:: ‘Bahia’
ITABUNA: MULHER MATA EX NAMORADO COM FACADA NO PESCOÇO

Na noite desta quarta-feira (02), um jovem identificado como Iran Ribeiro , 28 anos, funcionário dos Supermercados Meira, foi assassinado com uma facada no pescoço durante uma briga com a ex namorada, no bairro Monte Cristo, em Itabuna.
De acordo com informações, a mulher não aceitava o fim do relacionamento e acabou invadiu a residência do namorado e o encontrou na cama com outra mulher.
No crime, a mulher identificada como Diana Rosa, usou uma faca tipo peixeira, desferindo golpe certeiro no pescoço vindo a óbito na hora.
As polícias civil e militar esteve no local, bem como a equipe do SAMU, que constatou a morte de Iran, com ferimento profundo no pescoço.
CIGANO ACUSADO DE MATAR ESPOSA É PRESO EM ILHÉUS

Homem era procurado pela polícia suspeito de matar companheira em Canavieiras.
O cigano Carleondas Brito Meira apontado como autor do feminicídio de Ana Paula Silgueiras de Jesus foi preso, na terça-feira (06), em Ilhéus, por investigadores da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), sediada naquela cidade.
O crime aconteceu no dia 12 de outubro de 2020, no acampamento para ciganos, localizado próximo ao Terminal Rodoviário de Canavieiras. Segundo familiares, o homicida era companheiro da vítima, e cometeu crime após uma discussão durante uma comemoração o dia de Nossa Senhora Aparecida, da qual os ciganos são devotos. O suspeito fugiu em seguida.
Carleondas, segundo a polícia, já foi preso por violência doméstica em Camacan e injúria racial em Almadina, ambas cidades no sul da Bahia.
Ele será encaminhado para o sistema prisional.
SECRETÁRIO FABIO VILLAS-BOAS ANUNCIA CHEGADA DE 5.5 MILHÕES DE VACINAS NESTA SEMANA; 2 MILHÕES DE DOSE CHEGAM NA QUINTA

Gestor revelou que o Ministério da Saúde vai enviar 2 milhões de imunizantes na quinta-feira (8) e mais 3,5 milhões no sábado (10).
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou nesta quarta-feira (7), a chegada de 5,5 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 nesta semana, na Bahia. O gestor revelou que o Ministério da Saúde vai enviar 2 milhões de imunizantes na quinta-feira (8) e mais 3,5 milhões no sábado (10).
O anúncio foi feito durante o programa Jornal da Manhã. Fábio Vilas-Boas também explicou a antecipação de 44 mil vacinas recebidas para 2ª dose, que serão utilizadas 10 mil na aplicação da primeira dose, em Salvador.
“Na verdade, a gente antecipou para permitir a vacinação hoje e amanhã, doses que pertencem ao município de Salvador, que estavam reservadas para serem aplicadas daqui há algumas semanas. Nós antecipamos, o Ministério da Saúde amanhã, quinta-feira, está enviando mais 2 milhões de doses, no sábado mais 3,5 milhões da AstraZeneca, então não vai a ver qualquer tipo de comprometimento para outros municípios, nem mesmo para Salvador”, contou.
COVID-19: ILHÉUS MONTA PONTOS DE DRIVE-THRU PARA APLICAÇÃO DA 2ª DOSE NA QUINTA (08) E SEXTA (09)

Idosos e profissionais da saúde receberão nesta quinta (8) e sexta-feira (9) a segunda dose do imunizante contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), as pessoas que integram esses grupos prioritários serão vacinadas em sistema drive-thru, das 8h às 13h, na Avenida Soares Lopes e na Praça São João Batista, no Pontal.
É indispensável a apresentação do CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação constando a primeira dose.
A Sesau esclarece que o serviço é destinado exclusivamente para vacinação de segunda dose, cuja primeira foi aplicada até 12 de março. É fundamental completar o esquema vacinal para garantir a proteção contra a doença.
Serviço
Drive-thru de vacinação contra a Covid-19 (2ª dose)
Público-alvo: idosos e profissionais da saúde que já receberam a 1ª dose
Data: 8 e 9 de abril de 2021 (quinta e sexta-feira)
Horário: das 8h às 13h
Pontos:
– Avenida Soares Lopes – próximo ao Centro de Convenções
– Praça São João Batista, Pontal – ao lado da Igreja São João Batista
HORÁRIO DO TOQUE DE RECOLHER EM ILHÉUS PASSA A SER DAS 21H ÀS 5H

Com a publicação de um novo decreto municipal, o período do horário do toque de recolher foi flexibilizado e alterado, passando a ser das 21h às 5h do dia 7 de abril até 12 de abril de 2021, na cidade de Ilhéus. Com vigência a partir de hoje, quarta-feira, a medida restringe a locomoção noturna, com proibição da permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, no período de horário citado.
De acordo com o coordenador do Gabinete de Crise, e subprocurador do município, Réis Aragão, as cabanas de praia vão poder funcionar no final de semana, mas sem a comercialização de bebidas alcoólicas.
A restrição de circulação noturna não se aplica ao funcionamento dos terminais rodoviários, deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização destas atividades; aos serviços de limpeza pública e manutenção urbana; de entrega em domicílio (delivery) de farmácia e medicamentos; e atividades profissionais de transporte privado de passageiros.
O decreto estabelece que o transporte coletivo municipal funcionará até às 21h. :: LEIA MAIS »
SANTA CASA DE ITABUNA REALIZA CIRURGIA INÉDITA NO SUL DA BAHIA E SALVA CRIANÇA QUE FICOU 12 DIAS DESACORDADA

Os primeiros dias deste mês de abril têm sido de muita festa para a família de Wanderlypio Novais Cardoso, de 10 anos, que teve uma crise de dor cabeça e ficou desacordado por 12 dias até ser internado, na quinta-feira da semana passada, na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O menino foi submetido a uma embolização de aneurisma cerebral, um tratamento endovascular de aneurisma intracraniano inédito no sul da Bahia. Foi realizado um procedimento sem abertura da cabeça do paciente.
Morador do Povoado Riacho Fundo, na zona rural de Barra da Estiva, na região da Chapada Diamantina, o menino teve o problema grave de saúde diagnosticado pela equipe médica da SCMI. “Ficamos desesperados quando ele passou mal, começou a fazer vômito, reclamar das dores de cabeça e desmaiar. Levamos para um hospital na nossa cidade e o médico disse que o meu sobrinho sofria com diabetes. Por isso, estava naquela situação. Mas os profissionais daqui detectaram qual era realmente o problema”, conta Silene Jardim Novais, tia de Wanderlypio Novais.
De acordo com o chefe do serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Itabuna, Sílvio Porto, o menino foi diagnosticado com hemorragia subaracnóidea espontânea por ruptura de aneurisma cerebral. “E foi um sucesso o procedimento realizado pelos médicos Fernando Schmidt, Antônio Roberto de Campos Júnior e pelo médico anestesista Rafael Cano Ribeiro no setor de hemodinâmica da SCMI”. :: LEIA MAIS »
LIVE EM PROL DA CLASSE DE ENTRETENIMENTO DE ILHÉUS FOI SUCESSO DE PÚBLICO E SOLIDARIEDADE

Cinco horas e 37 minutos de música nos mais variados estilos. Um público recorde. E muita solidariedade em tempos de pandemia. Este foi o resultado da Live Solidária comemorativa ao aniversário do presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes, que aconteceu no último sábado. A iniciativa foi destinada a ajudar a classe do entretenimento de Ilhéus, que passa por grandes dificuldades por conta do impedimento em realizar espetáculos públicos. Levantamento feito pelo presidente da Câmara aponta que cerca de 500 profissionais, entre artistas e técnicos, estão precisando de ajuda. A live arrecadou recursos para compra de cestas básicas.
Nos próximos dias será divulgado o número preciso de cestas básicas adquiridas com a ajuda de empresários e da população. O que já se sabe é que a live teve uma participação efetiva do público de Ilhéus, mas rompeu barreiras, com interação e audiência em São Paulo, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Belo Horizonte e Alfenas (MG). A transmissão alcançou a marca de 2.511 visualizações.
A comissão organizadora informa que mesmo após o final do evento, as doações ainda podem ser feitas por que é preciso atingir um número grande de beneficiados. Os novos interessados em ajudar devem efetuar depósito ou transferência pela Caixa Econômica, Agência 0069-001, Conta Corrente 35033-2. Maiores informações sobre a operação pode ser feitas pelos fones 73 98828 8468/ 99802 0077. Falar com Grazielle.
“Estou feliz com o resultado que estamos obtendo. Especialmente pelo entendimento das pessoas de que o nosso grande objetivo é levar essa ajuda emergencial à classe do entretenimento de Ilhéus”, destaca Moraes. A qualidade da live também tem recebido elogios do público. A parte técnica teve a assinatura das empresas Vinny Lives & Mr. Mix.
Qualidade técnica :: LEIA MAIS »
BAHIA: GOVERNO VOLTA A DECLARAR ESTADO DE CALAMIDADE

Decisão será publicada no Diário Oficial do Estado na terça-feira (6). Medida autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais.
Por causa da pandemia de Covid-19, o Governo da Bahia voltou a declarar estado de calamidade pública no estado. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (5), mas a decisão será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na terça-feira (6).
Este é o terceiro decreto publicado pelo governo baiano relacionado à prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. Segundo o governo estadual, a medida autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais.
Ainda segundo o governo do estado, a publicação do decreto segue normativa do Ministério do Desenvolvimento Regional e viabiliza a liberação de recursos por parte do Governo Federal para que sejam aplicados nas medidas de prevenção, controle, contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença.
O primeiro decreto de calamidade pública na Bahia foi publicado há quase um ano, no dia 10 de abril, e prorrogado em outubro.
ILHÉUS: PROFISSIONAIS DO SEXO RELATAM À DEFENSORIA DIFICULDADES E RISCOS DURANTE A PANDEMIA

Durante ‘Roda de Conversa’, elas relataram medo do contágio, falta de dinheiro e diminuição do número de clientes, que as obrigam a tirar as máscaras.
O desabafo foi unânime: “a recomendação é de ficar em casa, mas nós não temos opção: ou vamos para rua ou passamos fome”, afirmaram as mulheres, segundo a psicóloga da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, Marisa Batista da Silva. Que a pandemia causada pelo novo coronavírus afetou diretamente a vida da população todo mundo sabe. Mas, o que fazer quando se é trabalhador(a) autônomo(a) ou informal e precisa encarar a pandemia? Em Ilhéus, no sul do estado, as profissionais do sexo relataram à Defensoria todas as dificuldades e os riscos vividos por elas durante este período.
Iniciativa da 3ª Regional da DPE/BA, sediada em Ilhéus e organizada pelo Núcleo de Apoio Psicossocial – NAP, a ‘Roda de Conversa’ foi realizada de forma presencial e seguiu todos protocolos de distanciamento social, uso de máscaras e de álcool em gel para evitar a disseminação do coronavírus. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: CERCA DE 15% DA POPULAÇÃO JÁ RECEBEU PRIMEIRA DOSE CONTRA A COVID-19

Com 96,3% de cobertura vacinal para a primeira dose contra a Covid-19, Ilhéus já aplicou 23.358 das 24.267 unidades da vacina recebidas até o momento. Isso significa dizer que aproximadamente 15% da população já está imunizada contra a doença. Os dados são divulgados diariamente no painel de acompanhamento da cobertura vacinal Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), atualizado às 16h de sexta-feira (2).
Balanço – Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), dos dias 29 de março a 1º de abril, foram aplicadas 2.444 unidades da vacina referentes à primeira dose (D1) e 155 doses de reforço (D2), relativas ao segundo ciclo do esquema vacinal dos grupos prioritários. No total, foram imunizadas 2.599 pessoas, entre profissionais da saúde, idosos, indígenas, pacientes renais e policiais militares acima de 50 anos.
A Sesau reitera que mesmo com o início da vacinação de parcela da população, é necessário que a população em geral tenha consciência e mantenha as medidas de prevenção à Covid-19, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico (social).
Reforço da imunização – As pessoas com segunda dose agendada precisam ficar atentas ao cartão de vacinação para não perder o prazo. O grupo que já recebeu a primeira dose do imunizante deve comparecer ao CMAE, no antigo Colégio Fênix, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 15h30, para completar o esquema vacinal. É importante a apresentação do RG e do cartão de vacinação. O CMAE está localizado na Avenida Canavieiras, 275 – Cidade Nova. :: LEIA MAIS »









