WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

Estádio Mário Pessoa obtém autorização para receber jogos oficiais e Barcelona poderá jogar em casa

 

O Estádio Mário Pessoa já consta com o parecer oficial da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a autorização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a realização de jogos profissionais. A conquista é fruto de um intenso trabalho da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, junto a uma ação conjunta com outras secretarias e a parceria com o Barcelona de Ilhéus.

O trabalho da Prefeitura envolveu serviços de manutenção, melhorias na infraestrutura, ajustes técnicos e ações voltadas à segurança e ao conforto do público.

A liberação do estádio permitirá que o Barcelona dispute os jogos do Campeonato Brasileiro da Série D na cidade, com o apoio da torcida. A primeira partida em casa está marcada para o dia 18 de maio, contra a equipe do Jequié, pela 5ª rodada.

Além da competição nacional, o Estádio Mário Pessoa também oferecerá melhores condições para os torneios amadores e de demais categorias, como futebol feminino e de base, movimentando a economia local.

 

Prefeitura de Ilhéus revela dívida de quase R$ 1 bilhão deixada pelas gestões anteriores

 

Endividamento geral

Foto: Nadson Carvalho / SUCOM

 

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (08), o prefeito Valderico Júnior divulgou que a dívida total do município chega a R$ 929.032.001,17. Os números incluem valores de restos a pagar, precatórios e débitos fiscais acumulados ao longo dos anos, nas gestões anteriores.

De acordo com os dados apresentados pelo secretário de Gestão, Cristiano Carvalho, a dívida está dividida da seguinte forma:

– Restos a pagar processados: R$ 8.831.029,30
– Despesas de exercícios anteriores: R$ 13.303.846,13
– Dívida fiscal: R$ 595.040.889,55
– Dívida vencida de precatórios: R$ 98.061.935,07
– Dívida de precatórios a vencer: R$ 213.794.301,12

Além dos débitos, o município também enfrenta bloqueios judiciais e retenções que impactam diretamente as receitas. Somente nos primeiros quatro meses de 2025, mais de R$ 42 milhões foram bloqueados para o pagamento de precatórios, Requisições de Pequeno Valor (RPV), débitos com a Receita Federal e acordos com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Confira os valores bloqueados pela Justiça mensalmente:

-Janeiro: R$ 10.357.363,84
-Fevereiro: R$ 8.917.950,74
-Março: R$ 11.457.295,89
-Abril: R$ 11.567.663,95
-Maio: R$ 140.878,83
-Total geral bloqueado: R$ 42.441.153,25

A Prefeitura de Ilhéus se comprometeu com a transparência nas ações de recuperação fiscal e afirmou que medidas de contenção de gastos e reestruturação administrativa já estão em andamento.

Prefeitura de Itabuna altera link de inscrição ao Processo Seletivo Simplificado da Educação

A Prefeitura de Itabuna promoveu alteração no link de inscrição ao Processo Seletivo Simplificado para Programa Escola Tempo Integral promovido pela Secretaria Municipal da Educação destinado à contratação temporária de profissionais por tempo determinado, sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

A retificação foi publicada na edição eletrônica do Diário Oficial do Município desta quinta-feira, dia 8. As inscrições serão realizadas gratuitamente e exclusivamente de forma online, no
período compreendido entre o dia 9 de maio até às 14h do dia 12 de maio de 2025, através do link: https://processoseletivoeducacao.itabuna.ba.gov.br.

Câmara de Ilhéus recebe o movimento “Ilhéus sem apagão”

 

A Câmara Municipal de Ilhéus recebeu nesta terça-feira (29), o movimento “Ilhéus sem Apagão”, que visa medidas fundamentais para garantir qualidade de vida dos moradores da cidade, melhorando o fornecimento de energia eficiente.

A representante do movimento, Leila Borges, utilizou o plenário para falar sobre a importância do envolvimento de diversos empresários da zona sul, bem como muitos políticos. Ainda ela disse que o movimento já obteve êxito, a qual a Coelba fez uma operação especial com 110 profissionais da Neoenergia envolvidos na operação especial de manutenções preventivas e corretivas em Ilhéus inspecionaram cerca de 100 quilômetros de rede elétrica e realizaram 700 podas durante a primeira semana da ação.

Em tempo, a representante informou que a luta do movimento recebeu um novo alimentador de energia que apresentava problemas e um cronograma de melhorias que atinge a cidade inteira, bem como uma reunião híbrida com gestores da Neoenergia.

Por fim, a iniciativa do movimento visa garantir um serviço de qualidade para a população, com foco em áreas críticas como a Zona Sul, Olivença, Centro e Teotônio Vilela.

Adélia Pinheiro é nomeada Assistente Especial no gabinete do governador Jerônimo Rodrigues

A ex-secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro (PT), foi nomeada para um novo cargo na gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A petista assume agora o posto de Assistente Especial, atuando diretamente no gabinete do governador, lotada no quadro especial da Casa Civil.

Após o resultado das eleições de 2024, havia expectativa de que Adélia fosse alocada em uma das secretarias do governo estadual. Nos bastidores, chegou-se a cogitar seu retorno à Secretaria da Saúde (Sesab), pasta que ela já comandou durante o governo Rui Costa (PT). A mudança estaria ligada a uma possível saída de Roberta Santana da Sesab para assumir a chefia da Casa Civil, substituindo o deputado federal Afonso Florence (PT). No entanto, o movimento não se concretizou.

Adélia, que também já esteve à frente das secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia, da Saúde e da Educação, ficou sem cargo público após perder a disputa pela Prefeitura de Ilhéus para Valderico Júnior (União Brasil). Após cerca de seis meses fora da administração estadual, ela retorna ao governo com a nova função estratégica no gabinete do governador.

Vereador Maurício Galvão busca investimentos para o esporte de Ilhéus em Salvador

Vereador Maurício Galvão com o Secretário da SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), Augusto Vasconcelos

Vereador Maurício Galvão com o Secretário da SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), Augusto Vasconcelos

 

Na última semana, o vereador Maurício Galvão (PSB) esteve em Salvador em busca de investimentos para o setor esportivo de Ilhéus. Durante a agenda, ele se reuniu com o secretário estadual da SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), Augusto Vasconcelos, e com o chefe de gabinete da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), Diogo Rios.

Galvão tratou sobre o fortalecimento do esporte feminino na região e solicitou apoio do Estado para o evento do grupo “Elas na Quadra”, que visa promover, incentivar e valorizar a prática esportiva entre as mulheres em Ilhéus. O vereador também solicitou uma nova areninha para Ilhéus, a cobertura da quadra do Savóia, e a oferta de cursos de qualificação profissional voltados ao setor hoteleiro.

Outro pedido feito pelo vereador durante a visita foi a requalificação do Galpão X, espaço localizado no Terminal Urbano, que hoje é utilizado informalmente para atividades esportivas, culturais e educacionais. Na oportunidade, Galvão apresentou ao Estado as atividades que a Associação Ilheense de Esporte (AIS) e o Coletivo ITR desenvolvem em prol dos atletas ilheenses.

Para Galvão, investir no esporte é investir no futuro da cidade. “Ilhéus precisa incentivar e fortalecer seus atletas e coletivos esportivos, oferecendo estrutura, apoio financeiro e oportunidades de crescimento. Esse é um compromisso que seguirei defendendo”, afirmou o vereador.

 

Prefeito Valderico Junior anuncia pacote de obras durante inauguração de praça

 

Durante a inauguração da Praça Dilson Guimarães de Oliveira, em Ilhéus, o prefeito Valderico Junior anunciou sete importantes ordens de serviço que beneficiarão diferentes regiões do município. As ações fazem parte de um pacote de obras que visa melhorar a infraestrutura urbana e a qualidade dos serviços públicos, especialmente na área da saúde.

Entre as medidas anunciadas, estão autorizações para reformas em unidades de saúde fundamentais para o atendimento à população. O Centro de Assistência Farmacêutica passará por melhorias com investimento de R$ 461.637,37. Também serão reformados o Posto Médico do Hernani Sá e a Integração Samu, com valor de R$ 761.142,35, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Banco da Vitória (R$ 267.092,95), do bairro Teotônio Vilela (UBS Euler Ázaro – R$ 211.813,72) e do Iguape (R$ 234.986,86).

Além dos avanços na saúde, Valderico Junior autorizou obras de pavimentação asfáltica e drenagem pluvial na 1ª Travessa do Alto Herval Soledade, com investimento de R$ 600.303,10, e nas ruas principais da Ponta da Tulha, Zona Norte e perímetro urbano, no valor de R$ 1.022.757,61.

“Estamos trabalhando com seriedade e compromisso para transformar Ilhéus, mesmo diante das dificuldades financeiras do município. Hoje anunciamos obras em áreas essenciais como saúde e infraestrutura, e isso é só o começo. Ainda vem muito mais por aí. A cidade está avançando, e quem ganha com isso é a população”, afirmou Valderico Junior.

 

Polícia identifica as três vítimas de colisão entre caminhões na Ilhéus-Itabuna

FOTO MONTAGEM G1

FOTO MONTAGEM G1

 

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus identificou os três homens que morreram na colisão entre dois caminhões ocorrida na manhã desta quarta-feira (9), na BR-415, trecho que liga Ilhéus a Itabuna. As vítimas são: José Carlos Marques de Jesus, de 44 anos; Adnejar Almeida Santos Filho, de 49; e Pedro Enrique Alves dos Santos Lídio, de apenas 21 anos. Os três faleceram no local do acidente.

Segundo informações da Polícia Civil, a batida aconteceu no quilômetro 13 da rodovia, nas proximidades da entrada da Vila Cachoeira. A suspeita é de que o motorista de um dos caminhões, um jovem de 23 anos, tenha perdido o controle da direção. O veículo teria rodado na pista e colidido com a carroceria na parte frontal do caminhão onde estavam as vítimas, que transportavam uma carga de cerveja.

A 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus instaurou um inquérito para apurar se o condutor do outro caminhão poderá responder por triplo homicídio culposo – quando não há intenção de matar. Ele permaneceu no local do acidente, realizou o teste do etilômetro (bafômetro), que deu resultado negativo, e foi conduzido à delegacia para prestar depoimento. Após ser ouvido, foi liberado.

Prefeitura lança novo edital e prorroga as inscrições de processo seletivo até o dia 07 de abril

A Prefeitura de Ilhéus prorrogou até às 12h do dia 07 de abril de 2025 o prazo de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. A medida foi adotada por meio do Edital nº 003/2025, em razão de instabilidades técnicas no link originalmente divulgado para as inscrições.

Além da prorrogação, um novo link foi disponibilizado para o envio das informações e documentos exigidos. Os interessados devem se inscrever através do seguinte endereço: https://forms.gle/tXQqg2BUqbdG5omG6.

Na hipótese de qualquer dificuldade no acesso ao novo link, também serão aceitas inscrições mediante envio da documentação para o e-mail institucional da Secretaria de Promoção Social: sds@ilheus.ba.gov.br.

Os candidatos que concluíram a inscrição antes da ocorrência do problema técnico não precisam se inscrever novamente.

Com a medida, a Prefeitura visa garantir a ampla participação dos interessados e a continuidade do certame com transparência e responsabilidade.

Incêndio de ônibus da empresa São Miguel reforça alerta sobre segurança da frota

Na noite desta terça-feira (25), um ônibus da empresa São Miguel, que operava a linha para Sambaituba, foi consumido por um incêndio de grandes proporções no terminal de ônibus de Ilhéus. As chamas intensas assustaram pedestres e passageiros que estavam no local, mas, felizmente, ninguém ficou ferido.

A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada imediatamente e precisou de cerca de 45 minutos para conter o fogo, utilizando seis mil litros de água e um efetivo de oito bombeiros. O representante da empresa, identificado como Joca, acompanhou a operação ao lado de mecânicos e motoristas. Ele informou que o prejuízo com a perda do veículo está estimado entre R$ 300 mil e R$ 350 mil.

 

As informações são do Blog Ilhéus 24h



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia