:: ‘Geral’
POR VIDEOCONFERÊNCIA, PREFEITO DISCUTE PROPOSTAS PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO FÓRUM EM ILHÉUS

A construção do novo fórum para a Comarca de Ilhéus foi a pauta da reunião realizada por videoconferência na quinta-feira (4) com o prefeito Mário Alexandre e o secretário de Administração do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Fabrício Nascimento. Segundo o gestor, a Prefeitura avalia a proposta referente à doação de um terreno medindo cerca de oito mil metros quadrados para as novas instalações do equipamento.
“Queremos proporcionar melhores condições de atendimento ao público. Nessa parceria com o Tribunal de Justiça vamos trabalhar para que ainda neste ano possamos iniciar a construção de mais um presente para a cidade de Ilhéus, um fórum moderno, um lugar humanizado e que atenda com excelência o nosso cidadão”, ressaltou. O prefeito frisou que a arquitetura do projeto é pensada em atendimento aos princípios de acessibilidade, beneficiando a população local e de outros municípios da região.
Para Nascimento, diante da demanda processual crescente, o futuro espaço proporcionará “uma nova prestação jurisdicional para melhorar ainda mais o serviço oferecido pelo poder Judiciário na Comarca”, destacou. A elaboração do cronograma de execução e fiscalização da obra serão de responsabilidade do próprio Tribunal de Justiça da Bahia, após conclusão de todos os trâmites. :: LEIA MAIS »
PRESIDENTE DO ROTARY CLUB JORGE AMADO FALA SOBRE AÇÃO “BANCO DE CADEIRAS DE RODAS” EM ENTREVISTA NA RÁDIO BAHIANA

Na manhã desta quinta-feira (04), no Programa na Boca do Povo da Rádio Bahiana de Ilhéus, o presidente do Rotary Club Jorge Amado, Thadeu Gonçalves, falou sobre o projeto “Banco de Cadeiras de Rodas”, que será lançado hoje às 18h, no Ilhéus Hotel.
O projeto visa conceder cadeiras de rodas, de forma comodato, ou seja, emprestadas, a deficientes físicos que não tem acesso e nem condições de adquirir o equipamento.
Inicialmente, a ação possuía 12 cadeiras de rodas doadas pelo Rotary Club Jorge Amado e Human Network do Brasil. Contudo, segundo Thadeu Gonçalves, o Rotary adquiriu mais 20 cadeiras, com recursos próprios, expandindo o projeto para mais pessoas.
Ao ser questionado como é o processo de entrega do equipamento, Thadeu explicou ser necessário realizar cadastro prévio e posteriormente uma visita é realizada. O interessado deve entrar em contato pelo telefone (73) 99983 – 6000.
VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 SEGUE EM ILHÉUS SEM INTERCORRÊNCIAS

A vacinação realizada pela secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus, com a aplicação das doses imunizantes contra a Covid-19, segue sem intercorrências no atendimento da população prioritária, com a imunização dos indígenas e idosos acamados esta semana. De acordo com o titular da Sesau, Geraldo Magela, até o momento não houve registro de nenhuma reação grave decorrente da vacina.
“Isso demonstra que a vacina é segura e a população pode ser imunizada sem preocupações. Estamos na expectativa de receber mais doses para continuar a vacinação conforme os protocolos do Plano Municipal de Imunização. Nesta semana estamos dando um foco maior no atendimento à população indígena. Lembro à população de que o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social, devem ser mantidos”, destacou o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, que informou ainda da inexistência de fura filas.
Caso algum cidadão ou cidadã identifique que está havendo fura filas na vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus, basta realizar a denúncia por meio dos telefones (73) 99199-5859/ (73) 98862-6206 ou (73) 99170-5592.
ILHÉUS: FEIRA SEGURA CAPACITA PROFISSIONAIS DA CENTRAL DE ABASTECIMENTO

Uma capacitação para conscientizar os feirantes da Central de Abastecimento de Ilhéus quanto aos hábitos adequados de limpeza e higiene dos produtos comercializados, foi realizada nos dias 1º e 2 de fevereiro pelo SENAR em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) e de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Ilhéus. Cem feirantes foram treinados para que os cuidados necessários sejam adotados na prática, inclusive para proteger os produtos agrícolas da contaminação pelo coronavírus e promover segurança alimentar.
Realizado no auditório da Central de Abastecimento de Ilhéus com 5 turmas de 20 feirantes em cada, o treinamento ofertado demonstrou as práticas corretas durante todo o processo produtivo, desde o manuseio e tratamento dos produtos agrícolas no campo, até o momento final da comercialização, quando o alimento é vendido ao consumidor.
“Essa capacitação é uma continuidade do trabalho que desenvolvemos desde o início da pandemia, quando realizamos treinamentos nas feiras da Urbis e do Guanabara, sendo Ilhéus a primeira cidade da Bahia a implantar esse projeto piloto. A união faz a força. Quando reunimos os propósitos, Município e Estado conseguem transformar para melhor a qualidade de vida dos cidadãos, e esse é o nosso papel”, destacou o prefeito Mário Alexandre.
COELBA ANUNCIA MANUTENÇÃO DA REDE EM PARTES DO BAIRRO NELSON COSTA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (05)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo dia 05, das 09h00 às 13h30, em partes do bairro Nelson Costa, da cidade de Ilhéus. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Esperança, Av. Lotus Ccs1, Av. Lotus, Estrada Uruçuca-Itacaré, Lotus Ccs1, Rua Angélica, Rua Anísio Pereira, Rua Boa Vista, Rua Eucario Bastos, Rua Gardênia, Rua Graviola, Rua H, Rua Jasmim, Rua Mal Me Quer, Rua São Caetano, Tv. Angélica E Tv. Eucário Bastos.
O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, a depender das condições atmosférica, poderá ser cancelada, caso ocorra situações de risco que impossibilite as manobras para desligar à rede elétrica.
Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.
AVIÃO COM INSUMOS PARA PRODUÇÃO DE 8,6 MILHÕES DE DOSES DA VACINA CORONAVAC CHEGA AO BRASIL

Lote com 5,4 mil litros de matéria-prima veio da China e chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 23h46.
Chegou ao Brasil, na noite desta quarta-feira (3), o avião transportando 5,4 mil litros de insumos para produção da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. As doses chegaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 23h46, em um voo da China.
Além das equipes do aeroporto, a Receita Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Polícia Federal participaram da operação para liberação da carga. O material deve deixar o terminal com destino a São Paulo às 10h desta quinta (4).
O desembarque contou com a presença do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), do secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, e do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. :: LEIA MAIS »
CÂMARA DE ILHÉUS FORMA SUAS COMISSÕES PERMANENTES NA SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIA

A Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou hoje (03) à tarde a segunda sessão ordinária do ano para a formação de suas comissões legislativas permanentes. Estas comissões têm o papel de propiciar ao vereador condições para que o processo de votação seja subsidiado com dados técnicos, opiniões e posicionamento dos cidadãos, da sociedade civil organizada e do governo. Também orienta o trabalho do parlamentar no plenário.
A formação das comissões foi feita em consenso, não havendo necessidade de votação nem embate para a composição dos seus três membros. Agora as comissões têm um prazo de cinco dias, após a publicação no Jornal Oficial, para escolher quem serão os presidentes, vices e membros ativos de cada uma delas.
Apesar do acordo e do sentimento de cordialidade entre as bancadas, os vereadores criticaram o número de emendas existentes no Regimento Interno do Poder Legislativo de Ilhéus, o que o torna bastante confuso. Os parlamentares tiveram do presidente da Casa, Jerbson Moraes, a promessa que no decorrer deste ano será realizado um trabalho de modernização deste conjunto de regras que regem o funcionamento da Câmara. “São anos e anos de emendas acumuladas, sem uma atualização organizada sobre o funcionamento da Casa. É fundamental modernizar e nós iremos fazer isso por que aqui a gente não senta para fazer o que quer”, assegurou Jerbson Moraes. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: COMANDANTE DE OPERAÇÕES DOS BOMBEIROS VISTA PRESIDENTE DA CÂMARA

O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, vereador Jerbson Moares, recebeu ontem (02) à noite, em seu gabinete, no Palácio Teodolino Ferreira, o coronel PM Miguel Filho, comandante de Operações dos Bombeiros Militares do Interior, com sede em Feira de Santana. Além de já ter atuado em Ilhéus, o coronel Miguel tornou-se amigo do presidente da Câmara quando trabalharam em parceria no combate às manchas de óleo no litoral de Ilhéus. À época Jerbson era o secretário municipal de Meio Ambiente e o trabalho realizado em Ilhéus foi considerado referência nacional.
O coronel Miguel comanda 20 unidades operacionais do Corpo de Bombeiros da Bahia, sendo 15 no interior e cinco em Salvador. Em Ilhéus, o grupamento conta com 126 militares e foi fundamental no trabalho de limpeza dos mais de 90 quilômetros de litoral do município. O trabalho é lembrado pelas duas lideranças como um modelo vitorioso de parceria da sociedade civil com a instituição militar. A criação de um comitê gestor de crise no desastre ambiental serviu como referência para a criação do comitê municipal de crise da Covid-19.
Presença militar :: LEIA MAIS »
RAFAEL ESPÍRITO SANTO É COTADO PARA SECRETARIA DE TURISMO DE ILHÉUS

Por Politicos do Sul da Bahia
O nome do empresário Rafael Espírito Santo, está sendo sondado para assumir a secretaria de turismo de Ilhéus. Rafael é executivo do Grupo Cana Brava e idealizador do Batuba Beach.
O site apurou que o prefeito Marão, colocou o nome de Rafael Espírito Santo como o primeiro da lista. Contudo, faltam alguns poucos detalhes para o nome ser definido.
SERVIDOR QUE DESTRUIU COMPUTADORES DA SUTRAM CONVENCEU IDOSO A NÃO COMETER SUICÍDIO EM 2018

Por Blog do Gusmão
Na manhã de ontem (02), o servidor da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade de Ilhéus, Itamar Teixeira, destruiu vários computadores da repartição pública. Vídeos do agente de trânsito viralizaram nas redes sociais, sites e televisão, já que ele cometeu crime contra o patrimônio público.
Após ser levado para a delegacia, Itamar foi encaminhado ao Hospital Regional da Costa do Cacau para ser avaliado. Ele está algemado e preso à maca, sob custódia.
Servidores da SUTRAM contaram ao BG que o agente de trânsito, até então, sempre foi um trabalhador exemplar. Em fevereiro de 2018, na Ponte Lomanto Junior, conseguiu convencer um idoso a não cometer suicídio. O caso foi noticiado e Itamar foi elogiado pelo Corpo de Bombeiros de Ilhéus, conforme pode ser comprovado no texto abaixo assinado pelo Sargento Paulo Roberto. :: LEIA MAIS »









