WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

CDL DE ILHÉUS INAUGURA NOVA SEDE EM COMEMORAÇÃO AOS SEUS 47 ANOS

Acontece hoje, segunda-feira (20), a partir das 18 horas a solenidade de entrega da nova sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus, localizada na Rua Prado Valadares nº 1 A Térreo (antigo Prédio da Sefaz). A cerimônia ocorre nno mesmo dia em que a entidade celebra também seus 47 anos de fundação.

Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, garantiu, por meio da concessão de
um termo de Uso, a implantação da nova sede da CDL, bem próximo à principal artéria do comércio local, a Marquês de Paranaguá. “Além de estarmos mais próximos dos lojistas, comemoramos uma sede mais moderna e pronta para receber os empresários”, ressaltou o presidente da CDL de Ilhéus, Anselmo Clement.

A estrutura da nova sede conta com sala de recepção, espera e consulta ao SPC/Serasa, sala da gerência do SPC, copa, sala da certificação digital e o Espaço do Comerciante, sala que abrigará reuniões da diretoria e encontros com empresários e autoridades. A cerimônia de entrega da nova sede deverá contar com a presença do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, demais autoridades e lojistas associados á entidade.

PREFEITURA CONVOCA TAXISTAS, MOTORISTAS DE TRANSPORTE ESCOLAR E TURÍSTICO PARA RENOVAÇÃO DE ALVARÁ

A medida objetiva regulamentar a circulação dos veículos no município

A Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) convoca os permissionários dos serviços de táxi, transporte escolar e turístico de Ilhéus para renovar o alvará e realizar vistoria anual dos veículos. Os proprietários de táxi deverão abrir processo de 20 a 30 de setembro, das 7h30 às 13h, na base operacional da Sutram, situada à Rua 14 de Agosto, Cidade Nova – ao lado do Ginásio de Esportes Herval Soledade, de acordo com o final da placa e as praças onde estão cadastrados. O atendimento será feito por ordem de chegada.

Os motoristas de transporte escolar e turístico também deverão abrir processo na base operacional da Sutram, de 4 a 8 de outubro, das 7h30 às 13h, por ordem de chegada e de acordo com o final da placa. A medida objetiva regulamentar a circulação dos veículos no município.

Para atualização cadastral é indispensável a apresentação dos seguintes documentos:

– Alvará de circulação;

– CRLV do veículo a ser utilizado; :: LEIA MAIS »

ILHÉUS COMEÇA A VACINAS ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS NESTA SEGUNDA (20); CONFIRA ESTRATÉGIA

A imunização do público com idade igual ou superior a 18 anos será retomada na próxima semana

A Prefeitura de Ilhéus inicia na próxima segunda-feira (20) a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, independente de terem ou não comorbidades ou deficiência permanente. A estratégia também contempla a aplicação da 2ª dose de todos os imunizantes para pessoas com data marcada até 20 de setembro e 3ª dose (dose de reforço) para idosos de 80 anos ou mais que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses. Pessoas imunossuprimidas que já completaram 28 dias da segunda dose também podem buscar os pontos de imunização.

A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que os adolescentes deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável maior de idade durante o ato da vacinação. É necessário que o adulto apresente documento de identificação com foto. A imunização do público com 18 anos ou mais será retomada posteriormente.

A 1ª dose para os adolescentes e a dose de reforço serão ministradas exclusivamente nas unidades de saúde, já a 2ª dose de todos os imunizantes estará disponível somente na Cruzada do Bem pelo Bem, de acordo com horários específicos. A estratégia segue normalmente em todas as unidades, com exceção da UBS do Banco da Vitória, que passa a aplicar a vacina contra a Covid-19 somente às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h30. :: LEIA MAIS »

MOVIMENTO CULTURAL POVOS DE TERREIROS DE ILHÉUS É RECEBIDO PELO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES

O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Jerbson Moraes (PSD), recebeu em seu gabinete lideranças do Movimento Cultural Povos de Terreiros de Ilhéus. A entidade tem como estratégia a promoção e a preservação das manifestações culturais de matriz afro-brasileira. O movimento realiza atividades culturais de relevância pública e social e luta pela ampliação da igualdade racial, da paz, e o combate à intolerância religiosa e o racismo, focando no empoderamento do povo negro e de terreiro.

Durante o encontro, o grupo explicou que todos os anos realiza a “Caminhada da Paz e Contra a Intolerância Religiosa” e que a iniciativa consta, inclusive, no calendário oficial de eventos do município. Mas este ano, preocupado com os impactos causados pela pandemia, o movimento substituirá a caminhada por uma carreata, uma forma de manter o distanciamento social, sem perder a oportunidade de estar nas ruas valorizando a luta pelo fim do preconceito.

O evento ocorrerá dia 17 de outubro, com saída programada para as 9 horas, do alto da Conquista, defronte ao Terreiro de Mãe Hilza Mucalê. “Combater o preconceito e a intolerância tem sido uma marca da minha vida pública”, afirma Moares. “Além disso, temos ampliado o debate sobre estes temas nas ações políticas da Câmara, abrindo espaço para que toda a sociedade esteja representada, com vez e voz na Casa Legislativa”, completou o presidente da Câmara.

CERCA DE 1,5 MILHÃO DE ELEITORES ESTÃO COM TÍTULO CANCELADO NA BAHIA

Regularização pode ser feita pela internet e garante acesso ao voto nos próximos pleitos e direitos civis vinculados à Justiça Eleitoral.

A Bahia possui 1.576.023 eleitores com títulos cancelados, segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nesta quinta-feira (16).

Já em relação ao eleitorado de Salvador, 258.265 documentos foram cancelados.

Diante da situação, os eleitores com títulos cancelados devem regularizar o título perante ao TRE-BA. Por causa da pandemia da Covid-19, o atendimento está sendo realizado, preferencialmente, de forma online.

Os títulos cancelados podem ser regularizados pelo Título Net. O eleitor deve gerar uma Guia de Recolhimento (GRU) no site do TRE-BA ou do TSE e pagar o valor devido no Banco do Brasil ou através do PagTesouro, pela internet, sem precisar ir ao banco.

:: LEIA MAIS »

SINEBAHIA DIVULGA VAGAS DE EMPREGO PARA ILHÉUS NESTA SEXTA-FEIRA (17)

Interessados devem enviar e-mail com dados e vaga pretendida ou agendar atendimento por meio do SAC Digital.

O SineBahia divulgou vagas de emprego oferecidas em Ilhéus nesta sexta-feira (17). [Veja lista abaixo].

Interessados devem agendar atendimento através do site do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Para se candidatar, é necessário apresentar currículo, nome completo, número para contato, RG, CPF e PIS.

Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das oportunidades disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos.

OPERADOR DE MOTONIVELADORA (PATROL)
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
2 VAGAS

OPERADOR DE TRATOR ESTEIRA
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
2 VAGAS

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS RETOMA APLICAÇÃO DA 1ª DOSE PARA PÚBLICO 18+; 3ª DOSE SEGUE PARA IDOSOS E IMUNOSSUPRIMIDOS

A 2ª dose de todos os imunizantes para as pessoas com data marcada até 17 de setembro será ministrada no CMAE

A estratégia de vacinação contra a Covid-19 será retomada nesta sexta-feira (17) em Ilhéus, com aplicação da 1ª dose para o público de 18 anos ou mais, conforme recomendação do Ministério da Saúde, 2ª dose de todos os imunizantes para as pessoas com data marcada até 17 de setembro e 3ª dose (dose de reforço) para idosos de 80 anos ou mais que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses. Pessoas imunossuprimidas que já completaram 28 dias da segunda dose também podem buscar os pontos de imunização.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) explica que a primeira dose e a dose de reforço serão ministradas apenas nas unidades de saúde, já a segunda dose de todos os imunizantes estará disponível tanto nos postos quanto no CMAE, de acordo com horários específicos.

Documentação – Para tomar a 1ª dose o público deve portar CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação, caso possua. Já para receber a 2ª dose é imprescindível a apresentação do CPF, cartão SUS e cartão de vacinação constando a primeira aplicação do imunizante. :: LEIA MAIS »

CHANCES DE TSUMANI ATINGIR O BRASIL É MÍNIMA, AFIRMA ESPECIALISTAS

Especialistas consideram remota a chance de um tsunami atingir o Brasil. Nesta quinta-feira, 16, o Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) alertou que um vulcão nas Ilhas Canárias entrou em estado de alerta e sua erupção explosiva poderia causar um tsunami no Brasil.

Segundo especialistas ouvidos pela Defesa Civil de Salvador, Codesal, a suposição não tem base científica. Segundo o titular do departamento de Oceanografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, professor José Maria Landim Domiguez, o possível tsunami não passa de especulação, pois a atividade vulcânica não gera o fenômeno, mas sim o deslocamento do solo.

“Para que ocorresse um tsunami de grande magnitude, isso no pior dos cenários, seria necessário que, em função da atividade vulcânica, parte do arquipélago escorregasse para o mar, o que geraria uma onda de grandes proporções que se propagaria para o oceano”, explicou.

Já o meteorologista da Codesal, Giuliano Carlos Nascimento, explica que a ocorrência de tsunamis tem relação com o deslocamento de placas tectônicas, sendo que não há condições propícias para o fenômeno, caso ocorra, atinja Salvador. De acordo com ele, os países latino-americanos, situados na costa do Oceano Pacífico, a exemplo do Chile, têm maior probabilidade de serem atingidos pelo fenômeno.

ALERTA NAS ILHAS CANÁRIAS :: LEIA MAIS »

PREFEITO DE ITABUNA SE REÚNE COM AUTORIDADES DE SEGURANÇA PARA DISCUTIR ESTRATÉGIAS DE COMBATE À CRIMINALIDADE

Autoridades da segurança pública foram recebidas pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), nesta terça-feira, dia 14, para discutir estratégias de combate à criminalidade. No encontro, foi sinalizado o apoio necessário às Polícias Civil e Militar visando coibir ações similares ao episódio da sexta-feira passada.

Naquele dia, uma viatura da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) foi atacada por bandidos em um condomínio popular na zona sudeste da cidade, quando também foi apreendida grande quantidade de drogas. Para mudar o foco, três veículos foram incendiados em diferentes pontos da periferia de Itabuna.

“A segurança pública é um tema que preocupa as autoridades da área de segurança, a Administração municipal e a população como um todo. Por isso, quando se fala em violência, precisamos unir a sociedade”, frisou o prefeito.

“Reunimos as forças de segurança, com o apoio da Guarda Civil Municipal, para definir ações efetivas nas principais localidades onde estão sendo registrados casos de violência e criminalidade”, acrescentou.

O prefeito Augusto Castro citou que em breve o município contará com um grande aliado na prevenção, o sistema de videomonitoramento num projeto com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria da Segurança Pública. “Ainda este ano nossa cidade vai contar com este sistema, sendo mais uma ferramenta que auxiliará na elucidação de crimes”, completou. :: LEIA MAIS »

ITABUNA REALIZARÁ NO PRÓXIMO SÁBADO (18) O PRIMEIRO EVENTO-TESTE DA REGIÃO

Neste sábado (18), das 16 às 23 horas, a Prefeitura de Itabuna junto à Itabunense de Cultura – FICC,  realizarão o primeiro evento teste da região. O objetivo da festa é avaliar a possibilidade da liberação de shows em Itabuna, que estão suspensos desde o início da pandemia.

O evento  contará com apresentações de Sinho Ferrary, Kaio Oliveira e outras atrações. Com uma proposta solidária, os convidados deverão levar 3kg de alimentos não perecíveis. Não haverá cobrança de ingresso.

O diretor de Indústria e Comércio, Othon Henrique Dantas, disse que o pré-requisito para a festa é participar de uma testagem na sexta-feira, das 9 às 16 horas, na Câmara Municipal de Vereadores. “A testagem será obrigatória. Caso a pessoa não faça, vai poder realizar o teste no dia do evento, com o resultado em 10 minutos. Também lembramos que os participantes precisam comprovar que tomaram a 1º dose da vacina há 30 dias”, explicou.

O evento teste tem o apoio da Câmara de Vereadores, tendo sido definido durante sessão especial na Casa Legislativa, realizada na terça-feira, 14, com a participação de empresários do segmento de eventos, shows e produtores. “As capitais já estão realizando esse tipo de festa. O prefeito Augusto Castro se viu na responsabilidade de viabilizar essa retomada pelos efeitos econômicos que a paralisação causou”, afirmou Othon Dantas.

Segundo o diretor, depois do evento será feita uma análise sobre a taxa de contaminação na cidade, e o que liberação dos shows poderá ocasionar. Ao todo, 500 pessoas devem participar do evento teste e não será obrigatório o uso de máscara, já que a testagem prévia vai dar segurança ao público.  :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia