:: ‘Bahia’
BAHIA REGISTRA 1.855 CASOS E 50 MORTES POR COVID-19 EM 24H

A Bahia registrou nas últimas 24 horas 1.855 casos de coronavírus e 50 mortes em decorrência da Covid-19, segundo boletim divulgado hoje (4) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
Dos 813.794 casos confirmados desde o início da pandemia, 783.065 já são considerados recuperados, 15.069 encontram-se ativos e 15.660 tiveram óbito confirmado.
No estado, dos 1.488 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.236 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de UTI adulto de 83%.
MATRÍCULA PARA NOVOS ALUNOS DA REDE ESTADUAL COMEÇA HOJE (05)

A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) inicia, nesta segunda-feira (5), nova etapa do processo para alunos novos e transferência para estudantes da rede que desejam mudar de escola. A matrícula está ocorrendo por blocos de municípios e Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e os pais ou estudantes precisam consultar as datas, conforme o cronograma disponível no Portal da Educação (estudantes.educacao.ba.gov.br/matricula2021).
Nesta etapa, que vai até o próximo 8 de abril, a ação envolve estudantes de 125 municípios de sete Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). A relação dos municípios correspondentes a cada NTE e os telefones das escolas também estão disponíveis no Portal da Educação. Quem é aluno da rede estadual já teve a matrícula renovada automaticamente.
A matrícula para alunos novos pode ser feita pelo SAC Digital, no endereço eletrônico www.sacdigital.ba.gov.br/, ou pelo aplicativo SAC Digital (disponível, gratuitamente, nos sistemas Android e IOS).
Para os estudantes ou pais sem acesso à internet, a matrícula pode ser feita em qualquer escola da rede estadual, mesmo não sendo aquela que o estudante vá estudar, mediante agendamento prévio por telefone. Este também é o critério para os estudantes que são da rede e queiram mudar de escola. :: LEIA MAIS »
EMPRESÁRIO SUSPEITO DE ESTUPRAR ADOLESCENTES É ENCONTRADO MORTO EM UBATÃ

O empresário Eugenildo Almeida Nunes foi encontrado morto na manhã deste sábado (03), na sua casa em Ubatã, região do Médio Rio de Contas da Bahia. Ele teve a prisão temporária decretada pela Justiça, acusado de estuprar duas adolescentes de 15 e 13 anos (veja mais detalhes aqui). Na última terça-feira (03), foi alvo da Operação Cilada, deflagrada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) para investigar o crime.
Sites locais dizem que uma arma foi encontrada ao lado do corpo de Genildo e que ele teria deixado uma carta. Nela, o empresário teria afirmado não ser um monstro e que foi vítima de uma grande armação feita pela família das adolescentes. As informações não foram confirmadas pela polícia. Ainda não se sabe também se o corpo já foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Genildo era um empresário com investimentos em setores como material de construção, postos de combustível, gado, fazendas, hotéis e mercado financeiro. Segundo investigações do MP-BA, ele fazia promessas e oferecia dinheiro, presentes, e até mesmo casa e emprego para a família, em troca de favores sexuais. O empresário também estava sendo acusado de usar o poder econômico na região de Ubatã para inibir que vítimas e testemunhas o denunciassem. Às jovens abusadas, ele fazia ameaças de morte.
SENADO APROVA PL QUE PRORROGA AUXÍLIO A ARTISTAS E AMPLIA PRAZOS DA LEI ALDIR BLANC

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (31), o Projeto de Lei 795/2021, que prevê a prorrogação do pagamento do auxílio emergencial de trabalhadores da cultura, além de ampliar os prazos de estados e municípios para programação e aplicação dos recursos referentes à Lei Aldir Blanc.
De acordo com informações da Agência Senado, o PL prevê que o pagamento do benefício aos artistas seja prorrogado pelo mesmo período em que for estendido o auxílio emergencial destinado ao restante da população. O texto agora irá a votação na Câmara dos Deputados.
O autor da proposta, que modifica a Lei 14.017/2020, mais conhecida como Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, é o senador Wellington Fagundes (PL-MT). “Agradeço em nome de todos aqueles que estão passando dificuldades, mas contando com a sensibilidade de todos os brasileiros no que diz respeito à valorização de todos os promotores da cultura e de eventos. Parabéns a todos os senadores por votarem este projeto que reconhece a luta, a tradição e a cultura do nosso país, que são tão fortes”, comemorou Fagundes. :: LEIA MAIS »
BAHIA JÁ VACINOU 1,6 MILHÕES DE PESSOAS CONTRA COVID-19

No Brasil, 17.620.872 pessoas receberam a primeira dose
Um total de 1.604.370 pessoas receberam a primeira dose do imunizante contra o coronavírus na Bahia, segundo o balanço da vacinação divulgado na noite de ontem (31) pelo consórcio de veículos de imprensa. Com isso, 10,75% da população do estado foi vacinada contra a Covid-19.
A segunda dose foi aplicada em 2,11% da população da Bahia: 314.432 pessoas. No total, 1.918.802 doses foram aplicadas na nação brasileira (80,39% das 2.386.600 doses recebidas pelo estado).
No Brasil, 17.620.872 pessoas receberam a primeira dose (8,32% da população do país). Destas, 5.091.611 tomaram a segunda (2,4%). Foram utilizadas 22.712.483 vacinas para a ação (68,7% das doses recebidas pelos estados).
ILHÉUS: JERBSON LEMBRA OS 36 ANOS DO FIM DA DITADURA MILITAR E DIZ QUE PAÍS DEVE REFLETIR E SE AFASTAR DA POSSIBILIDADE DE QUE O REGIME VOLTE

Presidente de um dos Parlamentos Municipais mais antigos do Brasil – a Câmara de Ilhéus -, o vereador Jerbson Moraes (PSD) lembrou hoje (31) os trinta e seis anos do fim da ditadura militar no Brasil, “um regime que oprimiu o povo brasileiro”. Em pronunciamento feito na Câmara, Jerbson Moraes homenageou aos que lutaram e conseguiram romper o regime de exceção, contribuindo para a construção da democracia.
Moraes também aproveitou para alertar o povo brasileiro, em especial a população de Ilhéus, que o regime de exceção “matou, oprimiu, destruiu a liberdade de expressão e a liberdade política”. Lembrou ainda que o País vive um momento em que deve refletir o que aconteceu “para ficar afastado cada vez mais de qualquer possibilidade de que este regime volte”.
COVID-19: PREFEITURA REALIZA DRIVE-THRU PARA VACINAR IDOSOS COM 65 ANOS HOJE (31)

Idosos com 65 anos receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (31) em Ilhéus. Segundo anunciou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a imunização acontecerá a partir das 8h, no sistema drive-thru, instalado na Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções; e na Praça São João Batista, no Pontal, próximo à Igreja São João Batista. É indispensável a apresentação do CPF; cartão de vacinação; cartão do SUS e comprovante de residência.
As doses serão aplicadas até que o estoque da vacina seja esgotado. Portanto, o serviço será interrompido quando chegar ao limite de vacinas disponíveis. À medida que novas doses forem entregues, um novo cronograma será divulgado. A Sesau pede a compreensão da população e informa que as doses para os grupos prioritários estão garantidas.
Serviço
Vacinação contra a Covid-19 (1ª dose)
Público-alvo: idosos de 65 anos
Data: 31.03.2021 (quarta-feira)
Horário: A partir das 8h
Pontos:
– Avenida Soares Lopes – próximo ao Centro de Convenções.
– Praça São João Batista, Pontal – ao lado da Igreja São João Batista.
Reforço da imunização – As pessoas com segunda dose agendada entre os dias 29 de março e 2 de abril devem comparecer ao CMAE, no antigo Colégio Fênix, das 8h às 12h e das 13h30 às 15h30, até a próxima quinta-feira (1º) para completar o esquema vacinal. É importante a apresentação do RG e do cartão de vacinação, comprovando a aplicação da primeira dose do imunizante.
O CMAE está localizado na Avenida Canavieiras, 275 – Cidade Nova.
ANIVERSÁRIO SOLIDÁRIO DO VEREADOR JERBSON MORAES SERÁ TRANSMITIDO PELA RÁDIO BAHIANA; CONFIRA AS ATRAÇÕES

Live Solidária em aniversário de Jerbson Moraes vai arrecadar cestas básicas para profissionais do entretenimento em Ilhéus, neste sábado (03), a partir das 12h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Rádio Bahiana de Ilhéus.
Essa é segunda edição do projeto encabeçado pelo vereador e advogado Jerbson Moraes. A ideia surgiu em abril do ano passado, quando profissionais do entretenimento acenaram com os primeiro sinais de dificuldade por conta da pandemia.
Ano passado, foram toneladas de cestas básicas arrecadadas que, agora, precisam ser repetidas, renovadas. Por que a crise só aumentou para eles.
Atrações como Keketa & Mania de Pagode, Leonardo Léo, Xote Apimentado, Zabumbahia, Via de Acesso, Lê Bandê, Tony Canabrava, Neto LX, Sinho Ferrari e Top Gan já confirmaram participação e apoiam a iniciativa solidária. “É com união que será possível somar a amenizar os problemas de muitos amigos que vivem uma situação preocupante”, elogia Jerbson Moraes.
Maiores informações sobre as doações pode ser feitas pelos telefones 73 98828 8468/ 99802 0077. Falar com Grazielle.
NÚMERO DE MORTES POR COVID EM JOVENS ENTRE 20 E 39 ANOS AUMENTOU 447% NA BAHIA

O número de pessoas entre 20 e 39 anos que morreram por Covid-19 na Bahia aumentou 447% de novembro de 2020 até março deste ano, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
O levantamento mostra que mais de 331 mil pessoas nessa faixa etária foram infectadas pelo coronavírus em todo o estado. A faixa de 30 a 39 anos sozinha representa um aumento de 553% nesse mesmo período. Já entre os jovens de 20 a 29 anos, houve um aumento de 250%.
“Em apenas quatro meses, o número de óbitos nesse grupo cresceu vertiginosamente. Por serem a base da pirâmide da força de trabalho, naturalmente estão mais expostos a infecção, porém ao não utilizarem a máscara, se recusarem a manter o distanciamento social e não higienizarem as mãos com frequência, agravam a situação”, afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.
Desde o início da pandemia, já morreram mais de 15 mil baianos, sendo o mês de março de 2021 o mais letal para todas as faixas etárias, exceto para quem tem 80 anos ou mais — efeito da vacinação.
SUSPENSÃO DO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL COMEÇA A VALER NA QUINTA-FEIRA (1º)

Decisão foi tomada pelo governador Rui Costa na última semana, na tentativa de frear os avanços dos casos de coronavírus na Bahia durante o feriado
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), alertou que a suspensão do transporte intermunicipal em toda a Bahia entrará em vigor na quinta-feira (1º) e seguirá até às 5h de terça-feira (6). A decisão foi tomada na última semana para frear os avanços dos casos de coronavírus no estado. Em live na noite desta terça (30), o petista pediu compreensão da população.
“O nível de contaminação do vírus está muito desigual de um município para outro. (…) Para evitar a generalização da contaminação, nós vamos diminuir esse fluxo durante o feriado. E eu espero a compreensão de todos. É um sacrifício para a gente não jogar fora tudo o que a gente fez até aqui”, afirmou.
Também durante o ‘Papo Correria’, ele confirmou que o toque de recolher em todo o estado terá o horário alterado a partir de segunda (5). Com a mudança, a restrição de locomoção noturna voltará a ser das 20h às 5h.









