:: ‘Geral’
PREFEITURA DE BUERAREMA ADQUIRE COMBUSTÍVEL SUFICIENTE PARA DAR 94 VOLTAS AO MUNDO

Município do sul baiano contratou 470 mil litros de combustível via pregão a um valor de R$ 1,5 mil
A Prefeitura Municipal de Buerarema, no sul da Bahia, contratou via pregão presencial no mês passado, o valor de R$ 1,5 milhão em combustível, o que dá um total de 470 mil litros, considerado muito acima da demanda da gestão.
Para efeito de ilustração, caso o combustível seja utilizado por um carro que consuma 1 litro a cada 8km, seria possível rodar cerca de 3,76 milhões de quilômetros, o suficiente para dar 94 voltas ao mundo.
De acordo com a publicação da prefeitura, a aquisição de 90 mil litros de gasolina comum, 250 mil litros de Óleo Diesel S10, 120 mil litros de Óleo Diesel S500 e 10 mil litros de Álcool Etanol seria para “atender as necessidades das secretarias municipais e setores ligados às mesmas”.
De acordo com portal Se Liga Bahia, em consulta ao portal da transparência da cidade, foi constatado não haver o número de veículos aptos a utilizar tais combustíveis adquiridos pela Prefeitura de Buerarema especificado no edital do pregão eletrônico analisado.
Em um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas entre os meses de fevereiro de 2017 e agosto de 2020, foi constatado que a prefeitura adquiriu cerca de 3 milhões de litros de combustíveis para abastecer carros oficiais e equipamentos de uso rural. O órgão também recebeu denúncias de que servidores públicos e pessoas ligadas politicamente ao prefeito Vinícius Ibrann (DEM), também abasteceram seus veículos.
PREFEITURA DE ILHÉUS APRESENTA CONTAS DO SEGUNDO QUADRIMESTRE DE 2021 EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

A audiência foi realizada no plenário Gilberto Fialho, na Câmara Municipal.
Em atendimento à determinação legal da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000), a Prefeitura de Ilhéus apresentou na manhã desta quarta-feira, 22, por meio de uma audiência pública, a demonstração e avaliação das metas fiscais do segundo quadrimestre de 2021 à Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviço Público, do poder legislativo do Município, no plenário Gilberto Fialho, da Câmara Municipal de Ilhéus.
Das receitas totais projetadas para 2021, equivalentes a R$ 514.457.000,00, foram realizadas R$ 323.823.477,96 no período do segundo quadrimestre. Das despesas totais projetadas em R$ 514.457.000,00 para este ano, foi realizado R$ 272.166.782,21 no mencionado período.
Iniciada às 10 horas e concluída às 11h, a audiência contou com a presença de dois servidores integrantes do quadro do executivo municipal, como o Gerente de Orçamento da Secretaria da Fazenda e Orçamento, Milton Nascimento, a Subcontroladora de Transparência e Ouvidoria da Controladoria Geral do Município (CGM), Suzi Leal; o consultor da empresa Econtap, Robson Andrade; o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviço Público, Professor Gurita; a vereadora Enilda Oliveira; além de assessores parlamentares da Câmara. :: LEIA MAIS »
EX- PREFEITA DE BARRO PRETO ANA PAULA É CONDENADA PELA JUSTIÇA E FICA INELEGÍVEL POR 8 ANOS

Com o objetivo de induzir que os vereadores não teriam solicitado o afastamento com base na nova legislação eleitoral.
A ex-prefeita de Barro Preto, Ana Paula Simões , foi condenada pela Justiça eleitoral de Itajuípe há 08 anos de inelegibilidade. A condenação se deu pelo fato da ex gestora utilizar do cargo ocupado na administração pública direta para exercer indevida e ilegítima influência na eleição municipal de 2020, em benefício próprio e do seu grupo político incorreu em evidente abuso do poder político, diz trecho da decisão do Juiz Eleitoral, Frederico Augusto de Oliveira.
Ainda quando prefeita, Ana Paula, antes da eleição do ano passado, fez o pedido de afastamento dos vereadores do seu grupo de uma maneira e o do grupo do então vereador e candidato, o atual prefeito Juraci da Saúde de outra maneira, com o objetivo de induzir que os vereadores não teriam solicitado o afastamento com base na nova legislação eleitoral.
BAHIA É O 2º ESTADO COM MAIS EQUIPAMENTOS AEROVIÁRIOS

Conforme o Governo do Estado, o avanço se deu após investimentos na infraestrutura desses equipamentos e também no incremento da malha aérea
Com mais de 50 aeródromos sob responsabilidade do Estado, a Bahia é o segundo estado brasileiro em quantidade de equipamentos aeroviários, atrás apenas de Minas Gerais. Conforme o Governo do Estado, o avanço se deu após investimentos na infraestrutura desses equipamentos e também no incremento da malha aérea.
Entre as obras mais recentes, estão o Aeroporto de Guanambi, no sudoeste do estado, que passou a receber voos comerciais da Azul Linhas Aéreas Brasileiras após ser requalificado. A rota entre Belo Horizonte e o município baiano tem quatro frequências semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras e aos domingos, com partidas da capital mineira às 13h, via aeroporto de Confins, e chegadas às 14h50, em Guanambi.
Já as viagens reversas estão previstas para às 15h35, com pouso na cidade mineira às 17h25. Os voos, com passagens à venda desde o início de setembro, são operados por aeronaves turbo-hélice ATR/72, com capacidade para 70 passageiros. :: LEIA MAIS »
CRISE HÍDRICA: RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO TEM VOLUME ÚTIL DE 47% EM AGOSTO; MENOR ÍNDICE NO MESMO PERÍODO OCORREU EM 2017 DURANTE SECA

Reservatório do Sobradinho, na Bahia
O volume útil do reservatório do Sobradinho, um dos principais do país, correspondeu a 47,81% de sua capacidade total, em agosto passado. Os dados são da Agência Nacional de Águas (ANA).
De acordo com a ANA, o menor volume útil do Lago de Sobradinho no mês de agosto foi registrado em 2017, durante o período da seca, quando alcançou a marca de 7,77%. Já o maior deles, foi em 2004, quando atingiu 82,16%. Na época do apagão que aconteceu entre os anos de 2001 e 2002, o volume era de 15,05% e 30,78%, respectivamente.
Segundo Almacks Luiz Silva, secretário da Câmara Consultiva Regional do Submedio São Francisco, o reservatório de Sobradinho gera energia para uma cascata de usinas. São elas: Paulo Afonso I, II, III e IV; Apolônio Sales; Itaparica e Xingó.
No dia 30 de agosto, a vazão do Lago de Sobradinho ficou maior. Ela passou de 1 mil m³/s para 1,3 mil m³/s, para atender às diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
De acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), essa mudança serviu para otimizar o Sistema Interligado Nacional (SIN), além de assegurar o armazenamento do reservatório de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador, em no mínimo 30%.
Conforme explica o secretário da Câmara Consultiva Regional do Submedio São Francisco, quanto maior a vazão, maior a geração de energia e menor o volume de água. Segundo ele, essa água não fica armazenada na bacia.
GOVERNO DA BAHIA LIBERA EVENTOS COM PÚBLICO DE ATÉ 1.100 PESSOAS

A tendência é que haja uma liberação progressiva para presença de pessoas em eventos
O Governo da Bahia liberou a realização de eventos com a presença de até 1.100 pessoas. A medida de flexibilização foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 22, e é válida para o período de 21 de setembro a 1ª de outubro de 2021. Anteriormente, era permitido eventos com até mil pessoas e a tendência é que haja uma liberação progressiva.
O decreto libera o público para eventos como cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em locais públicos ou privados, circos, parques de exposições, formatura, feiras, passeatas e afins.
Além disso, também está liberada a realização de eventos com venda de ingressos, como shows, desde que obedecida a quantidade máxima estipulada.
O Governo da Bahia também utiliza a medida para monitorar a quantidade de pessoas em zoológicos, parque de diversões, museus e teatros. :: LEIA MAIS »
BAHIA: OPERAÇÃO MARIA DA PENHA PRENDE 348 PESSOAS ACUSADAS DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

Uma operação da Polícia Civil contra agressores de mulheres resultou na prisão de 348 pessoas na Bahia. Deflagrada há cerca de um mês, a Operação Maria da Penha foi concluída nesta segunda-feira (20). Os detidos em vários municípios baianos são acusados de feminicídio, lesão corporal, ameaça, estupro e descumprimento de medida protetiva de urgência.
De acordo com o assessor executivo da Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária (AEXPJ), delegado Jorge Figueiredo, um adolescente foi apreendido, 51 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão foram cumpridos.
Segundo Figueiredo, a Policia Civil da Bahia, aliada ao projeto do Ministério da Justiça, em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, realizou ações de combate à violência doméstica em todo o território baiano, visando à proteção das mulheres. :: LEIA MAIS »
SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO SEGUE COM AÇÕES EDUCATIVAS EM ILHÉUS

Passeio ciclístico será realizado neste próximo sábado, 25, com concentração às 8h, em frente ao Centro de Convenções.
Em continuidade com a Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Ilhéus divulga as atividades educativas e de conscientização. Com o tema “Sua responsabilidade, salva vidas”, a Autarquia de Transporte e Trânsito do município segue com atividades ao longo de toda a semana, na Praça JJ Seabra, Centro de Ilhéus, sempre a partir das 8h, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar da Bahia, SAMU, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e Polícia Rodoviária Federal.
“A nossa Semana Nacional do Trânsito visa conscientizar condutores, pedestres, ciclistas e o público em geral, sobre a importância da responsabilidade no trânsito, as regras, bem como oferecer serviços importantes para a população. É uma ação que abraça o cotidiano das pessoas no centro da cidade, com o objetivo de educar para que vidas sejam salvas”, destacou o diretor da Autarquia de Transporte e Trânsito, Valci Serpa.
Programação – Nesta segunda-feira, 20, foi realizada exposição da mini pista, distribuição de materiais educativos aos transeuntes, aferição de glicemia e pressão arterial, vacinação Covid-19 e Influenza e comando educativo com o apoio da 68ª CIPM e GCM. Essas mesmas ações serão também promovidas na quarta-feira, 22, com o acréscimo do serviço de testagem rápida. :: LEIA MAIS »
FAMÍLIA PEDE AJUDA PARA TRAZER CORPO DE JOVEM ILHEENSE QUE MORREU EM ACIDENTE DE MOTO EM PORTUGAL

Moisés Vieira Dias, de 27 anos
A família do ilheense Moisés Vieira Dias, de 27 anos, que morreu em um acidente de moto na cidade de Coimbra, em Portugal, está fazendo uma ‘vaquinha virtual’ para arrecadar dinheiro e tentar trazer o corpo do jovem para o Brasil.
Moisés sofreu o acidente no último domingo (19), enquanto estava com um amigo, também brasileiro. O veículo derrapou e os dois ficaram gravemente feridos. O amigo de Moisés, identificado apenas como Ricardo, de 36 anos, não resistiu e morreu ainda no local.
Já Moisés chegou a ser socorrido para o Hospital Universitário de Coimbra, onde teve uma parada cardiorrespiratória. O jovem chegou a ser reanimado, passou por duas cirurgias, mas não sobreviveu devido à gravidade do acidente.
A família dele tenta trazer o corpo de Moisés para ser enterrado na cidade. O jovem era casado e deixa uma filha de sete anos. Na vaquinha virtual, os familiares também querem arrecadar dinheiro para trazer a esposa e a criança ao Brasil.
Ao todo, o valor a ser arrecadado é de R$ 60 mil e o link para doação está disponível na internet. Recentemente, Moisés esteve em Ilhéus e retornou para Coimbra há cerca de oito dias, antes do acidente acontecer.
MOSTRA DA PRIMAVERA: MUSEU DA CAPITANIA DE ILHÉUS APRESENTA EXPOSIÇÃO ‘JARDIM DAS FLORES’

A mostra exibe telas inéditas e pode ser visitada até 29 de outubro, das 9h às 17h
A exposição “Jardim das Flores”, da artista plástica Jane Hilda Badaró, será aberta nesta terça-feira (21), no Museu da Capitania de Ilhéus, instalado no Palácio Paranaguá. A mostra exibe telas inéditas e pode ser visitada até 29 de outubro, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e aberta para o público geral.
No próximo dia 26 de setembro, Hilda Badaró participará de uma das mesas do Festival Literário Sul-Bahia (FLISBA), que tem como tema “A necessidade da arte” e contará com a participação do ator Jackson Costa, do escritor Adroaldo Almeida e do poeta e membro da Academia de Letras de Ilhéus, Geraldo Lavigne.
Há 10 anos, a artista exibiu a primeira exposição individual, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. :: LEIA MAIS »









