BAHIA: SECRETÁRIO DE SAÚDE COMEMORA REDUÇÕES DE INTERNAÇÕES

Fábio Vilas-Boas diz que as estrutura em hospitais será revertida para outros atendimentos.
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, comemorou a queda nos índices da pandemia do coronavírus na Bahia e informou que atualmente há 600 leitos de UTI Covid osciosos, resultado da queda no número de internação e aceleração dos pacientes recebendo alta.
“Estamos no processo de desativação de alguns leitos. A Bahia está com mais de 600 leitos de UTI ociosos e todos os dias pacientes estão tendo alta e as UTI vão ficando vazias”,disse o secretário durante o programa Sete em Ponto, da Rádio Metrópole.
Fábio Vilas-Boas explicou que os médicos contratados para atuar na pandemia serão desligados e a estrutura revertida para outros tipos de atendimento.
O secretário espera que haja aceleração na vacinação para que, caso o estado seja atingido por uma terceira onda de contágios provocada pela variante Delta, a cobertura vacinal esteja ampla e consiga conter o avanço do vírus.
Ele ainda informou que há uma conversa com o Ministério da Saúde para a utilização na primeira dose de mais de 20 milhões de doses da vacina da Oxford/AstraZeneca que estão estocadas, atualmente, para aplicação da segunda dose. O intervalo de aplicação desse imunizante é de 12 semanas.
JULHO DAS PRETAS É LEMBRADO EM AUDIÊNCIA HISTÓRICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ao participar hoje (26) pela manhã da Audiência Pública que marcou as comemorações e o debate do “Julho das Pretas”, em Ilhéus, a secretária estadual de Política das Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, destacou o impacto que uma cultura machista traz para a mulher negra que, muitas vezes, significa atos de violência e até casos de feminicídio. “A violência atinge majoritariamente as mulheres negras, entrelaçadas pelo racismo”, assegura. A secretária defende que o município de Ilhéus tenha uma agenda de enfrentamento a violência contra as mulheres e que esta seja uma luta suprapartidária.
O “Julho das Pretas” é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha. :: LEIA MAIS »
DETRAN-BA DIVULGA NOVOS PRAZOS DE RENOVAÇÃO DA CNH E OUTROS SERVIÇOS DE TRÂNSITO

Regularização pode ser efetuada através do portal, mediante agendamento, e pelo aplicativo SAC DIGITAL
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) divulgou o novo calendário de prazos e procedimentos para condutores, registro de veículos novos e transferência de propriedade de veículos em todos os municípios baianos. O calendário passa a valer a partir da próxima segunda-feira, 2.
Conforme a Deliberação 230 do Contran, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas entre 1º de fevereiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021, passa a ter um novo prazo.
Quanto ao registro de veículos, os carros zero quilômetro adquiridos entre 12 de fevereiro de 2021 e 1º de agosto de 2021 deverão ser registrados e licenciados até 31 de agosto de 2021. Já para a transferência de propriedade de veículos seminovos adquiridos entre 28 de janeiro de 2021 e 1º de agosto de 2021, o prazo é até 30 de setembro. :: LEIA MAIS »
VÍDEO MOSTRA BANDIDO TOMANDO CARRO EM ILHÉUS; ASSISTA
Um vídeo de segurança flagrou o assalto a um casal no último sábado na Avenida Soares Lopes, Centro de Ilhéus.
A vítima, o empresário Lúcio Neto estacionava o carro, quando um veículo parou ao lado e um homem sai em direção à vítima e anuncia o assalto.
O veículo de cor branco usado para dar apoio ao assalto, dar ré e escolta o carro roubado, Corsa Sedan preto com placa policial EBL-4598.
Vale lembrar que quase no mesmo local houve uma tentativa de assalto, mas a vítima era um policial que reagiu trocando tiro com o assaltante que acabou vindo a óbito.
Moradores reclamam que a Avenida Soares Lopes virou alvo constante de assaltos.
COVID-19: APLICAÇÃO DA 2ª DOSE PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COMEÇA NESTA TERÇA (27); VEJA OS PONTOS

O público geral com 2ª dose marcada para a terça-feira (27) também pode comparecer ao CMAE e à Cruzada do Bem pelo Bem
Os trabalhadores da educação com data de retorno marcada para a próxima terça-feira (27) podem se dirigir aos pontos fixos para completar o esquema vacinal. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), os profissionais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) receberão a dose de reforço na UESC, das 8h às 14h.
Já os profissionais que atuam em outros estabelecimentos de ensino receberão a segunda dose no CMAE, das 8h às 12h e das 13h às 15h, e na Cruzada do Bem pelo Bem, das 8h às 14h.
O público geral com segunda dose marcada para a terça-feira (27) também pode comparecer ao CMAE e à Cruzada do Bem pelo Bem, nos horários informados. É indispensável a apresentação do CPF e do cartão de vacinação constando a primeira aplicação do imunizante.
Locais: :: LEIA MAIS »
CINCO PESSOAS FICAM FERIDAS APÓS BATIDA ENTRE TRÊS CARROS EM ILHÉUS

Devido ao impacto da batida, dois dos carros envolvidos no acidente ficaram destruídos.
Cinco pessoas ficaram feridas, na noite de domingo (25), após uma batida entre três carros na BR-415, trecho da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Conforme a polícia, os agentes foram comunicados do acidente por volta das 22h18, no km 18 da rodovia. No local, os policiais encontraram as vítimas. Quatro delas tiveram ferimentos leves e uma, grave. O motorista de um dos veículos foi encaminhado para delegacia de Polícia Civil, após os agentes da PRF verificarem embriaguez ao volante. Não há detalhes se ele foi preso ou liberado após prestar esclarecimentos à polícia.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e encaminhou os feridos para o hospital Costa do Cacau, em Ilhéus. Não há detalhes do estado de saúde deles.
Devido ao impacto da batida, dois dos carros envolvidos no acidente ficaram destruídos. O terceiro teve avarias na parte da frente, mas não como os outros dois veículos.
ILHÉUS: COMUNIDADE DO RIO DO ENGENHO COMEMORA 487 ANOS COM FESTA MEMORIAL À SANTA ANNA E S.JOAQUIM

A programação começou às 5h30 com o Santo Ofício de Nossa Senhora, seguida da oração do terço às 6h30, e a santa missa solene campal seguida de benção, realizada às 10h30, no domingo.
A comunidade do Rio do Engenho, em Ilhéus, participou neste domingo, 25, da festa memorial à Senhora Sant’Anna e São Joaquim, com uma missa campal festiva que teve como tema “somos todos irmãos e irmãs: fraternidade e amizade social”. Celebrada pelo padre José Nilton Barbosa Lapa, popularmente conhecido como Padre Zezinho, da Diocese de Ilhéus, a missa contou com a presença de dezenas de ilheenses visitantes, pessoas da comunidade e representantes do governo municipal.
“Valorizar a nossa cultura e história, fortalece o sentimento de pertencimento do nosso povo, principalmente em comunidades como a do Rio do Engenho, que guarda um legado de fé e de importantes patrimônios históricos e naturais. Somos um povo que tem identidade, cultura e uma riqueza imaterial muito grande, por isso, devemos ter orgulho de ser ilheenses”, parabenizou o prefeito Mário Alexandre à comunidade do Rio do Engenho por preservar as tradições.
A programação do dia 25 começou às 5h30 com o Santo Ofício de Nossa Senhora, seguida da oração do terço às 6h30, e a santa missa solene campal seguida de benção, realizada às 10h30, no domingo. :: LEIA MAIS »
NÃO HÁ RISCO DE RACIONAMENTO DE ENERGIA EM 2021, DIZ MME

O secretário de energia elétrica do ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira da Silva, participa do programa A Voz do Brasil.
Mesmo com a crise hídrica enfrentada pelo Brasil este ano – o país passa pelo pior nível de chuvas dos últimos 91 anos – não há indicação de falta de recursos para o atendimento da carga de energia do país em 2021. A informação foi dada pelo secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Christiano Vieira da Silva em entrevista ao programa A Voz do Brasil.
Silva disse que a região Sudeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento do Brasil, está com apenas 26% de sua capacidade. Acrescentou que a bacia mais atingida é a do Rio Paraná e seus afluentes, como o Tietê e o Paranaíba. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS GANHARÁ POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE, AFIRMA RUI COSTA

De acordo com Rui, o projeto visa atender cerca de 400 mil habitantes das cidades que integram a região sul da Bahia
Com a proposta de expandir a oferta de serviços de saúde, o governador Rui Costa anunciou na última sexta-feira (23) a construção de uma Policlínica Regional em Ilhéus. A informação foi dada durante o ato de entrega da unidade em Itaberaba. Para o prefeito Mário Alexandre, a implantação do modelo no município marca o processo de ampliação da assistência no interior do estado, tendo Ilhéus como polo de saúde, que abriga o Hospital Regional Costa do Cacau, já em funcionamento, e o Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio, ambos com atendimento de alta complexidade.
“Esse equipamento consolida a parceria com o Governo do Estado e faz com que a qualidade da saúde pública avance de uma forma jamais vista. Agradeço a atenção, o apoio e carinho que o governador Rui tem com a população de Ilhéus e da nossa região, investindo em áreas fundamentais para a saúde e bem-estar do nosso povo”, afirmou Mário Alexandre.
Segundo Rui, o projeto visa atender aproximadamente 400 mil habitantes das cidades que integram a região sul da Bahia. Juntas, Ilhéus e Itabuna atenderão cerca de 800 mil pessoas, oferecendo acesso ambulatorial e especialidades diversas, em articulação com o setor de Atenção Básica e assistência hospitalar.
“Já estamos dialogando com os municípios da região sul para abrir uma policlínica em Ilhéus, onde o projeto está mais encaminhado. Na região o debate está adiantado, por isso eu falo na vigésima sexta unidade. O povo é apaixonado por esse modelo e graças a Deus nós estamos entregando aos baianos um serviço de alto padrão”, declarou o governador. :: LEIA MAIS »
TREMOR DE TERRA É REGISTRADO NO MUNICÍPIO DE CURAÇA, NO NORTE DA BAHIA

Caso ocorreu no domingo (25). De acordo com o Laboratório Sismológico (LABSIS), o tremor foi de magnitude preliminar 2.0 mR. Não há registros de que o abalo, de baixa magnitude, tenha sido sentido pela população local.
Um tremor de terra foi registrado no município de Curaçá, no norte da Bahia, no domingo (25).De acordo com o Laboratório Sismológico (LABSIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora a região, não há registro de feridos.
Ainda de acordo com o laboratório, o tremor foi de magnitude preliminar 2.0 mR e não há registros de que o abalo de baixa magnitude tenha sido sentido pela população local.
O último evento registrado na cidade ocorreu ainda no início deste mês. De acordo com o laboratório, o tremor foi de magnitude 1.8 mR e não houve registros de que o abalo, de baixa magnitude, tenha sido sentido pela população local.









