais movimentados e de maior incidência de acidentes graves e de ocorrências criminais.
Treze pessoas morreram em acidentes de trânsito nas estradas federais que cortam a Bahia, é o que aponta o balanço da Operação Corpus Christi, realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Iniciada na madrugada da última quarta, a operação intensificou a fiscalização voltada à segurança viária, prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito.
Durante o período, foram registrados 45 acidentes na Bahia. Destes, 17 tiveram pelo menos um óbito ou ferido gravemente. O número de feridos totalizou 57 vítimas.
Ainda segundo a PRF, 3.747 veículos foram fiscalizados. Nos cinco dias de operação, a PRF emitiu 3.513 notificações referentes a infrações diversas. A imprudência mais constatada pela polícia foi a ultrapassagem proibida, com 747 registros.
ILHÉUS APLICOU 6573 DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19 NA ÚLTIMA SEMANA; 131 FORAM SEGUNDA DOSE

6442 doses foram da primeira dose da vacina de Oxford e 131 da segunda dose das vacinas tanto de Oxford quanto da Coronavac.
A Prefeitura de Ilhéus divulgou o balanço da vacinação contra a covid-19 referente ao período de 29 de maio a 4 de junho de 2021. A secretaria municipal de Saúde (Sesau) informou 6573 doses aplicadas ao todo, sendo que 6442 doses foram da primeira dose da vacina de Oxford e 131 da segunda dose das vacinas tanto de Oxford quanto da Coronavac.
Segundo a Sesau, os públicos contemplados com a vacinação foram de moradores da zona rural, indígenas, força de segurança e salvamento, pessoas a partir de 53 anos, idosos, pessoas com comorbidades, acadêmicos em estágio na área da saúde, pessoas em situação de rua, caminhoneiros e portuários.









