WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

PREFEITURA DE ILHÉUS DIVULGA BALANÇO ANUAL DO CAGED

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), divulgou nesta terça-feira (2) o balanço anual do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente ao resultado acumulado de janeiro a dezembro de 2020. Mesmo com os efeitos provocados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os números apontaram uma forte recuperação no segundo semestre do ano passado, apresentando saldo positivo a partir de agosto até dezembro.

Nesse período, o mês de setembro registrou o melhor saldo, com a abertura de 292 novas vagas com carteira assinada, aumentando as contratações formais no município. A alta foi puxada pela indústria em geral, seguida do comércio. O prefeito Mário Alexandre destacou que a cidade dá sinais de estabilidade do mercado de trabalho, indicando um cenário otimista para o ano que se inicia. :: LEIA MAIS »

SAMU DE ILHÉUS COMPLETA 15 ANOS COM RENOVAÇÃO DA FROTA E QUALIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) completou nesta terça-feira (2) o 15º aniversário de implantação no município, oferecendo atendimento pré-hospitalar de qualidade à população de Ilhéus e de outras nove cidades. De acordo com o enfermeiro Cyomar Dias, diretor regional do Samu, o serviço será qualificado com recursos provenientes de portaria do Ministério da Saúde, cuja estrutura passará a contar com quatro Unidades de Suporte Básico (USB), duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e uma motolância.

Para ele, a comemoração vai além dos 15 anos de operação no município, desde o início da primeira gestão, o prefeito Mário Alexandre está imbuído em melhorar as condições de trabalho, com aquisição de equipamentos adequados aos primeiros socorros, maior renovação de frota da história do Samu e reajuste salarial de toda equipe. O serviço de urgência também presta um apoio primordial à rede no cenário da pandemia, dando suporte avançado para realizar as transferências de casos mais graves da Covid-19. :: LEIA MAIS »

FESTA DE SÃO JOÃO NÃO É DESCARTADA, MAS SÓ DEVE OCORRER SE MAIORIA FOR VACINA, DIZ GOVERNADOR RUI COSTA

Durante o ‘Papo Correria’ na noite desta terça-feira (02), o mandatário afirmou que ainda é precipitado falar sobre o assunto.

O governador Rui Costa não descartou a realização da festa de São João este ano na Bahia, mas alertou que ela só poderá acontecer se a maioria da população já tiver sido vacinada e se os números de mortes e contaminados pelo novo coronavírus tiverem reduzido. Contudo, durante o ‘Papo Correria’ na noite desta terça-feira (02), o mandatário afirmou que ainda é precipitado falar sobre o assunto.

“O que eu acho pouco provável é que até junho a gente tenha alcançado um numero expressivo (de pessoas vacinadas). (…) Não quero descartar, não quero jogar um balde de água fria em quem curte o São João, mas ainda é cedo, ainda estamos no mês de fevereiro. Estará condicionado ao percentual de imunização que a gente conseguir. Se a gente for caindo e ficar com um número residual pode ser que aconteça”, disse.

RUI DIZ COM NOVAS DOSES DA VACINA PRIORIDADE SERÁ VACINAR TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO

Como projeto para melhorar o nível do ensino, o governador pretende enviar para a Assembleia Legislativa da Bahia um projeto para instituição de monitores nas escolas.

O governador Rui Costa (PT) disse que com a chegada de novas doses de vacina contra a Covid-19, a prioridade será a vacinação dos professores e dos trabalhadores da educação. Rui participou do “Papo Correria” desta terça-feira (2), juntamente com o secretário de saúde Fábio Vilas-Boas.

“Pessoas que trabalham nas escolas, até pessoas mais idosas. Tem merendeiras e cozinheiras. Essas pessoas tem que ter prioridade e para que a gente possa dar mais segurança no retorno das aulas”, disse Rui.

Como projeto para melhorar o nível do ensino, o governador pretende enviar para a Assembleia Legislativa da Bahia um projeto para instituição de monitores nas escolas. Segundo Rui, o projeto já acontece nas escolas. :: LEIA MAIS »

PREFEITO DIZ QUE ENQUANTO A CIDADE AVANÇA, A RESPONSABILIDADE DE TODOS AUMENTA PROPORCIONALMENTE, COM CAUTELA E PRUDÊNCIA

A primeira sessão da atual legislatura na Câmara Municipal de Ilhéus aconteceu hoje (02), à tarde no Plenário Gilberto Fialho. Transmitida ao vivo pelas redes sociais e com a presença de 50 pessoas, representantes da população, autoridades civis e militares e imprensa, a sessão foi presidida pelo vereador Jerbson Moraes e contou com a participação do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e do vice, Bebeto Galvão.

Ao ler sua mensagem, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assegurou que a relação institucional e republicana entre os poderes continuará dando bons frutos para Ilhéus e para os ilheenses. “Esta foi a missão que nos foi confiada legitimamente através das urnas”, lembrou.

Mário Alexandre assegurou que a construção de uma cidade melhor é a missão que está sob a responsabilidade dos agentes públicos, respeitando o modelo representativo da democracia. “Cabe aos representantes do povo o objetivo de concretizar o máximo possível aquilo que os representados esperam e desejam para a cidade”, afirmou.

União e responsabilidade

O prefeito de Ilhéus destacou ainda a necessidade de união entre os poderes constituídos e disse ser esta a condição primordial para construir os avanços que a cidade precisa. “E enquanto a cidade avança, a nossa responsabilidade aumenta proporcionalmente, com cautela e prudência, fazendo a transformação sem desprezar a riqueza histórica que a cidade agregou em quase 500 anos”.

O presidente da Câmara, vereador Jersbon Moraes destacou o momento histórico da sessão e disse estar otimista quanto aos trabalhos da atual legislatura. “Nossa responsabilidade é muito grande. E estamos preparados para este momento”, afirmou.

A próxima sessão da Câmara acontece nesta quarta (02), às 16 horas, quando será iniciada a eleição para a escolha dos membros das Comissões Técnicas da Casa. O papel das comissões, destaca Jerbson, é propiciar ao vereador a oportunidade de desenvolver estudos, criando condições para que o processo de votação seja subsidiado com informações e dados técnicos, opiniões e posicionamento dos cidadãos, da sociedade civil organizada e do governo, orientando o trabalho do plenário.

AGENTE DE TRÂNSITO DESTRÓI SEDE DA SUTRAM EM ILHÉUS E É CONDUZIDO À DELEGACIA

Na manhã da terça-feira (02), o servidor da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade de Ilhéus, Itamar de Almeida Teixeira, destruiu vários computadores e móveis da repartição pública.

Segundo informações de funcionários que estavam presente no local, o servidor não recebeu o salário de janeiro por não ter assinado a folha de ponto. O corte motivou a fúria e a depredação do patrimônio público.

Itamar já teria respondido processos administrativos e segundo depoimentos de servidores que pediram para não ser identificados, tem problemas psicológicos.

Ele foi conduzido à delegacia pela Polícia Militar.

 

Veja mais fotos: :: LEIA MAIS »

EFICÁCIA DA VACINA SPUTINIK É DE 91,6%, DIZ PUBLICAÇÃO DA REVISTA THE LANCET

Análise inicial foi feita com quase 20 mil participantes; monitoramento continua. Desenvolvida na Rússia, imunizante foi o quarto a ter resultados de fase 3 publicados em uma revista.

A vacina Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya para a Covid-19, teve eficácia de 91,6% contra a doença, segundo resultados preliminares publicados nesta terça-feira (2) na revista científica “The Lancet”, uma das mais respeitadas do mundo. A eficácia contra casos moderados e graves da doença foi de 100%.

A vacina também funcionou em idosos: uma subanálise de 2 mil adultos com mais de 60 anos mostrou eficácia de 91,8% neste grupo. Ela também foi bem tolerada nessa faixa etária.

A vacina é a quarta a ter resultados publicados em uma revista, depois de Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Moderna. Quando isso acontece, significa que os dados foram revisados e validados por outros cientistas.

Veja os principais pontos do anúncio:

  • A análise preliminar dos dados de fase 3 dos testes sugeriu uma eficácia de 91,6% para a vacina. Uma eficácia de 91,6% significa que a vacina conseguiu reduzir em 91,6% os casos de Covid-19 no grupo vacinado em relação ao grupo não vacinado.
  • A vacina é aplicada em duas doses. A segunda dose foi dada 21 dias após a primeira.
  • A análise foi feita com resultados de 19.866 participantes. Desses, 14.964 tomaram a vacina e 4.902, um placebo (substância inativa). Houve 16 casos de Covid entre os vacinados (0,1%) e 62 entre os não vacinados (1,3%).
  • A vacina também funcionou em idosos: uma subanálise de 2.144 adultos com mais de 60 anos mostrou eficácia de 91,8% nesse grupo. A vacina foi bem tolerada nessa faixa etária.

:: LEIA MAIS »

BAIANO DESENVOLVE NOVO TIPO DE SORVETE COM POTENCIAL MEDICINAL

Cientista, pesquisador ou artista plástico. Para Adriano Xavier, 31 anos, que nasceu em Inhambupe, interior da Bahia, o título pouco importa. Isso porque, em todas as especificações, prevalece o caráter autodidata. Adriano desenvolveu, a partir das próprias teorias, invenções e princípios, uma receita para um novo tipo de sorvete, à base de algaroba, sem açúcar comercial e sem nenhuma lactose.

O baiano, que afirma querer deixar sua marca no mundo assim como os ídolos, Nicole Tesla, Albert Einstein e Santos Dumont, ressalta diversos benefícios para a saúde que vêm junto ao alimento. “Sem conservantes, nem aditivos químicos, o sorvete também não conta com nenhuma substância cancerígena, nem mesmo glúten”, destaca.

O que impressiona pela falta de ingredientes presentes em doces mais comuns, pode gerar suspeita por parte do consumidor quanto ao sabor do produto, algo que o inventor faz questão de tranquilizar. “Esse sorvete pode ser consumido por pessoas que tem problemas de saúde, como intolerância à lactose, por ser um alimento medicinal, nutricional, natural, orgânico, multifuncional, bioativo, vitamínico e 100% vegetal. A maioria das pessoas se surpreende pelo sabor ao descobrir que um doce pode ser nutritivo e saudável ao mesmo tempo. Em junho de 2018, em uma mostra sensorial na Feira de Gastronomia de Paris, na França, tive a oportunidade de expor o produto em um estande que foi muito bem recepcionado pelo público”, declara Adriano, que já criou 14 alimentos, dentre os quais estão sete doces pastosos e cremosos. :: LEIA MAIS »

DECRETO QUE PROÍBE SHOWS E AULAS NA BAHIA É PRORROGADO ATÉ 7 DE FEVEREIRO

Casamentos e formaturas podem acontecer com limite de 200 pessoas.

O decreto que suspende shows e aulas nas unidades de ensino públicas e privadas da Bahia vai ser prorrogado até o dia 7 de fevereiro. A prorrogação será publicada pelo Governo do Estado no Diário Oficial deste sábado (30).

O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes. :: LEIA MAIS »

ESCOLA PARTICULAR DE CAMPINAS TEM SURTO DE CORONAVÍRUS E SUSPENDE AULAS PRESENCIAIS

Instituição afirma que, até o momento, há um aluno infectado e outros seis sintomáticos. Total de profissionais que testaram positivo para a doença não foi informado. FOTO: G1

A escola particular Jaime Kratz, no bairro Taquaral, em Campinas (SP), interrompeu as aulas presenciais nesta segunda-feira (1º) após um surto de Covid-19 entre alunos e profissionais. De acordo com a instituição, os primeiros casos começaram a ser confirmados no dia 20 de janeiro e, até o momento, um aluno testou positivo e outros seis apresentaram sintomas da doença.

Em nota, a escola também disse ter registrado “alguns casos entre os funcionários e fomos orientados pela Vigilância Epidemiológica, que considera dois casos já um surto, a suspender temporariamente as aulas presenciais, quebrando assim o ciclo de contágio”. O total de profissionais infectados, porém, não foi informado.

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia