:: ‘Geral’
ILHÉUS: PREFEITURA REFORÇA LIMPEZA E MANUTENÇÃO EM TRÊS BAIRROS NESTA SEMANA

A Prefeitura de Ilhéus está com as equipes da secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) realizando roçagem, poda, raspagem e pintura dos meios fios na Avenida Soares Lopes, Centro, São Miguel e Conquista. Na próxima semana, mais três bairros serão contemplados de acordo com o cronograma da pasta e as condições metereológicas, como Iguape, Savóia e a Morada do Porto, que fica no Banco da Vitória.
O titular da Secsurb, João Aquino, sublinhou que os serviços são de manutenção e visam tornar aprazíveis os espaços urbanos.
Caminhão varredeira – Para acelerar a limpeza da cidade, a Secsurb colocou em funcionamento o caminhão varredeira nas ruas de Ilhéus ontem (08), sob a determinação do prefeito Mário Alexandre. “Nosso prefeito solicitou a contratação desse caminhão para que as vias da cidade fiquem mais limpas e o serviço possa ser realizado de modo mais rápido. Esse caminhão varredeira suga toda areia do meio fio e é muito eficiente”, destacou João Aquino. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE ILHÉUS EXECUTA QUATORZE OBRAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE

A Prefeitura de Ilhéus está realizando diversas obras e serviços nos quatro cantos da cidade. Depois da divulgação da reforma de 11 escolas e ações nos distritos e altos, um novo balanço traz as principais obras urbanas e serviços realizados no Município, de acordo com as informações fornecidas pela secretaria municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra).
Das obras de maior porte em andamento, estão a requalificação do calçadão da Marquês de Paranaguá (20% executada), área do centro comercial de Ilhéus; o fechamento da primeira etapa do canal do Malhado (70% concluída), na Central de Abastecimento, bairro do Malhado; a reforma da quadra poliesportiva, da Barra, que está na fase inicial; conclusão da construção da quadra do Banco da Vitória (99% finalizada); a construção do Centro de Artes e Esportes Unificado (Praça CEU), no Nossa Senhora da Vitória (14% avançada); além das obras contenções nos Altos Nerival (90% da 1ª etapa concluída; 2ª etapa está em 22%), da Esperança (99% executada) e do Coqueiro (25% concluída).
De acordo com informações repassadas pela Seinfra, na Marquês de Paranaguá foi reiniciada a demolição da calçada com rompedor e feita a retirada de entulhos. No Canal do Malhado, a obra segue com montagem do escoramento da laje da caixa, limpeza de um lado da galeria, execução de lastro de concreto magro, de 10 cm, do piso da galeria e concretagem do piso armado da galeria. :: LEIA MAIS »
SICOMERCIO ILHÉUS INFORMA FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NOS DIAS 15,16 E 17

O Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus (SICOMERCIO) informa que o Poder Público Municipal, através do decreto 013 de 04/02/2021, optou por revogar os pontos facultativos que estavam previamente programados para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro (Segunda e Terça de Carnaval, além da Quarta de Cinzas).
Com o novo quadro, fica definido que os dias em questão terão funcionamento com expediente completamente normal do comércio de Ilhéus. O Sindicato informa ainda que irá emitir comunicado para a Polícia Militar solicitando segurança como nos demais dias.
CÂMARA DE ILHÉUS PRESTA HOMENAGEM AO EX-GOVERNADOR ROBERTO SANTOS

A Câmara de Vereadores de Ilhéus prestou há pouco uma última homenagem ao ex-governador da Bahia, Roberto Santos, que faleceu hoje à tarde, aos 95 anos, em Salvador.
O presidente da Casa, vereador Jerbson Moraes, anunciou o falecimento de Roberto Santos durante a sessão ordinária e pediu um minuto de silêncio ao plenário e aos ilheenses que acompanhavam a sessão da galeria do Plenário Gilberto Fialho.
“Trata-se da homenagem do povo de Ilhéus àquele que é considerado um dos melhores governadores que a Bahia já teve”, justificou a homenagem.
VEJA COMO SERVIÇOS PÚBLICOS E O COMÉRCIO VÃO FUNCIONAR DURANTE O CARNAVAL EM CIDADES DA REGIÃO

Cidades do sul da Bahia já definiram como vão funcionar as repartições públicas e o comércio no período que seria realizado o Carnaval, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Os festejos foram adiados por causa da pandemia de Covid-19. Algumas cidades decidiram pelo feriado, outras não. Confira:
Itabuna
No município, o ponto facultativo foi suspenso. As repartições públicas vão funcionar normalmente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. As lojas do comércio vão fechar apenas na segunda-feira (15), segundo o Sindicato dos Comerciários de Itabuna. Na terça-feira (16), as lojas voltam a funcionar normalmente. Lojas do shopping fecham nos dias 15 e 16 e voltam a funcionar no dia 17 de fevereiro.
Ilhéus
Em Ilhéus o ponto facultativo também foi suspenso. As repartições públicas vão funcionar normalmente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. O comercio da cidade também vai funcionar normalmente nesse período.
ILHÉUS INTEGRA CÂMARA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA BAHIA; LANÇAMENTO ACONTECEU NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA

Lançada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) na última quinta-feira (4), a Câmara de Inovação e Tecnologia (CIT) visa ampliar o trabalho desenvolvido pelo pequeno empresário ao redor do estado, oferecendo por meio de qualificações, mentorias e eventos, possibilidades de ampliação dos negócios geridos pelo setor.
A Prefeitura de Ilhéus, representada pela Secretaria de Gestão e Tecnologia, participou do evento realizado em Salvador e será membro na composição da nova Câmara. Além do fomento à inovação no comércio de bens, serviços e turismo da Bahia, a iniciativa vai abrir o leque de oportunidades na área, através de parcerias com entidades ligadas às esferas pública e privada.
“Ilhéus foi a única cidade do interior a participar desse importante encontro. É uma grande honra e reconhecimento dos nossos esforços. Buscamos cada vez mais estreitar as relações com os diversos atores de inovação em todo o estado. A iniciativa da Fecomércio acontece em um momento importante de retomada do crescimento da economia. Por isso, queremos firmar novas parceiras com empresas e entidades, capacitar pequenos empresários e empreendedores e estruturar o nosso município para atrair grandes investimentos nos próximos anos”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »
GOVERNO DO ESTADO AVANÇA NA CRIAÇÃO DE PROTOCOLO CONJUNTO DE VOLTA ÀS AULAS

Casamentos e formaturas podem acontecer com limite de 200 pessoas.
A criação de um protocolo de volta às aulas no território baiano voltou a ser debatida durante uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (8), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). Participaram prefeitos; gestores e técnicos das secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB); representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME); da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), dentre outras autoridades.
Liderado pelo secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, e pelo presidente da UPB, Eures Ribeiro, o encontro deu encaminhamento aos desdobramentos da última reunião do grupo responsável pela criação do protocolo de volta às aulas, realizada via videoconferência, na última sexta-feira (5), com a participação do governador Rui Costa. :: LEIA MAIS »
MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA E PRF RENOVAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA COMBATE A CRIMES NA BAHIA

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) renovaram um acordo de cooperação técnica que tem o objetivo de combater a criminalidade no estado. Por meio do acordo, os órgãos se comprometem à implementação de atuações integradas de segurança pública.
Assim, os dois órgãos atuarão em conjunto na promoção, acompanhamento e execução de ações de prevenção e repressão a delitos, principalmente de crimes de roubo de carga, adulteração de veículo automotor, tráfico de drogas, de armas, munições e produtos controlados, entre outros.
Ao MPBA caberá prestar apoio técnico-operacional à PRF na execução de suas funções e nas ações de repressão, inclusive buscando o apoio necessário junto aos Ministérios Públicos de outras unidades da federação, quando for necessário, para apoio a repressão de delitos interestaduais. :: LEIA MAIS »
AMBEV VAI DOAR R$255 PARA AMBULANTES QUE NÃO PODERÃO VENDER CERVEJA NO CARNAVAL

Dona de marcas como Brahma, Skol e outras cervejas, a Ambev vai doar R$ 255 para ambulantes que não vão poder vender cerveja no Carnaval deste ano devido à suspensão das festas. A estimativa da empresa é de que aproximadamente 20 mil trabalhadores sejam contemplados em todos os estados.
Para fazer a distribuição, a Ambev criou o site “Ajude um Ambulante” e vai repassar R$ 150 depois que os trabalhadores fizerem o cadastro, comprovando que atuaram na função nos anos anteriores. Os outros R$ 100 serão doados em até 20 parcelas de R$ 5, cada vez que um cliente do aplicativo de entrega de bebidas Zé Delivery fizer uma compra de cerveja da fabricante, usando um cupom do programa que será distribuído pelos próprios ambulantes.
Além dos R$ 250 totais da ajuda, os ambulantes poderão ainda ganhar mais R$ 5 se fizerem um curso sobre consumo responsável de álcool no site da Ambev.
Quanto às caixas térmicas que seriam usadas pelos ambulantes, a Ambev decidiu dar outra destinação. Cinco mil delas foram doadas para os postos de saúde transportarem vacinas contra a Covid-19.
PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE VISTORIA DUPLICAÇÃO DA BA-001

O prefeito Mário Alexandre, na manhã deste sábado (06), segue trabalhando para o desenvolvimento de Ilhéus. Desta vez, o gestor vistoriou a obra da duplicação da BA-001, zona Sul da cidade, junto com a secretaria e a superintendência de Infraestrutura do Estado da Bahia, a secretaria municipal de infraestrutura e a superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade de Ilhéus. Cerca de 85% da obra está concluída, segundo a Seinfra Bahia, e é muito elogiada em todo o estado como uma das obras mais importantes, enfatiza Mário Alexandre.
“O governador Rui Costa é apaixonado por Ilhéus, assim como o deputado Paulo Magalhães e o senador Otto Alencar. É uma turma que quer o bem da nossa cidade, assim como eu e, por isso, essa obra está sendo tão bem vista, também com o empenho de Marcus Cavalcanti, nosso secretário Infraestrutura da Bahia. Estou muito feliz em acompanhar o avanço dessa obra, um sonho dos ilheenses que está perto de ser concluído. Vivemos um desenvolvimento que nunca vimos aqui em Ilhéus, e isso nos motiva a trabalhar mais e mais”, declarou o prefeito Mário Alexandre.
Na opinião de dois ilheenses que estavam passando pela via, moradores do Acuípe do Meio, o serviço é digno de elogio. “O prefeito falou que ia fazer e está fazendo. Estamos gostando”, disse Marilene Alves dos Santos, ao lado de Ualace da Silva. :: LEIA MAIS »









