:: ‘Bahia’
MAIS 102 LEITOS EXCLUSIVOS PARA COVID-19 SÃO ABERTOS NA BAHIA

Nas últimas 48 horas, a Bahia abriu 102 novos leitos exclusivos para pacientes com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19), sendo 30 de terapia intensiva (UTI). Do total, 46 foram abertos em Salvador e 56 distribuídos entre os municípios de Feira de Santana, Caetité, Guanambi e Alagoinhas.
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas afirma que o governador Rui Costa autorizou abrir o máximo de leitos possíveis. “Somente o Hospital de Campanha Arena Fonte Nova, Hospital Metropolitano e Riverside injetarão na rede 500 novos leitos de UTI e clínicos”.
No desafio de assegurar as escalas de profissionais de saúde e a infraestrutura necessária, foram abertos novos leitos na Arena Fonte Nova (16), Hospital das Clínicas (30), Hospital Regional Dantas Bião (3), Hospital Estadual da Criança (23), Hospital Geral Clériston Andrade (10), Hospital do Câncer de Caetité (10) e Hospital Regional de Guanambi (10) nas últimas 48 horas.
APERELHO CELULAR EXPLODE E DEIXA CASA DESTRUIDA NO SUL DA BAHIA

A possível explosão de aparelho de celular destruiu uma casa e deixou uma família inteira desabrigada no sul da Bahia. A tragédia só não foi maior porque os 9 moradores não estavam no imóvel no momento do incidente, conforme a Secretaria de Assistência de Barra do Rocha.
A família relatou que saiu logo cedo, na segunda-feira (15), para buscar lenha na roça e deixou dois celulares carregando. Quando retornaram, os moradores encontraram o imóvel, na região rural de Aricanguá, no limite de Barra do Rocha com Ibirataia, completamente destruído. Os aparelhos de celular tinham sido deixados em cima da geladeira.
As 9 pessoas da família perderam tudo. Só ficaram com as roupas do corpo. Sem imóvel nem mantimentos para preparar as refeições, a família foi abrigada, provisoriamente, por um vizinho de Aricanguá.
BAHIA RECEBE NOVA REMESSA DE VACINAS CONTRA A COVID-19

A Bahia recebeu nesta quarta-feira (17) uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19. A carga, com 308.600 doses do imunizante fabricado pelo Butantan, chegou por volta de 3h30 ao aeroporto de Salvador em um voo comercial. Este é o oitavo envio que chega ao estado.
Com esta carga, a Bahia totaliza 1.598.400 doses recebidas, entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa.
As vacinas estão sendo enviadas para o interior da Bahia em aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador (CMG), após a organização das doses feita pela equipe da coordenação de imunização do estado. Elas serão encaminhadas para as centrais regionais no interior da Bahia, de onde serão despachadas para os municípios. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: GOVERNO PEDE 15 DIAS À CÂMARA PARA ESTUDAR POSSIBILIDADE DO AUXÍLIO EMERGENCIAL MUNICIPAL

O primeiro passo para viabilizar um estudo mais detalhado visando a criação do Auxílio Emergencial Municipal de Ilhéus, para atender a famílias em vulnerabilidade social por conta da pandemia, foi dado hoje (15) à tarde durante um encontro virtual, pela plataforma Zoom, entre os Poderes Executivo e Legislativo.
Liderada pelo presidente da Câmara, Jerbson Moraes, a reunião remota contou com a participação dos vereadores Fabrício Nascimento (PSB), Éderjúnior dos Anjos (PSL), Luca Lima (PSDB), Kaíque Souza (Podemos), Ivo Evangelista (Republicanos) e Enilda Mendonça (PT) e o secretário municipal de Gestão e Tecnologia, Bento Lima.
“A ideia neste primeiro encontro foi abrir este dialogo com a Prefeitura. E a intenção é chegar a uma formatação que seja viável para atender emergencialmente a população que não tem condições nem de comer, mas dentro da possibilidade do governo”, justificou Jerbson Moraes. “Entendemos a escassez de recursos financeiros e queremos saber as possibilidades reais diante de um momento delicado que parte dos ilheenses está atravessando”, completou.
Estudo autorizado :: LEIA MAIS »
GOVERNO CALCULA POSSIBILIDADE DE VACINAR 100% DOS JOVENS BAIANOS ATÉ FINAL DE 2021

Rui falou sobre retorno das aulas na rede estadual e disse que prioridade é vacinar grupos de idosos.
O governador Rui Costa (PT) avalia a possibilidade de garantir a vacinação de toda população jovem da Bahia até o final do ano, após concluída a vacinação dos idosos acima de 60 anos. “Até o final do ano, se Deus quiser, nós vamos completar com 100% dos jovens”, disse o petista, durante a cerimônia virtual de retomada das aulas na rede estadual de ensino na manhã de hoje (15).
Segundo Rui, 77% das dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados por pessoas acima de 60 anos. “Se a gente conseguir vacinar todo mundo acima de 60, nossa taxa de ocupação de UTI cairia hoje para 23%. Isso daria outra tranquilidade para as equipes medicas, um outro ritmo de tratamento, reduziríamos a taxa de mortalidade drasticamente e é isso que a gente quer: correr pra vacinar inicialmente as pessoas acima de 60 anos e com isso derrubar a taxa de ocupação de UTI e ter mais tranquilidade para salvar vidas. Aí vai descendo as faixas e até final do ano, se Deus quiser, vamos completar com 100% dos jovens”, declarou o governador. :: LEIA MAIS »
AUGUSTO VISTORIA OBRAS DO HOSPITAL DE CAMPANHA PARA VÍTIMAS DA COVID-19

As obras de montagem do Hospital de Campanha para atendimento às vítimas da Covid-19 em Itabuna foram vistoriadas, nesta segunda (15), pelo prefeito Augusto Castro (PSD). A estrutura está sendo erguida em uma área de estacionamento do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem). A previsão inicial era de abertura do hospital no próximo dia 23.
O Hospital de Campanha terá estrutura para até 20 leitos clínicos e outros 20 leitos de Terapia Intensiva, conforme contrato com a empresa responsável pela instalação da estrutura. O prefeito vistoriou a obra acompanhado da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, e médicos, além de um diretor administrativo do Hospital de Base, o empresário Ronaldo Abude.
UESC ABRE INSCRIÇÕES PARA AUXÍLIO DE INCLUSÃO DIGITAL NESTA TERÇA-FEIRA

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) inicia nesta terça-feira (16) as inscrições para o Auxílio de Inclusão Digital (AID), que vai beneficiar mil estudantes no primeiro trimestre letivo de 2021, sendo 950 dos cursos de graduação e 50 de pós-graduação. O prazo de inscrição seguirá até 16 de abril.
O auxílio é uma das ações voltadas para a Assistência Estudantil da Uesc, em caráter temporário, durante as aulas não presenciais, formato imposto pela pandemia de Covid-19. Com o recurso, o estudante vai poder contratar plano de internet para assistir as aulas. Serão cinco parcelas de R$ 75 cada.
Os estudantes que receberam o auxílio no trimestre passado devem verificar se tiveram o benefício renovado para o atual, que começou nesta segunda-feira (15). Se não foi renovado, podem se inscrever novamente. Veja mais informações no edital.
A Uesc informa que vai disponibilizar o formulário de inscrição no seu site nesta terça (16).
ASSINADO CONTRATO DA AQUISIÇÃO DE 9,7 MILHÕES DE DOSES DA VACINA RUI COSTA

O governador Rui Costa anunciou nas redes sociais, na noite de segunda-feira (15), a assinatura do contrato para aquisição de 9,7 milhões de doses da vacina russa contra a Covd-19 para a Bahia.
A quantidade de imunizadores da Bahia faz parte dos 37 milhões de doses acordados com o Consórcio do Nordeste. Nas redes sociais, Rui celebrou a assinatura do contrato.
“Contrato celebrado! Nossa compra da Sputnik V está garantida e já receberemos as primeiras doses em abril. Foram seis meses de trabalho intenso para chegarmos a este dia histórico na luta contra o coronavírus. A celebração do contrato ocorreu há pouco durante reunião com o presidente do Fundo Soberano Russo, Kirill Allexandrovich Dmitriev, e o governador do Piauí, Wellington Dias”, disse Rui. :: LEIA MAIS »
COVID-19: CONFIRA TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI E CLÍNICOS EM ILHÉUS E ITABUNA

Confira abaixo os dados divulgados na noite dessa segunda-feira (15) pela Secretaria Estadual de Saúde, através do Painel de Monitoramento da Covid-19, em que mostra a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI, em Ilhéus e Itabuna.
ILHÉUS
UTI adulto:
Hospital de Ilhéus: 91%
Vida Memorial: 40%
Costa do Cacau: 83%
Centro de Convenções: 70%
Leitos Clínicos:
Vida Memorial: 20%
Hospital de Ilhéus: 55%
Costa do Cacau: 100%
ITABUNA
UTI adulto:
Hospital de Base: 100%
Hospital Calixto Midlej Filho: 83%
Leitos Clínicos:
Calixto Midlej: 83%
Hospital de Base: 84%
ILHÉUS: NOVO DECRETO PRORROGA MEDIDAS PARA CONTER AVANÇO DA COVID-19

Ilhéus continuará adotando todas as medidas publicadas no decreto do Governo da Bahia para reduzir a contaminação pela Covid-19. Conforme o decreto nº 20.311, fica estabelecido que:
– O toque de recolher segue das 20h às 5h, de 15 de março até 1º de abril de 2021;
– Estabelecimentos comerciais deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado;
– Bares, restaurantes ou similares deverão encerrar o atendimento presencial às 18h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até meia-noite;
– As atividades religiosas poderão ocorrer, desde que sejam atendidos os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como a limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local; :: LEIA MAIS »









