WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

DEAM INTINERANTE FORNECE ATENDIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NO INTERIOR

Delegacia Móvel vai percorrer municípios baianos, com equipe especializada. Ação pretende ampliar a atuação da PC e garantir atendimento qualificado

Com o objetivo de ampliar a atuação da Polícia Civil da Bahia no combate à violência contra mulher, o Departamento de Polícia do Interior (Depin) desenvolveu o projeto Deam Itinerante, que vai fornecer atendimento às mulheres em diferentes municípios do interior do estado, a partir do mês de setembro.
Na iniciativa, a Delegacia Móvel vai percorrer as cidades com uma equipe especializada. Registros de ocorrências, orientações, além de atividades integradas com os órgãos da rede de atendimento à mulher, disponíveis em cada cidade, serão realizados durante as visitas. A primeira parada da Deam Itinerante será em Jaguaquara, distante 336 quilômetros de Salvador.
A delegada-geral, Heloísa Campos de Brito, destacou a importância do projeto. “Estamos realizando uma iniciativa inédita, que demonstra o engajamento da nossa Instituição na conscientização e repressão da violência doméstica em todo o estado. Com essa ação, pretendemos garantir que as mulheres de toda Bahia sintam-se assistidas pela Polícia Civil”.
Conforme comentou o delegado Cristiano Mangueira, diretor adjunto do Depin, a atividade do Departamento será potencializada por meio desse projeto. “Com 15 Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher distribuídas pelo interior, além de quatro núcleos especializados que funcionam nas Coordenadorias de Irecê, Itapetinga, Santo Antônio de Jesus e Jacobina, a Deam Itinerante vai proporcionar atendimento à mulheres que muitas vezes não tem condições de realizar deslocamentos para outras cidades, dentre outros casos”, informou.

:: LEIA MAIS »

SESAB DIVULGA ORIENTAÇÕES PARA A RETOMADA SEGURA DAS CIRURGIAS ELETIVAS

Considerando a crescente demanda por cirurgias eletivas, reprimida desde o início da pandemia da Covid-19, bem como o quadro epidemiológico atual, com a redução do número de casos ativos, de pacientes internados e da ocupação de leitos de UTI, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COE), está recomendando o retorno gradativo e seguro das cirurgias eletivas, desde que sejam mantidas todas as medidas de prevenção e controle de infecção para a Covid-19.

Nesse contexto, cada unidade de saúde deve estabelecer estratégias de priorização da agenda de cirurgias, observando as características de cada especialidade e as condições clínicas do paciente, cuja espera possa agravar o prognóstico da doença. Deve-se ressaltar que os procedimentos cirúrgicos devem ser suspensos caso o paciente tenha febre ou qualquer outro sintoma respiratório nos últimos 10 dias, assim como tenha tido contato próximo com pessoa diagnosticada com Covid-19 no mesmo período, com exceção dos casos de urgência e emergência.

PROCEDIMENTOS

Com base nas recomendações da Sesab\COE, devem ser realizados os seguintes procedimentos: 100% dos procedimentos ambulatoriais (pequenas cirurgias, sob anestesia local), 100% de cirurgias com anestesia locorregional (raqui e peridural), 100% da capacidade operacional mensal de cirurgias eletivas da unidade com indicação de anestesia geral, sendo o ano de 2019 referência para compor essa taxa. :: LEIA MAIS »

SEDUC DIVULGA PROGRAMAÇÃO SEMANAL; ROTEIROS DE APRENDIZAGEM SÃO ENTREGUES NAS ESCOLAS

Planejamento Escolar com entrega dos roteiros de aprendizagem nas unidades escolares, bloco de atividades, desenvolvimento do plano de acolhimento e retorno para a etapa híbrida, acontece até o dia 24.

A secretaria de Educação da Prefeitura de Ilhéus divulgou a programação da agenda semanal de atividades da rede municipal. Nesta segunda-feira, acontece o momento de atendimento coletivo, às 15h, para diretores e vice-diretores escolares, pelo Google Meet, além do Planejamento Escolar com ações como a entrega dos roteiros de aprendizagem nas unidades escolares, bloco de atividades e desenvolvimento do plano de acolhimento e retorno para a etapa híbrida, até o dia 24 de setembro. Confira a programação dos demais dias.

Amanhã, terça-feira, 21, professores da Educação Infantil (grupo 1), do 1º ano Anos Iniciais, às 14h, do 2º ano dos Anos Iniciais, às 16h, e da área de Humanas dos Anos Finais, às 14h, participam do Planejamento Coletivo em Rede (PCR), via Google Meet. Também será realizado o encontro presencial do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), às 15h, com gestores, conselheiros, secretários escolares, servidores em educação e comunidade em geral, via Google Meet.

Dia 22, quarta-feira, será a vez dos professores da área de Linguagens e do Educação, às 14h, e de Jovens e Adultos (EJA) I, às 18h30, participarem do PCR. Nesta data, acontece a reuniões pedagógicas para supervisores, orientadores ou vice-diretores dos Anos Iniciais e Educação Infantil, e dos Anos Finais e EJA, pelo Google Meet, às 14h.

No dia 23, quinta-feira, será exibido, às 10h, o vídeo PCR de falas inclusivas, no Youtube, aberto para o público em geral. Às 14h, é dado continuidade ao PCR, desta vez para os professores de matemática e ciências dos Anos Finais, e às 18h30 para os professores do EJA II, via Google Meet.

Na sexta-feira, 24, o curso de libras, de nível intermediário, continua, às 10h, para inscritos, nas plataformas Doity e Youtube.

ILHÉUS CONTINUA VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS; VEJA ESTRATÉGIA DESTA TERÇA-FEIRA (21)

A vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus segue nesta terça-feira (21) com aplicação da 1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos, independente de terem ou não comorbidades ou deficiência permanente. A estratégia também contempla a aplicação da 2ª dose de todos os imunizantes para pessoas com data marcada até 21 de setembro e 3ª dose (dose de reforço) para idosos de 80 anos ou mais que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses. Pessoas imunossuprimidas que já completaram 28 dias da segunda dose também podem buscar os pontos de imunização.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que os adolescentes deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável maior de idade durante o ato da vacinação. É necessário que o adulto apresente documento de identificação com foto. De acordo com a Sesau, as doses serão ofertadas enquanto durar o estoque em cada local.

As ampolas serão abertas até 30 minutos antes do término do serviço, visto que o imunizante possui tempo determinado de validade após a abertura dos frascos. A 1ª dose para os adolescentes e a dose de reforço serão ministradas exclusivamente nas unidades de saúde, já a 2ª dose de todos os imunizantes estará disponível apenas no CMAE, conforme horários específicos.

A UBS do Banco da Vitória aplica a vacina contra a Covid-19 somente às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h30. De acordo com a Sesau, a imunização do público com 18 anos ou mais será retomada posteriormente. :: LEIA MAIS »

MORADORES DA ZONA NORTE DE ILHÉUS RECLAMAM DA QUALIDADE DA ÁGUA; EMBASA EXPLICA SITUAÇÃO

Durante o final de semana, vários moradores da Zona Norte de Ilhéus, entraram com contato com o Blog Agravo relatando denunciando a qualidade da água fornecida pela Embasa.

Segundo os moradores, a água estava salobra e pouco salgada. Vale lembrar que a zona norte é abastecida pela barragem do Iguape.

Na manhã desta segunda-feira (20) a Embasa informou que no dia 18 de setembro, identificou necessidade de correção dos parâmetros de tratamento da água distribuída para consumo. Tal correção foi executada no mesmo dia e a água já atende aos padrões de qualidade.

Ainda segundo a Embasa, a população dos bairros da Zona Norte de Ilhéus que verifique a água armazenada nos reservatórios domiciliares e se constatada característica atípica realize o descarte, não a utilizando para refeições, banho ou ingestão. :: LEIA MAIS »

SECRETÁRIO JOÃO AQUINO ESCLARECE SOBRE COLETA DE LIXO EM ILHÉUS

O secretário de Serviços Urbanos e Distritais de Ilhéus, João Aquino, concedeu entrevista na edição dessa segunda-feira (20), no Programa na Boca do Povo, da Rádio Bahiana de Ilhéus, e, na oportunidade, esclareceu sobre a coleta de lixo no município. A entrevista foi conduzida pelo radialista Adilson Neves, e  a participação do editor-chefe do Site Fábio Roberto Notícias.

De acordo com o gestor da pasta, a intercorrência na coleta se deu em virtude do encerramento de contrato com a CTA e a chegada de uma nova empresa, contudo, nesse intervalo para assinatura do novo contrato o serviço foi completamente afetado, mas, que está sendo restabelecido gradativamente nesse primeiro momento com os próprios trabalhadores da empresa anterior, e o apoio dos servidores da secretaria.

João Aquino pediu desculpas a população pelos transtornos, e afirmou que a administração está comprometida e sem medir esforços, para regularizar a coleta dos resíduos em toda a Cidade até a próxima quinta-feira (23).

BAHIA: JOVEM É MORTO EM CASA DE PROSTITUIÇÃO; EX-COMPANHEIRO É SUSPEITO DE CRIME

Caso aconteceu em Camaçari, na madrugada de sábado (19). Investigações vão apontar se suspeito foi ao local para matar a vítima e simulou assalto, ou se ele estava praticando crime e matou o ex-companheiro por encontrá-lo no estabelecimento.

Um jovem de 26 anos foi morto a tiros dentro de uma casa de prostituição na Rua Canaúna, em Arembepe, distrito de Camaçari, região metropolitana de Salvador. Um dos suspeitos do crime, que aconteceu na madrugada de sábado (19), é o ex-companheiro dele.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima é o Ronald Ferreira Santos. Testemunhas contaram que dois homens armados – entre eles o ex-companheiro da vítima – chegaram no local e roubaram os pertences das pessoas que estavam na casa de prostituição.

Ainda durante o assalto, o suspeito atirou contra Ronald. O atirador e o comparsa não tiveram nomes divulgados. Também segundo as testemunhas, o homem não aceitava o fim do relacionamento e cometeu o ataque depois que Ronald publicou uma foto com o novo companheiro, em uma rede social.

:: LEIA MAIS »

VEREADORA ENILDA ENTREGA NAS MÃOS DE RUI PEDIDO PARA PERMANÊNCIA DO CEPEDI, EM TERRENO DA PETROBRÁS EM ILHÉUS

A professora e vereadora de Ilhéus, Enilda Mendonça (PT), esteve no ultimo dia 16 de setembro acompanhando a agenda do governador da Bahia, Rui Costa, em Camacan.

Na oportunidade, ela entregou nas mãos do chefe do executivo estadual uma cópia do requerimento de sua autoria, que solicita a manutenção do CEPEDI (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus) na área da antiga Petrobras, na Avenida Milton Santos, Tapera.

Recentemente, o governo estadual decretou de utilidade pública (para fins de desapropriação) aquela área. O objetivo é que seja construída uma policlínica de saúde no local.

O pedido da vereadora é que a estrutura do CEPEDI seja mantida no terreno de 14 mil metros quadrados, onde já funciona há 19 anos, gerando soluções tecnológicas de uso internacional e empregos para o setor. Atualmente, mais de 60 colaboradores (entre contratados e bolsistas) integram a equipe do Centro de Pesquisa.
O governador recebeu com atenção o documento e pedido da Vereadora Enilda, e um estudo técnico sobre o assunto deverá ser iniciado. A vereadora continuará atenta e buscando que nossa cidade ganhe este importante equipamento para a saúde e não perca o de Estudos, Ciência e Tecnologia.

BAHIA REGISTRA 239 CASOS DE COVID-19 EM 24H E CONTABILIZA MAIS 3 MORTES; CONFIRA DADOS

Taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 30%

Nas últimas 24h, a Bahia registrou 293 novos casos de Covid-19, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), neste domingo (19). Segundo a Sesab, o estado contabilizou mais três óbitos pela doença.

Segundo a secretaria, apesar das mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados neste domingo. Com os novos dados, o estado tem 26.755 mortes pela doença, desde o inicio da pandemia.

No estado, 2.393 pessoas estão com o vírus ativo. Ainda segundo o boletim, 1.229.070 casos de Covid-19 foram confirmados desde o início da pandemia, sendo 51.973 profissionais da saúde. O total de pessoas recuperadas da doença nas últimas 24h é de 219.

Os dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste domingo.

O boletim completo está disponível no site da Sesab ou através de uma plataforma online.

A SOARES LOPES TAMBÉM PRECISA SER UM ESPAÇO FOMENTADOR DA CULTURA, DO TALENTO E DA DIVERSIDADE, DIZEM ESPECIALISTAS

A avenida Soares Lopes , em Ilhéus, precisa também ser vista e pensada como um espaço fomentador de cultura, de reconhecimento do talento e da história do povo de Ilhéus e de defesa da diversidade. A opinião é de representantes de manifestações culturais e religiosas, que participaram ontem (17) de mais uma audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores para debater a destinação da principal orla da cidade.

“Nossa contribuição para a revitalização da avenida é a criação de um memorial de literatura do sul da Bahia a fim de registrar fatos memoráveis, com destaque para os indivíduos que foram ícones de nossa história. A proposta é de preservação da nossa memória”, opinou o ex-secretário de Cultura do município, escritor e presidente da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), Pawlo Cidade.

Desafio

“Esse, de fato, é o nosso maior desafio na secretaria: o resgate do setor cultural”, reconhece o secretário municipal da pasta, Geraldo Magela.  Ele defende a criação de representações culturais na avenida Soares Lopes. Desde uma oca indígena para lembrar os antepassados, passando Casa da África e de um engenho, pelo fato da cana-de-açúcar já ter sido extremamente importante para a economia da cidade. E, obviamente, o cacau, com a reconstrução de uma mata atlântica, simbolizando o sistema cabruca de produção.

Esta nova etapa da Audiência Pública, com a temática da Cultura, reuniu os vereadores Vinícius Alcântara (PV), Enilda Mendonça (PT) e Ivo Evangelista (Republicanos). O objetivo do Poder Legislativo com esses eventos é ser a escuta dos setores da sociedade. “A avenida Soares Lopes é o ponto de convergência social, política e econômica da cidade. Por isso estamos precisamos ouvir a cidade inteira. Por que neste espaço cabem todos e todas as diversidades”, completa a vereadora Enilda Mendonça. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia