:: ‘Geral’
COVID-19: VACINA EM SPRAY NASAL FEITA NO BRASIL POD ESTAR DISPONÍVEL ATÉ 2022

Imunizante está sendo desenvolvido por pesquisadores da USP, Unifesp e Fiocruz
Uma vacina em forma de spray nasal contra a covid-19 está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em fase de estudos, o novo imunizante promete ser de baixo custo, proteger contra variantes e bloquear o novo vírus ainda no nariz. A expectativa é que ela esteja disponível até o fim de 2022.
“Você já começa a induzir resposta no epitélio nasal e induzir a produção de um anticorpo que é muito importante nas mucosas, que são as IgAs [Imunoglobulina A] secretórias”, explica o coordenador do estudo, Jorge Elias Kalil Filho, professor da Faculdade de Medicina da USP e chefe do Laboratório de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas. :: LEIA MAIS »
REPRESENTANTES DOS EMIRADOS ÁRABES VISITAM A UESC

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, juntamente com o vice-reitor Mauricio Moreau e o diretor científico do Centro de Inovação do Cacau (CIC), Cristiano Vilela, receberam nesta segunda-feira, dia 13, no campus universitário, o CEO e Presidente da DMCC – Dubai Multi Commodities Centre, Ahmed Sultan Bin Sulayem, o Gerente Sênior para Parcerias e Eventos, Samer Merhi, e o Diretor do Escritório Internacional da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo.
O encontro se deu nas instalações do CIC, no Pavilhão do IPAF – Instituto de Pesquisas e Análises Físico-Químicas, na Uesc. O objetivo da visita dos representantes do emirado árabe foi conhecer detalhes sobre o cacau produzido na região de Mata Atlântica do Sul da Bahia, visando a compra dos seus frutos, grãos e derivados. Eles conheceram os laboratórios do CIC e o processo de seleção, inovação e pesquisas que ali são desenvolvidos.
De acordo com Ahmed Bin Sulayem, “a DMCC é o carro-chefe da Zona Franca e Autoridade do Governo de Dubai em comércio de commodities e empreendimentos, e está lançando o DMCC Cacao Centre, de última geração, em Dubai. Inicialmente, incubará uma gama selecionada de serviços de cacau em seu DMCC Coffee Center, em Jebel Ali, e transformará o emirado em um centro de comércio internacional para o superalimento em demanda como parte de uma estratégia de desenvolvimento a médio e longo prazos. :: LEIA MAIS »
‘OPERAÇÃO KAUTERION’ AFASTA PROMOTOR EVERALDO NUNES DO EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES

Promotor é investigado por crimes de corrupção e de ocultação de bens; Mandado de busca e apreensão foi cumprido nesta terça (14)
O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), deflagrou a “Operação Kauterion”, na manhã desta terça-feira, 14, na região metropolitana de Salvador.
O promotor de Justiça Everaldo Nunes foi afastado do exercício das funções públicas, pelo período de um ano e está proibido de acessar dependências do Ministério Público do Estado da Bahia, se comunicar com funcionários ou utilizar os serviços do órgão. A advogada Fernanda Manhete, esposa de Everaldo, também recebeu as mesmas sanções. O casal é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e extorsão.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e local de trabalho da advogada e do promotor, com o objetivo de coletar documentos indicativos de associação entre os investigados, bem como de corrupção e de ocultação de bens, além de mídias de armazenamento e aparelhos celulares.
As medidas foram deferidas pela Seção Criminal do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, com base nas provas apresentadas. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE ILHÉUS INTENSIFICA MANUTENÇÃO DE VIAS PÚBLICAS

O serviço atende a uma determinação do prefeito Mário Alexandre
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais (Secsurb), dá continuidade ao cronograma de melhorias em diversos pontos, com patrolamento e encascalhamento de logradouros localizados no Teotônio Vilela, Jardim Atlântico, Nossa Senhora da Vitória e no litoral norte da cidade. A ação vem sendo executada conforme as condições climáticas.
“Essa é uma determinação do prefeito Mário Alexandre, por isso estamos realizando um trabalho pontual em diversas localidades, incluindo a zona rural do município. O serviço é necessário para garantir boas condições de tráfego e promover a segurança de todos os usuários das vias”, destacou João Aquino, titular da Secsurb. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: SEDUC DIVULGA AGENDA SEMANAL; PLANTÃO PEDAGÓGICO ACONTECE DE 13 A 17 DE SETEMBRO

Amanhã, terça-feira, 14, familiares e alunos vão participar da escuta ativa pela plataforma do Google Form disponibilizado pelos gestores escolares.
A secretaria de Educação da Prefeitura de Ilhéus divulgou a programação da agenda semanal de atividades da rede municipal. Nesta segunda-feira, 13, foi realizada uma reunião com a coordenação do programa Um Por Todos pelo Google Meet. Até o dia 17, sexta-feira, acontece o plantão pedagógico com entrega presencial do roteiro de aprendizagem e bloco de atividades às famílias, responsáveis ou alunos, das 8h às 17h, nas unidades escolares. Confira a programação dos demais dias.
Amanhã, terça-feira, 14, familiares e alunos vão participar da escuta ativa pela plataforma do Google Form disponibilizado pelos gestores escolares.
Quinta-feira, 16, acontece a reunião com gestores escolares sobre internet nas escolas através do PIEC e Plano de Aplicação Financeira PDDE PAF, às 14h, via Google Meet.
Na sexta-feira, 17, é dada a continuidade do curso de libras, de nível intermediário, às 10h, para inscritos, nas plataformas Doity e Youtube.
BAIANOS CONSOMEM ÁLCOOL E FAZEM SEXO MUITO CEDO, REVELA PESQUISA

Dados são de pesquisa do IBGE divulgada na última sexta (10)
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada na última sexta-feira (10) aponta que sexo, drogas e transtornos mentais são pontos comuns entre os adolescentes baianos.
No estado, seis em cada dez estudantes de 13 a 17 anos já experimentaram bebida alcoólica alguma vez na vida (60,6% do total). A maioria é do sexo feminino (64,9%) e estudantes da rede privada (61,1%). Dos que provaram álcool, 32,6% fizeram isso antes dos 13 anos.
Já 35% dos estudantes adolescentes do estado fizeram sexo – 40% deles antes dos 13 anos, e também cerca de 40% que afirmaram que não usam camisinha.
Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo IBGE em 2019 e divulgada nesta sexta. O levantamento foi feito em 157 escolas públicas e privadas da Bahia, com 5.986 estudantes.
DECRETO LIBERA EVENTOS COM ATÉ MIL PESSOAS NA BAHIA

Um decreto publicado na versão online do Diário Oficial do Estado deste sábado (11) autoriza, em toda a Bahia, até o dia 21 de setembro de 2021, a realização de atividades com a presença de público de até mil pessoas.
De acordo com o decreto, assinado pelo governador Rui Costa, estão permitidas cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins, além do funcionamento de zoológicos, parque de diversões, museus e teatros. Os museus, parques de exposições e afins poderão funcionar garantindo o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, sendo proibida a realização de excursões.
Pelo decreto nº 20.704, que entra em vigor neste sábado (11) e altera o decreto de nº 20.658, está permitida também a realização de eventos com venda de ingressos, limitando a presença de público de até mil pessoas. Para a realização destes eventos, todos os envolvidos, entre artistas, público, equipe técnica e colaboradores, deve comprovar ter tomado as duas doses de vacina ou dose única, apresentando o documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou o certificado obtido através do aplicativo ‘CONECT SUS’ do Ministério da Saúde. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: INICIADO REPARO DA PONTE SOBRE O RIO CURURUPE

A Embasa informa que para possibilitar a realização do reparo, uma das vias precisou ser interditada
Após tratativas entre a Prefeitura de Ilhéus e a Embasa, foi iniciado há pouco mais de uma semana o conserto da ponte sobre o Rio Cururupe, no litoral sul da cidade. De acordo com a empresa, o serviço consiste na recuperação de contenção lateral da ponte, afetada por vazamento na tubulação de água que passa no local. A Embasa informa ainda que para possibilitar a realização do reparo, uma das vias precisou ser interditada.
Visando dar suporte e celeridade ao trabalho já em curso, a Prefeitura vistoriou a área e incumbiu-se de elaborar o projeto básico e a previsão de orçamento. Todo o planejamento foi entregue à diretoria da empresa, no início do mês de agosto. A intervenção, portanto, atende a uma solicitação do Município e dos moradores, além de devolver as condições de locomoção e dar segurança à comunidade local.
A conclusão da obra está prevista para dezembro de 2021, conforme a concessionária. :: LEIA MAIS »
EMPRESÁRIO É ENCONTRADO MORTO EM SUA PRÓPRIA POUSADA EM ILHÉUS

O empresário Falcão, proprietário da Pousada Falcão, estabelecimento situado na zona sul de Ilhéus, foi encontrado morto na noite do último sábado (11) na própria pousada, local onde também residia.
De acordo com informações obtidas pela reportagem do Site Fábio Roberto Notícias, o empresário morava sozinho e a primeira suspeita é que ele foi vítima de um infarto agudo do miocárdio.
ILHÉUS: ESPORTISTAS QUEREM DEMOCRATIZAR AVENIDA SOARES LOPES; TEM QUE TER PROJETO PARA ATENDER A DIVERSAS MODALIDADES

Em 2016, José João Rodrigues começou a praticar corrida na avenida Soares Lopes, em Ilhéus. O espaço sempre foi um atrativo para um treinamento para competições de alta performance. Àquela época, ainda sem a nova ponte e um fluxo menor de carros, era possível dividir a pista e treinar em toda a orla. Hoje, maratonista profissional e com diversos títulos na carreira, José João, infelizmente, não consegue mais treinar na artéria. A nova ponte, que chegou há pouco mais de um ano, trouxe um aumento considerável no fluxo de carros na região. “Ficou impossível correr sem colocar a vida em risco”, reconhece. Hoje (10), ele apresentou uma proposta de criação de uma pista alternativa, margeando a areia da praia, para atender, de uma forma mais segura, a necessidade das pessoas que praticam esse esporte.
A apresentação aconteceu em mais uma Audiência Pública realizada pela Comissão da Avenida Soares Lopes. Criada pela Câmara Municipal a série de audiências discute com a população o futuro da avenida. Nesta sexta, foi a vez da Audiência Setorial “Esporte e Lazer”, a terceira da série. Um grupo expressivo de representações esportivas da cidade se reuniu na Câmara para apresentar demandas e propostas para a avenida que todos querem ter. Quais são hoje os seus principais problemas? A avenida seria uma área para novos empreendimentos públicos? Ou espaço apenas para lazer e entretenimento? Você conhece a biodiversidade da praia da avenida? Costuma ir com frequência à Soares Lopes? Que problemas você enxerga nela? São alguns dos questionamentos que vêm sendo feitos.
Podia ser diferente
Rui Xavier, dirigente de uma empresa de assessoria esportiva, concorda com o maratonista. E traz ainda um sentimento de que tudo poderia ser muito diferente. Acostumado a viajar, ele lamenta o fato de “correr o mundo todo e ficar com a sensação de porque eu não tenho essa oportunidade de correr em meu próprio quintal”. A falta de um olhar para uma das maiores vocações naturais da Soares Lopes, o esporte e lazer, não estimula no fortalecimento das entidades esportivas que se utilizam dos espaços da orla. Até as mais tradicionais sentem o impacto do descaso. :: LEIA MAIS »









