WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

Presidente da Maramata fala sobre primeiras ações da fundação em entrevista à rádio Bahiana

Em entrevista concedida à Rádio Bahiana na manhã de hoje, o presidente da fundação, Thiago Martins, apresentou um panorama inicial da gestão e destacou as ações que estão sendo implementadas para recuperar o protagonismo da Maramata.

Segundo Thiago, a fundação foi recebida em estado de desmobilização, enfrentando desafios financeiros, incluindo uma dívida de quase R$ 200 mil. Diante desse cenário, a Prefeitura de Ilhéus tem buscado parcerias estratégicas para desenvolver projetos que ampliem o impacto da Maramata. Entre as iniciativas anunciadas, destaca-se a criação de um grupo de trabalho formado por duas museólogas, uma bióloga e uma engenheira florestal, com o objetivo de impulsionar ações voltadas para a educação ambiental.

Outro avanço importante é a parceria firmada com a Faculdade de Ilhéus, que possibilitará a oferta de 15 cursos livres gratuitos à população, promovendo a qualificação profissional. Além disso, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Maramata, já iniciou diálogos com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) para estabelecer uma cooperação semelhante.

A fundação também está desenvolvendo o projeto “Maramata nas Escolas”, que levará conteúdos sobre conscientização ambiental para alunos da rede pública, abordando temas como sustentabilidade, preservação da natureza e práticas ecológicas no dia a dia. Além disso, a renovação do acervo do Museu da Maramata está entre as prioridades da gestão, tornando-o mais atrativo e educativo para estudantes e visitantes.

Outro ponto destacado por Thiago Martins é a abertura da fundação para recepcionar projetos sociais que possam beneficiar diretamente a comunidade. “A Maramata tem um enorme potencial para contribuir com Ilhéus, seja na educação ambiental, na qualificação profissional ou em ações sociais. Nosso objetivo é fortalecer essas iniciativas e tornar a fundação cada vez mais presente na vida da população”.

Reconhecida por seu papel na preservação ambiental e educação ecológica, a Fundação Maramata segue firme no seu compromisso de resgatar sua relevância e ampliar sua atuação na cidade.

Mercado Mix Mateus esclarece informações sobre contratações em Ilhéus

Diante das recentes informações que circulam sobre demissões na unidade de Ilhéus, o Mercado Mix Mateus esclarece que a contratação de diaristas seguiu o planejamento previsto para o período de inauguração. Atualmente, a empresa emprega 278 trabalhadores com carteira assinada em Ilhéus e 2.877 em toda a Bahia. Confira a nota na íntegra:

NOTA

Não são verdadeiras as notícias veiculadas sobre demissão de colaboradores na loja de Ilhéus. Para dar suporte aos colaboradores do quadro fixo, no período de inaugurações, contratamos diaristas. Contratualmente, estas pessoas trabalham por um período pré-determinado de apenas 3 dias, com recebimento até o 5° dia útil após a prestação do serviço.

Para a abertura da unidade em Ilhéus foram contratados 321 diaristas e registramos 2 casos de pagamentos regularizados fora do prazo em decorrência de divergência de dados bancários. Situações devidamente sanadas assim que identificadas.

Ressaltamos que o Grupo Mateus é uma empresa de capital aberto, com processos auditados e que preza por uma imagem sólida construída ao longo de 38 anos.

Procon de Ilhéus alerta população sobre golpes de falsos advogados

O Procon de Ilhéus está intensificando o alerta à população sobre um aumento significativo nos casos de golpes aplicados por criminosos que se passam por advogados. Os golpistas estão entrando em contato com cidadãos alegando a necessidade de pagamentos de taxas para acelerar o andamento de processos judiciais, uma prática completamente fraudulenta.

O Procon destaca que esses criminosos usam artifícios para enganar as vítimas, criando falsas urgências e pressionando por transferências de valores. A recomendação é que a população esteja atenta e siga algumas orientações simples, mas eficazes, para evitar cair no golpe.

Entre as medidas de segurança recomendadas pelo Procon estão:

– Verificar a identidade do advogado ou do contato;
– Consultar o andamento do processo por meio dos canais oficiais, como o site do Tribunal ou contato direto com o advogado responsável;
– Reunir todas as evidências da comunicação suspeita, como mensagens e registros de chamadas.

O Procon também alerta que, em caso de dúvidas, a população deve procurar a orientação imediata do órgão. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, na Avenida Canavieiras, 4545, Bairro Teresópolis.

Este tipo de golpe vem se tornando cada vez mais comum, e a fiscalização do Procon de Ilhéus visa proteger os consumidores de práticas fraudulentas, garantindo a segurança e o respeito aos direitos dos cidadãos.

Jerônimo Rodrigues reúne mais de 40 prefeitos em Itabuna e entrega obras

A agenda de quatro dias do governador Jerônimo Rodrigues no sul da Bahia começou com entregas de importantes equipamentos da saúde e abastecimento de Água em Itabuna, além de um jantar político que reuniu mais de 40 prefeitos na noite desta quinta-feira (13), em Itabuna. O evento, promovido pelo prefeito Augusto Castro (PSD), contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de deputados estaduais e federais, vices, ex-prefeitos e lideranças políticas do interior baiano.

Entre os participantes estava Wilson Cardoso, novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), e o presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto. A reunião, que se estendeu até a madrugada desta sexta-feira (14), foi interpretada como uma demonstração de força política do governador.

Durante a agenda em Itabuna, Jerônimo e Augusto Castro entregaram o Novo Hospital de Base, um investimento de R$ 75 milhões. Durante sua passagem por Itabuna, o chefe do Executivo estadual também anunciou entregas nas áreas de saúde, infraestrutura e segurança, totalizando R$ 342,3 milhões em obras concluídas e em andamento nos últimos dois anos.

A articulação para a agenda de entregas teve forte atuação da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), que tem reforçado o diálogo entre o governo estadual e os municípios.

Partido Progressista reforça compromisso com o prefeito Valderico Júnior

 

Na manhã deste sábado (25), o Partido Progressista, que atualmente ocupa três secretarias estratégicas no governo do prefeito Valderico Júnior, realizou uma reunião integrativa com seus membros para debater os rumos de Ilhéus e alinhar projetos prioritários. O encontro contou com a presença do secretário geral do partido na Bahia, Jabes Ribeiro, dos secretários municipais, Cacá Colchões (Serviços Urbanos), Anarleide Menezes (Cultura) e Sayonara Machado (Promoção Social e Combate à Pobreza) e dos vereadores César Porto, Horácio do Pão, Mesaque Soares e Neto da saúde.

Durante o encontro, Jabes Ribeiro destacou a importância de uma gestão integrada, buscando ampliar as ações nas áreas de Cultura, assistência social e serviços urbanos, setores diretamente ligados às pastas sob responsabilidade do PP. “Nós temos compromisso com a história de nossa cidade. Assumimos a responsabilidade de gestão com as secretarias que estamos à frente. Estamos aqui para somar e colaborar com o governo, liderado pelo prefeito Valderico Júnior, para construir uma Ilhéus melhor”, destacou o secretário.

A reunião reforçou o compromisso do partido em trabalhar em sintonia com a administração municipal, assegurando que as políticas públicas atendam às demandas reais da população. O encontro também abordou o planejamento para os próximos meses, com foco em projetos que impactem positivamente a qualidade de vida dos ilheenses.

Empresa Vesúvio será a responsável pela reforma da Praça Cairú

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), anunciou um acordo de cooperação entre a Prefeitura e a empresa Vesúvio Bar e Restaurante para a revitalização da Praça Cairu, localizada no centro da cidade. A iniciativa faz parte do Programa de Adoção de Praças Públicas, criado em 2007, e contempla melhorias estruturais e paisagísticas no espaço.

De acordo com o Termo de Cooperação, publicado no Diário Oficial da quarta-feira (22), caberá ao Vesúvio Bar e Restaurante a execução das benfeitorias, incluindo a aquisição de materiais, prestação de serviços de mão de obra e a responsabilidade por eventuais danos administrativos, ambientais ou a terceiros. A empresa também se comprometeu a garantir o livre acesso ao espaço público, preservando sua finalidade como bem de uso comum.

A Prefeitura, por sua vez, será responsável por supervisionar os serviços, notificando qualquer irregularidade durante a execução do projeto. O Termo estabelece restrições importantes, como a proibição de exploração comercial dos mobiliários urbanos ou qualquer uso incompatível com as características urbanísticas, ambientais e paisagísticas do espaço.

Outro ponto do acordo é que a empresa não poderá participar de licitações ou ser contratada pela Prefeitura por 12 meses após o término das obras. O contrato tem duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação, e prevê a conclusão das obras em até um mês.

 

Vereador Neto da Saúde quer Ilhéus como referência em prevenção ao câncer de colo de útero e mama

  

Nesta quarta-feira, 22 de janeiro, o vereador Neto da Saúde (PMB) participou do programa Falando Direito, na Rádio Bahiana AM 1310, e revelou que a saúde preventiva da mulher será uma das principais bandeiras de seu mandato. Enfermeiro e vereador pela primeira vez, Neto destacou a urgência em implementar políticas públicas voltadas para o combate ao câncer de colo de útero e mama, os que mais afetam as mulheres.

“Minha intenção é deixar um legado. Quero transformar Ilhéus em referência em prevenção ao câncer de colo de útero e mama, que são os que mais matam mulheres hoje. Precisamos pensar em políticas públicas eficazes voltadas para a saúde da mulher”, afirmou o vereador

O vereador criticou o tempo de espera para diagnósticos na rede pública de saúde e apontou a necessidade de mudanças: “Hoje, uma mulher pode levar meses para obter um diagnóstico preciso. Esse atraso pode ser fatal. Precisamos priorizar a prevenção, pois ela salva vidas, reduz custos para o município e diminui o sofrimento das famílias”, destacou.

 

Ataque violento no Cururupe deixa um morto e outro ferido; suspeito é preso em flagrante

 

Uma noite marcada pela violência na zona sul de Ilhéus, neste domingo (19), teve como cenário o Cururupe. Um homem identificado como Diego foi brutalmente assassinado a golpes de faca tipo peixeira, enquanto sua esposa sobreviveu a uma tentativa de homicídio e foi encaminhada ao centro cirúrgico do Hospital Costa do Cacau.

De acordo com informações do FRN Notícias, Diego estava limpando um terreno quando foi abordado por um indivíduo que perguntou onde ele e sua esposa moravam. Após responder que residiam no bairro Teotônio Vilela, o agressor desferiu vários golpes de faca contra Diego e também atacou a mulher. Apesar de ferida, ela conseguiu escapar e buscar ajuda.

A polícia militar agiu rapidamente e conseguiu prender o suspeito em flagrante. Ele foi conduzido ao plantão da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN) e permanece à disposição da Justiça.

Fonte: FRN Notícias.

“Aeroporto de Ilhéus é totalmente seguro”, garante comandante em entrevista

Na manhã desta segunda-feira, 13 de janeiro, o programa Falando Direito, da rádio Bahiana AM 1310 de Ilhéus, recebeu o comandante Alexandre e o presidente do Aero Club de Ilhéus, Lauro Calazans. Questionados pelo radialista Adilson Neves sobre os riscos do aeroporto Jorge Amado, o comandante foi categórico: “O aeroporto de Ilhéus é totalmente seguro.”

Sobre o tamanho da pista, Alexandre desmistificou o tema. “Ilhéus não é a pista mais curta do Brasil. Temos, por exemplo, o Santos Dumont, que é 250 metros mais curto e está em uma área urbana, sem área de escape”. Segundo o comandante, é preciso deixar claro que há um gabarito técnico para garantir operações seguras.

Ele reforçou que a aviação não opera com riscos. “Com que interesse uma empresa aérea colocaria passageiros, aviões e tripulantes em uma pista perigosa? Os aviões que voam aqui seguem rigorosamente as margens de segurança”, concluiu. Por exemplo, as aeronaves são calculadas para passar a aproximadamente 15 metros de altura no final da pista.

Durante a entrevista, Alexandre relembrou a polêmica gerada por uma reportagem exibida no Fantástico em 2006, que apontava o aeroporto como um dos mais perigosos do Brasil. Segundo o comandante, a matéria resultou no fechamento temporário do aeroporto pela ANAC, causando grande transtorno à época. “Até hoje não se sabe as motivações dessa reportagem, mas eu atesto que o aeroporto é seguro”, afirmou.

Prefeitura de Ilhéus decreta situação de emergência na saúde pública

Medida autoriza ações urgentes diante do estado de abandono deixado pela gestão passada

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, decretou situação de emergência na saúde pública do município. A medida expõe o estado de abandono em que a Secretaria de Saúde foi entregue pela gestão anterior e autoriza ações imediatas para garantir o atendimento à população.

Publicada por meio do Decreto nº 150, de 8 de janeiro de 2025, a decisão considera a calamidade administrativa e financeira da Secretaria de Saúde, apontando problemas graves, como o estado precário da frota de ambulâncias – atualmente, apenas duas estão em funcionamento –, o esvaziamento dos almoxarifados da Secretaria e das unidades de saúde, o desabastecimento generalizado de medicamentos, os débitos milionários com pessoal e a ausência de contratos vigentes para serviços de lavagem e abastecimento de veículos.

A administração também relata que as contas bancárias vinculadas à Secretaria de Saúde possuem um saldo total de pouco mais de R$ 4 mil, enquanto há atrasos no pagamento de servidores efetivos e de prestadores de serviços (médicos).

Para viabilizar o atendimento de saúde à população, o decreto autoriza a cessão de veículos entre as secretarias, contratações emergenciais – casos os veículos cedidos sejam insuficientes -, aquisição de peças e serviços para manutenção da frota, além de apurar a responsabilidade das causas que ensejaram a situação de emergência e encaminhar aos órgãos de controle externo, principalmente Tribunais de Contas, Ministério Público e Câmara Municipal.

A situação de emergência tem validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogada se os problemas persistirem.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia