PREFEITURA DE ILHÉUS AMPLIA ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE DO TEOTÔNIO VILELA

Os pacientes têm as consultas marcadas na próprias unidades de saúde, em que a maioria conta com a regulação para os atendimentos da Atenção Básica.
A oferta do número de consultas por dia nas unidades de Saúde do populoso bairro do Teotônio Vilela, foi ampliada pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que trabalha para aprimorar os atendimentos da Atenção Básica, vinculada à secretaria municipal de Saúde do Município (Sesau).
De acordo com as informações fornecidas pela coordenadora da zona oeste da Atenção Básica da Sesau, Tatiana Cabus, tanto a Unidade Básica de Saúde (UBS) Euler Ázaro, quanto as quatro unidades das Estratégias de Saúde da Família (ESF), situadas no Teotônio Vilela, tiveram ampliado o número de atendimentos por dia, que de uma média de 16 atendimentos já consideradas as demandas de quadros de urgência e emergência, conforme a recomendação do Ministério da Saúde, saltou para cerca de 14 a 20 atendimentos, podendo chegar a até 25 atendimentos diários na clínica médica da UBS.
“Esse é o resultado do planejamento em Saúde, para fortalecer a qualificação dos atendimentos e realizar uma oferta digna do serviço para a nossa população ilheense”, destacou o prefeito Mário Alexandre.
Como ficou – Na UBS do Euler Ázaro, os atendimentos da clínica médica e de especialidades como ginecologia e pediatria, são realizados pela ginecologista Dra. Carolina Luisa Marinho, que passa a atender até 20 pacientes por dia; o clínico Luiz Guilherme Picanço, que chega a realizar 25 atendimentos dia; e o pediatra Abílio Costa Neto, que cuidará de 14 a 16 pacientes diariamente.
Com a ampliação, na ESF Vilela 1, o clínico Caio Guerra atende entre 20 a 22 pacientes por dia; no ESF Vilela 2, o Dr. Paulo Melo, também clínico, realiza até 20 pacientes dia; a clínica Elaine Pena que atende no ESF Vilela, chega a até 16 pacientes por dia; e a clínica Cláudia Gubba, passa a atender até 20 pacientes por dia no ESF Vilela 4.
Os pacientes têm as consultas marcadas na próprias unidades de saúde, em que a maioria conta com a regulação para os atendimentos da Atenção Básica.
NOVO LOTE COM 366 MIL DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19 CHEGA À BAHIA

Todos os imunizantes que chegaram nesta quarta (2) são da Astrazeneca e serão utilizados para aplicação da primeira dose.
Um novo lote com 366 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia na manhã desta quarta-feira (2). Todos os imunizantes da carga são da Astrazeneca.
O lote chegou em um voo comercial, que pousou por volta das 9h40 no aeroporto de Salvador. Todas as vacinas que chegaram neste lote serão usadas na aplicação da 1ª dose no estado.
Após conferência e contagem das doses, as vacinas começarão a ser distribuídas pelas cidades baianas.
Os últimos dois lotes com vacinas contra a Covid-19 chegaram à Bahia no dia 26 de maio. Pela manhã, chegaram 351.750 da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz. No final da tarde, chegaram 37.440 doses do imunizante da Pfizer.
MAIO AMARELO EM ILHÉUS É MARCADO POR PALESTRAS E AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO

A ação tem o intuito de chamar atenção para os índices preocupantes de mortes e sequelas provocadas por acidentes.
Campanha voltada às ações preventivas para reduzir o número de mortes em vias e rodovias. Esse é o objetivo principal do movimento Maio Amarelo, que nesta edição abordou o tema “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”. Engajada na campanha, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), em parceria com órgãos de segurança e demais segmentos, realizou um trabalho educativo, com intervenções nas vias e palestras envolvendo agentes de trânsito, ministradas em empresas de transportes de cargas.
A iniciativa visa mobilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às sinalizações e normas estabelecidas para um trânsito responsável. A ação também tem o intuito de chamar atenção para os índices preocupantes de mortes e sequelas provocadas por acidentes. Através do projeto MobiAnjos, a Sutram auxilia pessoas com mobilidade reduzida na travessia de pedestres.
“Precisamos do apoio e empenho da população, não apenas durante a campanha, mas diariamente, com práticas simples que podem salvar vidas. Promover um trânsito seguro e mais humano é responsabilidade de todos nós”, afirmou o prefeito Mário Alexandre. Devido à pandemia, as ações foram realizadas, em sua maior parte, no ambiente virtual. :: LEIA MAIS »
SECRETÁRIO PREVÊ CANCELAMENTO DO SÃO JOÃO, CASO A SITUAÇÃO SE AGRAVE

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) prevê agravamento da pandemia da Covid-19 e pressão sobre o sistema de saúde cerca que 15 dias após as datas do São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho), sinalizou o titular da pasta, Fábio Vilas-Boas, nesta terça-feira (1º). Segundo ele, o governo do estado praticamente esgotou as medidas possíveis de adotar para evitar esse novo aumento de casos e demanda por serviços de saúde. O que resta agora é medidas de repressão e o diálogo com prefeitos para analisar a possibilidade de cancelamento do feriado do dia 24 em um caso extremo.
As tradicionais festas de São João e São Pedro já estão suspensas na Bahia. O governo do estado também proibiu a circulação de ônibus intermunicipais no período para evitar que as pessoas viajem e promovam festas clandestinas e aglomerações do interior do estado.
“Eu acho que mês de junho e julho serão muitos piores do que foram abril e maio. Sabemos que haverá migração de pessoas para zona rural, elas farão seus forrós nos sítios e fazendas, mesmo sem a movimentação de ônibus, isso vai acontecer, e nós vamos ter um pico entre 15 a 20 dias depois do São João e São Pedro”, previu o secretário em entrevista ao programa Isso é Bahia, uma parceria da A Tarde FM 103,9 e o Bahia Notícias.
Na avaliação de Vilas-Boas, apesar dessas medidas, as festas nas casas das pessoas e nas propriedades privadas “acontecerão aos milhares”.
“O que poderíamos fazer já fizemos que foi cancelar as festas e proibir os ônibus, daqui pra frente é só repressão com forças de segurança do estado, dos municípios, para impedir festas e aglomerações. Mas as festas que acontecem no interior das casas são difíceis de inibir, e elas acontecerão aos milhares”, disse o secretário da Saúde ao apelar para o bom senso da população.
AUTORIZADA A LICITAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVO TRECHO NA RODOVIA ILHÉUS-ITABUNA

A construção do trecho com extensão de 18 quilômetros amplia o corredor logístico da região sul da Bahia.
O prefeito Mário Alexandre celebrou nesta terça-feira (1º) a publicação do edital de licitação para a construção da BA-649, que liga as cidades de Ilhéus e Itabuna. A construção do trecho com extensão de 18 quilômetros amplia o corredor logístico, interligando os municípios e melhorando o escoamento da produção oriunda do sul da Bahia para outras regiões do estado.
“Sentimento de gratidão ao governador Rui Costa e toda a sua equipe pelo trabalho desenvolvido em prol da nossa cidade e toda a região. Essa notícia é a materialização de um sonho, que vem mudar para melhor a vida da população de Ilhéus e de todo sul da Bahia”, enfatizou Mário Alexandre.
De acordo com o governo baiano, a obra está orçada em R$ 141 milhões e facilitará a ligação da região com o Oeste, Meio Oeste e Extremo Sul do estado. Com a ampliação da rodovia, o governo pretende melhorar o transporte de produtos agrícolas e do minério da região de Brumado em direção ao Porto Sul.
Além da obra em fase de licitação, Ilhéus abriga um pacote expressivo de investimentos, com a entrega da primeira ponte estaiada da Bahia, duplicação do primeiro trecho da BA-001 e entrega do hospital materno-infantil de alta complexidade, prevista para o primeiro semestre deste ano. A construção do prédio em tempo integral, na zona norte e melhorias estruturais do acesso à área também já estão em curso no município. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: GUARDA MUNICIPAL AGRIDE NAMORADA E É PRESO EM FLAGRANTE

Por volta das 21h de ontem (segunda, 31) o guarda civil municipal de Ilhéus, José Edilson Silva Santos, foi preso em flagrante por agredir com murros no rosto a sua namorada, de iniciais “J.M.D.S”.
Após escapar do agressor, a mulher buscou ajuda no posto policial localizado na rodoviária. Soldados da 70ª CIPM prestaram apoio à mulher e conseguiram deter José Edilson. O crime foi testemunhado por outras pessoas.
José Edilson foi encaminhado para delegacia de polícia, onde a vítima prestou queixa e foi atendida por uma equipe do SAMU 192. Após pagar fiança de um salário mínimo, o guarda civil foi liberado.
COM INFORMAÇÕES DO BLGO DO GUSMÃO
STF MANTÉM PROIBIÇÃO A CORTE DE ENERGIA DURANTE PANDEMIA

Para ministros, ausente interferência na atividade-fim das pessoas jurídicas abrangidas pela eficácia da lei, inexiste usurpação de competência da União.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que leis estaduais podem proibir cortes de energia durante a pandemia de coronavírus.
Os ministros julgaram como constitucional a lei do Amazonas que proíbe que as concessionárias de serviços públicos de água e energia elétrica cortem os serviços por falta de pagamento.
A decisão veio após a Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) ter questionado o artigo 1º da lei 5.143/20 do Estado do Amazonas, que justamente proíbe o corte dos serviços por falta de pagamento no período da pandemia.
A associação afirmou que proibir o corte é violar a competência privativa da União para legislar sobre o tema.
Segundo o portal de notícias Migalhas, o relator do caso, o ministro Marco Aurélio, afirmou em que cabe à Advocacia-Geral da União (AGU) ser curadora do ato normativo que se tem como conflitante com a Carta da República.
O ministro ressaltou que o texto constitucional não impede a elaboração de legislação estadual ou distrital que, preservando o núcleo relativo às normas gerais editadas pelo Congresso, venha a complementá-las, e não as substituir.
COVID-19: IMUNIZAÇÃO DA 1ª DOSE É SUSPENSA EM ILHÉUS ATÉ A CHEGADA DE NOVA REMESSA; 2ª DOSE CONTINUA

A previsão é que cheguem novos imunizantes até o final desta semana, informa a Sesau.
escoamento acelerado das doses para a vacinação contra a Covid-19 no município de Ilhéus, gerou a aplicação de todas as vacinas disponíveis para a primeira dose, desde o recebimento da última remessa. Por esta razão, é que a secretaria municipal de Saúde da Prefeitura informa que para a primeira dose, a vacinação contra a Covid-19 está suspensa nas unidades de saúde, até o recebimento de uma nova remessa de vacinas. A aplicação da segunda dose continua no CMAE (antigo Colégio Fênix).
De acordo com o setor de Rede de Frio da Sesau, a previsão é que cheguem novos imunizantes até o final desta semana, o que será informado nos canais oficiais do município, com a reconvocação da população prioritária para primeira dose e divulgação das datas e locais.
“Temos a capacidade de aplicar até 5 mil doses por dia. Em razão da rápida aplicação, as vacinas para primeira dose já acabaram. A secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) têm priorizado o envio de novas remessas do imunizante contra a Covid-19 aos municípios que atendem mais rápido a população e Ilhéus é um desses, o que é bom para a imunização da nossa população. Estamos na expectativa de receber novas doses”, ressaltou o titular da Saúde, Geraldo Magela.
ATENÇÃO– A Sesau informa que está assegurada a vacina para os serviços especializados e que foram previamente agendados. Em relação à segunda dose tanto da vacina de Oxford, quanto da Coronavac, a oferta continua acontecendo no CMAE no antigo Colégio Fênix, de segunda sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. É indispensável a apresentação do CPF ou cartão do SUS e do cartão de vacinação constando a primeira dose.
POLÍCIA CUMPRE MANDADOS EM OPERAÇÃO CONTRA GRUPO QUE AMEAÇOU PREFEITA DE CACHOEIRA

Mandados de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta quarta-feira (2). Esta é a segunda operação pelo mesmo crime.
A Polícia Civil cumpre, na manhã desta quarta-feira (2), mandados de busca e apreensão na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, em uma operação contra um grupo criminoso que ameaçou de morte a prefeita, Eliana Gonzaga de Jesus (Republicanos).
Esta é a segunda operação pelo mesmo crime. Na primeira foram presas duas pessoas, suspeitas de tráfico de drogas, e um terceiro homem morreu em confronto com os policiais.
A ação foi iniciada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e cumpre os mandados em imóveis da cidade. A polícia detalhou que as investigações apontam que há participação de suspeitos de tráfico nas ameaças.
Ameaças
EQUIPE REALIZA CIRURGIA PEDIÁTRICA CARDÍACA DE ALTA COMPLEXIDADE PELA PRIMEIRA VEZ EM ITABUNA, SUL DA BAHIA; PACIENTE É BEBÊ DE UM MÊS

Bebê passou por cirurgia pediátrica cardiovascular em Itabuna — Foto: Reprodução TV Santa Cruz
Um bebê de pouco mais de um mês está se recuperando de uma cirurgia cardíaca realizada na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Esta foi a primeira vez que o procedimento foi feito em um centro de saúde no sul da Bahia.
A pequena Alice de Souza nasceu prematura, com apenas 29 semanas de gestação e pesando cerca de 1,225 Kg. De acordo com os pais da criança, que moram em Itamaraju, também no sul do estado, a gestação foi de risco.
“Ela foi regulada no domingo e ficou até sexta esperando uma vaga. Foi quando surgiu uma vaga no [Hospital] Manoel Novaes”, conta André Luis de Souza, pai da bebê.
A criança está internada no hospital desde o dia 17 de abril e os médicos tentaram resolver um problema no canal arterial, mas os remédios não foram suficientes e a criança teve de ser operada.
“Ela foi regulada no domingo e ficou até sexta esperando uma vaga. Foi quando surgiu uma vaga no [Hospital] Manoel Novaes”, conta André Luis de Souza, pai da bebê.
A criança está internada no hospital desde o dia 17 de abril e os médicos tentaram resolver um problema no canal arterial, mas os remédios não foram suficientes e a criança teve de ser operada.









