WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

PANDEMIA REDUZIU NOTIFICAÇÕES DE IST NA BAHIA; RETRAÇÃO DE CASOS DE AIDS CHEGOU A 25%

Em 2020, ano impactado pela pandemia da Covid-19, a Bahia assistiu a uma redução dos casos notificados das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Segundo dados da Secretaria da Saúde do estado (Sesab), os novos registros do vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), em adultos, foi 19% menor que a média dos últimos três anos (2017, 2018 e 2019). Já os casos notificados de Aids em adultos apresentaram queda de 25% no ano passado em relação à média dos três anos anteriores (31% menor que 2017; 18% menor que 2018; 24% menor que 2019).

A coordenadora de Agravos Transmissíveis da Vigilância Epidemiológica da Bahia, Eleuzina Falcão, aponta que a redução é percebida em indicadores epidemiológicos de praticamente todas as doenças e agravos. A leitura dela é de que esses dados estão intimamente ligados com a crise sanitária, uma vez que havia orientações para que as pessoas evitassem sair de casa e procurassem os serviços de saúde apenas em caso de extrema necessidade.

A gestora afastou a relação da redução dos casos notificados com a falta ou mudanças em políticas públicas nacionais. No início do mandato do presidente da República Jair Bolsonaro houve sinalização para essa possibilidade. O mandatário chegou a dizer que as pessoas vivendo com a Aids e o HIV eram uma “despesa” para o país. Na ocasião ele também apoiou que no lugar de educação sexual nas escolas, houvesse orientação e se estimulasse a abstinência sexual. :: LEIA MAIS »

SENADO APROVA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE ABSORVENTES A ESTUDANTES E MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Matéria agora vai a sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

Os senadores aprovaram na tarde desta terça-feira (14) projeto de lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e detidas. A matéria agora vai a sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de Lei 4968/19, da deputada Marília Arraes (PT-PE) e outros 34 parlamentares, no dia 26 de agosto.

De acordo com o substitutivo aprovado, da deputada Jaqueline Cassol (PP-RO), por meio do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual serão beneficiadas principalmente as estudantes de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública de ensino, mas também receberão o produto as mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade social extrema, as mulheres presidiárias e as adolescentes internadas em unidades para cumprimento de medida socioeducativa. A faixa etária varia de 12 a 51 anos.

ILHÉUS: MOTORISTA DE APLICATIVO É SEQUESTRADO E TEM CARRO ROUBADO EM CORRIDA

Um motorista por aplicativo foi sequestrado e teve o carro roubado quando trabalhava em Ilhéus. O homem foi abandonado em uma estrada vicinal já no município de Camamu.

Conforme informações, a vítima, que preferiu não se identificar, disse que os suspeitos pediram uma corrida de Ilhéus para Itabuna. Inicialmente, ele aceitou, mas em seguida cancelou a viagem.

Os acusados então entraram em contato pelo chat do aplicativo e disseram que queriam ir apenas à rodoviária de Ilhéus. O condutor aceitou, mas antes de chegar na rodoviária, os suspeitos anunciaram o assalto. À emissora, o motorista disse ainda que os assaltantes levaram cartões de crédito e uma quantia em dinheiro.

A vítima contou ainda que precisou andar em torno de cinco quilômetros até conseguir uma carona até Ilhéus. O motorista afirmou também que entrou em contato com o aplicativo 99, mas foi informado que ele precisa ter uma autorização policial para quebra de sigilo e assim obter informações da corrida. :: LEIA MAIS »

DETRAN DA BAHIA FAZ LEILÃO VIRTUAL DE VEÍCULOS E SUCATAS

Interessados já podem fazer seus lances no leilão do Detran da Bahia

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) promove, no dia 27 deste mês, mais um leilão virtual de veículos e sucatas. No total, são 491 lotes que estão nos pátios de Salvador, Feira de Santana e Jequié.

Os interessados já podem acessar o site do leiloeiro para dar lances em sucatas destinadas à reciclagem e também em veículos conservados, que estão aptos para voltar à circulação, sem restrições policiais ou judiciais e desvinculados de qualquer pendência legal ou financeira.

Entre os carros, um Citroen C4 Pallas 2011/2012 , em Feira de Santana, e um Peugeot 207 Passion 2011/2012, em Jequié, ambos com lance inicial de R$ 3 mil. Destaque também para uma moto Honda XRE 300, ano 2010, em Salvador, com lance iniciado em R$ 900.

Interessados podem realizar a visitação prévia dos lotes, para conhecer e examinar os bens, nos cinco dias úteis que antecedem o leilão, das 9h às 12h e das 14h às 17h, nos pátios indicados no edital.

CONFIRA VAGAS DE EMPREGO DO SINEBAHIA PARA ILHÉUS NESTA QUARTA-FEIRA (15)

Interessados devem enviar e-mail com dados e vaga pretendida ou agendar atendimento por meio do SAC Digital.

O SineBahia divulgou vagas de emprego para municípios do interior do estado nesta quarta-feira (15) em Ilhéus. [Veja lista abaixo]

nteressados devem agendar atendimento através do site do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Para se candidatar, é necessário apresentar currículo, nome completo, número para contato, RG, CPF e PIS.

Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das oportunidades disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos.

OPERADOR DE CALL CENTER
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
1 VAGA

AGENTE FUNERÁRIO
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira, com conhecimento em informática (Pacote Office e sistemas) e CNH ‘B’
3 VAGAS

EMPREGADA DOMÉSTICA
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
1 VAGA

COSTUREIRA
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira com moda praia
1 VAGA

ELETRICISTA AUTOMOTIVO
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira com veículos pesados
1 VAGA

ALINHADOR AUTOMOTIVO
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira e com disponibilidade para residir em Itacaré
1 VAGA

:: LEIA MAIS »

A MORTE POR SUICÍDIO PODE SER EVITADA E DEPRESSÃO É UMA DOENÇA QUE AGE SILENCIOSAMENTE, AFIRMA GUSTAVO PESTANA

A sociedade, de um modo geral, só dá a devida atenção para os sinais da depressão quando são pessoas próximas que tiram a própria vida. A opinião é do psicólogo Gustavo Pestana. “Há muita gente sofrendo de maneira silenciosa e é preciso que todos tenham empatia em entender que a depressão não é falta de Deus ou de um namorado como muita gente diz por aí. Vai muito além disso. É uma doença”, afirmou o profissional ao participar ontem (14) da sessão da Câmara de Vereadores de Ilhéus.

Convidado pelo vereador Paulo Carqueija (PSD), o psicólogo palestrou sobre a importância da campanha “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção ao suicídio. No Brasil, os casos de suicídio passam de 13 mil por ano, podendo ser bem maiores em decorrência das subnotificações. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos.

De acordo com o vereador Carqueija, há uma importância em discutir a temática neste momento, especialmente nesta fase aguda de pandemia, pois “os problemas econômicos e de desemprego causam o aumento de pessoas com saúde mental comprometida”. Para Gustavo Pestana além da contribuição que a Câmara de Vereadores dá ao debater o tema, é fundamental que sejam formatados requerimentos na Casa criando um serviço ambulatorial para tratar a prevenção contra o suicídio, com presença de psiquiatras e psicólogos. :: LEIA MAIS »

PELÉ TEM ALTA DA UTI E CONTINUA EM RECUPERAÇÃO NO HOSPITAL

Ex-jogador apresenta boa condição clínica, diz boletim médico

O tricampeão de futebol Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Rei Pelé, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas continua em recuperação no Hospital Albert Einstein, na capital paulista. Segundo boletim médico divulgado na tarde de hoje (14), o ex-jogador “apresenta boa condição clínica”.

No dia 4 deste mês, Pelé foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no cólon direito, descoberto durante exames cardiovasculares e laboratoriais de rotina, e o material retirado foi encaminhado para análise patológica.

Inicialmente, a previsão era que o ex-jogador, que tem 80 anos, recebesse alta da UTI no dia 7.

Na última sexta-feira (10), Pelé informou, pelo Instagram, que se sentia melhor a cada dia. “Meus amigos, a cada dia que passa eu me sinto um pouco melhor. Estou ansioso para voltar a jogar, mas ainda vou me recuperar por mais alguns dias. Enquanto estou por aqui, aproveito para conversar muito com minha família e para descansar. Obrigado novamente por todas mensagens de carinho. Logo mais estaremos juntos novamente!”, disse o tricampeão na mensagem.

SOANE GALVÃO DIALOGA COM IFBA PARA FOMENTAR EMPREENDEDORISMO EM ILHÉUS

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Ilhéus, Soane Galvão, acompanhada do secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Rubenilton Silva, se reuniu hoje com o diretor geral IFBA, Thiago Barbosa, e o diretor administrativo Jorge Fabrício, para conhecer a proposta do Programa Qualifica Mais Progredir, para oferta gratuita do curso de microempreendedor individual. A proposta é uma parceria entre o município e o IFBA, por meio do Ministério da Educação, para atender beneficiários a partir de 18 anos com ensino fundamental completo e que sejam usuários do bolsa Família com Cadastro Único.

“Ilhéus foi uma das seis cidades baianas selecionadas para promover essa profissionalização, que vai trabalhar o empreendedorismo, dando aos nossos jovens e pessoas carentes as ferramentas para eles se desenvolverem. Próxima semana, com o prefeito Mário Alexandre, vamos formalizar a assinatura do termo e celebrar mais essa conquista para os ilheenses”, afirmou Soane Galvão.

De acordo com a proposta apresentada pelo diretor geral do IFBA, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) é quem fazem a triagem e matrícula dos beneficiários para as 500 vagas a serem ofertadas. A previsão de início do curso é para março de 2022, com carga horária de 160 h, e bolsa aluno de R$ 2,00 por hora, com aulas presenciais de 4 h por dia, de segunda à sexta.

ITABUNA: SHOPPING JEQUITIBÁ TERÁ RESTAURANTE TEMÁTICO; SAIBA MAIS

O Shopping Jequitibá em Itabuna continua recebendo novos empreendimentos, que serão inaugurados ainda neste segundo semestre. Na área de alimentação/entretenimento, uma das novidades é o FIVE SPORT BAR um restaurante diferenciado, com foco na gastronomia e transmissão simultânea de todos os esportes. O local também oferecerá o Espaço Kids, para atividades infantis, e videogames para entretenimento de crianças e adultos.

O novo empreendimento do Jequitibá tem investimentos de R$ 2,5 milhões. Trata-se de um ambiente temático, com comida de qualidade e drinks patenteados muito bem elaborados.

Um dos sócios do FIVE, Aldo Mendonça Albuquerque Benevides, destaca que “esse é um modelo em expansão em diversos países e com potencial de crescimento no Brasil”. Já são nove casas em diferentes estados. Segundo ele, a decisão de investir no Jequitibá foi tomada por “se tratar do principal shopping do Estado fora da capital, um empreendimento consolidado e com um movimento digno de grandes centros do país”. :: LEIA MAIS »

SEBRAE EM ILHÉUS MANTÉM ATENDIMENTO COM HORA MARCADA

O atendimento presencial no Sebrae em Ilhéus continua sendo feito por hora marcada. Para maior comodidade dos donos de micro e pequenos negócios, o agendamento pode ser feito pelo 0800 570 0800. O objetivo é que os empreendedores sejam atendidos de forma eficaz, com segurança e dentro da real necessidade.

“Nós estamos mantendo o agendamento prévio por dois motivos. O primeiro é ainda por conta da pandemia, a fim de controlar o fluxo de pessoas em nossas unidades mantendo todos os protocolos de segurança. O segundo motivo é para a comodidade dos empresários, pois com o agendamento, os nossos agentes têm a possibilidade de melhor se prepararem para atender a demanda específica com mais qualidade e já com todas as informações que o empreendedor precisa”, informou o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus Michel Lima.

A ligação no 0800 é gratuita e pode ser feita, inclusive de celular, e o agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, entre 8h e 20h. O atendimento presencial pode ser agendado entre 9h e 17h. Pelo mesmo número, os empreendedores podem também se informar sobre cursos e eventos que são realizados pelas unidades.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia