WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


BAHIA É O 2º ESTADO COM MAIOR TAXA DE MORTE VIOLENTA INTENCIONAL A CADA 100 MIL HABITANTES

Informação é do Anuário da Segurança Pública, que reúne indicadores em todo o país, no ano passado, como o número de mortes violentas, de crimes contra o patrimônio e de armas em circulação

A Bahia é o segundo estado com maior taxa de morte violenta intencional a cada 100 mil habitantes (44,9). Segundo informações do levantamento, a taxa de mortes violentas intencionais cresceu 4% no país. A média ficou em 23,6 pra cada 100 mil habitantes.

A informação é do Anuário da Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (15), que reúne indicadores de todo o país em 2020, como o número de mortes violentas, de crimes contra o patrimônio e de armas em circulação, entre outros.

Os dados mostraram que Feira de Santana (89,9), Simões Filho (89,8), Santo Antônio de Jesus (76,2) e Camaçari (75,9) estão entre as 10 cidades com maiores taxas de mortes violentas intencionais do Brasil. Integram esse ranking apenas municípios com mais de 100 mil habitantes.

A Bahia também registrou, no ano passado, 113 crimes de feminicídio, crime de ódio em que a mulher é assassinada em contexto de violência doméstica ou por misoginia – aversão às mulheres. O número aponta um crescimento de 11,8% em comparação ao registrado pelo estado em 2020.

O levantamento ainda apontou um aumento de 46,5% na taxa de letalidade policial na Bahia. No Brasil, o aumento foi bem menor, de 0,3%.

DEFESA DE DJ IVIS TENTA CONVERTER PRISÃO PREVENTIVA E PEDE USO DE TORNOZELEIRA

Os representantes do DJ Ivis tentam aliviar na Justiça as medidas contra o artista para que ele cumpra as obrigações judiciais longe da cadeia.

Ao G1, o advogado do músico afirmou que entrará com um pedido de conversão da prisão preventiva do cantor e como sugestão pede o uso da tornozeleira eletrônica.

Segundo André Quezado, advogado que representa o artista no caso, Ivis está emocionalmente abalado com toda situação.

“Vamos em busca das medidas cautelares diversas da prisão para que ele fique em liberdade, mas com determinadas obrigações caso o Judiciário venha a deferir. Ele vai ter obrigações e deveres, inclusive, um deles é o afastamento, não poder se aproximar da senhora Pamella”, afirmou o advogado.

Detido por policiais na quarta-feira (14), Iverson de Souza Araújo se negou a responder o interrogatório feito na delegacia.  A operação que prendeu o artista durou cerca de 10 minutos e foi descrita como caso de extrema gravidade.

INFLUENZA: DIA D DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE ACONTECE NESTE SÁBADO (17) EM ILHÉUS

É preciso respeitar um intervalo de 14 dias entre a data de recebimento da vacina contra a Covid-19 e a da Influenza.

Neste próximo sábado do dia 17 de julho, em Ilhéus, vai acontecer o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, promovido pela secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus. A vacina contra a gripe está disponível em quatorze salas de vacinação para toda a população a partir de 6 meses de idade, das 08h às 14h em unidades de saúde do município. Confira os locais.

De acordo com a Sesau, o imunizante contra a Influenza já está disponível nas salas do CAE III; UBS Conquista; UBS Joaquim Sampaio; UBS Euler Ázaro; UBS Banco da Vitória; ESF Basílio; UBS Posto Sarah Kubitscheck; ESF Iguape; PSF Nelson Costa; UBS Hernani Sá; PSF Nossa Senhora da Vitoria; PSF Ilhéus II; UBS Olivença; e o ESF Salobrinho.

Para quem recebeu a vacina contra a Covid-19, é preciso respeitar um intervalo de 14 dias, entre a data de recebimento da vacina contra a Covid-19 e a da Influenza. Para a vacinação, o usuário deve apresentar CPF, cartão de vacinação (se tiver), cartão do SUS e o comprovante de residência. :: LEIA MAIS »

EM ASSEMBLEIA, PROFESSORES DIFINEM CONDIÇÕES PARA RETORNO DO ENSINO PRESENCIAL NA UESC

Reunidos em Assembleia na última terça-feira (13), os/as professores/as da UESC discutiram sobre o retorno das atividades presenciais práticas na universidade, previsto na Resolução CONSU 09/2021.

Por ampla maioria, a categoria decidiu pela manutenção do ensino remoto até que se tenha vacinação disponível para todas e todos e que sejam observadas as propostas da Comissão de Biossegurança da instituição. Também ficou definido o indicativo de greve sanitária se isso não for cumprido.

Através de ofício, a Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz – ADUSC informou a decisão da Assembleia à Reitoria, aos membros do CONSU, aos diretores de departamentos, aos membros da Comissão Emergencial de Crise do CONSU e aos membros do Comitê de Biossegurança da universidade.

A ADUSC aproveitou para reenviar as propostas de regulação das condições sanitárias, elaboradas pela Comissão de Estudos do sindicato, com o objetivo de aprimorar a discussão sobre a elaboração do Plano de Retorno das Atividades de Ensino Presencial – PRAEP. O documento, que reivindica diretrizes como vacinação ampla e reativação do Comitê de Crise, já havia sido encaminhado no dia 29 de junho. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: REUNIÃO COM SECRETÁRIO NACIONAL DISCUTE AMPLIAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO

O encontro tratou sobre estratégias para ampliar o tratamento de esgoto em Ilhéus

A Lei do Marco Legal do Saneamento, que completa um ano nesta quinta-feira (15), foi uma das pautas abordadas durante reunião entre o prefeito Mário Alexandre, o vice Bebeto Galvão e o secretário Nacional de Saneamento, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Pedro Maranhão. O encontro aconteceu no Centro Administrativo da Conquista e discutiu estratégias para ampliar o tratamento de esgoto em Ilhéus, possibilitando que o município continue crescendo de forma planejada no setor.

“Uma alegria muito grande receber o secretário para juntos discutirmos problemas crônicos e antigos de Ilhéus. A gente busca alternativas, alianças e união com todos os setores do governo para melhorar a qualidade de vida do nosso povo, prevenindo doenças e promovendo à saúde”, destacou Mário Alexandre.

O projeto visa ampliar para 100% a cobertura do saneamento básico. Somado à conclusão da segunda etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), já em andamento, Ilhéus alcançará o percentual de 80% de cobertura, fundamental para o progresso econômico e social do município, que desenvolve projetos para incorporar as novas diretrizes. :: LEIA MAIS »

ACUSADO DE HOMICÍDIO PRATICADO EM 2018 EM ILHÉUS É PRESO EM SANTA CATARINA

Um homem acusado de matado Daniel Santos Barbosa, 21 anos, e tentar matar a companheira dele que estava grávida, em 2018, no município de Ilhéus, foi preso na quarta-feira (14), após investigação de policiais da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). O acusado foi preso na região Sul do país, na cidade de Brusque, no estado de Santa Catarina.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o mandado de prisão foi cumprido com o apoio da Divisão de Investigações Criminais de Brusque da Polícia Civil de (SC). “Segundo nossas investigações, o crime está relacionado à disputa entre grupos criminosos pelo domínio de territórios para a comercialização de substâncias entorpecentes na cidade de Ilhéus”, disse o coordenador da 7ª Coorpin, delegado Evy Silva Nery Júnior Paternostro.

Em 2018, Daniel e sua companheira de 18 anos, grávida de nove meses, saíram para comprar cigarro e quando passavam por um beco foram surpreendidos por dois homens. Eles efetuaram diversos disparos contra o casal e Daniel  morreu no local. A companheira foi levada para o Hospital Regional Costa do Cacau. Ela e a criança sobreviveram.  “Agradecemos muito o apoio que a Polícia Civil de Santa Catarina nos prestou para a captura desse criminoso. Ele foi encaminhado para a custódia da Unidade Prisional Avançada de Brusque, de onde será recambiado para a Bahia. Já o comparsa dele, considerado como uma das lideranças do tráfico em Ilhéus, segue sendo procurado”, explicou o delegado.

NATAL ENCANTADO: PREFEITURA E CDL INICIAM PLANEJAMENTO DA CAMPANHA

O prefeito Mário Alexandre e o vice Bebeto Galvão receberam na quarta-feira (14) membros da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL) para iniciar as tratativas sobre a programação e formatação do Natal Encantado 2021. A iniciativa ornamenta o Centro Histórico da cidade em uma das épocas mais importantes para o comércio local.

O gestor frisou que a campanha promocional ocorrerá em atendimento aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. De acordo com ele, o trabalho conjunto é primordial para planejar medidas e conceder incentivos ao setor produtivo.

“Vamos estimular a geração de emprego e renda no município. Através da parceria forte entre a CDL e a Prefeitura iremos realizar uma campanha belíssima. Me coloco sempre à disposição. O primeiro momento foi para salvar a vida das pessoas e agora vamos cuidar do comércio, do desenvolvimento econômico. Vamos continuar de mãos dadas para fortalecer toda a cadeia produtiva da nossa cidade”, destacou Mário Alexandre.

Na oportunidade, os gestores e a diretoria da entidade dialogaram sobre estratégias para fomento ao setor. O evento chega à terceira edição e já conquistou munícipes e turistas. A perspectiva é reforçar os protocolos e medidas sanitárias, a fim de que as compras sejam realizadas de forma segura para as famílias, comerciantes, consumidores e visitantes.

“Teremos um projeto mais abrangente, mantendo a premiação com vales-compra, que fez muito sucesso na última edição”, explicou Anselmo Clement, presidente da CDL de Ilhéus. A reunião contou com as presenças dos secretários Vinícius Briglia (Desenvolvimento Econômico); Gabriel Bittencourt (Mobilidade e Ordem Pública); Mozart Aragão (Meio Ambiente) e diretores da entidade.

CASAL É PRESO EM SALVADOR POR TENTAR VENDER FILHA RECÉM-NASCIDA POR R$ 9 MIL

Um casal foi preso em flagrante por suspeita de tentar vender a própria filha por R$ 9 mil, em Salvador. Os prováveis compradores também foram detidos. O caso foi descoberto no fim da manhã desta quinta-feira (15), quando mãe e filha receberam alta médica de uma maternidade da capital baiana.

A mãe da menina, que nasceu no dia 13 de Julho em uma maternidade no bairro de Cajazeiras, estava negociando a venda do bebê com um casal de São Paulo. A titular da especializada, delegada Simone Moutinho, explicou que os dois interessados na menina vieram para Salvador e um deles já havia registrado a criança, como se fosse o pai.

“Ele entrou na maternidade junto com a genitora e já tinha feito a certidão de nascimento no cartório, com o sobrenome dele”, detalhou Moutinho. O homem deve responder criminalmente por registrar como seu o filho o de outra pessoa. O pai e a mãe foram atuados com base no Artigo 238 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que versa sobre o ato de prometer ou efetivar a entrega de filho a terceiros mediante pagamento. :: LEIA MAIS »

CIRURGIAS ELETIVAS SERÃO RETOMADAS DE FORMA GRADATIVA EM TODO O ESTADO

O Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes) autorizou, nesta quinta-feira (15), o retorno gradativo das cirurgias eletivas em todo o estado, suspensas desde o ano passado em virtude da pandemia da Covid-19. Para que a retomada seja segura, as unidades de saúde devem manter o uso racional de medicamentos, como sedativos e bloqueadores musculares, atualmente com risco de desabastecimento no mercado.

“Decidimos liberar as cirurgias eletivas, pois sabemos da demanda reprimida e da necessidade da população, mas é preciso entender que os mercados baiano e brasileiro não estão conseguindo atender de forma plena a demanda por medicamentos sedativos, limitando assim os estoques e, consequentemente, os procedimentos. Por isso, é necessário que as unidades atuem de forma racional e consciente no uso desses recursos, também utilizados no tratamento da Covid-19”, comenta o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Retomada

Para a retomada, as unidades poderão relizar na totalidade os procedimentos ambulatoriais de pequenas cirurgias, sob anestesia local; cirurgias com anestesia locorregional; e procedimentos com bloqueio de plexo, raqui e peridural. Já as cirurgias com indicação de anestesia geral se limitar a 25% da capacidade operacional mensal da unidade, tendo como base de referência o ano de 2019. A exceção são os casos em que possa haver prejuízo aos pacientes pela questão tempo-dependente, tais como, cirurgias oncológicas e cardíacas. :: LEIA MAIS »

PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE E ASSOCIAÇÃO DE BEACH TENNIS DEFINEM REALIZAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO DA COPA AIBT

No total, 120 atletas passarão pela Arena AIBT, montada nas areias da Avenida Soares Lopes

Realizada dos dias 30 de julho a 1º de agosto, a 2ª edição da Copa AIBT contará com o apoio e parceria da Prefeitura de Ilhéus. Durante reunião com a diretoria da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT), o prefeito Mário Alexandre destacou que o evento fomenta o turismo esportivo, com a participação de atletas de outros estados e diversas regiões da Bahia.

“Ficamos satisfeitos quando apoiamos iniciativas que proporcionam lazer, diversão, estimulam a prática de atividade física e melhoram a qualidade de vida. Realizamos a reunião com Vivaldo Pacheco, presidente da AIBT, para consolidar essa importante parceria em prol da promoção da cultura esportiva no nosso município”.

Conforme os organizadores do evento, no total, 120 atletas passarão pela Arena AIBT, montada nas areias da Avenida Soares Lopes. A 2ª Copa de Beach Tennis contará com a participação de desportistas ilheenses; de Salvador; Feira de Santana; Itabuna; Porto Seguro; Alagoinhas; Palmas (Tocantins) dentre outros municípios baianos. A Prefeitura fornecerá a estrutura e o apoio logístico necessário.  :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia