:: ‘Geral’
C&A CONFIRMA INTERESSE NO SHOPPING JEQUITIBÁ ILHÉUS

O gerente nacional de Expansão e Gestão Imobiliária das Lojas C&A, Fábio Costa Oliveira, esteve no Sul da Bahia e confirmou a renovação do contrato com o Shopping Jequitibá por mais 10 anos. A C&A, umas das maiores redes do setor de moda/vestuário do Brasil, é parceira do Jequitibá Itabuna, com uma de suas lojas-âncora desde 2011.
A convite do diretor do shopping, Manoel Chaves Neto, Fábio Costa Oliveira também visitou a área onde será implantado o Jequitibá Ilhéus, no litoral sul, demonstrando o interesse da C&A em participar do projeto como loja-âncora. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão, também participou do encontro e reafirmou o compromisso da duplicação da Rodovia BA 001, transbordo rodoviário, no trecho entre a ponte Jorge Amado e o Cururupe.
“A renovação do contrato da C&A com o Shopping Jequitibá Itabuna e o interesse em estar presente também em Ilhéus demonstram não apenas a excelência da gestão do Jequitibá, mas o potencial do Sul da Bahia e sua capacidade de superação no pós pandemia”, disse Neto.
ITABUNA: ALBERGUE BEZERRA DE MENEZES TEM 48 CASOS DE COVID-19 EM INTERNOS

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, realizou testagem nos internos do albergue Bezerra de Menezes. Ao todo foram testados 111 internos, e 48 foram detectados com a covid-19.
De acordo com a supervisora da vigilância e saúde e coordenadora do Departamento de Vigilância Sanitária, Maristella Antunes, haverá um trabalho de orientação e fiscalização nas instituições de longa permanência, de acordo como pede a Organização Mundial de Saúde – OMS.
INSS: PROVA DE VIDA SEGUE SUSPENSA ATÉ FEVEREIRO

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão seus benefícios bloqueados.

A Portaria nº 1.266/2021, publicada hoje (20) no Diário Oficial da União, prorroga a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de janeiro e fevereiro, ou seja, para pagamentos até o fim de março.
A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.
Realizada todos os anos, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. Para isso, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. O procedimento, entretanto, deixou de ser exigido em março de 2020, entre as ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, e a medida vem sendo prorrogada desde então. :: LEIA MAIS »
848 PESSOAS JÁ FORAM VACINAS CONTA A COVID-19 EM ILHÉUS

Em Ilhéus, 848 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra o novo Coronavírus (Covid-19). Os dados são do Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Magela, referentes as vacinas aplicadas entre os dias terça (19) e quarta-feira (21).
Ainda de acordo com Magela, no dia 19 de janeiro 241 pessoas receberam a vacina, já no dia 21, 607 ilheenses receberam o imunizante produzido pelo Instituto Butantan.
Nesta 1ª Fase estão sendo vacinadas os profissionais em saúde, indígenas aldeados, os idosos abrigados que tem de 60 a 80 anos. Ilhéus recebeu na primeira remessa 6.017 doses da Coronavac.
ENCONTRO DO TURISMO RURAL DA COSTA DO CACAU ESTRADA DO CHOCOLATE

A Estrada do Chocolate, no sul da Bahia, é tema do Encontro do Turismo Rural da Costa do Cacau, que acontece nesta quinta-feira (21), às 14h30, no Centro de Convenções de Ilhéus. Com a participação do secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, e de empreendedores do cacau da região, o evento analisará diversas propostas de roteiros, envolvendo as fazendas que já estão aptas a receber visitação. Também serão abordadas as atribuições de cada um dos três níveis de gestão – estadual, municipal e iniciativa privada -, objetivando a consolidação do projeto.
Situada no trecho da BA-262 que liga Ilhéus e Uruçuca, a Estrada do Chocolate tem por objetivo possibilitar aos turistas vivenciar as etapas de produção do cacau e do chocolate por meio de visitas a fazendas tradicionais e fábricas, além de permitir o contato com um rico acervo histórico e cultural da região.
O roteiro inclui fábricas do parque moageiro de cacau, no Distrito Industrial de Ilhéus, fazendas com fábrica de chocolate gourmet e fazendas de cacau com acervo histórico-arquitetônico, entre outros atrativos. O passeio conduz o visitante por uma região repleta de belezas naturais no sul da Bahia, dotada de rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental. :: LEIA MAIS »
REPRESENTANTES DO GOVERNO FEDERAL VISITAM FIOL, PORTO SUL E PORTO DE ILHÉUS

Desde o dia 19, integrantes do Governo Federal estão percorrendo o trecho I da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e as obras do Porto-Sul, bem como a área do Porto do Ilhéus. Eles também irão participar de rodadas de conversas com empresários do setor produtivo da região.
Para o coordenador-geral de Projetos Ferroviários do MInfra, Thiago Alvarenga, a agenda é uma oportunidade para avaliar obras importantes do ministério que estão a todo vapor no estado. “O volume de investimentos privados e a preocupação com o cronograma de execução demonstram que o setor privado acredita na FIOL. O projeto será bem-sucedido e trará desenvolvimento para a região e pra logística nacional”, enfatizou Thiago.
De terça a quinta-feira, a comitiva visitará a Companhia de Docas da Bahia (Codeba), os lotes de 1 a 3 da FIOL, as obras do Porto Sul e empresas produtoras de minério, commodity com forte vocação na região. “O grupo multidisciplinar que integra a comitiva desta visita técnica entende que, somente a partir do fortalecimento da intermodalidade e do fomento a parcerias entre os setores público e privado levaremos a infraestrutura nacional aos níveis de que o país precisa para se desenvolver ainda mais”, declarou o diretor-presidente da Valec, André Kuhn. :: LEIA MAIS »
SESAB BUSCA CONTER AVANÇO DA COVID-19 EM MUNICÍPIOS DAS REGIÕES SUL E SUDOESTE

Atualmente as regiões Sul e Sudoeste possuem 427 leitos exclusivos para pacientes com o diagnóstico da Covid-19.
Com o objetivo de conter o avanço de novos casos do coronavírus (Covid-19) e ampliar o giro-leito nas Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais municipais e contratados, o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, se reuniu nesta quarta-feira (20), com seis secretários municipais de saúde das regiões Sul e Sudoeste.
No encontro virtual com secretários de Vitória da Conquista, Guanambi, Barra da Estiva, Jequié, Itabuna e Ilhéus, o titular da pasta estadual da Saúde, Fabio Vilas-Boas, solicitou um empenho maior dos gestores para reduzir o ritmo de crescimento da Covid-19. “Nos últimos cinco dias, tivemos um crescimento médio superior a 1% em algumas localidades, o que é preocupante. Além disso, peço um esforço adicional para fiscalizarem suas equipes e reavaliarem o perfil dos pacientes internados nas UTIs, pois há relatos de pessoas que ficam internadas por um tempo maior do que o necessário, impossibilitando que novos pacientes sejam admitidos”, afirma Vilas-Boas.
Atualmente as regiões Sul e Sudoeste possuem 427 leitos exclusivos para pacientes com o diagnóstico da Covid-19. Destes, 185 são de Terapia Intensiva adulto, com uma taxa de ocupação de 85%.
BAILARINA DO FAUSTÃO É MORDIDA POR TUBARÃO; ESPÉCIE É CONSIDERADA DÓCIL

Neste fim de semana a bailarina do “Domingão do Faustão” Natacha Horana fez mais um post em seu perfil no Instagram mostrando um momento inédito de sua viagem de féria nas Ilhas Maldivas.
A dançarina segue aproveitando suas merecidas férias e fez questão de dividir com seus milhares de seguidores toda sua coragem ao mergulhar com tubarões.
Mas ela não contava com um susto grande ao ser abocanhada por um deles. Os fãs ficaram impactados com a coragem de Natacha e se assustaram com as imagens.
Os internautas ficaram impressionados ao ver Natacha nadando no meio de um cardume de tubarões-lixa. E embora seja considerada como uma espécie dócil, há registro de casos onde humanos foram mordidos, assim como aconteceu com a bailarina
MUTIRÃO DO HOSPITAL COSTA DO CACAU JÁ REALIZOU MAIS DE 80 EXAMES DE CATETERISMO

Iniciado no dia 1º de dezembro de 2020, o mutirão de exames de cateterismo do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, já realizou 84 procedimentos, até a última segunda-feira (18). Esses pacientes chegaram à unidade hospitalar por encaminhamento do Núcleo Regional de Apoio a Gestão da Regulação, em Itabuna, setor integrante da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Houve um aumento da demanda para exames de cateterismo na macrorregião sul da Bahia, de solicitação em nível ambulatorial, o que motivou a organização e o atendimento desses pacientes. Em média, são realizados 12 procedimentos por semana, e a atuação do HRCC pretende diminuir a fila de espera, além de ter como meta sanar essa demanda específica do Núcleo Regional de Apoio a Gestão da Regulação até fevereiro de 2021.
Em dezembro, o mutirão realizou exames de cateterismo em pacientes de Ilhéus e Itabuna. Em janeiro, além desses dois municípios foram atendidos pacientes de Coaraci, Camacan e Boa Nova. Os procedimentos são realizados seis dias por semana, e o planejamento de atendimento segue o fluxo, atendendo a demanda indicada pelo Núcleo Regional de Apoio a Gestão da Regulação e as orientações da Sesab.
Cateterismo :: LEIA MAIS »
SERVIDORES DO SEGUNDO E TERCEIRO ESCALÃO DA PREFEITURA DE ILHÉUS SÃO RENOMEADOS

As medidas são recomendações do Tribunal de Contas dos Municípios e de outros órgãos que fiscalizam a administração pública.
Conforme publicado no Diário Oficial na noite desta terça-feira (19), os servidores que ocupam cargos comissionados do segundo e terceiro escalão da Prefeitura de Ilhéus, foram renomeados.
Dentre os cargos estão a nomeação de diretores, coordenadores e chefes nas diversas secretarias. É importante destacar que tais medidas foram tomadas em cumprimento às recomendações do Tribunal de Contas dos Municípios e de outros órgãos que fiscalizam a administração pública.
A maioria dos comissionados já estavam em atividade na gestão passada.









