WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


BAHIA REGISTRA 3.088 NOVOS CASOS DE COVID E 53 MORTES PELA DOENÇA EM 24H

A taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes adultos com coronavírus é de 57%.

A Bahia registrou 3.088 novos casos de Covid-19 e 53 mortes pela doença em 24 horas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (21) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados nesta data.

No total, o estado tem 1.178.355 casos confirmados desde o início da pandemia, com 25.357 óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com coronavírus é de 57%.

Situação da regulação de Covid-19
Às 12h desta quarta-feira, 8 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 9 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

APÓS MAIS DE 48H, ENERGIA ELÉTRICA VOLTA A MORRO DE SÃO PAULO E CIDADES DO BAIXO SUL

A energia elétrica foi restabelecida na noite desta quarta-feira (21) em Cairu, onde ficam Morro de São Paulo e Boipeba, no Baixo Sul do estado. O fato ocorreu após mais de 48h (relembre aqui). Na segunda-feira (19), uma pane elétrica causou um apagão que afetou também as cidades de Nilo Peçanha e Taperoá, na mesma região. Ainda não há informações sobre possíveis prejuízos. A região é um dos destinos turísticos mais visitados do estado.

Em nota, a Coelba informou que a força-tarefa mobilizada para restabelecer o serviço “não teve precedentes” na história da distribuidora, empregando mais de 70 profissionais entre eletricistas, operadores e engenheiros, que atuaram em revezamento desde o início da ocorrência. A concessionária afirmou que foi necessário recompor mais de dois quilômetros de cabos. Ainda segundo a empresa, os problemas na rede elétrica foram feitos por “interferência externa”. Nos últimos dias choveu bastante na região.

BAHIA SEDIARÁ ÚNICA ETAPA DO AQUATHLON NO BRASIL EM 2021; PROVA DARÁ VAGA NO MUNDIAL

Corre, pedala e nada. A expressão, além de ser muito usada para se referir àquele jogador de futebol “enganador”, também serve para explicar as regras do Triathlon, competição esportiva que envolve corrida, ciclismo e natação. Mas e se os atletas simplesmente decidissem apenas correr, nadar e correr de novo? Teríamos então uma nova modalidade, derivada do Triathlon: o Aquathlon. Nesta terça-feira (20), a Confederação Brasileira de Triathlon anunciou que a única etapa do campeonato brasileiro de Aquathlon será sediada na Bahia.

O evento ocorrerá no Rio Imbassaí, em Mata de São João, no dia 20 de novembro deste ano, e terá quatro categorias: infantil (8 a 14 anos), paratriathlon (atletas com deficiência), elite (profissionais) e age group (para amadores). Segundo o presidente da Federação Baiana do esporte, Cleber Castro, os 20 primeiros colocados de cada modalidade ganharão vaga no Mundial de Aquathlon, marcado para acontecer em 2022, na cidade de Townsville, na Austrália. As inscrições para o evento devem ser abertas na próxima semana.

“Geralmente, no ano, você tem um calendário nacional que tem cinco etapas espalhadas pelo Brasil, e as três melhores pontuações sobem e se classificam para o mundial, sempre para o ano seguinte. Esse ano, devido à pandemia, o calendário foi suspenso. Uma das etapas estava prevista para a Bahia. Agora não há mais tempo hábil para fazer as cinco etapas, então será em etapa única. Sendo aqui na Bahia, você pode colocar mais atletas baianos, porque fica mais perto para as pessoas irem. Isso é bom para o estado”, afirmou o dirigente, em entrevista ao Bahia Notícias.

A prova é percorrida da seguinte forma: primeiro, os atletas executam uma corrida de 2,5 quilômetros; depois, nadam um quilômetro e, por fim, correm mais cinco quilômetros. Essa é a padronização para profissionais. Cada categoria possui suas distâncias específicas.

Vale lembrar que o Aquathlon e o Triathlon têm um outro “irmão”: o Duathlon. Neste último, os atletas fazem provas de corrida e ciclismo, sem a natação.

MAIS DE 6 MILHÕES DE BAIANOS JÁ RECEBERAM A PRIMEIRA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19

A Bahia superou, nesta quarta-feira (21), a marca de 6 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose (Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer) ou com dose única (Janssen) contra a Covid-19, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

No total, o estado vacinou 5.774.794 baianos contra o novo coronavírus com a primeira dose, dos quais 2.208.542 receberam também a segunda aplicação, e mais 241.053 vacinados com o imunizante de dose única, até as 16 horas desta quarta.

Nas últimas 24 horas, a Sesab contabilizou ainda 3.088 novas contaminações pelo vírus e 53 mortes em decorrência da Covid-19, acumulando agora, desde o início da pandemia, 1.178.355 casos confirmados da doença e 25.357 óbitos.

Neste momento, a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para adultos com Covid-19 é de 57% e 9.292 casos da doença são considerados ativos em todo o estado.

REDE DE OBSERVATÓRIOS DE SEGURANÇA DIVULGOU UM NOVO RELATÓRIO SOBRE A VIOLÊNCIA DA BAHIA; VEJA DADOS

Apesar da manutenção da letalidade, tanto policial quanto social, taxas monitoradas apresentaram quedas acentuadas.

“A nossa política de segurança pública não está baseada na lógica da preservação da vida, mas sim no confronto, no embate. Essa lógica é o que causa a altíssima letalidade entre pessoas criminalizadas e os policiais. É uma política que não funciona para nenhuma das pontas”.

A análise é do coordenador da Rede de Observatórios da Segurança na Bahia, co-fundador da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas (INNPD) e historiador, Dudu Ribeiro.

Nesta quinta-feira (22), a Rede divulgou um novo relatório sobre a violência na Bahia e outros quatro estados monitorados pela organização: Ceará; Pernambuco; Rio de Janeiro e São Paulo.

De janeiro a maio de 2021, a Bahia registrou 572 ocorrências violentas, que vão desde mortes policiais, morte causadas por policiais, feminicídios, violência contra crianças e adolescentes, racismo, violência contra pessoas LGBTQIA+ e chacinas – o único crime que aumentou em relação ao ano passado.

Veja em detalhes:

Eventos monitorados

Tipo do evento Janeiro a maio de 2021 janeiro a maio 2021 x 2020
Policiamento 295 – 47,4%
Evento envolvendo arma de fogo 81 – 61,6%
Feminicídio e violência contra a mulher 61 – 59,9%
Manifestação, greve e protesto 22 – 48,8%
Violência contra crianças e adolescentes 36 – 41%
Vitimização de agentes do Estado 29 – 35,6%
Violências, abusos e excessos por parte de agentes do Estado 19 – 38,7%
Sistemas penitenciário e socioeducativo 11 – 69,4%
Saques em estabelecimentos comerciais ou outros (Coronavírus) 0 – 100%
Chacina 11 + 37,5%
Violência contra LGBTQIA+ 1 – 80%
Racismo e injúria racial 3 – 50%
Linchamento ou tentativa de linchamento 3 – 76,9%
Ações e ataques de grupos criminais 0 – 100%
Corrupção policial 0
Intolerância religiosa 0
Total de registro 572 – 51,7%

:: LEIA MAIS »

CURSO DE MEDICINA DA UESC COMPLETA 20 ANOS

“Onde quer que arte da medicina seja amada, haverá também amor pela humanidade” (Hipócrates). Esse pensamento norteou, desde os primeiros momentos, o curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Em 2021, completa 20 anos do curso, que tem proporcionado uma formação comprometida com a vida, com respeito, humanidade e excelência.

O curso de graduação em Medicina da Uesc é o primeiro do interior do estado da Bahia. A Universidade exalta esse marco histórico e o modelo pedagógico que inovou ao implementar a experiência do Aprendizado Baseado em Problemas (Problem Based Learning – PBL), o terceiro curso do Brasil com esta metodologia ativa, e o primeiro da Bahia, servindo como polo formador para as outras universidades.

“O Curso de Medicina da Uesc comemora duas décadas dedicadas à vida e é avaliado entre os melhores do país, segundo o Ministério da Educação. Destaco o comprometimento dos professores, alunos e técnicos, que ao longo desse período, principalmente neste tempo desafiador da pandemia, não pararam as suas atividades. Ao contrário, se colocaram a serviço da sociedade e da esperança. Estão de parabéns todos aqueles empenhados na formação médica com a busca constante por inovação e a utilização de novas tecnologias voltadas à saúde”, avalia o reitor, Prof./Dr. Alessandro Fernandes de Santana. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: TRAFICANTE PIPITO É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL

Na manhã desta quarta-feira (21) Investigadores do Núcleo de Homicídios, cumpriram três mandados de prisão preventiva expedidos pela 1ª Vara do Júri da Comarca de Ilhéus em desfavor de Felipe Henrique Carvalho Gomes, vulgo Pipito, de 23 anos, natural de Ilhéus.

O preso foi investigado pela Polícia Civil como autor de três tentativas de homicídio, todas ocorridas no bairro Nossa Senhora da Vitória, sendo a primeira no dia 06/08/2018, por volta das 23h50min, na Rua Novo Horizonte, figurando como vítima Cleonice Nunes de Oliveira, a segunda no dia 29/08/2020, na Rua da Vitória, por volta das 20h50min, figurando como vítima Orlando Santos da Silva que foi alvejado por 21 projéteis de arma de fogo e socorrido com vida pelo SAMU para o Hospital Costa do Cacau, e a terceira vítima no dia 30/08/2020 na Rua São Jorge, figurando como vítima *Marilúcia Santos da Silva irmã da vítima Orlando Santos

Nas duas últimas tentativas de homicídio Felipe Henrique agiu em coautoria com o investigado Éric Costa de Jesus, vulgo Éric da Barreira, preso pelo PETO 69 no dia 06.12.2020 em cumprimento a Mandado de Prisão :: LEIA MAIS »

PF CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO E BUSCA, EM NOVA OPERAÇÃO CONTRA FRAUDES EM BENEFÍCIOS EMERGENCIAIS NA BAHIA

Nesta quinta-feira (22), mandados são cumpridos em Vitória da Conquista, Guanambi, Canavieiras, Santa Luzia e Porto Seguro, cidades que ficam nas regiões sul e sudoeste da Bahia.

A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (22), mais uma operação de combate a fraudes em benefícios emergenciais. Desta vez, os mandados são cumpridos em Vitória da Conquista, Guanambi, Canavieiras, Santa Luzia e Porto Seguro, cidades que ficam nas regiões sul e sudoeste da Bahia.

Em Vitória da Conquista, três mandados de prisão são cumpridos, além de dois mandados de busca e apreensão. Já em Guanambi e Canavieiras, a PF age no bloqueios de bens no valor de R$20.413, também por mandados judiciais.

Os outros quatro mandados de busca são para as cidades Canavieiras, e dois para Santa Luiza e Porto Seguro – um para cada.

A Polícia Federal detalhou que o mandado de Porto Seguro está vinculado a um inquérito policial, em que suspeitos são investigados por terem participado de ao menos 49 contas fraudadas. Essas fraudes geraram um montante de R$ 32.971, em um período de 25 dias.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS: 7ª COORPIN FECHA O CERCA CONTRA TRAFICANTES DA REGIÃO

Um revólver calibre 38, oito munições, 71 porções de maconha, 60 gramas de crack, centenas de embalagens para acondicionar drogas, uma balança e a quantia de R$315, em espécie, foram apreendidos durante uma operação da Delegacia Territorial (DT) de Ibirapitanga, na segunda-feira (19).

O material estava em um ponto de venda e distribuição de drogas, no bairro Brasília. Um homem foi preso em flagrante e autuado por tráfico. Um adolescente, de 16 anos, que também estava no imóvel, foi ouvido e liberado. O resultado da apreensão deve ser periciado no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O coordenador da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilhéus), delegado Evy Paternostro, informou que essas ações têm como objetivo localizar os pontos de venda de drogas e prender traficantes que atuam naquela região. “Estamos com investigações avançadas para desarticular essas quadrilhas. Vamos agir em diferentes cidades, com o intuito de tirar esses criminosos de circulação”, relatou Paternostro.

Ainda no curso das diligências no bairro Brasília, na manhã de terça-feira (20), um suspeito de roubo teve o mandado de prisão cumprido pelas equipes policiais. Ele estava com uma ordem judicial em aberto, que havia sido expedida pela Comarca de Jitaúna. O homem deve ser encaminhado ao sistema prisional.

PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE RECEBE ZPE BAHIA PARA RETOMADA DAS ATIVIDADES APÓS NOVO MARCO LEGAL

A reunião precedeu a recente e histórica conquista legislativa mais moderna do mundo, que selou o novo Marco Legal das ZPEs no Brasil.

O prefeito Mário Alexandre recebeu nesta terça-feira, 20, no gabinete do centro administrativo do município de Ilhéus, o presidente da Zona de Processamento de Exportação da Bahia (ZPE Bahia), Otávio Pimentel, e o diretor comercial, Joir Lino. O encontro, que também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Briglia,  foi realizado para a assinatura do aditivo à concessão da ZPE Bahia, com autorização de indenização de terras para a retomada da ZPE de Ilhéus em uma área de 208 hectares, a 6 km do Porto Sul.

O prefeito Mário Alexandre destacou a colaboração do município para impulsionar o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda. “Para mim é uma honra receber a ZPE Bahia aqui, com seus representantes. Eu fico muito feliz. Nós buscamos ajudar e colaborar com a realização do sonho de Ilhéus gerar renda e emprego, principalmente agora com esse novo marco regulatório que possibilita uma abertura para a gente avançar com a execução da nossa ZPE”, destacou o prefeito, que enfatizou a vinda de novos avanços para a cidade e para a Bahia, por meio da interlocução entre a ZPE, grandes empresas e indústrias, que já apresentaram carta de intenções para instalação na cidade.

Conquista emblemática – A reunião precedeu a recente e histórica conquista legislativa mais moderna do mundo, que selou o novo Marco Legal das ZPEs no Brasil, após forte lobby contrário da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do time da Zona Franca de Manaus, sobre a liberação de 100% do mercado para a produção das ZPEs. Isto porque, as indústrias que entrarem para a ZPE, de acordo com o novo marco regulatório, podem colocar 100% de sua produção no mercado interno, importar e exportar sem pagar imposto. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia