:: ‘Bahia’
ILHÉUS RETOMA ANO LETIVO DE FORMA NÃO PRESENCIAL; AULAS INICARAM NA SEGUNDA (15)

As aulas do ano letivo da rede municipal de ensino de Ilhéus começaram na segunda-feira (15) de forma não presencial, como medida de combate à pandemia da Covid-19. Segundo a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), o calendário referente aos anos letivos 2020/2021 tem previsão de término para 30 de dezembro de 2021, com cumprimento dos 220 dias letivos e das 1.607 horas aula.
“Uma cidade sem educação não prospera. Mesmo com a pandemia, estamos trabalhando para que os nossos alunos não sejam ainda mais prejudicados. Então, inicialmente na semana de 15 a 19 de março as aulas serão retomadas de forma remota, para garantir acesso aos conteúdos pedagógicos e manter o vínculo das nossas crianças e dos nossos jovens com a escola”, explicou o prefeito Mário Alexandre.
Clique aqui e confira o calendário. :: LEIA MAIS »
VEREADOR CLÁUDIO MAGALHÃES TESTA POSITIVO PARA COVID-19

No início da tarde desta quinta-feira (18), o vereador Cláudio Magalhães recebeu o resultado positivo para a Covid-19. O edil encontra-se em isolamento em sua residência e não apresenta sintomas da doença.
Cláudio Magalhães realizou um exame RT-PCR última sexta-feira (12), por indicação de rotina do local onde trabalha como serventuário da Justiça, segue em quarenta até a próxima segunda-feira (22), conforme protocolo estabelecido.
REGIÃO SUL RECEBE NOVAS DOSES DE VACINA CONTRA COVID-19

O Núcleo Regional de Saúde/NRS Sul da Secretaria Estadual da Saúde recebeu na manhã dessa quarta-feira (17) uma nova remessa de doses de vacina contra a Covid 19.
Essas doses serão suficientes para atingir 100% do público de profissionais de saúde, idosos acima de 70 anos e população indígena aldeada e já estão sendo encaminhadas para as secretarias municipais de saúde. A coordenadora do NRS Sul, Domilene Borges lembra que de acordo com o que foi pactuado em CIB (Comissão Intergestores Bipartite, instância que reúen gestores das secretarias municipais de saúde e da secretaria da saúde do estado) e, só receberão novas vacinas as cidades que já atingiram 85% de aplicação das doses enviadas anteriormente.
Nesta nova remessa, a região de Ilhéus recebeu 4070 doses, a de Itabuna 7.830, a de Jequié 7.800 e a região de Gandu 3.220 doses. As vacinas devem ser exclusivamente aplicadas ao público alvo desta etapa e imunização.
Domilene Borges destaca que apesar da vacinação estar em andamento, as doses ainda são insuficientes para atender toda a população e reforça a necessidade de a população respeitar os protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde, como distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e higienização permanente. “Estamos com leitos clínicos e de UTI no limite de ocupação na rede hospitalar de Itabuna e Ilhéus” alerta.
ILHÉUS AMPLIA NÚMERO DE LEITOS DE UTI PARA TRATAMENTO DA COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) anunciou nesta quarta-feira (17) a abertura de 10 novos leitos de UTI adulto no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19 em Ilhéus. Por meio da habilitação, a cidade passa a contar com 80 leitos para tratamento de pacientes diagnosticados com a doença. Mário Alexandre frisou o apoio do Governo da Bahia para ampliação da assistência hospitalar em toda a região sul.
Segundo o gestor, a cidade segue todas as medidas restritivas estabelecidas pelo ente estadual, que visam frear a transmissão da doença. Ilhéus é referência no tratamento do coronavírus e atende pacientes de municípios do Baixo Sul, Sul, Sudoeste e Extremo Sul do estado. De acordo com os dados do painel de monitoramento Covid-19, divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a cidade apresenta uma média de ocupação em UTI de 92,5%. Os dados foram atualizados às 21h25 do dia 16 de março de 2021.
Agradeço ao governador Rui Costa e ao secretário Fábio Vilas-Boas pela parceria e solidariedade com toda população, não apenas de Ilhéus, mas da nossa região. Neste momento mais crítico da pandemia, a chegada de novos leitos é um avanço, porque vai garantir melhoria no atendimento aos pacientes vítimas dessa terrível doença. Então, junto à equipe técnica do Governo do Estado estamos fortalecendo a nossa rede hospitalar. Mas é importante que todos façam a sua parte, usando máscara, álcool em gel e evitando qualquer forma de aglomeração”, destacou o prefeito Mário Alexandre.
ILHÉUS VACINA IDOSOS A PARTIR DE 74 ANOS EM DRIVE-TRHU DIAS 18 E 19 DE MARÇO

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que nos dias 18 e 19 de março montará pontos de vacinação no sistema drive-thru para aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos a partir de 74 anos. O drive-thru terá início às 8h, na Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções; e na Praça São João Batista, no Pontal, próximo à Igreja São João Batista. É indispensável a apresentação do CPF; cartão de vacinação; cartão do SUS e comprovante de residência.
De acordo com a Sesau, as doses serão aplicadas até que o estoque da vacina seja esgotado. Portanto, o serviço será interrompido quando chegar ao limite de vacinas disponíveis. À medida que novas doses forem entregues, um novo cronograma será divulgado.
Serviço
Drive-thru de vacinação contra a Covid-19 (1ª dose)
Público-alvo: idosos a partir de 74 anos
Data: 18.03.2021 e 19.03.2021
Local: Avenida Soares Lopes – próximo ao Centro de Convenções
Praça São João Batista, Pontal – ao lado da Igreja São João Batista
ILHÉUS: SEGUNDO VEREADOR AUGUSTÃO, OS CONTRATOS COM AS EMPRESAS DE ÔNIBUS ESTÃO VENCIDOS

Carlos Augusto, ou popularmente conhecido como Augustão, foi reeleito nas eleições municipais 2020.
Em entrevista no Programa Na Boca do Povo, na Rádio Bahiana, na manhã desta quinta-feira (18), o vereador Augustão informou que eles já possuem acesso ao contrato que o município possui com as empresas de ônibus e está vencido. Segundo o vereador, as empresas alegam que o contrato é renovado automaticamente. Porém, para que isso ocorra é necessário que as empresas cumpram os acordos necessários para prestação de serviço ao município, fato que não tem ocorrido.

Na próxima segunda-feira (22), uma comissão formada por representações da Câmara de Vereadores, Prefeitura de Ilhéus, empresas concessionárias, entidades do turismo e do comércio, universidade e sociedade civil organizada inicia um trabalho de análise do contrato que a Prefeitura tem com as empresas Viametro e São Miguel, detentoras da concessão do transporte público em Ilhéus, e as tratativas para o cumprimento do decreto municipal em vigor desde setembro, que determina o retorno de 100 por cento da frota às ruas o mais urgente possível. O encontro será às 9 da manhã, na Sala de Comissões do Palácio Teodolindo Ferreira, sede do parlamento municipal.
Esta foi a principal decisão tomada na Audiência Pública Remota realizada ontem (17) à tarde pela Câmara Municipal, atendendo à solicitação do vereador Augusto Cardoso, o Augustão (PT), presidente da Comissão Permanente de Transporte, no Poder Legislativo. “Iremos por partes. Primeiro assegurar medidas mais imediatas como o retorno dos ônibus em sua totalidade. Depois vamos debater o modelo de serviço que é oferecido à população e se as empresas estão, de fato, cumprindo as diretrizes do contrato em vigor”, afirma.
“SHOPS JEQUITIBÁ VEM PARA AGREGAR AINDA MAIS A NOSSA CIDADE” , DIZ MÁRIO ALEXANDRE

“Além de um shopping na zona Sul, Ilhéus ganha também mais um novo empreendimento na Cidade Nova, o Shops Jequitibá”, comemorou nesta quarta-feira, 17, o prefeito Mário Alexandre sobre a vinda de outro grande investimento para Ilhéus, anunciada pelo grupo Chaves. Após a ampla publicidade dada sobre a construção do primeiro shopping da cidade, que vai se instalar na zona Sul, o grupo divulgou o novo Shops Jequitibá que chegará em breve e será construído no bairro da Cidade Nova, no terreno do antigo Hospital Santa Isabel.
“Essa é mais uma grande demonstração do quanto Ilhéus está crescendo e tem atraído investimentos em várias áreas, com a geração de emprego e renda, fortalecimento do turismo, onde quem ganha são os munícipes e nossos visitantes. A gente fica feliz, pois o Shops Jequitibá vem agregar ainda mais a nossa cidade”, vibrou o prefeito Mário Alexandre.
Com o conceito de Mall Urbano de vizinhança, o Shops Jequitibá tem a proposta de trazer um estilo de vida que reúne diversificação, conforto e sofisticação num só lugar, no coração da cidade.
SENADO APROVA PROJETO QUE PREVÊ ATÉ TRÊS ANOS DE PRISÃO PARA QUEM FURAR A FILA DA VACINA

O Senado aprovou nesta terça-feira (16) projeto de lei que estabelece direitos para a população durante o processo de vacinação, incluindo contra a Covid-19. O texto prevê, por exemplo, o direito a um acompanhante e pena de até três anos de detenção para quem furar a fila de prioridades para receber o imunizante.
A proposta do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) foi aprovada em votação simbólica pelos senadores. Agora segue para votação na Câmara dos Deputados para, em seguida, caso aprovada novamente na outra Casa legislativa, ir à sanção seguir para a sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O texto aprovado pelos senadores prevê pena de um a três anos de multa para quem “infringir, de qualquer modo, a ordem de prioridade da vacinação estabelecida pelo poder público, durante situação de emergência em saúde pública de importância nacional, a fim de antecipar sua vacinação ou a de outrem”, afirma o texto. A pena é aumentada de um terço à metade se o agente, sabendo da irregularidade, é autoridade ou funcionário público que contribui para a prática do crimes.
A previsão de pena para quem furar a fila da vacinação também está prevista, praticamente com os mesmos termos, em projeto aprovado na Câmara dos Deputados no mês passado e que deve ser analisado pelo Senado. :: LEIA MAIS »
PRIMEIRO LOTE DA VACINA RUSSA IRÁ CONTEMPLAR PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E DA SEGURANÇA PÚBLICA

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, falou nesta terça-feira, 16, sobre as novas doses da vacina Sputnik V, adquiridas pelo Consórcio Nordeste. A nova leva dos imunizantes, prevista para chegar em abril, irá contemplar idosos acima de 60 anos, além de profissionais da educação e segurança pública.
“Essas doses serão distribuídas proporcionalmente à população de cada estado do Nordeste. A Bahia tem em torno de 27% da população. Então no primeiro lote que virá em abril, de dois milhões de doses, teremos esse percentual dos imunizantes”, informou Vilas-Boas.
Como foram adquiridas um total de 37 milhões da vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, a previsão é que cerca de 10 milhões de doses ainda desembarquem em solo baiano.
Até o momento, o estado já contabilizou mais de 739 mil vacinados das quase 860 mil doses disponíveis. Dentro deste montante, cerca de 272,5 mil pessoas já receberam a segunda aplicação do imunizante.










