:: ‘Destaque1’
NOTA OFICIAL – CÂMARA MUNICIPAL DE ILHÉUS

A Câmara Municipal de Ilhéus, por meio do seu presidente, vereador César Porto, e em nome de todos os parlamentares desta Casa Legislativa, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Carmosina Mota de Souza Santos, a estimada Mãe Carmosina, ocorrido neste sábado (29), aos 108 anos. Moradora do bairro do Malhado, Mãe Carmosina foi uma das figuras mais emblemáticas da espiritualidade e das tradições de matriz africana em nosso município, deixando um legado que atravessa gerações.
Reconhecida pela força, acolhimento e liderança, Mãe Carmosina tornou-se um símbolo da umbanda e das tradições afro-brasileiras, sendo respeitada por toda a comunidade religiosa e admirada por toda Ilhéus pela sua sabedoria centenária. Ao longo da vida, formou uma grande família de fé — composta por filhos, netos, bisnetos e por todos aqueles que encontraram em sua orientação e espiritualidade um caminho de apoio, identidade e preservação cultural.
Sua atuação firme e carinhosa ajudou a fortalecer costumes, manter vivas as raízes culturais do nosso povo e consolidar uma história que seguirá ecoando em Ilhéus e na Bahia. Sua partida representa uma grande perda para a cidade e para a cultura do estado, mas seu legado permanecerá vivo na memória e no coração de todos que conviveram com ela.
A Câmara Municipal se solidariza com familiares, amigos e toda a comunidade religiosa, reafirmando respeito e reconhecimento pela trajetória de fé, resistência e amor ao próximo deixada por Mãe Carmosina. Que sua história continue inspirando gerações.
Câmara de Ilhéus aprova projeto que amplia formas de pagamento pela recarga do cartão de transporte

A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) aprovou, na sessão desta quarta-feira (26/11), o Projeto de Lei (PL) de número 195/2025, que determina a ampliação das formas de pagamento nos pontos de vendas e recargas do cartão eletrônico de passagem do transporte público municipal. Pela proposta, não apenas dinheiro em espécie deve ser aceito, mas também os cartões de crédito e débito, além de Pix.
Segundo a justificativa do autor, o vereador Ederjúnior Anjos (REP), a medida facilita o acesso ao serviço, reduz filas e moderniza o sistema de bilhetagem, promovendo inclusão e eficiência. “A tecnologia pode e deve ser um facilitador para a vida das pessoas, gerando comodidade, praticidade e segurança, e é dever do Poder Público garantir essas condições aos usuários do sistema de transporte”, afirmou.
A proposta ainda veda a cobrança de qualquer taxa adicional ou valor mínimo para utilização das novas formas de pagamento. Em casos de descumprimento das regras, advertências e/ou multas poderão ser aplicadas à Associação de Transportes de Ilhéus (ATRANSPI).
Com a aprovação na Câmara, a matéria segue agora para sanção do chefe do Executivo municipal.
— —
_Comunicação da Câmara Municipal de Ilhéus (CMI)_
_@camaradeilheusoficial_
Bahia lança Operação Verão 2025/2026 com investimento superior a R$ 46 milhões em ações de segurança

Governo mobiliza mais de 11 mil profissionais e amplia estrutura policial e de salvamento para reforçar a segurança em 111 municípios durante o período de alta estação.
A Operação Verão 2025/2026 foi oficialmente lançada pelo Governo da Bahia nesta quarta-feira (26), com um investimento que supera R$ 46 milhões destinados ao reforço das ações de segurança pública em todo o estado. A iniciativa marca o início do planejamento especial para o período de maior fluxo de turistas, estendendo-se até abril de 2026.
Segundo o governo, mais de 11 mil agentes das forças de segurança — entre policiais militares, civis, bombeiros e equipes técnicas — atuarão de forma integrada em 111 municípios, com atenção especial às regiões litorâneas e cidades que historicamente registram aumento de circulação durante a alta estação. O objetivo é garantir maior presença ostensiva, rapidez no atendimento de ocorrências e ampliação das ações de prevenção.
Como parte da operação, o Estado entregou 169 novas viaturas, que passam a reforçar as estruturas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e instituições de perícia criminal. A frota é complementada por furgões destinados a delegacias e bases móveis, drones para ações de inteligência, barcos e equipamentos voltados para salvamento aquático.
Além do reforço operacional, a operação prevê intensificação das atividades investigativas, com foco na redução de crimes contra o patrimônio, tráfico de drogas e combate a organizações criminosas. No litoral, equipes especializadas devem ampliar o monitoramento de áreas de banho, balneários e pontos turísticos, garantindo suporte aos frequentadores e fortalecendo a segurança para moradores e visitantes.
Para cidades como Ilhéus, Salvador, Porto Seguro, Itacaré e outras áreas de forte atração turística, a expectativa é de maior sensação de segurança e atendimento mais ágil em situações de emergência. A Operação Verão busca fortalecer o ambiente turístico, proteger moradores e visitantes e manter a ordem pública durante o período de maior movimento no estado.
Com a chegada do verão, o governo afirma que a integração entre as forças policiais, o reforço tecnológico e a ampliação do efetivo devem contribuir para um ciclo mais seguro e organizado em toda a Bahia.
São José recebe equipe de Salvador para implantação de balão intragástrico

O Hospital São José receberá neste sábado, 29, uma equipe de médicos especializados de Salvador para realizar a implantação do balão intragástrico em pacientes obesos. A ação integra um programa voltado ao tratamento de superobesidade, condição que gera comorbidades graves e eleva significativamente o risco de morte.
A implantação do balão intragástrico Allurion é indicada especialmente para pacientes que apresentam IMC extremamente elevado e que, por esse motivo, também enfrentam limitações físicas e psicossociais, incluindo mobilidade reduzida, isolamento e comprometimento até mesmo de tarefas básicas do cotidiano. Esses pacientes costumam ter risco anestésico elevado, o que muitas vezes inviabiliza procedimentos cirúrgicos convencionais.
O programa prevê o uso de uma tecnologia avançada que utiliza inteligência artificial e permite a implantação do balão sem necessidade de anestesia, endoscopia ou cirurgia. O procedimento ocorre com o paciente acordado, que deglute a cápsula-balão com auxílio de água. Após posicionada no estômago, a cápsula é insuflada com solução própria do kit Allurion, com acompanhamento radiológico, e o dispositivo se biodegrada completamente após aproximadamente seis meses, eliminando a necessidade de retirada médica.
Além do dispositivo, os pacientes receberão um kit com balança de bioimpedância, o fio guia. O acompanhamento será feito em tempo real, de forma remota, por até oito meses, permitindo o registro contínuo de dados de evolução clínica e proporcionando maior segurança e eficácia no tratamento.
A iniciativa é uma parceria entre o Hospital São José, a ABIR (Associação Bariátrica de Ilhéus e Região) e o IFEC Instituto Falcão de Endoscopia e Cirurgia de Salvador, sob responsabilidade do Dr. Marcelo Falcão. O programa conta com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado Jorge Solla.
Segurança fortalecida: Deputada Soane Galvão e Marão celebram investimentos de cerca de R$ 2 milhões destinados a Ilhéus e região pelo Governo do Estado

Ilhéus e toda a região sul da Bahia deram mais um passo importante na consolidação de uma agenda contínua de segurança pública. Durante o lançamento da Operação Verão 2026, realizado nesta quarta-feira (26), em Salvador, o Governo do Estado entregou 128 novas viaturas, reafirmando o compromisso com a proteção dos baianos. Entre os municípios contemplados, Ilhéus se destacou com um reforço de sete novos veículos, fruto direto da indicação da deputada estadual Soane Galvão.
Representando Soane no ato oficial, Marão reforçou o papel decisivo da parceria entre o mandato da deputada e o Governo da Bahia na ampliação dos investimentos para a região. O município foi contemplado com:
• 2 unidades Ford Ranger
• 1 unidade Furgão (Base Móvel)
• 4 unidades Renault Duster
A destinação fortalece o trabalho da Polícia Militar e amplia a capacidade de resposta nas áreas urbanas e rurais, garantindo uma sensação de mais segurança para a população ilheense.
Em sua fala, Marão destacou a importância desses investimentos:
“A gente agradece ao governador Jerônimo Rodrigues por mais esse reforço para Ilhéus e região. É um investimento que salva vidas, que dá mais condições de trabalho para a nossa polícia e que chega em boa hora. Segurança pública se constrói com presença, estrutura e parceria, e é isso que estamos reforçando aqui hoje.”
A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário Marcelo Werner, do comandante-geral da PMBA, Coronel Magalhães, e do comandante da CPR-Sul, Coronel Ferreira Lopes, que reafirmaram que o Governo segue ampliando o maior pacote de modernização da segurança pública da história do estado.
Além de Ilhéus, outros municípios importantes, como Itabuna e Vitória da Conquista, também foram beneficiados, atendendo as indicações da deputada estadual Soane Galvão.
Com a chegada da nova frota, a expectativa é de que as ações de patrulhamento sejam ainda mais eficientes, consolidando uma política pública voltada para o fortalecimento das forças de segurança e a paz social na Bahia.
Deputado Rosemberg Pinto articula novas ações para fortalecer o turismo de Ilhéus e do Litoral Sul

Screenshot
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou de uma importante reunião com entidades ligadas ao turismo em Ilhéus, reforçando sua atuação como uma das principais vozes políticas na defesa do desenvolvimento econômico do Litoral Sul. Ao lado de representantes do trade turístico local, Rosemberg coordenou a construção de um documento com as demandas mais urgentes do setor, que será encaminhado ao secretário estadual de Turismo, Jerônimo Rodrigues. O material consolida propostas que poderão ser impulsionadas pelo Governo da Bahia e pelo governo federal, comandado pelo presidente Lula.
Durante o encontro, Rosemberg destacou que Ilhéus é um dos pilares do turismo baiano e uma das cidades mais completas do Brasil em diversidade cultural, belezas naturais e capacidade de receber visitantes do mundo inteiro. Para o deputado, fortalecer o turismo ilheense significa impulsionar toda a economia do Litoral Sul, dada a importância histórica, cultural e financeira da região. Ele afirmou que seguirá trabalhando ao lado do Governo da Bahia e das lideranças locais para abrir novos caminhos de investimento, aprimorar a infraestrutura e ampliar o alcance de Ilhéus como destino turístico nacional e internacional.
Investimento de R$ 70 milhões no Aeroporto de Ilhéus é confirmado em entrevista à Rádio Bahiana

Em entrevista exclusiva concedida hoje ao programa Falando Direito, da Rádio Bahiana de Ilhéus, o secretário estadual de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Adolpho Loyola, anunciou uma novidade de grande impacto para a região sul do estado.
Durante a conversa, Loyola revelou que o Aeroporto de Ilhéus receberá um investimento de R$ 70 milhões, destinado à recuperação e modernização da pista, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo ele, o aporte representa um avanço significativo para melhorar a infraestrutura aeroportuária, reforçar a segurança das operações e ampliar a capacidade de voos na cidade.
Loyola destacou ainda que o investimento faz parte de um conjunto de ações planejadas pelo governo federal em parceria com o governo estadual, visando fortalecer o turismo, impulsionar o desenvolvimento econômico regional e garantir melhores condições para moradores e visitantes.
A notícia reforça o papel estratégico de Ilhéus no cenário baiano e nacional, especialmente como porta de entrada para a Costa do Cacau.
Ex-presidente Jair Bolsonaro é preso pela polícia federal

(Brasília – DF, 24/04/2019) Pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro.
Foto: Isac Nóbrega/PR
Jair Bolsonaro (PL) foi detido na manhã deste sábado (22/11) por equipes da Polícia Federal. Os agentes chegaram por volta das 6h ao condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, e conduziram o ex-presidente para a Superintendência Regional da PF no Distrito Federal.
A ordem de prisão preventiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, antes mesmo do início do cumprimento da pena imposta ao ex-presidente no processo que investigou a tentativa de golpe. Bolsonaro recebeu condenação de 27 anos e 3 meses de prisão por chefiar uma investida contra a ordem democrática.
A Primeira Turma do STF também recusou os embargos de declaração apresentados pela defesa. No voto, Moraes afirmou que “não existe qualquer incoerência no acórdão condenatório”.
Bolsonaro estava em regime de prisão domiciliar desde 4 de agosto, medida aplicada após descumprimento de determinações cautelares em outro processo.
Ação de Rosemberg impulsiona projetos culturais no Mês da Consciência Negra

O distrito de Açu da Torre, em Mata de São João, recebeu nesta semana a visita do deputado estadual Rosemberg Pinto, que esteve no Colégio Estadual Alaôr Coutinho para apresentar novidades e dialogar com estudantes, professores e a comunidade escolar. A visita marcou um dia de troca de conhecimento e fortalecimento de iniciativas culturais voltadas ao Mês da Consciência Negra.
Segundo a publicação, por meio do apoio de seu mandato e da destinação de emenda parlamentar, Rosemberg viabilizou diversos projetos artístico-culturais voltados a celebrar e valorizar a identidade negra. As ações contemplam não apenas o Litoral Norte, mas também escolas do Litoral Sul e do Médio Sudoeste baiano, ampliando o impacto das atividades.
Para o parlamentar, investir em educação, arte e cultura é essencial para a construção da identidade e do futuro da juventude. “Educação, arte e identidade caminham juntas na formação dos nossos jovens. Seguimos firmes fortalecendo a juventude e valorizando nossas raízes”, destacou.
A iniciativa recebeu grande apoio da comunidade e de seguidores nas redes sociais, que celebraram mais uma ação dedicada ao desenvolvimento educacional e cultural da Bahia.
Com agendas como essa, Rosemberg reforça seu compromisso com a valorização das raízes culturais e com a promoção de oportunidades que ampliem a formação e o protagonismo dos jovens baianos.
Comitê de Enfrentamento à Violência em Ilhéus vai debater segurança pública em 1ª audiência pública
O Comitê Permanente de Enfrentamento à Violência e Pessoas Desaparecidas em Ilhéus promove, na segunda-feira (24/11), a partir das 9h, sua primeira audiência pública desde a posse do grupo, no mês passado. O tema a ser debatido será “Segurança Pública Municipal: Responsabilidade Compartilhada e Caminhos para uma Ilhéus Mais Segura”.
O objetivo da atividade é promover um diálogo entre o poder público, forças de segurança, entidades representativas e a sociedade civil organizada, a fim de identificar os desafios enfrentados pelo município e construir propostas conjuntas para a prevenção e o enfrentamento da violência.
A criação do Comitê surgiu a partir de um requerimento apresentado pelo vereador Professor Gurita (PSD) e aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Ilhéus. Integram o grupo diversas entidades com atuação no município, cujas atividades estão relacionadas ao tema.
A audiência pública será realizada no plenário da Câmara, na Rua Araújo Pinho, nº 19, Centro, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Câmara de Ilhéus no YouTube (https://www.youtube.com/@camarailheus4494).









