:: ‘Destaque1’
CPMI do INSS realiza votação para convocação de ex-ministros e ex-presidentes do INSS nesta terça-feira(26)

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza, nesta terça-feira (26), sua primeira votação de requerimentos. A pauta inclui a convocação de ex-ministros da Previdência, ex-presidentes do órgão e outras autoridades ligadas ao sistema previdenciário.
Ao todo, estão em análise 35 requerimentos, além da definição do plano de trabalho do colegiado e da escolha do vice-presidente da comissão. A CPMI foi instalada após denúncias de descontos irregulares em aposentadorias e pensões, que, segundo estimativas, geraram prejuízos de cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Ex-ministros na mira
O relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União–AL), propôs a convocação de três ex-ministros da Previdência:
-
Eduardo Gabas, que comandou a pasta no governo Dilma Rousseff;
-
José Carlos Oliveira, que ocupou o cargo durante a gestão Jair Bolsonaro, quando a área estava vinculada ao Ministério do Trabalho;
-
Carlos Roberto Lupi, último a exercer a função no governo Lula.
Dez ex-presidentes do INSS
Além dos ex-ministros, o relator também solicitou o comparecimento de dez ex-presidentes do INSS, que estiveram à frente do órgão em diferentes períodos, entre 2012 e 2025:
-
Lindolfo Neto de Oliveira Sales (2012–2015)
-
Elisete Berchiol da Silva Iwai (2015–2016)
-
Leonardo de Melo Gadelha (2016–2017)
-
Francisco Paulo Soares Lopes (2017–2018)
-
Edison Antônio Costa Britto Garcia (2018–2019)
-
Renato Rodrigues Vieira (2019–2020)
-
Leonardo José Rolim Guimarães (2020–2021)
-
Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano (2022–2023)
-
Glauco André Fonseca Wamburg (2023)
-
Alessandro Antonio Stefanutto (2023–2025)
Investigação técnica e imparcial
O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos–MG), afirmou que a condução dos trabalhos será técnica e isenta. Ele defendeu que todos os responsáveis pelo comando do INSS e da Previdência nos últimos anos sejam ouvidos, garantindo igualdade no tratamento dos diferentes governos.
Já o relator, deputado Alfredo Gaspar, destacou que a comissão não pretende selecionar alvos de forma política. “Se for necessário ouvir um ex-presidente da República, todos devem ser chamados. O que buscamos é esclarecer as responsabilidades de cada gestão diante de um esquema que prejudicou milhões de beneficiários”, disse.
Apoio de órgãos de fiscalização
Além das convocações, a CPMI deve votar pedidos de cooperação com órgãos de controle, como a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal (PF) e o próprio INSS. Entre as medidas que poderão ser adotadas está a quebra de sigilos de pessoas e instituições investigadas, considerada essencial para mapear as irregularidades.
Próximos passos
A expectativa é de que as reuniões da comissão ocorram duas vezes por semana. Com a definição do vice-presidente e do plano de trabalho, o colegiado deve iniciar, já nos próximos dias, a fase de oitivas. A investigação deve se estender pelos próximos meses e tem potencial de impactar a condução das políticas previdenciárias no país
Ilhéus se une em caminhada pelo fim da violência contra a mulher

Ilhéus vive um grande momento de reflexão e mobilização social, nessa manhã de quarta feira (20), centenas de pessoas participaram da Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher, promovida pela Frente Parlamentar das Mulheres (Câmara Municipal de Ilhéus). A ação reuniu vários grupos, servidores e comunidade, reafirmando a importância do enfrentamento coletivo a todas as formas de violência.
A caminhada teve início na Praça da Catedral São Sebastião e percorreu várias ruas do centro e terminou em frente a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal, a intenção desse ato é a resistência e esperança de dias melhores com segurança para todos, lembrando que, por trás dos números, existem vidas, histórias e famílias impactadas pela violência. Contudo, é bom lembrar que a realidade pode ser ainda mais grave, já que nem todos os casos chegam ao conhecimento dos serviços especializados
A mobilização integra as ações do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, e reforça o papel do legislativo Ilheense na defesa dos direitos humanos e na construção de uma sociedade mais justa e segura para todas.
A Frente Parlamentar, seguirá promovendo atividades educativas e de fortalecimento comunitário, garantindo que mulheres em situação de vulnerabilidade encontrem portas abertas e mãos estendidas quando mais precisarem.
ASCOM CÂMARA MUNICIPAL DE ILHÉUS.
Nota de Pesar

A Rádio Bahiana manifesta profundo pesar pelo trágico assassinato de Alexsandra O. Suzart, Maria Helena N. Bastos, servidoras públicas de Ilhéus, e de Mariana B. Silva, filha de Maria Helena.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos das vítimas, desejando que encontrem forças para enfrentar tamanha perda.
No mês em que vivenciamos o Agosto Lilás, reforçamos a importância da conscientização e do combate à violência contra a mulher, para que histórias como estas não se repitam.
Que a memória de Alexsandra, Maria Helena e Mariana permaneça viva como exemplo de amor e dedicação, e que possamos transformar a dor em luta por uma sociedade mais segura e justa para todas as mulheres.
Julho das Pretas movimenta Câmara de Ilhéus com homenagens e reflexões sobre a trajetória de mulheres negras

A tarde da última quinta-feira (31) foi marcada por emoção, ancestralidade e reflexão na Câmara de Vereadores de Ilhéus, com a realização da audiência pública do Julho das Pretas, que teve como tema: “Mulheres negras: lutas, resistência e conquistas”.
O evento foi promovido pela Frente Parlamentar das Mulheres da Câmara, formada pelas vereadoras Enilda Mendonça (PT), Rúbia Carvalho (AGIR) e o vereador Kêko Pizza (DC). Com apoio da Mesa Diretora e de diversas entidades, o espaço se transformou num verdadeiro palco de reconhecimento à trajetória e à luta das mulheres negras.
Duas mulheres potentes conduziram as falas centrais do evento: Dra. Thyara Gonçalves, professora, advogada e conselheira da OAB-BA, e Dra. Fabiana Lima, pesquisadora e professora da UFSB, que também atua como oraculista e defensora das tradições afro-brasileiras.
Durante a audiência, dez mulheres negras foram homenageadas por suas histórias de resistência e contribuição em diferentes áreas, como saúde, cultura, espiritualidade e empreendedorismo. Dentre elas, nomes como Maria Odília Teixeira (a primeira médica negra do Brasil), Mãe Ilza Mukalê, Mãe Carmosina, a atriz Dona Val, e a chef e empresária Núbia da Hora, do restaurante Tieta Culinária Baiana.
Com participação da UNEGRO e representantes de povos de terreiro, aldeias indígenas e setores da sociedade civil, o evento reforçou a importância de políticas públicas de valorização da mulher negra.

Fotos: Ravel Assis
Itabuna completa 115 anos celebrando desenvolvimento, povo forte e gestão histórica de Augusto Castro

Nesta segunda-feira, 28 de julho, Itabuna celebra 115 anos de emancipação política. Uma data que marca mais do que o nascimento de uma cidade: celebra a força de um povo guerreiro, resiliente, que constrói diariamente uma Itabuna mais humana, próspera e cheia de oportunidades.
Localizada no coração do sul da Bahia, Itabuna tem sido protagonista no cenário regional, impulsionando a economia com seu comércio vibrante, seu setor de serviços em plena expansão e investimentos públicos que têm transformado realidades. Tudo isso com a marca de uma gestão comprometida com o futuro. Sob o comando do prefeito Augusto Castro, reeleito com votação histórica, a cidade tem vivido um novo tempo de avanços em infraestrutura, saúde, educação e cuidado social.
Nos últimos anos, obras estruturantes tomaram conta dos bairros e do centro da cidade. A pavimentação de ruas históricas, a construção e revitalização de escolas, o reforço na rede de atenção básica à saúde e os investimentos em mobilidade urbana mostram um governo presente, sensível às necessidades do povo. O programa “Mais Itabuna”, lançado pela gestão, tornou-se símbolo de transformação, levando dignidade a quem mais precisa.
Mas o grande patrimônio de Itabuna continua sendo sua gente. É o itabunense, com sua força, seu trabalho e sua criatividade, que faz a cidade pulsar todos os dias. E hoje, mais do que nunca, essa gente tem motivo para se orgulhar. Parabéns, Itabuna! São 115 anos de história, luta e conquistas — e o futuro só está começando.
Ilhéus presta homenagem a Gildasio Campos por sua trajetória e dedicação ao município

Na tarde desta quarta-feira, 16 de julho, a Câmara Municipal de Ilhéus foi palco de uma emocionante homenagem ao senhor Gildasio Campos, que ao longo de seus 94 anos de vida tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da cidade. A iniciativa foi proposta pelo vereador Neto da Saúde e recebeu o apoio unânime dos demais parlamentares da Casa Legislativa.
Advogado e conferente do Porto de Ilhéus, Gildasio tem uma história marcada por dedicação e luta em prol da classe portuária. Por muitos anos, ele esteve à frente do Sindicato dos Conferentes, sendo uma figura central no fortalecimento da atividade portuária em Ilhéus. Sua atuação firme e ética deixou um legado respeitável entre colegas de profissão e autoridades locais.
Durante a sessão, estiveram presentes amigos, familiares e antigos companheiros de trabalho, que fizeram questão de testemunhar esse momento especial. Para o vereador Neto da Saúde, valorizar pessoas como Gildasio é essencial para reconhecer a história viva da cidade.
— É importante homenagear quem dedicou a vida ao nosso município. Essa homenagem se estende a todos os conferentes e estivadores de Ilhéus, que contribuíram e continuam contribuindo para o crescimento da nossa terra — destacou o vereador.
No dia 17 de julho, Gildasio Campos completa 95 anos, celebrando com saúde e cercado pelo carinho da família e da comunidade ilheense. Sua história inspira gerações e reforça a importância de reconhecer em vida aqueles que fazem parte da construção do nosso presente.
Ilhéus presta homenagem a Gildasio Campos por sua trajetória e dedicação ao município
Na tarde desta quarta-feira, 16 de julho, a Câmara Municipal de Ilhéus foi palco de uma emocionante homenagem ao senhor Gildasio Campos, que ao longo de seus 94 anos de vida tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da cidade. A iniciativa foi proposta pelo vereador Neto da Saúde e recebeu o apoio unânime dos demais parlamentares da Casa Legislativa.
Advogado e conferente do Porto de Ilhéus, Gildasio tem uma história marcada por dedicação e luta em prol da classe portuária. Por muitos anos, ele esteve à frente do Sindicato dos Conferentes, sendo uma figura central no fortalecimento da atividade portuária em Ilhéus. Sua atuação firme e ética deixou um legado respeitável entre colegas de profissão e autoridades locais.
Durante a sessão, estiveram presentes amigos, familiares e antigos companheiros de trabalho, que fizeram questão de testemunhar esse momento especial. Para o vereador Neto da Saúde, valorizar pessoas como Gildasio é essencial para reconhecer a história viva da cidade.
— É importante homenagear quem dedicou a vida ao nosso município. Essa homenagem se estende a todos os conferentes e estivadores de Ilhéus, que contribuíram e continuam contribuindo para o crescimento da nossa terra — destacou o vereador.
No dia 17 de julho, Gildasio Campos completa 95 anos, celebrando com saúde e cercado pelo carinho da família e da comunidade ilheense. Sua história inspira gerações e reforça a importância de reconhecer em vida aqueles que fazem parte da construção do nosso presente.

Provedor do Hospital São José renuncia ao cargo e escancara crise

O Hospital São José, gerido pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, enfrenta uma grave crise institucional após a renúncia do provedor Afrânio Jorge Andrade Freitas. Em carta endereçada aos membros da Irmandade, Afrânio comunicou oficialmente sua saída, alegando dificuldades financeiras insustentáveis, desgaste emocional e impactos negativos em sua saúde e vida pessoal.
Afrânio assumiu o comando da instituição após a vitória da chapa “Renovar para Salvar”, que obteve votação recorde com a promessa de reverter uma crise econômica que já se arrasta há mais de 20 anos. No entanto, durante o período de transição (09 a 31 de dezembro de 2024), ele afirmou ter encontrado um cenário alarmante, com dívidas acumuladas em proporções críticas, como descrito no Relatório de Transição.
O ex-provedor também denunciou a existência de “forças e interesses ocultos” que, segundo ele, dificultaram a gestão e tornaram a situação “intransponível”.
A renúncia acontece em um momento delicado, agravando a instabilidade de uma instituição que já sofre com a perda de credibilidade junto à sociedade e a órgãos parceiros. A saída de Afrânio Jorge aumenta a incerteza sobre o futuro do hospital, que enfrenta sérios desafios financeiros e administrativos.
Até o momento, a Irmandade da Santa Casa não se pronunciou oficialmente sobre os próximos passos. A expectativa agora é por medidas urgentes para evitar o colapso de um dos principais equipamentos de saúde pública da região.
Escola Profissionalizante de Itabuna abre 840 vagas para cursos gratuitos no segundo semestre

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, vinculada à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), inicia nesta quinta-feira, 10 de julho, as matrículas para o segundo semestre de 2025. Ao todo, estão sendo ofertadas 840 vagas distribuídas em 14 cursos gratuitos, com opções nos turnos da manhã, tarde e noite.
O secretário municipal de Promoção Social, José Carlos Trindade, destacou a relevância da iniciativa, ressaltando que a escola representa uma grande oportunidade para quem deseja aprender uma nova profissão de forma rápida e prática.
“São cursos com carga horária entre 140 e 160 horas, voltados à capacitação para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo”, enfatizou o secretário.
Entre as novidades para este semestre estão dois novos cursos: Corte e Costura Industrial, realizado em parceria com fábricas têxteis da cidade, e o curso de Gastronomia Cultural, que reunirá capacitações em culinária italiana, japonesa e outras áreas da cozinha internacional.
As aulas estão previstas para começar no dia 21 de julho, e as matrículas seguem até o dia 18, de forma escalonada, conforme cronograma definido por curso.
Documentação e requisitos
Para se matricular, os interessados devem apresentar os documentos originais: RG, CPF, comprovante de residência e título de eleitor. É necessário ter idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental completo.
Distribuição dos cursos por turno
Turno da manhã:
-
Culinária
-
Culinária Fitness
-
Cabeleireira Feminina
-
Barbeiro
-
Corte e Costura Moda Praia e Fitness
-
Estética
-
Informática
-
Decoração de Vitrine
-
Manicure
Turno da tarde:
-
Gastronomia Cultural
-
Cabeleireira Feminina
-
Informática
-
Corte e Costura Industrial
-
Manicure
Turno da noite:
-
Confeitaria
-
Barbearia
-
Estética
-
Unha em Gel
-
Crochê
-
Massagens Avançadas
Cronograma de matrículas
-
10/07 (quinta-feira): Culinária Fitness e Barbearia
-
11/07 (sexta-feira): Gastronomia Cultural e Confeitaria
-
14/07 (segunda-feira): Cabeleireira Feminina e Corte e Costura Moda Praia e Fitness
-
15/07 (terça-feira): Estética e Unha em Gel
-
16/07 (quarta-feira): Informática e Crochê
-
17/07 (quinta-feira): Massagens Avançadas e Corte e Costura Industrial
-
18/07 (sexta-feira): Decoração de Vitrine e Manicure
Segundo José Carlos Trindade, os cursos foram pensados estrategicamente para atender à demanda local e fomentar a geração de renda. “Itabuna tem crescido em segmentos como estética, gastronomia e moda. Nosso objetivo é preparar os cidadãos para aproveitarem essas oportunidades com qualificação de qualidade”, concluiu.
Trabalhadores do hospital São José irão realizar assembleia para decidir sobre paralisação

Os trabalhadores do Hospital São José, irão realizar uma assembleia na próxima quarta-feira, 9 de setembro, a partir das 7h da manhã, no pátio da unidade hospitalar. A pauta da reunião é a possível paralisação das atividades, motivada pelo atraso no pagamento dos salários.
De acordo com os funcionários, a situação tem se tornado insustentável, com constantes atrasos nos vencimentos, o que tem gerado indignação e insegurança entre os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população.
Durante a assembleia, será avaliada a atual condição financeira e administrativa do hospital, bem como os próximos passos do movimento, incluindo a possibilidade de paralisação parcial ou total dos serviços, caso não haja um posicionamento concreto da gestão.
Os trabalhadores cobram transparência e urgência na resolução do problema, destacando que a valorização dos profissionais da saúde passa, sobretudo, pelo respeito aos seus direitos trabalhistas.
Prefeito Augusto Castro recebe Selo Transparência dos Festejos Juninos no Ministério Público da Bahia

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Itabuna recebeu o Selo Transparência dos Festejos Juninos, na sede do Ministério Público da Bahia (MPBA), em Salvador, durante solenidade contando com a presença do procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, e de representantes dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios (TCE e TCM).
Para o prefeito Augusto Castro (PSD), receber do MPBA o Selo de Transparência é reconhecimento da forma e da condução de como a Prefeitura atua na sua gestão na realização dos festejos juninos. Na solenidade, ele esteve acompanhado da primeira-dama Andrea Castro e do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças.
“Na realização da 3ª edição do Ita Pedro, contamos com o apoio do Governo da Bahia, que tem sido fundamental e não dá para se fazer uma festa com essa sem o setor privado porque o município sozinho não dá para bancar. Fico feliz porque nos dá a responsabilidade de continuar trabalhando com transparência e responsabilidade”, disse Augusto.
“O Ita Pedro terá grandes atrações nacionais e artistas locais. Fortalece a atividade econômica, gera empregos e renda e demonstra que Itabuna está no caminho certo o que nos preocupa diariamente”, acrescentou o prefeito.
Também participaram do evento representantes da Rede de Controle da Gestão Pública na Bahia e entidades como a União das Controladorias Internas da Bahia (UCIB), SEBRAE/BA, Universidade Federal da Bahia (UFBA), IMAP e do Governo da Bahia.
O Painel de Transparência dos Festejos Juninos nos Municípios da Bahia é uma iniciativa do Ministério Público estadual em parceria com os Ministérios Públicos de Contas no TCE e TCM e reúne informações de todos os 417 municípios baianos sobre os gastos que serão efetivados com os festejos juninos deste ano.
Destes, apenas 33 municípios declararam que não realizarão a festa, tendo o painel registrado investimentos superiores a R$ 426 milhões em contratações artísticas pelas prefeituras baianas. Os dados começaram a ser cadastrados a partir de 21 de maio, por meio do sistema informatizado do MPBA, de festas que acontecem no período de 1º de maio a 31 de julho.
O gerente do projeto e promotor de Justiça Frank Ferrari declarou que “a ampla participação dos municípios mostra o compromisso da esmagadora maioria dos gestores com a transparência e a consolidação do Painel como ferramenta de controle social”. O Governo do Estado cadastrou até o momento 102 atrações.









