Hoje (23), a partir das 8 da manhã até o meio-dia, um movimento em defesa da causa animal será promovido na praça Cairu, centro de Ilhéus. Além de alertar e conscientizar sobre a necessidade de proteção aos animais, especialmente os que vivem nas ruas, a iniciativa visa, também, arrecadar ração e produtos de limpeza que serão doados às instituições de defesa de cães e gatos no município. Um drive thru acontecerá no local. O movimento se repete no sábado, no mesmo horário e no mesmo local.

A iniciativa é da Comissão Permanente do Meio Ambiente e Bem Estar Animal da Câmara de Vereadores de Ilhéus, OAB Sub-Secção Ilhéus, através da Comissão de Defesa Animal e a ONG Planeta dos Bichos, com apoio da Superintendência de Trânsito Municipal e Polícia Ambiental. “Pare e pense: Atenção no trânsito é também respeitar os animais” é o tema central do evento, que lembra um lamentável atropelamento ocorrido recentemente no bairro Hernani Sá, de grande repercussão, quando um cão foi atingido e morto por um motorista residente no bairro.

Conselho Municipal

Outras importantes iniciativas da Câmara também acontecem paralelamente ao movimento de rua. Na sessão da última quarta-feira (21) foi aprovada a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. De autoria do vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD), o PL foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.

O conselho será um órgão consultivo e deliberativo, um instrumento de política pública municipal de destinação e gerenciamento de receitas e meios para o desenvolvimento e execução de ações voltadas à saúde, proteção, defesa e bem-estar animal, visando a saúde humana e a proteção ambiental. Outras ações já estão sendo programadas para este segundo semestre, a exemplo de uma campanha educativa em defesa de cães, gatos e animais silvestres encontrados em áreas urbanas de Ilhéus.