:: ‘Geral’
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É PAUTO DE ENCONTRO COM MUNICÍPIOS DO SUL DO BAHIA

Na ocasião, o gestor ilheense defendeu o planejamento integrado para fortalecimento do Consórcio Litoral Sul.
O prefeito Mário Alexandre participou nesta quarta-feira (27) do Encontro Parcerias Municipais pelo Clima, promovido pela Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul e da Mata Atlântica. O evento discutiu temáticas referentes à gestão de resíduos sólidos; ciência e tecnologia; políticas e desenvolvimento sustentável, econômico e social e geração de emprego e renda.
Na ocasião, o gestor ilheense defendeu o planejamento integrado para fortalecimento do Consórcio Litoral Sul, principalmente em relação às ações voltadas ao tratamento de resíduos sólidos, pauta em discussão com o ente estadual.
“Esse encontro é extremamente importante, porque vai contribuir para fortalecer o trabalho desenvolvido em Ilhéus e criar um elo com as cidades que fazem parte da nossa região. A gestão dos resíduos é um desafio, mas com muita determinação vamos continuar promovendo ações para garantir avanços do desenvolvimento social e econômico, em prol da saúde e qualidade de vida do nosso povo”. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA INTENSIFICA LIMPEZA COM MUTIRÕES NOS DISTRITOS E BAIRROS DE ILHÉUS

A secretaria de serviços urbanos da Prefeitura de Ilhéus (Secsurb) iniciou a Operação Seu Bairro Limpo nesta segunda-feira (25). Serviços como raspagem, poda, pintura de meios fios, roçagem, varrição e retirada de entulhos das ruas foram realizados hoje no bairro da Conquista. A previsão é que recebam também os serviços bairros como São Miguel, Iguape, Savóia, Malhado e N. Sra. da Vitoria, conforme as condições do tempo. Em Sambaituba, os homens também realizaram o mutirão de roçagem para a limpeza de todo o distrito, também com equipe de pintura.
A programação nos distritos seguirá também, a partir desta semana, para localidades como Ponta da Tulha, Banco do Pedro, Castelo Novo, Couto e Aritaguá.
“Por determinação do prefeito Mário Alexandre, nossas equipes estão realizando os serviços nos bairros e distritos de Ilhéus, conforme o cronograma planejado. Deixar a cidade e os distritos mais limpos e organizados, é a nossa missão”, destacou o titular da Secsurb, João Aquino.
SESAU ALERTA PARA ALTA TAXA DE OCUPAÇÃO EM UTIS E REFORÇA CUIDADOS PREVENTIVOS CONTRA A COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) emitiu um alerta nesta terça-feira (26) devido à alta taxa de ocupação em leitos de UTI para casos do novo coronavírus (Covid-19) em Ilhéus. De acordo com a pasta, a cidade atingiu 100% de ocupação dos leitos, o que requer cuidados redobrados e máxima importância das medidas preventivas, com uso de máscara de proteção, álcool em gel e manutenção do distanciamento social.
“A gente trabalha de forma intensa para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes de Ilhéus e de toda a região, mas é importante que a população redobre os cuidados e siga os protocolos sanitários de prevenção a essa terrível doença. Não é momento de aglomeração. Precisamos evitar qualquer forma de contágio para conter a transmissão do vírus na nossa cidade”, alertou o prefeito Mário Alexandre.
De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na segunda-feira (25), os 50 leitos existentes encontram-se ocupados, dos quais 14 abrigam pacientes residentes no município e 36 abrigam pacientes oriundos de outras cidades. Ilhéus possui 10.105 casos confirmados, com 130 pacientes em isolamento, 290 óbitos e 9.635 pacientes curados, o que representa uma taxa de recuperação de 95% em relação ao total de casos registrados. :: LEIA MAIS »
GOVERNO LIBERA AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA 196 MIL PESSOAS

O grupo de beneficiários inclui cerca de 191 mil pessoas que contestaram a suspensão do benefício no site da Dataprev.
O governo federal vai pagar, na próxima quinta-feira (28), mais de R$ 248 milhões de auxílio emergencial para 196 mil pessoas. A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada nesta terça-feira (26) no Diário Oficial da União, após análise das contestações e revisões decorrentes de atualizações de dados governamentais.
O grupo de beneficiários inclui cerca de 191 mil pessoas que contestaram a suspensão do benefício no site da Dataprev, entre 7 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020, além de outras cinco mil pessoas que tiveram os pagamentos reavaliados em janeiro de 2021. Eles receberão de uma só vez todas as parcelas a que têm direito.
De acordo com o ministério, entre as 196 mil pessoas, há 8,3 mil que receberão a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do Auxílio Emergencial. Outras 40,9 mil pessoas receberão as três últimas parcelas. Uma terceira faixa, de quase 68,1 mil cidadãos, receberá a quarta e a quinta parcelas. Por último, 78,3 mil vão embolsar somente a quinta parcela. :: LEIA MAIS »
CAMINHONEIROS BAIANOS NÃO DEVEM ADERIR AO CHAMADO DE GREVE EM 1º DE FEVEREIRO, DIZ SINDICAM

A paralisação é estudada por causa da política de preços do combustível determinada pela Petrobras e ainda pelo reajuste da Tabela do Piso Mínimo de Frete.
Nesta terça-feira (26), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL) divulgou apoio à greve nacional por tempo indeterminado. Contudo o estado da Bahia não deve aderir a uma possível greve dos caminhoneiros convocada por organizações para 1º de fevereiro, segundo o coordenador administrativo do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado da Bahia (Sindicam).
De acordo com o sindicato, nenhuma adesão a uma possível greve foi confirmada até o momento, contudo, a participação não é descartada. Segundo o coordenador até a próxima semana pode ser que exista alguma decisão sobre o caso, no entanto, ainda não foi ventilada nenhuma informação sobre o apoio.
A CNTTL diz contar com 800 mil motoristas na base, e orienta os integrantes a aderirem à paralisação. Apesar disso, a Confederação informou que não irá promover nenhum ato específico no dia agendado para o início da greve.
A paralisação é estudada por causa da política de preços do combustível determinada pela Petrobras e ainda pelo reajuste da Tabela do Piso Mínimo de Frete, realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo o porta-voz da CNTTL e presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac) de Ijuí-RS, Carlos Alberto Litti Dahmer, o piso mínimo para os caminhoneiros é “da fome”. :: LEIA MAIS »
ADVOGADO ALFREDO FILHO FALA SOBRE PUNIÇÕES PARA AQUELES QUE FURAREM A FILA DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Durante participação no Programa na Boca do Povo, da Rádio Bahiana de Ilhéus, na manhã desta terça-feira (26), o advogado Alfredo Filho falou sobre as punições para aqueles que furarem a fila de vacinação contra a Covid-19.
De acordo com o advogado, o Estado tem por dever proteger todo e qualquer bem público, e a vacina contra a Covid-19 é considerada um, pois todo o investimento para aquisição é pago com dinheiro público. Quando um cidadão recorre às suas funções para receber ou liberar o uso do imunizante de forma irregular, ele está cometendo o crime de peculato.
Baseado no código penal Art. 312, o crime de peculato se caracteriza quando uma pessoa se apropria de um bem público e faz uso dele da forma que lhe convém. “Tanto aquele que libera a vacina, quanto aquele que faz uso irregular, responde criminalmente”, explicou o advogado, que ainda informou que o crime de peculato pode acarretar em até 12 anos de prisão. Além de ser obrigado a devolver ao Estado o valor da vacina que o mesmo fez uso.
Se o acusado de furar a fila, for servidor público, além do crime penal, o mesmo pode sofrer com processo administrativo também. “A vacina, hoje, é o único mecanismo real que temos para prevenir mortes. E foram elencados grupos prioritários justamente por eles serem do grupo de risco. Então, quando você fura uma fila, você está deixando sua moral embaixo”, finalizou Alfredo ao falar sobre o Plano Nacional de Imunização, que visa vacinar nessa primeira etapa pelo menos 70 milhões de brasileiros.
BAHIA: CAIXÃO COM CORPO COM IDENTIFICAÇÃO DE RISCO BIOLÓGICO POR COVID-19 É ACHADO EM ESTRADA

Caso ocorreu entre Correntina e São Desidério. Corpo tinha identificação por nome, foto e uma etiqueta de identificação com a informação: ‘risco biológico classe III Covid-19’.
Um caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid-19 foi encontrado em uma estrada que liga as cidades de Correntina e São Desidério, no oeste da Bahia.
O caso aconteceu no sábado (23). A prefeitura de Correntina informou que o caixão era transportado em um carro funerário, caiu quando o veículo passava pela estrada, e o motorista do carro funerário não percebeu a situação. O corpo foi encontrado por algumas pessoas que estavam no local. A população pegou o número de telefone da funerária, que estava em um papel preso no caixão, e ligou para o estabelecimento.
O corpo tinha identificação por nome, foto e uma etiqueta de identificação do Hospital Geral do Oeste, que fica em Barreiras, a cerca de 166 km de Correntina.
PRF ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO NESTA SEGUNDA-FEIRA (25); SÃO OFERTADAS 1.500 VAGAS

FOTO: PRF/Twitter
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou, neste segunda-feira (25), as inscrições para o concurso com 1.500 vagas para o cargo de policial e remuneração inicial de R$ 9.899,88, mais gratificações. Os interessados em concorrer a uma das vagas têm até o dia 12 de fevereiro para fazer a inscrição.
O concurso será realizado em duas etapas, iniciando com as provas objetiva e discursiva, em 28 de março. Ainda na primeira etapa ocorrem o teste de aptidão física, a avaliação psicológica, a apresentação de documentos, a avaliação de saúde e a avaliação de títulos.
A segunda etapa será o Curso de Formação Policial (CFP), de caráter eliminatório e classificatório, cujas matrículas estão programadas para os dias 3 e 4 de agosto. Na Bahia, as provas teóricas serão aplicadas em Salvador. Acesse mais detalhes aqui. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: CONTRIBUINTES PODEM REGULARIZAR DÉBITOS MUNICIPAIS COM DESCONTOS

Em razão do prolongamento das consequências econômicas geradas pela pandemia, o Município de Ilhéus trouxe dois meios de regularização de débitos para os contribuintes: o refis e a transação tributária. Basta procurar o setor de Tributos da Prefeitura que fica no Palácio Paranaguá, Centro da cidade, para a negociação dos débitos.
Com a prorrogação por mais 90 dias do Refis, programa especial de recuperação de crédito judicial (Lei 4.022/2019), a Prefeitura traz uma opção viável para o contribuinte se ver livre de juros e multas.
Outra possibilidade para a regularização dos débitos perante o Município é a adesão à transação tributária, que além de excluir juros e multa, viabiliza um desconto no valor principal do tributo devido, desde que cumpridos os requisitos e especificações constantes na lei 4.077/2020.
ILHÉUS: MUDANÇAS NO PONTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

A Prefeitura de Ilhéus informa que para atender da melhor forma possível a população, alterou e incluiu alguns pontos de vacinação contra a Covid-19, cujas doses são destinadas exclusivamente aos maiores de 80 anos. Devido às mudanças, nesta terça-feira (26), das 9h às 16h, os idosos serão imunizados nos seguintes locais:
– O atendimento do CEMAE será transferido para a Escola Municipal Heitor Dias, ao lado do Ginásio de Esportes Herval Soledade;
– O atendimento do PA da Zona Sul será transferido para a Escola Municipal Barão de Macaúbas, na Avenida Lomanto Júnior, no Pontal;
– O Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Darcy Ribeiro, no Loteamento Santo Antônio de Pádua, também será ponto de vacinação;
– O atendimento nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) continua mantido.
Cras Norte
Endereço: Avenida Raimundo Sá Barreto, 539 – Jardim Savóia.
Cras Sul
Endereço: Avenida Dr Arnoldo Neves – Nossa Senhora da Vitória. :: LEIA MAIS »









