:: ‘Geral’
PREFEITURA DE ILHÉUS DIVULGA BALANÇO ANUAL DO CAGED

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), divulgou nesta terça-feira (2) o balanço anual do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente ao resultado acumulado de janeiro a dezembro de 2020. Mesmo com os efeitos provocados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os números apontaram uma forte recuperação no segundo semestre do ano passado, apresentando saldo positivo a partir de agosto até dezembro.
Nesse período, o mês de setembro registrou o melhor saldo, com a abertura de 292 novas vagas com carteira assinada, aumentando as contratações formais no município. A alta foi puxada pela indústria em geral, seguida do comércio. O prefeito Mário Alexandre destacou que a cidade dá sinais de estabilidade do mercado de trabalho, indicando um cenário otimista para o ano que se inicia. :: LEIA MAIS »
SAMU DE ILHÉUS COMPLETA 15 ANOS COM RENOVAÇÃO DA FROTA E QUALIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) completou nesta terça-feira (2) o 15º aniversário de implantação no município, oferecendo atendimento pré-hospitalar de qualidade à população de Ilhéus e de outras nove cidades. De acordo com o enfermeiro Cyomar Dias, diretor regional do Samu, o serviço será qualificado com recursos provenientes de portaria do Ministério da Saúde, cuja estrutura passará a contar com quatro Unidades de Suporte Básico (USB), duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e uma motolância.
Para ele, a comemoração vai além dos 15 anos de operação no município, desde o início da primeira gestão, o prefeito Mário Alexandre está imbuído em melhorar as condições de trabalho, com aquisição de equipamentos adequados aos primeiros socorros, maior renovação de frota da história do Samu e reajuste salarial de toda equipe. O serviço de urgência também presta um apoio primordial à rede no cenário da pandemia, dando suporte avançado para realizar as transferências de casos mais graves da Covid-19. :: LEIA MAIS »
FESTA DE SÃO JOÃO NÃO É DESCARTADA, MAS SÓ DEVE OCORRER SE MAIORIA FOR VACINA, DIZ GOVERNADOR RUI COSTA

Durante o ‘Papo Correria’ na noite desta terça-feira (02), o mandatário afirmou que ainda é precipitado falar sobre o assunto.
O governador Rui Costa não descartou a realização da festa de São João este ano na Bahia, mas alertou que ela só poderá acontecer se a maioria da população já tiver sido vacinada e se os números de mortes e contaminados pelo novo coronavírus tiverem reduzido. Contudo, durante o ‘Papo Correria’ na noite desta terça-feira (02), o mandatário afirmou que ainda é precipitado falar sobre o assunto.
“O que eu acho pouco provável é que até junho a gente tenha alcançado um numero expressivo (de pessoas vacinadas). (…) Não quero descartar, não quero jogar um balde de água fria em quem curte o São João, mas ainda é cedo, ainda estamos no mês de fevereiro. Estará condicionado ao percentual de imunização que a gente conseguir. Se a gente for caindo e ficar com um número residual pode ser que aconteça”, disse.
RUI DIZ COM NOVAS DOSES DA VACINA PRIORIDADE SERÁ VACINAR TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO

Como projeto para melhorar o nível do ensino, o governador pretende enviar para a Assembleia Legislativa da Bahia um projeto para instituição de monitores nas escolas.
O governador Rui Costa (PT) disse que com a chegada de novas doses de vacina contra a Covid-19, a prioridade será a vacinação dos professores e dos trabalhadores da educação. Rui participou do “Papo Correria” desta terça-feira (2), juntamente com o secretário de saúde Fábio Vilas-Boas.
“Pessoas que trabalham nas escolas, até pessoas mais idosas. Tem merendeiras e cozinheiras. Essas pessoas tem que ter prioridade e para que a gente possa dar mais segurança no retorno das aulas”, disse Rui.
Como projeto para melhorar o nível do ensino, o governador pretende enviar para a Assembleia Legislativa da Bahia um projeto para instituição de monitores nas escolas. Segundo Rui, o projeto já acontece nas escolas. :: LEIA MAIS »
PREFEITO DIZ QUE ENQUANTO A CIDADE AVANÇA, A RESPONSABILIDADE DE TODOS AUMENTA PROPORCIONALMENTE, COM CAUTELA E PRUDÊNCIA

A primeira sessão da atual legislatura na Câmara Municipal de Ilhéus aconteceu hoje (02), à tarde no Plenário Gilberto Fialho. Transmitida ao vivo pelas redes sociais e com a presença de 50 pessoas, representantes da população, autoridades civis e militares e imprensa, a sessão foi presidida pelo vereador Jerbson Moraes e contou com a participação do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e do vice, Bebeto Galvão.
Ao ler sua mensagem, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assegurou que a relação institucional e republicana entre os poderes continuará dando bons frutos para Ilhéus e para os ilheenses. “Esta foi a missão que nos foi confiada legitimamente através das urnas”, lembrou.
Mário Alexandre assegurou que a construção de uma cidade melhor é a missão que está sob a responsabilidade dos agentes públicos, respeitando o modelo representativo da democracia. “Cabe aos representantes do povo o objetivo de concretizar o máximo possível aquilo que os representados esperam e desejam para a cidade”, afirmou.
União e responsabilidade
O prefeito de Ilhéus destacou ainda a necessidade de união entre os poderes constituídos e disse ser esta a condição primordial para construir os avanços que a cidade precisa. “E enquanto a cidade avança, a nossa responsabilidade aumenta proporcionalmente, com cautela e prudência, fazendo a transformação sem desprezar a riqueza histórica que a cidade agregou em quase 500 anos”.
O presidente da Câmara, vereador Jersbon Moraes destacou o momento histórico da sessão e disse estar otimista quanto aos trabalhos da atual legislatura. “Nossa responsabilidade é muito grande. E estamos preparados para este momento”, afirmou.
A próxima sessão da Câmara acontece nesta quarta (02), às 16 horas, quando será iniciada a eleição para a escolha dos membros das Comissões Técnicas da Casa. O papel das comissões, destaca Jerbson, é propiciar ao vereador a oportunidade de desenvolver estudos, criando condições para que o processo de votação seja subsidiado com informações e dados técnicos, opiniões e posicionamento dos cidadãos, da sociedade civil organizada e do governo, orientando o trabalho do plenário.
AGENTE DE TRÂNSITO DESTRÓI SEDE DA SUTRAM EM ILHÉUS E É CONDUZIDO À DELEGACIA

Na manhã da terça-feira (02), o servidor da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade de Ilhéus, Itamar de Almeida Teixeira, destruiu vários computadores e móveis da repartição pública.
Segundo informações de funcionários que estavam presente no local, o servidor não recebeu o salário de janeiro por não ter assinado a folha de ponto. O corte motivou a fúria e a depredação do patrimônio público.
Itamar já teria respondido processos administrativos e segundo depoimentos de servidores que pediram para não ser identificados, tem problemas psicológicos.
Ele foi conduzido à delegacia pela Polícia Militar.
Veja mais fotos: :: LEIA MAIS »
EFICÁCIA DA VACINA SPUTINIK É DE 91,6%, DIZ PUBLICAÇÃO DA REVISTA THE LANCET

Análise inicial foi feita com quase 20 mil participantes; monitoramento continua. Desenvolvida na Rússia, imunizante foi o quarto a ter resultados de fase 3 publicados em uma revista.
A vacina Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya para a Covid-19, teve eficácia de 91,6% contra a doença, segundo resultados preliminares publicados nesta terça-feira (2) na revista científica “The Lancet”, uma das mais respeitadas do mundo. A eficácia contra casos moderados e graves da doença foi de 100%.
A vacina também funcionou em idosos: uma subanálise de 2 mil adultos com mais de 60 anos mostrou eficácia de 91,8% neste grupo. Ela também foi bem tolerada nessa faixa etária.
A vacina é a quarta a ter resultados publicados em uma revista, depois de Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Moderna. Quando isso acontece, significa que os dados foram revisados e validados por outros cientistas.
Veja os principais pontos do anúncio:
- A análise preliminar dos dados de fase 3 dos testes sugeriu uma eficácia de 91,6% para a vacina. Uma eficácia de 91,6% significa que a vacina conseguiu reduzir em 91,6% os casos de Covid-19 no grupo vacinado em relação ao grupo não vacinado.
- A vacina é aplicada em duas doses. A segunda dose foi dada 21 dias após a primeira.
- A análise foi feita com resultados de 19.866 participantes. Desses, 14.964 tomaram a vacina e 4.902, um placebo (substância inativa). Houve 16 casos de Covid entre os vacinados (0,1%) e 62 entre os não vacinados (1,3%).
- A vacina também funcionou em idosos: uma subanálise de 2.144 adultos com mais de 60 anos mostrou eficácia de 91,8% nesse grupo. A vacina foi bem tolerada nessa faixa etária.
BAIANO DESENVOLVE NOVO TIPO DE SORVETE COM POTENCIAL MEDICINAL

Cientista, pesquisador ou artista plástico. Para Adriano Xavier, 31 anos, que nasceu em Inhambupe, interior da Bahia, o título pouco importa. Isso porque, em todas as especificações, prevalece o caráter autodidata. Adriano desenvolveu, a partir das próprias teorias, invenções e princípios, uma receita para um novo tipo de sorvete, à base de algaroba, sem açúcar comercial e sem nenhuma lactose.
O baiano, que afirma querer deixar sua marca no mundo assim como os ídolos, Nicole Tesla, Albert Einstein e Santos Dumont, ressalta diversos benefícios para a saúde que vêm junto ao alimento. “Sem conservantes, nem aditivos químicos, o sorvete também não conta com nenhuma substância cancerígena, nem mesmo glúten”, destaca.
O que impressiona pela falta de ingredientes presentes em doces mais comuns, pode gerar suspeita por parte do consumidor quanto ao sabor do produto, algo que o inventor faz questão de tranquilizar. “Esse sorvete pode ser consumido por pessoas que tem problemas de saúde, como intolerância à lactose, por ser um alimento medicinal, nutricional, natural, orgânico, multifuncional, bioativo, vitamínico e 100% vegetal. A maioria das pessoas se surpreende pelo sabor ao descobrir que um doce pode ser nutritivo e saudável ao mesmo tempo. Em junho de 2018, em uma mostra sensorial na Feira de Gastronomia de Paris, na França, tive a oportunidade de expor o produto em um estande que foi muito bem recepcionado pelo público”, declara Adriano, que já criou 14 alimentos, dentre os quais estão sete doces pastosos e cremosos. :: LEIA MAIS »
DECRETO QUE PROÍBE SHOWS E AULAS NA BAHIA É PRORROGADO ATÉ 7 DE FEVEREIRO

Casamentos e formaturas podem acontecer com limite de 200 pessoas.
O decreto que suspende shows e aulas nas unidades de ensino públicas e privadas da Bahia vai ser prorrogado até o dia 7 de fevereiro. A prorrogação será publicada pelo Governo do Estado no Diário Oficial deste sábado (30).
O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes. :: LEIA MAIS »
ESCOLA PARTICULAR DE CAMPINAS TEM SURTO DE CORONAVÍRUS E SUSPENDE AULAS PRESENCIAIS

Instituição afirma que, até o momento, há um aluno infectado e outros seis sintomáticos. Total de profissionais que testaram positivo para a doença não foi informado. FOTO: G1
A escola particular Jaime Kratz, no bairro Taquaral, em Campinas (SP), interrompeu as aulas presenciais nesta segunda-feira (1º) após um surto de Covid-19 entre alunos e profissionais. De acordo com a instituição, os primeiros casos começaram a ser confirmados no dia 20 de janeiro e, até o momento, um aluno testou positivo e outros seis apresentaram sintomas da doença.
Em nota, a escola também disse ter registrado “alguns casos entre os funcionários e fomos orientados pela Vigilância Epidemiológica, que considera dois casos já um surto, a suspender temporariamente as aulas presenciais, quebrando assim o ciclo de contágio”. O total de profissionais infectados, porém, não foi informado.









