:: ‘Bahia’
BAHIA: GOVERNADOR RUI COSTA SUSPENDE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL NA SEMANA SANTA

Em postagem nas redes sociais, Rui cobrou da Anvisa a autorização de outros imunizantes contra a Covid-19, como a vacina Sputnik V.
O governador Rui Costa (PT) anunciou ontem (23), em uma transmissão ao vivo, que o transporte intermunicipal será suspenso durante o feriado da Semana Santa e Páscoa em todas as cidades da Bahia. O período corresponde aos dias 1º a 6 de abril. A medida visa frear o avanço da pandemia do coronavírus no estado.
“Queremos interromper e dificultar que as pessoas tenham acesso ao interior. Se a gente permitir que haja o transporte intermunicipal em um feriado prolongado, onde a gente tem a tradição das pessoas viajarem, a gente vai gerar uma contaminação grande entre as pessoas e, portanto, nosso objetivo é reduzir a contaminação”, disse o gestor estadual.
GOVERNO DA BAHIA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES E OFERTA BOLSA DE R$ 240

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta terça-feira (23) o lançamento do projeto “Conectar Qualificação e Trabalho”, que conta com seis mil vagas de cursos de qualificação profissional e bolsa-auxílio. As inscrições poderão ser realizadas através do site do projeto até o dia 31 de março.
O anúncio foi feito durante o Papo Correria, encontro virtual em que Rui Costa responde a perguntas da população em uma transmissão online. Quem também participou da transmissão foi o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.
“Esses cursos à distância terão uma bolsa de R$ 240, são R$ 120 em dois meses, para permitir que as pessoas comprem pacote de internet e possam participar do curso”, disse o secretário.
O projeto tem como objetivo reduzir os impactos da pandemia da Covid-19 na economia baiana.
JOVEM DE 19 ANOS EM SITUAÇÃO DE RUA É MORTA EM ITABUNA

Uma jovem de 19 anos em situação de rua foi morta a pauladas, em Itabuna, cidade do sul da Bahia, na madrugada desta terça-feira (23).
De acordo com a polícia, o caso ocorreu por volta das 2h30 da madrugada, na Rua Sóstenes Miranda, Centro de Itabuna. O corpo foi encontrado na área externa de um imóvel.
A vítima foi identificada como Maria Vitória Santos Sousa. O corpo apresentava ferimentos na cabeça e no rosto.
Segundo a delegada Magda Sueli Lima Figueiredo, titular da Delegacia de Homicídios da cidade, a polícia tem o nome de um suspeito, mas não pode revelar, para não atrapalhar as investigações. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.
COVID-19: ILHÉUS TEM QUEDA NA TAXA DE CONTAMINAÇÃO

O cenário da pandemia apresentou mudança em relação à taxa de contaminação e de ocupação dos leitos de UTI em Ilhéus. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), comparando a semana passada com a semana compreendida entre os dias 28 de fevereiro e 6 de março de 2021, houve uma queda de 38,3% da taxa de contaminação, além da diminuição de 37,5% do número de pacientes de Ilhéus internados em UTI.
A Sesau atribui o resultado à adoção de medidas rígidas estabelecidas em decretos do Governo da Bahia, com toque de recolher das 18h às 5h, até o dia 1° de abril de 2021; proibição da venda de bebidas alcoólicas durante finais de semana e suspensão do funcionamento de estabelecimentos que geram aglomeração de pessoas.
“Mesmo com a tendência de baixa, é importante que a população continue seguindo estritamente os cuidados para evitar a contaminação. A manutenção desse resultado depende da colaboração de todos, pois se a disseminação da doença acelerar novamente teremos que adotar medidas mais rígidas. Se for necessário sair, use máscara de proteção, álcool em gel e mantenha o distanciamento”, informou Geraldo Magela, titular da Sesau.
Conforme o boletim epidemiológico da última segunda-feira (22), Ilhéus possui 13.599 pacientes curados da Covid-19 e 216 pacientes infectados pela doença, dos quais 27 estão internados em UTI. Dos 81 leitos exclusivos para tratamento do coronavírus, 50 estão ocupados com pacientes oriundos de outros municípios.
BAHIA: RECÉM-NASCIDA É ENCONTRADA EM SACO DE LIXO EM EUNÁPOLIS

Uma recém-nascida foi encontrada dentro de um saco de lixo no bairro Alecrim 2, em Eunápolis, cidade do extremo sul da Bahia, na noite de sexta-feira (19).
De acordo com a Polícia Militar, a guarnição ficou ciente do caso após ser acionada por uma equipe do serviço público de limpeza urbana de que teria sido encontrada uma criança dentro de um saco de lixo.
A equipe da prefeitura que trabalhava na coleta de lixo localizou o bebê e ficou surpresa com a ocorrência. O bebê ainda estava com a placenta e cordão umbilical quando foi vista.
Segundo o agente de limpeza do Município, Paulo Marques, que trabalhava quando encontrou o bebê, é comum encontrar animais vivos descartados no lixo, mas causou espanto encontrar um recém-nascido.
APÓS NOVA ORIENTAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, GOVERNO DA BAHIA DIZ QUE NÃO É POSSIVEL USAR ESTOQUE DE VACINA COMO 1ª DOSE

Em nota, Secretaria da Saúde informou que orientação contraria acordo firmado em reunião técnica com estados e municípios e informe técnico do próprio ministério.
O governo da Bahia anunciou, na manhã deste segunda-feira (22), que não é possível utilizar como 1ª dose todas as vacinas armazenadas pelos estados e municípios para garantir a 2ª dose, conforme nova orientação do Ministério da Saúde (MS).
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disse que a nova orientação do MS está errada e contraria o acordo firmado em reunião técnica com estados e municípios, realizada em 19 de março, e o informe técnico encaminhado no mesmo dia pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS).
“A orientação correta a ser observada é a seguinte: somente as vacinas Coronavac/Butantan entregues nos dias 17 e 20 de março (8ª e 9ª pautas de distribuição) devem ser integralmente utilizadas como primeira dose, conforme acordado”, disse a nota da Sesab.
A nota ainda destaca que “não é possível a utilização de todo o estoque existente, pois as doses distribuídas em etapas anteriores já estão sendo utilizadas como segunda dose, garantindo assim, a imunização em 28 dias, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, pela fabricante da vacina e na autorização emergencial da Anvisa para utilização da Coronavac”.
Nova orientação
IDOSOS A PARTIR DE 70 ANOS SERÃO VACINADOS HOJE (22) E AMANHÃ (23) EM ILHÉUS

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) ampliou a faixa etária para vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus. Na próxima segunda (22) e terça-feira (23), idosos a partir de 70 anos receberão a primeira dose do imunizante. O serviço será ofertado das 8h às 15h, nos seguintes locais: unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte, Sul, Vilela, Oeste e Olivença e na Cruzada do Bem pelo Bem, próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade.
É indispensável a apresentação do CPF; cartão de vacinação; cartão do SUS e comprovante de residência. De acordo com a Sesau, as doses serão aplicadas até que o estoque da vacina seja esgotado. Portanto, o serviço será interrompido quando chegar ao limite de vacinas disponíveis. À medida que novas doses forem entregues, um novo cronograma será divulgado.
Os idosos acamados ou com dificuldades de locomoção continuarão sendo vacinados em casa. O serviço requer um tempo maior, visto que há deslocamento da equipe. Contudo, a secretaria esclarece que as doses para os grupos prioritários estão garantidas.
Serviço
Vacinação contra a Covid-19 (1ª dose)
Público-alvo: idosos a partir de 70 anos
Data: 22.03.2021 e 23.03.2021
Horário: das 8h às 15h
Pontos de vacinação: :: LEIA MAIS »
BAHIA: PAGAMENTO DO VALE-ALIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DA REDE ESTADUAL É ADIANTADO

Valor já está disponível no cartão de 93% dos estudantes cadastrados, segundo o governador Rui Costa
O governador Rui Costa (PT) anunciou ontem (21) que o pagamento do vale-alimentação para alunos da rede estadual de ensino já está disponível no cartão de 93% dos estudantes cadastrados. O depósito do valor estava previsto para ser feito a partir de amanhã (23), mas o gestor decidiu antecipá-lo.
“Pagamento antecipado!”, declarou o dirigente nas suas redes sociais. “O crédito de R$ 55 do vale-alimentação já está disponível no cartão de 93% dos estudantes cadastrados. Determinei que o benefício do programa Estado Solidário, que seria pago a partir de terça-feira (23), começasse a ser liberado hoje”, disse.
Para saber se o crédito já está disponível, o estudante deve fazer a consulta pela internet ou pelo telefone 4004-7733.
GOVERNO DO ESTADO CADASTRA PROFISSIONAIS DE EVENTOS E ENTRETENIMENTO

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiatursa), vai cadastrar profissionais do ramo de eventos e entretenimento a partir da próxima segunda-feira (22). O cadastro poderá ser feito até o dia 29 de março, no site do órgão, via formulário online que será disponibilizado.
A inciativa vai promover, por meio deste cadastramento, um panorama do perfil dos profissionais destes segmentos na Bahia, viabilizando a elaboração de políticas públicas para ampliar o desenvolvimento do setor.
O cadastro abrange os trabalhadores da música, teatro, dança, corporativos, sonorização, iluminação, produção, técnica e segurança. Entre as áreas de atuação estão cerimonialista de eventos, cinegrafista de eventos, decoradores de eventos, figurinista, fotógrafos de eventos, roadie, musicista, produção de bandas e eventos, recepcionista de eventos, segurança de artista, bandas e eventos, técnico de iluminação, montagem, sonorização e cenotécnica.










