:: ‘Geral’
UM DIA ANTES DA ABERTURA, VEREADORES SE REÚNEM PARA DETALHAR REGIMENTO INTERNO E DEBATER A LOM

Um dia antes da abertura oficial dos trabalhos legislativos em Ilhéus, que ocorre nesta terça (02) às 16 horas, o presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes, promoveu um café da manhã, hoje (01), para apresentar aos parlamentares detalhes do funcionamento do Regimento Interno da Casa e da Lei Orgânica do Município.
“Temos a necessidade de mostrar aos vereadores que estamos na busca permanente para que tenhamos uma gestão aberta às mudanças que representem a valorização do Poder Legislativo e ao entendimento entre os seus pares”, disse, acrescentando que não são medidas para impor, mas atitudes para ajudar ao bom funcionamento da Câmara.
Na oportunidade, o presidente explicou como será a primeira sessão, que contará com a participação do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre. Reeleito para mais quatro anos no comando administrativo da cidade, o prefeito vai apresentar mensagem contendo um diagnóstico econômico e social da cidade e quais os planos para o exercício de 2021. Na quarta, os vereadores iniciarão a eleição para a escolha dos membros das Comissões Técnicas da Casa.
Grupos criados
Durante o encontro de hoje pela manhã, foi oficializado o grupo da base governista, de apoio ao prefeito Mário Alexandre, composto por seis partidos presentes (PSD, PSB, PV, PSL, Podemos, Republicanos), além do bloco parlamentar PT/PCdoB, com três vereadores e as siglas que se posicionaram na condição de independentes: DEM, PTB e PSDB.
Com medidas de segurança sanitária impostas por conta da Covid-19, o acesso ao público será limitado à 50 pessoas no plenário Gilberto Fialho. Mas as sessões de terça e quarta-feiras serão transmitidas online, pelas páginas das redes sociais da Câmara (Instagram e Youtube). Os links serão disponibilizados amanhã, por volta do meio-dia.
Iniciativa bem recebida
Vereadora de primeiro mandato, a professora Enilda Mendonça elogiou o encontro de hoje e disse que um começo desta forma é fundamental por que cria-se expectativa de organização, como as coisas irão acontecer. “Passa também a ideia da diversidade na política e da unidade no objetivo de fazer um legislativo mais forte”, elogiou.
Um dos mais experientes vereadores da Casa, Ivo Evangelista, cumprindo o seu quarto mandato, disse que um dos grandes desafios da Câmara é, desde o início do mandato, trabalhar na conscientização de mostrar a real função do Poder Legislativo. “Crescer com responsabilidade e com a visão de que o poder público pertence, de fato, ao povo”.
Outro vereador experiente, Paulo Carqueija, no exercício do seu terceiro mandato, disse que iniciativas como a do presidente Jerbson Moraes, facilitam a convivência no plenário “mesmo os parlamentares navegando no mundo natural das divergências políticas”. Quem também elogiou a iniciativa foi o vereador Edvaldo Gomes. “Essa interação cria expectativa para que conheçamos melhor o modelo de condução da Mesa Diretora nos próximos dois anos”, afirmou.
PASTOR GILMAR BOMFIM É NOMEADO DIRETOR DE GABINETE NA CÂMARA DE ILHÉUS

Fonte: Blog Fábio Roberto Notícias
O pastor Gilmar José Bomfim Silva, líder eclesiástico da Igreja Batista Missionária, situada no bairro do Malhado, foi nomeado para atuar na Câmara de Vereadores de Ilhéus.
Pastor Gilmar passa a ocupar o cargo comissionado de Diretor de Gabinete Parlamentar, lotado no gabinete da vereadora de oposição, Ivete do INSS (DEM).
A missão de Bomfim tem como objetivo coordenar e estruturar a gestão administrativa do gabinete da referida vereadora, além de prestar atendimento ao público.
De acordo com a Estrutura Organizacional do Poder Legislativo, o salário do Pastor Gilmar é de 3.000,00 (três mil reais) por mês.
TERÇA-FEIRA TEM SESSÃO DE ABERTURA DO TRABALHO DO LEGISLATIVO DE 2021

Atendendo a todos os protocolos de segurança para conter a disseminação da Covid-19, a Câmara Municipal de Ilhéus realiza na próxima terça-feira (02), às 16 horas, a sessão solene que marca a abertura dos trabalhos legislativos este ano. A sessão contará com a presença do prefeito reeleito de Ilhéus, Mário Alexandre de Sousa, que fará a leitura da mensagem do Poder Executivo, em cumprimento ao que determina a Lei Orgânica do Município.
Para além da disponibilização de álcool em gel, distanciamento e uso de máscara por parte de vereadores e convidados, dos 275 lugares existentes no Plenário Gilberto Fialho, apenas 50 poderão ser ocupados por autoridades e população. De acordo com o presidente Jerbson Moraes, a intenção é desde o início deste período legislativo, manter a regularidade nas sessões presenciais, mas com a redução de vagas e todas as medidas de segurança exigidas pelas autoridades sanitárias.
Sessão ordinária
Na quarta (03), também às 16 horas, haverá a primeira sessão ordinária da nova legislatura, no plenário Gilberto Fialho. Na oportunidade será iniciada a eleição para a escolha dos membros das Comissões Técnicas da Casa.
O papel das comissões é propiciar ao vereador a oportunidade de desenvolver estudos, criando condições para que o processo de votação seja subsidiado com informações e dados técnicos, opiniões e posicionamento dos cidadãos, da sociedade civil organizada e do governo, orientando o trabalho do plenário.
LIVRARIA PAPIRUS ENCERRA ATIVIDADES COM LOJA FÍSICA E INVESTE NO VIRTUAL

Após 24 anos de história, a Livraria Papirus, fonte de leituras para muitos ilheenses e turistas que na cidade chegavam, anunciou o encerramento de sua atividades com loja física em Ilhéus
A ideia é fazer nova aposta. Buscar e criar novas oportunidades. Achar possibilidades melhores dentro de uma crise. E assim, seus gestores optaram por migrar da loja física para uma loja virtual, com menos custos e capacidade maior atendimento, considerando que poderá vender para todo o Brasil via frete.
Confira a mensagem dos gestores da loja comunicando a decisão:
“Olá, tudo bem?
Nós, da Livraria Papirus, informamos o encerramento de nossa loja física. Seguimos durante esse tempo resistindo com a venda de livros, mesmo com o avanço da tecnologia e da internet, mas se tornou insustentável dar continuidade, e com isso nos despedimos do posto de livreiros. Com essa tomada de decisão, optamos por voos diferentes que não cabem mais nos 50m2 onde construímos nossa história.
Com boa música, bons papos, bom café e bons livros, foram 24 anos desse espaço que proporcionou tantas trocas. Obrigada aos amigos que fizemos aqui, aos que acreditaram e incentivaram. Fomos resistência. Aos companheiros de balcão que distribuíram carinho por todos esses ano, deixamos aqui nosso agradecimento e um forte abraço.
Dia 30/01 nossa loja no centro da cidade fechará as portas, mas continuaremos trazendo novidades através da Papirus online que, em breve, apresentaremos aqui para vocês. Vamos ganhar asas e expandir nosso alcance, com o mesmo cuidado em espalhar cultura e carinho.
Até lá, ainda dá tempo vir até a loja, conferir os descontaços que preparamos pra vocês, tomar aquele cafezinho gostoso e, de quebra, bater um papo com a gente! #vemprapapirus”
SEDUC REALIZA JORNADA PEDAGÓGICA 2021 DE 1º A 5 DE FEVEREIRO; INSCRIÇÕES ABERTAS

“Educação e Mudança: ressignificar saberes, fortalecer novas práticas” é o tema da Jornada Pedagógica 2021 (JP2021) que a secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) da Prefeitura de Ilhéus vai realizar de 01 a 05 de fevereiro. 1.800 servidores, entre docentes da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos, gestores e não docentes participarão do evento, que acontece no meio virtual, no Youtube da Seduc Ilhéus. As inscrições estão abertas para todos os profissionais da educação municipal e interessados, que pode ser realizada por meio do link https://doity.com.br/jornada-pedagogica-2021 .
Programação – Autoridades e representantes dos Conselhos e instituições ligadas a Educação no município, vão compor mesa de abertura da JP2021 no Teatro Municipal de Ilhéus, 1º de fevereiro, próxima segunda-feira, a partir das 9 horas. No período da tarde, a mesa redonda vai trabalhar o tema da jornada
No segundo dia, a jornada vai tratar sobre a proposta curricular de continuidade 2020-2021, e apresentar as diretrizes curriculares referenciais de Ilhéus por meio de vídeos nas redes sociais da Seduc. Ainda na terça-feira (02), acontecerão os encontros pedagógicos em pequenos grupos, no GoogleMeet, a tarde.
Ao longo da jornada, serão proporcionados momentos de escuta para os profissionais da rede munimunicipal pelo GoogleMet.
Uma live festiva, com músicas e sorteio de brindes, será exibida a partir das 19h no canal do Youtube da Seduc Ilhéus, na sexta-feira (5) com o encerramento da JP2021.
PREFEITURA DIVULGA BALANÇO SEMANAL DA VACINAÇÃO COVID-19 EM ILHÉUS

A secretaria municipal de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus, divulgou o balanço semanal da vacinação Covid-19 no município. De acordo com informações do setor de Imunização, somente esta semana, foram vacinadas contra o coronavírus 4.133 pessoas da população prioritária. Desde o início da vacinação do dia 19 de janeiro até hoje, foram imunizadas ao todo 6.106 pessoas nesta primeira fase. Confira.
Na segunda-feira (25), foram vacinadas 1.124 pessoas, sendo 69 indígenas, 51 profissionais de saúde na linha de frente no combate à Covid-19 e 1004 idosos com mais de 80 anos.
No dia 26, terça-feira, 1.626 imunizados, dos quais 163 indígenas, 148 trabalhadores de saúde no combate da pandemia e 1315 idosos com mais de 80 anos.
Já dia 27, quarta-feira foi dada sequência com a imunização 853 da população prioritária, com 407 indígenas vacinados, 417 trabalhadores de saúde na luta Covid-19 e 29 idosos acamados.
Quinta-feira, 28, foram realizadas 312 vacinações, com a imunização de 128 indígenas, 176 trabalhadores de saúde contra a Covid-19 e 8 idosos acamados.
Nesta sexta-feira (29), um total de 193 trabalhadores de saúde da luta Covid-19 vacinados, mais 25 idosos acamados.
Ilhéus recebeu do Núcleo Regional de Saúde Sul (NRS Sul) da secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o momento, ao todo, 7.107 doses da vacina imunizante da Covid-19, sendo 6.017 da vacina Coronavac e 1.090 de Oxford.
PREFEITURA DE ILHÉUS E AMBIENTALISTAS ASSINAM ACORDO DE SUPRESSÃO DE ÁRVORES DURANTE OBRAS NA ZONA SUL

O Instituto Floresta Viva e o Instituto Nossa Ilhéus, representantes do Coletivo Preserva Ilhéus, assinaram nesta quinta-feira, 28, um acordo parcial com o município de Ilhéus e a Mazza Engenharia Ltda. O documento foi encaminhado a Juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Dra. Carine Nassri da Silva para homologação judicial.
O acordo se refere a supressão de mais de 200 árvores, durante as obras de duplicação da BA 001 no trecho Opaba/CEPLUS, Zona Sul de Ilhéus, que foi incluída na Ação Civil Pública que já era movida pelas entidades contra a derrubada de árvores da Avenida Soares Lopes em Julho de 2020. Nele, o município e a Mazza se comprometem a plantar mudas, instalar sistema de irrigação, fiscalizar e manter o relacionamento com a comunidade. :: LEIA MAIS »
FUNCIONÁRIOS DE CLÍNICAS PARTICULARES DE ITABUNA SERÃO IMUNIZADOS NESTA SEXTA-FEIRA (29)

Nessa sexta-feira, dia 29, profissionais de 67 clínicas médicas e odontológicas de Itabuna serão vacinados contra o novo coronavírus. O trabalho será realizado no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), localizado na Avenida Inácio Tosta Filho.
A aplicação das doses nos profissionais de saúde de instituições particulares integram o Plano de Vacinação elaborado por técnicos da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A vacinação será iniciada às 8 horas e segue até às 16 horas, mobilizando equipes de vacinadores. Os imunizantes da Oxford/AstraZenica, importados da Índia e a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, serão aplicados em cerca de 700 profissionais de saúde, de acordo com a coordenação da Rede de Frio. :: LEIA MAIS »
PREFEITO DESTACA IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA DURANTE INAUGURAÇÃO DA SEDE DA TV BAND EM ILHÉUS

Inaugurada na noite desta quinta-feira (28), a sede da TV Band em Ilhéus representa o início de um ciclo promissor do mercado da comunicação na cidade. O evento reuniu entre os convidados o prefeito Mário Alexandre; o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, João Leão; o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas; executivos da emissora; políticos e autoridades locais.
Mário Alexandre ressaltou a importância da sucursal em Ilhéus e de acordo com ele, o trabalho desenvolvido pelos gestores dos municípios da região sul da Bahia tem contribuído de forma primordial para o desenvolvimento social e econômico do estado.
“Momento de gratidão, fruto de muito trabalho e da união entre todas as partes. Com isso estamos conseguindo construir o que nunca existiu na cidade. É isso que sempre preguei. Ilhéus é a mãe de uma região, então as pessoas que chegam aqui veem a diferença na infraestrutura, com o governador Rui, os senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel, o vice-governador João Leão, todos imbuídos no mesmo projeto, que é a recuperação da nossa amada cidade. Então, fico muito feliz e agradecido. Vou continuar trabalhando pelo povo de Ilhéus, da Bahia e de toda a região”, declarou o prefeito. :: LEIA MAIS »
GOVERNO DIVULGA PÚBLICOS PRIORITÁRIOS PARA VACINAÇÃO

27 categorias terão prioridade na hora de receber a vacina.
O governo federal divulgou nesta quinta-feira (28) o plano que estabelece a ordem de vacinação contra a covid-19 para os grupos prioritários. A seleção das populações com prioridade foi elaborada pelo Ministério da Saúde e, de acordo com a pasta, foi baseada em princípios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e feita em acordo com entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Ao todo, são 27 categorias prioritárias pessoas, que incluem, por exemplo pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas em situação de rua, entre outras (veja lista completa a seguir). Trabalhadores do transporte coletivo, da educação básica e superior, forças de segurança também estão na lista.
“O Ministério da Saúde recomenda que os gestores de saúde sigam essa ordem estipulada pelo Plano de Vacinação, de acordo com as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com a lógica tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS), estados e municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com as características de sua população, demandas específicas de cada região e doses disponibilizadas”, ressaltou a pasta, em nota.
Ao todo, a lista de grupos prioritários soma uma população de 77,2 milhões de pessoas, pouco mais de um terço dos 210 milhões de habitantes do país. Confira a lista dos públicos prioritários: :: LEIA MAIS »









