:: ‘Destaque1’
Homem morre após cair de 11º andar de prédio em Itabuna ; vítima consertava ar-condicionado no momento do acidente

Um homem morreu após cair do 11º andar de um prédio na cidade de Itabuna. Carlos Henrique dos Santos, de 48 anos, consertava um aparelho de ar-condicionado no momento do acidente, de acordo com informações de testemunhas.
O caso aconteceu na tarde de sábado (29), na Rua Major Dórea, no bairro Castália, região central da cidade. Informações iniciais indicam que Carlos Henrique, que trabalhava como técnico de refrigeração, não quis utilizar os equipamentos de segurança.
Agentes da Polícia Militar (PM) e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel Urgente (Samu) foram até o local, mas já encontraram a vítima sem sinais vitais.
As guias de perícia e remoção foram expedidas pelo Departamento de Polícia Técnica do município.
Em nota, o Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) informou que abriu um procedimento para investigar o acidente nesta segunda-feira (31). Na investigação, serão reunidas informações sobre as relações de trabalho da vítima e sobre as condições do trabalho.
O órgão pretende apurar se o homem usava equipamentos de proteção individual e coletiva e se teve treinamento adequado para a atividade.
Vereador e Vice-presidente da UBV, o advogado Jerbinho, recebe título de Cidadão Itabunense

Em cerimônia realizada pela Câmara de Vereadores de Itabuna, na noite desta terça-feira (25), o advogado e vereador de Ilhéus Jerbson Moraes foi homenageado e recebeu o título de Cidadão Itabunense, indicado pelo vereador Alex Alves.
A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Candinha Doria, em Comemoração ao centésimo décimo terceiro ano (113 anos) de Emancipação Político-Administrativa do município de Itabuna. “Dedico este título à minha família e principalmente à minha Mãe, Maria José de Almeida Moraes, que há quarenta e oito anos, quando deixou Ibicarai sem perspectivas, mas com muitos sonhos, não imaginava que seu filho de apenas dois anos, um dia seria cidadão das duas cidades mais importantes da Região: Ilhéus e Itabuna. Gratidão Eterna!”, agradeceu Moraes.
Formado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Jerbson Moraes começou a exercer a advocacia na cidade de Ilhéus há quase 23 anos. Foi eleito vereador em Ilhéus por dois mandatos, sendo o edil mais votado na última eleição, tornando-se presidente da Câmara. Hoje, Jerbson é mestrando em Direito Privado, diretor da Escola Legislativa do Poder executivo ilheense e vice presidente da UBV – União Baiana de Vereadores, entidade estadual que congrega vereadores e ex vereadores da Bahia e visa o fortalecimento da classe dos parlamentares. Fortíssimo para assumir o Poder Executivo de Ilhéus, Jerbson Moraes segue firme em sua trajetória.
Câmara de Ilhéus terá sessão especial em comemoração aos 21 anos da CEAPA nesta quinta-feira (27)

Na próxima quinta-feira (27), às 14h, o plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus sediará uma sessão especial em comemoração aos 21 anos da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas (CEAPA).
Essa entidade é responsável pelo acompanhamento e execução do Programa de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e Prestação de Outra Natureza (PON), que encaminha apenados para diferentes instituições, onde cumprem a pena de acordo com a profissão, graduação, conhecimentos ou habilidades que já possuíam anteriormente.
Atualmente, o Núcleo Ilhéus é responsável pelo acompanhamento de 330 pessoas que encontram-se em cumprimento das penas e medidas alternativas. Em 15 anos, já acompanhou mais de 3.200 pessoas das comarcas de Ilhéus, Itabuna e municípios circunvizinhos.
Para o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB), autor do requerimento e membro da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Seguridade Social, Família E Direitos Da Criança e do Adolescente da casa legislativa ilheense, é fundamental reconhecer o trabalho da CEAPA para toda a sociedade brasileira.
“Esse projeto criado pelo Ministério da Justiça, em 2002, efetivado aqui na Bahia em 2007, tem um papel importante para esses apenados, dando dignidade e ajudando na ressocialização dessas pessoas. Milhares já foram beneficiados com essa política pública, por tudo que a CEAPA representa, vamos homenagear os 21 anos desta instituição”, justificou.
Governo federal vai encerrar programa de escolas cívico-militares

Foto: Escola Lima Neto/Facebook
O governo federal irá encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Esta semana, o Ministério da Educação (MEC) enviou um ofício aos secretários de Educação informando que o programa será finalizado e que deverá ser feita uma transição cuidadosa das atividades para não comprometer o cotidiano das escolas.

O Pecim era a principal bandeira do governo de Jair Bolsonaro para a educação. O programa era executado em parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa. Por meio dele, militares atuam na gestão escolar e na gestão educacional. O programa conta com a participação de militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares.
O programa foi alvo de elogios e de críticas, além de denúncias de abusos de militares nas escolas. Desde que assumiu o governo, a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estuda como finalizar o Pecim sem prejudicar as unidades que aderiram ao programa.
No ofício, o MEC informa que será iniciado um processo de “desmobilização do pessoal das Forças Armadas envolvidas na implementação e lotado nas unidades educacionais vinculadas ao programa, bem como a adoção gradual de medidas que possibilitem o encerramento do ano letivo dentro da normalidade necessária aos trabalhos e atividades educacionais.”
A pasta também solicita aos coordenadores regionais do Programa e Pontos Focais das Secretarias que assegurem “uma transição cuidadosa das atividades que não comprometa o cotidiano das escolas e as conquistas de organização que foram mobilizadas pelo Programa”, acrescenta o texto.
Com o encerramento do programa, de acordo com o MEC, cada sistema de ensino deverá definir estratégias específicas para reintegrar as unidades educacionais às redes regulares. A pasta diz ainda, no ofício, que está em tramitação uma regulamentação específica que vai nortear a efetivação das medidas.
Segundo o MEC, 216 escolas aderiram ao modelo nas cinco regiões do país.
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) confirmou que outros estados receberam o ofício, mas ainda não se manifestou sobre o assunto.
Ilhéus: PF faz busca e apreensão em residências de secretários do município

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (07) uma operação da polícia federal no Palácio Paranaguá ( antigo centro administrativo de Ilhéus) , no centro de Ilhéus.
Segundo informações preliminares, a PF cumpre mandados de busca e apreensão nas residências dos secretários de turismo, Fábio Junior, e um endereço associado ao secretário de gestão Bento Lima.
A Prefeitura Municipal de Ilhéus ainda não se manifestou, novas informações a qualquer instante.
Carros elétricos de até R$ 300 mil produzidos na Bahia serão isentos de IPVA, anuncia governador

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, nesta terça-feira (4), que carros elétricos de até R$ 300 mil produzidos no estado serão isentos do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).
A informação foi divulgada durante o evento de anúncio de implantação de três fábricas da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), maior produtora de carros elétricos do mundo. As unidades serão instaladas no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.
“Estamos aqui garantindo que os elétricos produzidos na Bahia, que circularão na Bahia, com valores de até R$ 300 mil, serão isentos do pagamento do IPVA”, disse o governador.
A isenção se dará a partir de um projeto de lei, que será encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia, e será válido para todo e qualquer veículo elétrico montado no estado, não apenas os da montadora BYD.
“A gente priorizou com recorte de até R$ 300 mil, para que os carros mais populares possam ter estímulo. Os mais caros, a gente pode pensar em outro momento. A intenção é que a gente possa enviar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei, que para os próximos 5 anos, a gente garanta uma isenção de 100% no IPVA de automóveis elétricos. E não diz respeito apenas à BYD, se outra empresa vier se instalar na Bahia, para produzir veículos elétricos, também será direito a esse desconto percentual”.
Presidente Lula defende investimento em ferrovias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (3), que o Brasil precisa de mais investimentos no modal ferroviário e que a indústria siderúrgica nacional pode ser mais competitiva. Para isso, segundo ele, o governo precisa oferecer estabilidade política, econômica e social aos empresários. 

“Esse país precisa definitivamente cumprir com esses compromissos: estabilidade, credibilidade e previsibilidade. Nós temos que colocar no papel e cumprir aquilo que nós colocamos no papel para que ninguém seja pego de surpresa”, disse Lula, durante cerimônia de início das obras no Lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em Ilhéus.
“Eu queria dizer aos empresários que estão nesta empreitada para construir a ferrovia que não é interesse de um empresário ou de outro empresário, é interesse da soberania nacional fazer essa ferrovia e outras ferrovias no país para que a gente possa ter esse país competitivo com qualquer outro país do mundo”, acrescentou.
Ainda para o presidente, o desenvolvimento do país e a melhoria da qualidade de vida da sociedade passam pela formação e qualificação profissional da população. Lula lembrou que, apesar do projeto de malha ferroviária do Brasil ser antigo, o país deixou de formar engenheiros ferroviários e de investir na indústria desse modal.
“Esse país não produz mais trilhos, aliás, esse país não produzia mais dormente. Eu lembro que nós criamos a maior fábrica de dormente do mundo quando começamos a fazer a Transnordestina. E ela hoje parou. A CSN [Companhia Siderúrgica Nacional] há 40 anos atrás produzia trilhos, hoje não produz mais”, disse Lula.
“Então, é uma vergonha um país do tamanho do Brasil, que quer ter uma malha ferroviária para facilitar o transporte da sua riqueza, ter que importar trilho de outro país, com a quantidade de minério de ferro que nós temos e a quantidade de siderúrgicas que nós temos. Isso é um desafio para nós, o Brasil está importando trilhos quando poderia produzir aqui, para gerar mais emprego no país e oportunidade de crescimento da cidadania do nosso povo”, argumentou o presidente.
População de Ilhéus (BA) é de 178.703 pessoas, aponta o Censo do IBGE

A população da cidade de Ilhéus (BA) chegou a 178.703 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -2,05% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.
No estado da Bahia, a população é de 14.136.417, o que representa um aumento de 0,85% quando comparado ao Censo anterior.
No ranking de população dos municípios, Ilhéus está:
- na 8ª colocação no estado;
- na 33ª colocação na região Nordeste;
- e na 167ª colocação no Brasil.
A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Ilhéus tem uma densidade demográfica de 112,49 habitantes por km² e uma média de 2,68 moradores por residência.
IBGE apresenta dados prévios do censo em Ilhéus nesta terça-feira (27); saiba como participar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta terça-feira (27), às 10h, os dados do Censo Demográfico 2022 coletados no município de Ilhéus. A apresentação será realizada através de reunião virtual, na plataforma Webex. Para acessar a reunião, o cidadão precisa baixar o aplicativo.
O objetivo das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPACs) é propiciar a participação da comunidade local, dando transparência à operação do Censo Demográfico e buscando, junto à sociedade, apoio e parcerias para viabilizar as atividades censitárias.
Conforme levantamento prévio da população, divulgado no final do ano passado, Ilhéus chegou a aproximadamente 200 mil habitantes. Os números ratificam a importância do trabalho desenvolvido e explicam por que a cidade tem se destacado na Bahia.
SAC suspende atendimento nesta sexta-feira (23)

SAC Ilhéus
A Rede SAC suspende o atendimento nesta sexta-feira (23), em cumprimento a decreto estadual por conta dos festejos juninos na Bahia.
Já no sábado (24) os postos fecham e o atendimento retoma a partir de segunda-feira (26).
Atualmente, a Rede SAC está presente em 68 municípios baianos e conta com 84 unidades de atendimento. São 36 postos na capital, interior e Região Metropolitana de Salvador (RMS) e 45 Pontos SAC, além de três carretas do SAC Móvel.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
Fonte: Ascom/Saeb









