Na manhã desta sexta-feira (23) o  vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD) participou da abertura da Assembleia Geral do Povo Tupinambá de Olivença, na ladeira Itapuã, localizada em Águas de Olivença, zona sul de Ilhéus.

A assembleia contou com a participação de 23 comunidades tupinambá, e foram debatidos temas como a defesa da vida e dos direitos originários.

Na oportunidade, o edil destacou que é preciso que a etnia acredite nas oportunidades de geração de renda, valorizando a preservação cultural e do meio ambiente. Salientou ainda,  que as instituições públicas devem ter um olhar de respeito e de ajuda aos tupoinambá, já que “é deste grupo social específico e expressivo que o poder público tem a obrigação de estar perto”, disse.

Além de Jerbson estiveram presente os vereadores  Cláudio Magalhães (PCdoB), Enilda Mendonça (PT) e  Augustão (PT). Além de representante de instituições como a Funai, Sesai, Defensoria Pública do Estado da Bahia e das organizações indígenas Apoime, Copiba e Forum Meiba.