WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

VICE-PREFEITO DE ILHÉUS RECEBE INVESTIDORES ITALIANOS

O vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, recebeu na manhã deste sábado (13), junto com o vice-governador do Estado da Bahia, João Leão, uma delegação de empresários italianos que vieram conhecer a infraestrutura do Porto Sul e como o empreendimento se integrará à BA Ilhéus-Uruçuca.

“Fomos na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) e observamos como ela pode se conectar também com BR 415. Os empresários ficaram particularmente encantados com a nossa cidade, a nossa malha viária e com a infraestrutura disponível, vindo a manifestar o interesse de conhecer mais detalhadamente as oportunidades de negócios oferecidos por Ilhéus e pelo Estado da Bahia”, explicou o vice-prefeito, Bebeto Galvão.

A visita do vice-governador João Leão mostra que mesmo em tempo de pandemia, a cidade de Ilhéus é hoje o importante destino de investimentos, considerado o Porto Sul e o multimodal da ferrovia, também pelo espaço da logística trazida pela infraestrutura que a cidade oferece.

“Nosso governo é extremamente importante, dando esse plus com mais esse passo que estamos selando para receber aqueles que desejam investir na cidade para melhorar a qualidade de vida, combater a desigualdades sociais e gerar emprego e renda, melhorando o ambiente de negócios da nossa cidade”, destacou Bebeto.

DECRETO QUE PROÍBE SHOWS E AULAS NA BAHIA É PRORROGADO ATÉ 21 DE FEVEREIRO

O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas.

O Governo do Estado prorrogou o decreto que suspende os shows e as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13) e vale até o dia 21 de fevereiro.

O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.

Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.

CÂMARA DE ILHÉUS REDUZ EM 19% SALÁRIO DOS VEREADORES E SERVIDORES COMISSIONADOS

Uma decisão conjunta da Mesa Diretora da Câmara e dos demais vereadores do Poder Legislativo de Ilhéus optou pela redução de 19 por cento nos subsídios dos vereadores e nos salários de servidores comissionados e diretores de gabinetes da Casa, já a partir deste mês de fevereiro.

A medida foi tomada em virtude de dois fatores. O duodécimo para o Poder Legislativo em relação ao ano de 2020 tem uma redução projetada de 695 mil reais este ano. Somado à esta redução, a Câmara passou de 19 para 21 vereadores, com mais dois gabinetes. Soma-se a isso despesas com assessoria e diretorias vinculadas a estes gabinetes. A medida representa uma economia anual de R$ 2.107.801,93.

 

Cortar na própria carne

De acordo com o presidente da Câmara, Jerbson Moraes, este aumento operacional provocou uma projeção acima do limite permitido pela Constituição Federal, que é de até 70 por cento da receita do duodécimo para aplicar em gastos com folha de pagamento. “Por isso decidimos cortar na própria carne”, justificou. De um pouco mais de 12 mil reais, os vereadores de Ilhéus passarão a receber cerca de 10 mil reais de subsídio.

“É uma decisão inédita, histórica, que deve servir de exemplo para outras Câmaras que passam pela mesma situação em todo o Brasil”, comemorou o presidente Jerbson Moraes. O presidente também justificou a redução, considerando que este momento de pandemia está difícil para toda a população e a Câmara tem que ser exemplo para uma sociedade que terá que passar por uma novo período de reconstrução.

FIM DOS LIXÕES ESTÁ PRÓXIMO COM CONSÓRCIO E PROJETO PILOTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO TERRITÓRIO LITORAL

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) vai criar um projeto piloto para estruturar, organizar e destinar corretamente os resíduos sólidos para os municípios do Território Litoral Sul. A notícia foi anunciada na manhã desta quinta-feira (11), no Teatro Candinha Dórea, em Itabuna, pelo secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino, durante uma reunião de gestão integrada com a presidência da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc), gestores e representantes de quinze municípios, inclusive o de Ilhéus, com a presença do prefeito Mário Alexandre.

“Ilhéus tem realizado um trabalho incansável na questão da coletiva seletiva de resíduos sólidos. O empenho só aumenta para continuarmos o trabalho de uma cidade mais sustentável. E, agora, em parceria com outros municípios, para que juntos possamos tornar a região adequada às leis ambientais, com a correta destinação e manejo dos resíduos sólidos, pela governança consorciada, eliminando os lixões”, comemorou o prefeito Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »

REDE HOTELEIRA DE ILHÉUS TEM 90% DE TAXA DE OCUPAÇÃO MESMO COM CARNAVAL SUSPENSO

A cidade de Ilhéu, está com 90% da ocupação na rede hoteleira nesse período de carnaval, mesmo com a folia suspensa. Segundo a Associação de Turismo de Ilhéus [Atil], a maioria dos turistas vem de outras cidades baianas como também de municípios de Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. À TV Bahia, a associação disse que mesmo com a taxa elevada, o fato não preocupa por ser um percentual preenchido “no balcão”.

No município, o comércio deve funcionar nas próximas segunda-feira (15) e terça-feira (16). Já os órgãos públicos terão ponto facultativo no período. Ainda segundo a emissora, devido ao aumento do fluxo na cidade, o trânsito está mais intenso e as praias, lotadas.

PACIENTES COM COVID-19 DE OUTROS MUNICÍPIOS OCUPAM CERCA DE 65% DOS LEITOS DE UTI EM ILHÉUS

Referência para tratamento da Covid-19 na Bahia, Ilhéus absorve a demanda da região Sul do estado, com 50 leitos habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento a casos da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), das 48 pessoas internadas nesta quinta-feira (11), 30 são oriundas de outros municípios. A Sesau informa que devido à rotatividade dos leitos os números variam diariamente.

Com a alta taxa de ocupação, a Prefeitura avalia, junto à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a abertura de leitos de suporte ventilatório no Centro de Atendimento Covid-19, montado no Centro de Convenções de Ilhéus. Conforme a Sesau, é importante que a população continue seguindo rigorosamente as medidas e protocolos de segurança sanitária, com uso de máscara de proteção, álcool em gel e distanciamento social, pois a infraestrutura da rede hospitalar não cresce na mesma proporção que a curva de casos. :: LEIA MAIS »

NOVO AUXÍLIO EMERGENCIAL PODE COMEÇAR EM MARÇO E DURAR ATÉ QUATRO MESES, DIZ BOLSONARO

O benefício substituirá o auxílio pago ao longo ano passado, como forma de conter os efeitos da pandemia de covid-19 sobre a população mais pobre e os trabalhadores informais.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na quinta-feira (11) que o novo auxílio emergencial para os trabalhadores informais pode começar a ser pago em março e deve durar entre três e quatro meses. Segundo ele, o valor não está definido e o início dos repasses está em negociação com o Congresso Nacional, que precisa aprovar um projeto de lei instituindo novamente a medida.

“Tá quase certo, né? Não sabemos o valor. Com toda a certeza, pode não ser, né?, a partir de março, [por] três, quatro meses, [é o] que está sendo acertado com o Executivo e com o Parlamento também”, afirmou em uma rápida entrevista à imprensa concedida após um evento em Alcântara (MA), para entrega de títulos de terra. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: NOVO DECRETO LIBERA PASSES ESTUDANTIS, CURSOS LIVRES E PROÍBE CARNAVAL

 

Foi publicado no diário oficial do Município de Ilhéus um novo decreto que liberou a utilização dos passes estudantis, o exercício de atividades dos cursos livres de curta duração e proibiu manifestações carnavalescas. A medida foi publicada na noite de ontem (09) e já está em vigor.

De acordo com a publicação, a administração municipal passa a autorizar o funcionamento de cursos como de idiomas, Kumon e similares, com aula com duração máxima de até 60 minutos, distanciamento mínimo de um metro e meio entre as cadeiras e mesas,  aferição da temperatura dos alunos, professores e demais pessoas que adentrarem no estabelecimento, uso obrigatório de máscaras, durante toda a aula, ventilação natural no ambiente e disponibilização de álcool em gel. Todas as medidas preventivas contra a Covid-19 estabelecidas pelos protocolos aprovados, devem respeitadas para o regular funcionamento.  Porém, estabelecimentos como brinquedotecas e espaços infantis, semelhantes às atividades escolares da educação infantil, estão com atividades suspensas.

O município também proibiu manifestações carnavalescas que causem aglomerações, como blocos, grupos de danças, lavagens e afins.

Passe estudantil – Os estudantes devem realizar o recadastramento e desbloqueio dos cartões do passe estudantil junto ao Sistema Inteligente de Transporte (SIT), uma vez que quando ficam mais de 60 dias sem uso, os mesmos são bloqueados.

MAGELA FAZ APELO A VEREADORES: A PANDEMIA ESTÁ PLENA EM ILHÉUS

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, esteve hoje (10) no plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus, atendendo a um requerimento do 1º secretário da Mesa Diretora, Ederjúnior dos Anjos. Magela pediu ajuda à Câmara para conscientizar a população de que o município ainda está em plena pandemia, com números crescentes de atendimentos na Central Covid-19. “A população deu uma relaxada e isso é um equívoco. A situação é grave, especialmente pela falta de leitos de UTI em Ilhéus e em toda a região”, disse Magela.

O crescimento apontado no discurso de Magela está, também, nos números apresentados pelo secretário no plenário Gilberto Fialho. Em outubro, a Central Covid – localizada na avenida Soares Lopes – atendeu a 1.068 pacientes com sintomas da doença. Em novembro, o número cresceu para 1.483. Em dezembro chegou a 3.071 e, em janeiro, 3.081. A expectativa é de que ao final deste mês de fevereiro ultrapasse a marca dos 4 mil atendimentos.

Segunda dose, semana que vem

De acordo com o secretário de Saúde, para que não volte a fechar nenhum setor economicamente ativo da cidade é preciso a compreensão de todos. Magela revelou que Ilhéus foi um dos primeiros municípios da Bahia a ter 100 por cento das vacinas do primeiro lote aplicadas até ontem (09).

“A prioridade agora é a vacinação dos indígenas. Os profissionais de saúde da rede pública foram vacinados quase que na totalidade. Mas para a iniciativa privada da saúde, a vacina não chegou. Todos são prioridades, mas há prioridades das prioridades”, afirmou, citando que é preciso vacinar logo pacientes da oncologia e outras faixas etárias de idosos. Magela anunciou para a próxima semana, o início da aplicação da segunda dose da vacina

PROGRAMA FALANDO DIREITO RETORNA A GRADE DA RÁDIO BAHIANA COM PARTICIPAÇÃO DO VEREADOR JERBSON MORAES

Na segunda-feira (10), o Programa Falando Direito retornou à grade da Rádio Bahiana de Ilhéus (1310 AM). O programa, que é apresentado pelo radialista Adilson Neves com participação do advogado e vereador Jerbson Moraes, estava suspenso desde junho de 2020 após cumprimento da Lei das Eleições (Lei n.º 9.504/1997), que proíbe qualquer pré-candidato transmitir e/ou participar de programas em rádio e TV durante período eleitoral.

Falando Direito é transmitido de segunda a sexta-feira, das 12 às 13h30, na Am1310, e visa tirar dúvidas jurídicas dos ouvintes, além de comentar sobre política, economia dentre outros fatos relevantes do Brasil e da região. Nesse retorno, a equipe aumentou e conta agora com a participação da advogada e jornalista Anna Karenina.

Na oportunidade, Jerbson comemorou o retorno do programa. “Depois de alguns meses afastado devido à legislação eleitoral, eu que fui candidato a vereador e graças a Deus obtive êxito, agora estou retornando à rádio para continuar o trabalho que iniciamos no ano passado”. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia