WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


FILHOTES DE ARARINHAS-AZUIS NASCEM EM CATIVEIRO NA BAHIA; ESPÉCIE É CONSIDERADA EXTINTA NO BRASIL DESDE O ANO 2000

Animais nasceram na cidade de Curaçá, onde funciona uma unidade de proteção das aves da caatinga baiana. Com os dois novos moradores, região conta com 55 exemplares da ave.

Dois filhotes de ararinhas-azuis nasceram em um cativeiro na cidade de Curaçá, no norte de Bahia, 21 anos depois de a espécie ser considerada extinta em território nacional. As aves foram reproduzidas em trabalho feito pelos técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e uma ONG alemã que atua em prol da causa animal.

As ararinhas nasceram nos dias 6 e 9 de junho, contudo, por ser uma espécie frágil, os técnicos optaram em divulgar somente agora a notícia.

Com estes dois casos, esta é a terceira ave reproduzida em cativeiro na região. Em abril deste ano, outro filhote tinha nascido na caatinga baiana, mas acabou morrendo. Dois dias depois, mais uma ararinha-azul nasceu. Desta vez, os técnicos retiraram o filhote do ninho e seguem cuidando do animal. :: LEIA MAIS »

DONA DE PADARIA MORRE DE COVID-19 EM ILHÉUS

Ilma era proprietária da padaria Modelo, na Urbis.

Na madrugada dessa terça-feira (20), a Covid-19 deixou mais uma família de Ilhéus traumatizada. Aos 36 anos, Ilma Souza Dias,  proprietária da padaria Modelo, na entrada da Urbis, foi mais uma vítima da doença. Ela estava internada no Hospital São José desde o último dia 29, e precisou ficar intubada por 3 semanas.

Ilma administrava a padaria junto com o marido Leonardo Carvalho (36). O casal, muito querido pelos clientes e de perfil empreendedor, tem um filho de 7 anos de idade.

Uma corrente de orações nas redes sociais, iniciada por Ruy Gledson, primo de Ilma, pedia a recuperação da empresária. Infelizmente, o seu quadro de saúde agravou e ela não resistiu. O corpo de Ilma será sepultado no pequeno município de Banzâe (13 mil habitantes), na região nordeste do estado.

Por Blog do Gusmão

GESTANTES NÃO DEVEM RECEBER VACINAS DIFERENTES CONTRA A COVID-19, RECOMENDA SESAB

As mulheres que já têm mais de 45 dias de parida devem se vacinar com a segunda dose do mesmo imunizante que tomaram ainda gestantes. Esta é a posição do Plano Nacional de Imunizações e é a recomendação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Segundo a Sesab essa recomendação deve ser seguida enquanto não há estudos conclusivos acerca da eficácia e possíveis consequências da intercambialidade entre vacinas de laboratórios e tecnologias diferentes.

A pasta também ressalta que se a primeira dose tiver sido feita com a vacina da AstraZeneca, as mulheres devem aguardar o prazo pós parto de 45 dias para completar o esquema vacinal.

A imunização com vacinas da Oxford/AstraZeneca e Janssen-Cilag, de composição com vetor viral, para vacinação das gestantes e puérperas a partir de 18 anos continua suspensa. Para este público, a vacinação deverá ser realizada com as vacinas dos fabricantes Sinovac/Butantan e Pfizer/Wyeth.

A vacinação poderá ser realizada em qualquer trimestre da gestação e deve ser avaliada individualmente por cada paciente junto ao seu médico, para avaliação da relação risco-benefício.

JERBSON MORAES PEDE AO EXECUTIVO MELHORIAS NAS PISTAS E AVENIDAS DE ILHÉUS

Presidente Jerbson Moraes (PSD) 

A requalificação asfáltica das principais ruas do Bairro Hernani Sá e Barreira, na zona sul de Ilhéus, e o reparo no nivelamento, também com pavimentação asfáltica, nas “tampas dos bueiros” em diversas regiões da cidade, são reivindicações feitas pelo presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), ao prefeito Mário Alexandre, através de requerimentos apresentados no Legislativo.

Estas medidas – explica o parlamentar – têm por objetivo melhorar a segurança para quem trafega em regiões de grande movimentação em Ilhéus, evitando acidentes graves e prejuízos financeiros.

No requerimento apresentado por Jerbson, ele cita alguns trechos prejudicados por “tampas de bueiros” mal instaladas, localizados na Avenida Ubaitaba, Avenida Vereador Amilton Ignácio de Castro (Rua da Linha), Avenida Itabuna, Rua da Silveira (atrás da Maçonaria), Rua Uruguaiana, Rua Maria Quitéria e Avenida Dois de Julho.

BATIDA ENTRE ÔNIBUS E CAMINHONETE DEIXA TRÂNSITO LENTO ENTRE ILHÉUS E ITABUNA

Acidente aconteceu no início da manhã desta quarta-feira (21); ninguém ficou ferido. Via não precisou ser interditada.

Um acidente envolvendo um ônibus e uma caminhonete deixou o trânsito lento na BR-415, no trecho que liga as cidades de Itabuna e Ilhéus, na manhã desta quarta-feira (21). Ninguém ficou ferido.

A batida aconteceu por volta das 6h e até as 7h30 a caminhonete seguia na pista. O ônibus seguia sentido Ilhéus e o carro no sentido contrário. De acordo com o motorista do coletivo, chovia no momento do acidente.

Ele perdeu o controle do veículo ao se aproximar de uma curva. O ônibus chegou a rodar na pista, enquanto o motorista tentava desviar da caminhonete. O motorista do carro ficou em estado de choque, bastante assustado. Ele estava sozinho no veículo.

O ônibus não tinha passageiros no momento do acidente, e estava apenas com o motorista e dois funcionários da empresa. O trânsito ficou lento no local, mas não chegou a ficar interditado.

GASOLINA: PREÇO MÉDIO DO COMBUSTÍVEL ULTRAPASSA R$ 6 E DEVE CONTINUAR SUBINDO

A marca foi atingida após uma alta de 1,45% na primeira quinzena de junho.

O preço do litro da gasolina no país chegou a R$ 6,0001 . A marca foi atingida após uma alta de 1,45% na primeira quinzena de junho , apontada por um levantamento feito pela ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas. Segundo o professor Sandro Maskio, coordenador de estudos do Observatório Econômico da Universidade Metodista da São Paulo (Umesp), a elevação do preço do combustível no curto prazo acontece por causa da política da Petrobras de acompanhar os preços internacionais .

“Com isso, o preço é afetado pelas flutuações conjunturais de duas variáveis fundamentais. O preço internacional do barril de petróleo é a primeira delas. E entre o início do mês de junho e meados de julho, o preço do barril se elevou aproximadamente 10% no mercado internacional . Em segundo lugar, vem a taxa de câmbio. Entre a terceira semana de junho e a terceira semana de julho, o dólar valorizou quase 6% frente ao real, ajudando a encarecer o preço do petróleo e seus derivados na nossa moeda, quando se convertem os preços internacionais”, diz.

Segundo o especialista, o efeito destas variáveis é importante porque, embora o Brasil seja praticamente autossuficiente na produção de petróleo, não o é na produção de seus derivados.

“Isso nos obriga a exportamos o petróleo bruto e importarmos parte dos produtos refinados que consumimos internamente”, explica o professor.

PREFEITURA DE ILHÉUS REALIZA CONSULTA PÚBLICA PARA PLANO PLURIANUAL 2022-2025 E LEI ORÇAMENTÁRIA

A consulta servirá de instrumento para a construção do Plano Plurianual 2022 – 2025 e a Lei Orçamentária Anual de 2022, do Município de Ilhéus.

Até o dia 30 de julho de 2021, a Prefeitura de Ilhéus estará realizando uma consulta pública eletrônica junto à sociedade civil organizada e à população interessada em contribuir com sugestões para a definição das ações da administração pública a serem realizadas no período de 2022 a 2025. A consulta servirá de instrumento para a construção do Plano Plurianual 2022 – 2025 e a Lei Orçamentária Anual de 2022, do Município de Ilhéus.

Representantes da sociedade, organizações representadas por associações, entidades, clube de serviços, instituições e representantes de segmentos diversos, podem acessar o link da coleta de sugestões, com cadastro e preenchimento do questionário eletrônico https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9HdJo3MQyo13OTJX1Uau-8OIMkSlbWMGkjtKuActKHU63-Q/viewform .

O edital será publicado no diário oficial do município para a publicidade dessa iniciativa, em conformidade com a Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica do Município de Ilhéus, e a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar n.º 101/2000.

BAHIA: GOVERNO PUBLICA LICITAÇÃO PARA NOVA ESCOLA ESTADUAL DE ITACARÉ

 

O município de Itacaré vai receber uma nova escola da rede estadual, que terá não somente o ensino médio regular, mas também o técnico profissionalizante com diversos cursos. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, recebeu a informação de que o governo do estado publicou nesta quarta-feira(21) o aviso de licitação para a construção da nova escola Aurelino Leal, em uma área estratégica na cidade que conta com cerca de 11 mil metros quadrados.

A nova escola será construída pelo Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) e terá 12 salas de aulas, campo society, quadra coberta, vestiário, refeitório, auditório e piscina. A solicitação da nova escola estadual havia sido feita ao governador Rui Costa pelo prefeito Antônio de Anízio, que em audiência em Salvador falou da necessidade de uma nova unidade de ensino, já que o Colégio Aurelino Leal, o único da rede estadual na sede do município, já não consegue atender ao grande número de estudantes.

De acordo com o prefeito, além de possibilitar uma melhor estrutura e melhores condições de ensino, a nova escola vai garantir a profissionalização dos jovens e adultos, uma reivindicação da comunidade, preparando para o mercado de trabalho. Antônio de Anízio falou da importância do ensino técnico-profissionalizante criando novas oportunidades de geração de emprego e renda, formando novos profissionais e inserindo esses estudantes na vida profissional.

Em junho deste ano o prefeito Antônio de Anízio visitou o local da nova escola junto com o deputado estadual Rosemberg Pinto. Na oportunidade o deputado reafirmou o compromisso de buscar junto com o governo estadual o andamento dos serviços.

TREZE UNIDADES DE SAÚDE SÃO PONTOS FIXOS DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM ILHÉUS

A estratégia segue o critério de idade, por ordem decrescente de faixa etária.

A Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) informa que os locais de vacinação contra a Covid-19 foram ampliados em Ilhéus, com a inclusão de 13 salas de imunização, que passam a funcionar como pontos fixos. A estratégia segue o critério de idade, por ordem decrescente de faixa etária. As unidades de saúde estão distribuídas nos módulos Sul, Norte, Centro e Oeste, de acordo com a lista abaixo.

Módulo Sul:

– Estratégia de Saúde da Família (ESF) Nossa Senhora da Vitória, das 13h às 15h30;

– ESF do Ilhéus II, UBS do Hernani Sá e a UBS de Olivença, das 8h às 11h30;

– UBS do Nelson Costa, das 13h às 16h

Módulo Norte:

– UBS Sarah Kubitscheck, das 13h às 16h30

Módulo Centro:

– UBS Conquista e UBS Santa Dulce dos Pobres (antiga UBS Joaquim Sampaio), das 8h às 11h30;

– CAE III (antigo Sesp), das 13h às 16h30;

– ESF do Basílio, das 13h às 15h30 :: LEIA MAIS »

BAHIA: PAULO MAGALHÃES CONTA COM APOIO DE 27 PREFEITOS

O deputado federal Paulo Magalhães (PSD), tem se movimentado bem para a eleição de 2022. O parlamentar goza de prestígio junto ao governo federal e estadual.

Fruto disso ele tem conseguido apoios de prefeitos de várias cidades. O site apurou que o deputado já conta com o apoio de 27 prefeitos, além das  bandas “b”.

Por Políticos do Sul da Bahia


WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia