WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE RECEBE SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO PARA VISTORIA NO ATERRO DO ITARIRI

No final da tarde desta terça-feira (19), uma vistoria técnica foi realizada no aterro do Itariri, distrito de Aritaguá, com o objetivo de buscar uma solução consorciada para os resíduos sólidos no Sul da Bahia. O prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito Bebeto Galvão receberam em Ilhéus o secretário de Desenvolvimento do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino, e o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, para dialogar sobre o assunto.

“Por determinação do governador, vim conversar com o prefeito Mário Alexandre, o prefeito Augusto Castro e com o pessoal do Consórcio Litoral Sul – já falei com o prefeito de Itacaré, Antônio Dionísio – e estou absolutamente convencido que a solução definitiva para essa questão passa primeiro pelo consórcio de municípios”, explicou Pelegrino, ao explanar a possibilidade de Ilhéus e Itabuna integrarem o consórcio para um modelo piloto na Bahia de tratamento de resíduos sólidos, com coleta, transbordo, unidade de separação, reciclagem e com a complementação do aterro para a destinação final. “Vamos conversar com os prefeitos para expor a estratégia do governo do Estado sobre os resíduos sólidos e montar uma equação, seja fazendo uma PPP, uma concessão ou até uma empresa para explorar a solução consorciada”, completou.

Para o prefeito de Ilhéus, o desejo é de aprimoramento. “Queremos dar o exemplo no tratamento do resíduo sólido com coleta seletiva no interior da Bahia, valorizando também o trabalho dos catadores como determina a lei. O apoio do governo do Estado, como sempre, é fundamental para que a gente possa estar construindo isso e alavancando junto com todos os municípios da região Sul, a fim de atender as necessidades básicas do nosso povo”, destacou Mário Alexandre, que agradeceu ao secretário Pelegrino pela disponibilidade em buscar uma composição. :: LEIA MAIS »

PRF ABRE 1.500 VAGAS EM CONCURSO COM SALÁRIO INICIAL DE R$ 10,3 MIL

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) publicou, ontem (19), edital de concurso público com oferta de 1,5 mil vagas. As inscrições podem ser feitas de 25 de janeiro a 12 de fevereiro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 180 e deverá ser pago até o dia 5 de março.

As inscrições devem ser feitas no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), no site www.cebraspe.org.br. O concurso será em duas etapas. A primeira delas com as provas objetiva e discursiva no dia 28 de março.

Também fazem parte da primeira etapa a realização do exame de aptidão física, avaliação psicológica, apresentação de documentos,  avaliação de saúde e avaliação de títulos. A segunda etapa do concurso será o Curso de Formação Policial (CFP), de caráter eliminatório e classificatório.

Pode concorrer o candidato com diploma de conclusão de curso de graduação em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário inicial é de R$ 10.357,88, composto por subsídio mais auxílio-alimentação.

DUMAR INVESTE R$ 1 MILHÃO E AMPLIA PRODUÇÃO DE PESCADOS EM ILHÉUS

O protocolo de intenções foi assinado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A Dumar estima investir R$ 1 milhão para ampliar e modernizar a unidade fabril destinada ao processamento e conservação de peixes, crustáceos e moluscos, no município de Ilhéus.

O protocolo de intenções foi assinado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta terça-feira (19). Além de manter os 19 empregos diretos existentes, a empresa vai gerar 60 novas vagas de trabalho.

“O setor pesqueiro tem crescido muito na Bahia. Ano passado atraímos três empreendimentos do segmento para Lauro de Freitas, Feira de Santana e Ilhéus, onde a Dumar vai ampliar suas atividades. Juntos, os quatro investimentos vão gerar R$ 215,6 milhões. Esses investimentos são importantes, pois impulsionam o mercado local”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico. :: LEIA MAIS »

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 COMEÇOU NESTA TERÇA-FEIRA EM ILHÉUS; SAIBA QUEM FOI A PRIMEIRA VACINADA

Ivonete recebeu a primeira dose da Coronavac nesta manhã.

Na madrugada desta terça-feira, pousou no Aeroporto Jorge Amado, os primeiros lotes com a vacina contra o coronavírus, ao todo desembarcaram 5.704 doses da Coronavac. Em Ilhéus, a imunização começou às 10h de hoje (19).

A primeira ilheense a ser vacinada foi Ivonete Nascimento, 59 anos, ela é técnica de enfermagem da Maternidade Santa Helena. Outras quatro pessoas, que trabalham na saúde também foram vacinadas. O prefeito Mario Alexandre, que também é medico, foi quem aplicou as 1ª doses do imunizante.

De acordo com o plano de vacinação, para a 1ª fase, serão vacinados apenas os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, que trabalham em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Pronto Atendimentos, SAMU; os idosos abrigados que tem de 60 a 80 anos ou mais; e indígenas. :: LEIA MAIS »

BAHIA ESTÁ PREPARADA PARA VACINAR 5,08 MILHÕES DE PESSOAS ATÉ MAIO

De acordo com a Sesab, é possível que os idosos com mobilidade limitada ou que estejam acamados sejam vacinados em casa.

O plano estadual de vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização de 5,08 milhões de baianos nas quatro primeiras fases, que são os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, até maio. Esta é a previsão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tendo como premissa o recebimento das vacinas do Ministério da Saúde ainda em janeiro, em quantitativo suficiente. Estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e serão necessárias 10,16 milhões de seringas e agulhas, considerando que os imunobiológicos possuem duas doses.

De acordo com a Sesab, é possível que os idosos com mobilidade limitada ou que estejam acamados sejam vacinados em casa. Nos centros urbanos, o drive-thru será estimulado e no caso dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, a vacinação ocorrerá nas próprias unidades. Para executar esta operação, serão envolvidos mais de 50 mil profissionais de saúde, conforme anunciou o governador Rui Costa, por meio das redes sociais, nesta sexta-feira (15). “A Bahia trabalha para salvar vidas. Só falta a vacina chegar para iniciarmos a vacinação nos 417 municípios”, escreveu no Twitter.

“Não podemos admitir politicagem com vacina, portanto neste momento não há como definir uma data de início da vacinação sem que o Ministério da Saúde inicie a distribuição para os estados. Como alternativa à ineficiência do Governo Federal, determinei à Procuradoria Geral do Estado que ingresse com uma ação no STF para que a Bahia possa efetivar a comprar da vacina russa Sputnik V. Não vamos assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diante da incapacidade do Governo Federal”, afirmou o governador Rui Costa.

Infraestrutura pronta

:: LEIA MAIS »

ORÇAMENTO DA BAHIA PARA 2021 É APROVADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A Assembleia Legislativa do Estado (Alba) aprovou, nesta segunda-feira (18), a Lei Orçamentária Anual (LOA) do Estado da Bahia para o ano de 2021. A LOA estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício de 2021, apresentada sob a forma de orçamento-programa. O Orçamento está projetado em R$ 49,3 bilhões.
O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, agradeceu às deputadas e deputados pela aprovação do Orçamento. “Agradecemos ao presidente da Alba, Nelson Leal, ao líder do Governo, Rosemberg Pinto, ao relator Diego Coronel, e a todos os deputados e deputadas que aprovaram o Orçamento para 2021”, disse Pinheiro.
A Área Social está contemplada com R$ 30,1 bilhões, 62,4% do total de recursos orçados para 2021. Têm participação destacada na LOA as funções Saúde (15,7%), Educação (13,1%) e Segurança Pública (10,2%). A expectativa para 2021 é que a retomada gradativa da atividade econômica no Estado impulsione a recuperação dos setores da Indústria e dos Serviços, os mais atingidos pelos impactos causados pela pandemia do coronavírus.
“Mesmo com todas as restrições fiscais e incertezas macroeconômicas, estamos focados na manutenção do nível de investimentos públicos, já que a Bahia é o segundo Estado que mais realiza investimentos, ficando atrás apenas do Estado de São Paulo. Por isso estamos apontando na perspectiva de ampliar nosso investimento com recursos do Estado, para alcançar o nível de R$ 3 bilhões”, ressaltou o secretário quando entregou a proposta orçamentária ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal, em 30 de setembro.

:: LEIA MAIS »

SEDU ABRE MATRÍCULAS PARA NOVOS ALUNOS NA REDE MUNICIPAL DE ILHÉUS

As unidades estarão abertas de segunda e sexta-feira, das 8h às 13h.

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) iniciou nesta segunda-feira (18) a matrícula para novos alunos na rede municipal de ensino de Ilhéus. Conforme a pasta, a matrícula em qualquer ciclo/etapa da Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Fundamental acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, até o dia 29 de janeiro.

Para evitar a transmissão do novo coronavírus (Covid-19), os profissionais, pais ou responsáveis devem seguir todos os protocolos de segurança sanitária, com uso da máscara de proteção e distanciamento social. A Seduc informa que a rematrícula dos estudantes que permanecerão na mesma escola ocorreu por meio de processo automático, com vaga garantida. O início das aulas não presenciais está previsto para 8 de fevereiro de 2021.

Documentação necessária :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: SAIBA QUEM SÃO AS PESSOAS QUE PODEM TOMAR A VACINA DA COVID-19 NA 1ª FASE

 

A vacina da Covid-19 chega no município de Ilhéus na manhã desta terça-feira (19) e muitas pessoas desejam saber quem está autorizado a receber a imunização contra o coronavírus nesta 1ª fase. Confira quem são os grupos prioritários de acordo com o Plano Municipal de Vacinação.

“Não adianta a população em geral ir para o posto de saúde procurar a vacina da Covid-19, porque nesta primeira fase serão vacinados apenas os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, que laboram em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Pronto Atendimentos, SAMU; os idosos abrigados que tem de 60 a 80 anos ou mais; e indígenas”, adiantou o secretário de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela.

Para a 1ª fase, estima-se um total de 29.632 doses, duas doses para cada usuário.

Na 2ª fase da vacina Covid-19, a população prioritária abrange as pessoas de 60 a 74 anos; um total de 31.062 doses estimadas, duas doses para cada usuário.

Para a 3ª fase, a Sesau estipulou 16.494 doses para pessoas com comorbidades num esquema também de duas dosagens. Para a 4ª fase, entram os professores de nível básico e superior; forças de segurança e salvamento; e funcionários do sistema prisional, totalizando 6.956 doses.

MESA DIRETORA CRIA COMISSÃO LEGISLATIVA PARA DAR FUNCIONALIDADE À CÂMARA EM LEGISLAR E FISCALIZAR

Pela primeira vez na história do Poder Legislativo de Ilhéus uma equipe de profissionais especializados vai auxiliar permanentemente os vereadores nas atividades parlamentares e institucionais da Casa. A iniciativa, de acordo com o presidente Jerbson Moraes, tem o objetivo de oferecer apoio técnico-jurídico aos parlamentares para a elaboração de indicações, requerimentos, Projetos de Lei e no auxílio de pareceres técnicos que serão elaborados pelas Comissões Temáticas do Poder Legislativo.

O presidente Jerbson Moares e o primeiro-secretário da Mesa Diretora, Éder Júnior, estiveram reunidos com a equipe técnica para traçar as últimas estratégias de ação. Na oportunidade, Jerbson Moraes destacou que a missão do vereador é legislar e fiscalizar o Poder Executivo, mas que, até então, não existia na Câmara uma estrutura organizacional capaz de contribuir tecnicamente com os parlamentares, qualificando os mandatos, com resultados positivos para a sociedade.

A “Comissão Legislativa”, como é denominada a equipe é formada por servidores comissionados da Câmara, conta com a consultoria do Escritório de Advocacia Costa Vieira Niela. Compõem a equipe, Michael Neves (Procurador Geral da Câmara), Alisson Lopes (Controlador Geral), Diego Danton (Diretor da Secretaria), Gefiton Tavares (Controle em Gestão), Abílio Rosário (Assessor da Controladoria) e José Carlos Costa da Silva Júnior (Consultor).

Qualidade e eficiência 

“A nossa intenção, com essa iniciativa inédita, é, sobretudo, ter uma Câmara de Vereadores que produza com qualidade e eficiência”, assegura Jerbson Moraes, acrescentando que a organização administrativa e legislativa da Casa será um dos pontos fortes da sua gestão. “A Câmara precisa inovar, acompanhar as demandas da população, ser moderna, dinâmica e participativa”, destaca.

CONSÓRCIO NORDESTE ARTICULA AQUISIÇÃO DE DOSES DA VACINA SPUTNIK V PARA USO EMERGENCIAL

A associação de governadores do Nordeste pretende reservar 50 milhões de doses do imunizante desenvolvido na Rússia e produzido no Brasil pela Farmacêutica União Química.

O governador do Piauí, Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste, participou de videoconferência, na tarde desta quinta-feira (14), para articular a aquisição de doses emergenciais da vacina russa Sputnik V para os estados nordestinos. O encontro teve participação de representantes da Embaixada da Rússia no Brasil e da Farmacêutica União Química.

A ideia, segundo o presidente do Consórcio Nordeste, é garantir 50 milhões de doses do imunizante russo para uso emergencial nos nove estados da região após a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A Sputnik V foi aprovada por órgãos reguladores e está sendo usada em vários países. A União Química tem autorização para produção dessa vacina no Brasil. Através do Consórcio Nordeste, vamos solicitar doses prontas para esse uso. Já temos um documento com apoio de todos os governadores para reserva dessas doses”, explicou Dias.

De acordo com o gestor, a União Química e Fundo Russo de Investimento preveem entrega de 10 milhões de doses ao país até março. O pedido para autorização de uso emergencial da vacina russa Sputnik V deve ser enviado à Anvisa ainda esta semana.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia