5ºGBM ENTREGA CESTAS BÁSICAS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DE ILHÉUS

Pelo menos 50 cestas básicas contendo alimentos e materiais de higiene pessoal foram entregues para famílias em vulnerabilidade social na região do Rio do Engenho, Teotônio Vilela e Nelson Costa, em Ilhéus. A ação aconteceu em parceria com a Marinha do Brasil – Delegacia da Capitania dos Portos e faz parte da Campanha quarentena Solidária, idealizada e realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).
“Nossa missão é salvar vidas e essa campanha tem como meta principal salvar vidas e minimizar o sofrimento dessas pessoas que estão em vulnerabilidade social por casa da pandemia da Covid-19. Essa não é uma ação apenas da nossa instituição, mas o maior protagonistas é a população que doou e contribuiu com nossa ação”, explicou tenente-coronel BM Ednei Factum, comandante do 5ºGBM.
Dois botes, sendo um do 5ºGBM e outro da Marinha do Brasil foram utilizados para que os militares pudessem chegar até a população ribeirinha. Durante a ação todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do novo Coronavírus foram seguidos.

ILHÉUS VACINA PESSOAS COM COMORBIDADES, PÚBLICO 53+ E FORÇAS DE SEGURANÇA E SALVAMENTO NESTA SEGUNDA

O público 53+ será imunizado tanto em pontos de drive-thru quanto nas unidades de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) convoca pessoas com idade igual ou superior a 53 anos; maiores de 18 anos com comorbidades e profissionais das forças de segurança e salvamento com idade acima de 30 anos para receber a primeira dose contra a Covid-19 nesta segunda-feira (31). O público 53+ será imunizado tanto em pontos de drive-thru quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os trabalhadores das forças de segurança e salvamento serão vacinados na Cruzada do Bem pelo Bem e as pessoas com comorbidades podem se dirigir tanto ao CMAE quanto às UBSs.
Os pontos de drive-thru funcionarão das 8h às 14h, na Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções, e na Praça São João Batista, no Pontal. O CMAE funcionará das 8h às 12h e das 13h às 15h. Já a Cruzada do Bem pelo Bem funcionará das 8h às 14h. Nas unidades de saúde o serviço será ofertado conforme o horário de funcionamento de cada unidade.
Documentação – O público com 53 anos ou mais precisa apresentar CPF, cartão do SUS, carteira de vacinação e comprovante de residência. As pessoas com comorbidades devem apresentar CPF, cartão do SUS, carteira de vacinação e receita, laudo ou relatório médico que comprove a comorbidade. Os servidores das forças de segurança e salvamento devem portar CPF, cartão do SUS, carteira de vacinação e identidade funcional.
As salas de vacina funcionam nos seguintes postos: :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: ACUSADO DE ORGANIZAR ATAQUES DE FACÇÃO CRIMINOSA MORRE EM CONFRONTO COM A PM

Na manhã deste sábado (29), a Polícia Militar por intermédio de duas guarnições da Cipe Cacaueira e uma da 68º CIPM, desencadeou uma operação policial no bairro da Conquista.
Segundo informações policiais, o suspeito de iniciais F.S.A, vulgo Fabinho, reagiu à tentativa de abordagem na Rua Santarém. Na troca de tiro, o suspeito foi alvejado e encaminhado ao Hospital Costa do Cacau, porém não resistiu aos ferimentos, evoluindo ao óbito.
Com o suspeito foi encontrado um revólver calibre 38, com 3 munições, e um estojo com munições.
Segundo a polícia, Fabinho é acusado de organizar e executar diversos ataques de facções criminosas na zona norte de Ilhéus.
GUEDES DIZ QUE AUXÍLIO EMERGENCIAL PODE SER RENOVADO SE PANDEMIA CONTINUAR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo pode prorrogar o auxílio emergencial, caso a pandemia da Covid-19 se agrave no país e o programa de imunização não atinja níveis suficientes para a maior parte da população. Pelo prazo atual, o benefício será pago até julho.
Guedes indicou que já existe uma proposta de emenda à Constituição (PEC) aprovada no ano passado, que permite o aumento de gastos para cobrir as necessidades de combate e reflexos da pandemia e, por meio dela, é possível estender o pagamento, como foi feito para este ano, segundo a Agência Brasil.
“Se Deus quiser, teremos dias melhores à frente e vamos celebrar também o fim dessa doença, mas o auxílio emergencial é uma arma que nós temos e pode, sim, ser renovado. Se, ao contrário do que esperamos, se a doença continuar fustigando, e as mortes continuam elevadas, a vacina, por alguma razão não está chegando, tem que renovar, vamos ter que renovar”, afirmou Guedes, ao participar hoje (27) do encontro Diálogos com a Indústria, realizado em um hotel de Brasília, pela Coalizão Indústria, que conta com a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e congrega 15 entidades.
Apesar disso, não é com esta possibilidade que o governo está trabalhando neste momento, disse o ministro. “Não é a nossa expectativa hoje. A expectativa é que está avançando a imunização, mas vamos observar. O auxílio é uma ferramenta para uma camada de proteção e, sim, que tem que ser renovado. Hoje achamos que, se a vacinação em massa progride, pode ser que não seja necessário [ampliar o pagamento do auxílio]”, afirmou.
Para Guedes, a resposta para se vai haver ou não a prorrogação do auxílio emergencial é a pandemia e o ritmo de vacinação. “Se nós tivermos vencendo o combate, a vacinação em massa e, mais, até o final de julho, tivermos vacinado 60%, 70% da população e com 100% da população idosa vacinada, onde está a maior parte da incidência de óbitos. Se nós atingirmos o controle da pandemia através da imunização, porque antes era a ideia de imunização de rebanho, não se falava em vacina, nunca se falou em vacina, teste em massa, quando a doença chegou, depois é que foram se desenvolvendo estes armamentos adicionais. Desenvolveu-se a vacina e começou a busca pela vacina”, informou, acrescentando que, além dos percentuais mais elevados de vacinação, vai ser considerada a queda nos casos de óbitos com retorno aos níveis registrados no fim da primeira onda entre 100 e 300 por dia. :: LEIA MAIS »
APROVADAS PRIMEIRAS PERSONALIDADES QUE RECEBERÃO NO FINAL DESSE ANO O “TITULO DE CIDADÃO ILHEENSE”

Da primeira-dama do município à uma autoridade religiosa. De médicos e uma professora a destacada liderança sindical. Em comum, todos com serviços prestados a Ilhéus. Os primeiros “Título de Cidadão Ilheense” que serão entregues a personalidades que atuam com desenvoltura e destaque em diversos segmentos do município, foram aprovados na sessão de ontem (26) à noite, na Câmara de Vereadores de Ilhéus.
De autoria do vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD), uma das homenageadas com a comenda será a primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão. Nascida em Itapetinga, a esposa do prefeito Mário Alexandre teve atuação destacada quando ocupou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, contribuindo decisivamente para melhorar os indicadores socioeconômicos de Ilhéus, modernizando e impulsionando programas de desenvolvimento social. De acordo com o autor do pedido, Soane Galvão enquanto ativista de relevantes causas sociais é uma das maiores lideranças femininas do sul da Bahia. :: LEIA MAIS »
POLÍCIA CIVIL PRENDE NO ABC PAULISTA TRAFICANTE ACUSADO DE MAIS DE 100 HOMICÍDIOS NA BAHIA

Segundo a polícia, Kiko é um dos líderes de facção criminosa que opera na Bahia.
Policiais civis de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, prenderam nesta quinta-feira (27) o traficante Diogo de Oliveira Campos, conhecido como Kiko e procurado por mais de 100 homicídios na Bahia.
Segundo a polícia, ele é um dos líderes da facção criminosa daquele estado chamada Tudo 3 e foi detido junto com um comparsa, Micael de Souza Queiroz, que também tinha um mandado de prisão expedido contra ele pela Justiça da Bahia.
A prisão dos dois foi feita por investigadores do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Bernardo no centro da cidade do ABC Paulista.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/7/l/fdH52LTR6O6ZYRb0KDEA/whatsapp-image-2021-05-27-at-20.51.49.jpeg)
BEBÊ NASCIDO EM IRECÊ É O SEGUNDO COM ANTICORPOS CONTRA A COVID-19 NA BAHIA

A Bahia pode ter, em breve, o segundo caso de um bebê nascido com anticorpos no estado. Ravi Almeida Dantas veio ao mundo no dia 1º de maio em Irecê, no norte do estado. O pai do recém-nascido, Hilton Dantas, de 26 anos, e a mãe, Vitória Almeida, 25, resolveram fazer um teste em um laboratório local para ver se ele tinha anticorpos contra o vírus, e o resultado veio positivo. Eles aguardam agora a comprovação do Lacen (Laboratório Central) para confirmar a imunização do recém-nascido.
Os pais fizeram o teste por curiosidade, após assistirem uma reportagem que falava sobre o tema. Mas o histórico da gravidez colaborou com a procura. Na 15ª semana de gestação, Vitória foi diagnosticada com a Covid-19. Estudante de psicologia, na época ela trabalhava como recepcionista no PSF (Programas de Saúde da Família) da Fundação Bradesco. Hilton, que é enfermeiro, também contraiu o vírus.
O primeiro alívio veio na semana 37 da gravidez, quando a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) autorizou a imunização de gestantes e Vitória pôde receber a primeira dose da Coronavac. A segunda dose veio só após o nascimento de Ravi, que nasceu com 38 semanas — uma semana depois da primeira dose, mas, mesmo assim, no dia 26, o teste apontou anticorpos contra o vírus no bebê. A história foi primeiramente divulgada por um portal da região de Irecê, o Líder Notícias.
Segundo Hilton, em entrevista ao Metro1, o Lacen coletou uma amostra nesta quinta para confirmar o resultado. “A gente fica mais tranquilo. O caso vai ser estudado, e Ravi vai ser acompanhado pelo Lacen, não sabemos ainda direito com qual frequência”, afirma.
MENINA DE 12 ANOS MORRE EM DECORRÊNCIA AO COVID-19

Júlia Hala, de apenas 12 anos, moradora de Ilhéus, veio a falecer nessa quarta-feira (26) em decorrência a covid-19. A menina estava internada no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador.
A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus (Sesau) informou que Júlia Hala deu entrada no Hospital Vida Memorial, no município, no dia 15 deste mês. O quadro de saúde da menina agravou-se. No dia 17, ela foi transferida para um hospital em Itabuna para fazer hemodiálise.
A menina não reagiu ao tratamento e precisou ser transferida, para o Hospital Martagão Gesteira, na capital baiana, onde faleceu. Não foi informado se a adolescente sofria com alguma comorbidade.
PREFEITURA DE ILHÉUS ABRE SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS; INSCRIÇÕES COMEÇAM NESTA SEXTA (28)

A seleção visa o preenchimento de 220 vagas para a Secretaria de Gestão e Tecnologia.
A Prefeitura Municipal de Ilhéus abriu seleção para o preenchimento de 220 vagas para a Secretária de Gestão e Tecnologia, o edital publicado no Diário Oficial dessa quinta (27), visa a contratação de estagiários nas modalidades Ensino de Nível Médio/Técnico e Superior.
Serão ofertadas vagas para nível médio/técnico por área: Ensino Médio, Administração, Edificações, Informática, Logística, Turismo, outros cursos.
Para ensino superior: Administração, Arquitetura, Assistência Social, Contabilidade, Comunicação, Ciências da Computação, Direito, Economia,
Engenharias, Psicologia e Recursos Humanos.
As inscrições serão feitas a partir de um formulário digital, de 28/05/2021 à 31/05/2021.
EDITAL Nº 001/2021 – Processo Seletivo para Estágio de Nível Médio e Superior
ILHÉUS RETOMA APLICAÇÃO DA PRIMERA DOSE NESTA SEXTA (28); CONFIRA PÚBLICOS E HORÁRIOS

As doses serão ofertadas nas unidades básicas de saúde; no CMAE; na Cruzada do Bem pelo Bem e nas unidades do CRAS
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que retomará a vacinação da primeira dose contra a Covid-19 nesta sexta-feira (28) para o público com comorbidades acima de 18 anos; idosos com mais de 60 anos e pessoas com idade acima de 58 anos. As doses serão ofertadas nas unidades básicas de saúde, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade; no CMAE, das 8h às 12h e das 13h às 15h; na Cruzada do Bem pelo Bem e nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), das 8h às 14h.
É importante a apresentação do CPF, cartão do SUS, carteira de vacinação e receita ou relatório médico que comprove a comorbidade. O grupo composto por pessoas com comorbidades acima de 18 anos e idosos com mais de 60 anos será vacinado nos postos de saúde e no CMAE. Já as pessoas com idade acima de 58 anos serão imunizadas na Cruzada do Bem pelo Bem e nas unidades do CRAS.
2ª dose – O público com 2ª dose da vacina de Oxford/AstraZeneca ou CoronaVac marcada no cartão para 28 de maio de 2021 também deve comparecer ao CMAE, das 8h às 12h e das 13h às 15h. É indispensável a apresentação do CPF ou cartão do SUS e do cartão de vacinação constando a primeira dose.
As salas de vacina funcionam nas seguintes unidades:
– CAE III;
– PSF Conquista;
– UBS Joaquim Sampaio;
– UBS Euler Ázaro;
– UBS Banco da Vitória;
– UBS Posto Sarah Kubitscheck;
– PSF Nelson Costa;
– UBS Hernani Sá;
– PSF Nossa Senhora da Vitoria;
– PSF Ilhéus II;
– UBS Olivença









