VICE-PREFEITO DE ILHÉUS RECEBE INVESTIDORES ITALIANOS

O vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, recebeu na manhã deste sábado (13), junto com o vice-governador do Estado da Bahia, João Leão, uma delegação de empresários italianos que vieram conhecer a infraestrutura do Porto Sul e como o empreendimento se integrará à BA Ilhéus-Uruçuca.
“Fomos na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) e observamos como ela pode se conectar também com BR 415. Os empresários ficaram particularmente encantados com a nossa cidade, a nossa malha viária e com a infraestrutura disponível, vindo a manifestar o interesse de conhecer mais detalhadamente as oportunidades de negócios oferecidos por Ilhéus e pelo Estado da Bahia”, explicou o vice-prefeito, Bebeto Galvão.
A visita do vice-governador João Leão mostra que mesmo em tempo de pandemia, a cidade de Ilhéus é hoje o importante destino de investimentos, considerado o Porto Sul e o multimodal da ferrovia, também pelo espaço da logística trazida pela infraestrutura que a cidade oferece.
“Nosso governo é extremamente importante, dando esse plus com mais esse passo que estamos selando para receber aqueles que desejam investir na cidade para melhorar a qualidade de vida, combater a desigualdades sociais e gerar emprego e renda, melhorando o ambiente de negócios da nossa cidade”, destacou Bebeto.
SEGURANÇA DE SUPERMERCADO FICA FERIDO APÓS SER ATACADO A GOLPES DE FACA EM ILHÉUS

O segurança de um supermercado Gbarbosa em Ilhéus, ficou ferido após ser atacado a golpes de faca, no domingo (14), no interior do estabelecimento.
Segundo a polícia, o caso ocorreu no bairro do Pontal. O suspeito do ataque é um morador de rua que fica na região, entretanto não há informações sobre a motivação do crime.
A Polícia Militar (PM) foi acionada mas, quando chegou ao local, a vítima já tinha sido levada para o Hospital do Cacau. O estado de saúde do segurança não foi divulgado.
Pessoas que estavam no local, na hora do crime, imobilizaram o suspeito. Durante a ação, o morador de rua sofreu um corte no rosto, foi levado para uma unidade de saúde e, posteriormente, para a delegacia.
DECRETO QUE PROÍBE SHOWS E AULAS NA BAHIA É PRORROGADO ATÉ 21 DE FEVEREIRO

O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas.
O Governo do Estado prorrogou o decreto que suspende os shows e as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13) e vale até o dia 21 de fevereiro.
O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.
Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.
CÂMARA DE ILHÉUS REDUZ EM 19% SALÁRIO DOS VEREADORES E SERVIDORES COMISSIONADOS

Uma decisão conjunta da Mesa Diretora da Câmara e dos demais vereadores do Poder Legislativo de Ilhéus optou pela redução de 19 por cento nos subsídios dos vereadores e nos salários de servidores comissionados e diretores de gabinetes da Casa, já a partir deste mês de fevereiro.
A medida foi tomada em virtude de dois fatores. O duodécimo para o Poder Legislativo em relação ao ano de 2020 tem uma redução projetada de 695 mil reais este ano. Somado à esta redução, a Câmara passou de 19 para 21 vereadores, com mais dois gabinetes. Soma-se a isso despesas com assessoria e diretorias vinculadas a estes gabinetes. A medida representa uma economia anual de R$ 2.107.801,93.
Cortar na própria carne
De acordo com o presidente da Câmara, Jerbson Moraes, este aumento operacional provocou uma projeção acima do limite permitido pela Constituição Federal, que é de até 70 por cento da receita do duodécimo para aplicar em gastos com folha de pagamento. “Por isso decidimos cortar na própria carne”, justificou. De um pouco mais de 12 mil reais, os vereadores de Ilhéus passarão a receber cerca de 10 mil reais de subsídio.
“É uma decisão inédita, histórica, que deve servir de exemplo para outras Câmaras que passam pela mesma situação em todo o Brasil”, comemorou o presidente Jerbson Moraes. O presidente também justificou a redução, considerando que este momento de pandemia está difícil para toda a população e a Câmara tem que ser exemplo para uma sociedade que terá que passar por uma novo período de reconstrução.
FIM DOS LIXÕES ESTÁ PRÓXIMO COM CONSÓRCIO E PROJETO PILOTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO TERRITÓRIO LITORAL

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) vai criar um projeto piloto para estruturar, organizar e destinar corretamente os resíduos sólidos para os municípios do Território Litoral Sul. A notícia foi anunciada na manhã desta quinta-feira (11), no Teatro Candinha Dórea, em Itabuna, pelo secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Nelson Pelegrino, durante uma reunião de gestão integrada com a presidência da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc), gestores e representantes de quinze municípios, inclusive o de Ilhéus, com a presença do prefeito Mário Alexandre.
“Ilhéus tem realizado um trabalho incansável na questão da coletiva seletiva de resíduos sólidos. O empenho só aumenta para continuarmos o trabalho de uma cidade mais sustentável. E, agora, em parceria com outros municípios, para que juntos possamos tornar a região adequada às leis ambientais, com a correta destinação e manejo dos resíduos sólidos, pela governança consorciada, eliminando os lixões”, comemorou o prefeito Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS ADOTA ESTRATÉGIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19, INFORMA SESAU

Em razão do quantitativo limitado de doses da vacina contra a Covid-19, o Ministério da Saúde (MS) estruturou o Plano Nacional de Imunizações (PNI), que estabelece diretrizes para aplicação da vacina nesta primeira etapa da campanha. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) esclarece que a estratégia adotada para imunização em Ilhéus segue as recomendações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e os informes e notas técnicas ministeriais, segundo ofício circular nº 33/2021, emitido pelo órgão federal na última segunda-feira (8).
Os grupos prioritários definidos pelo MS são compostos por trabalhadores da saúde (priorizando equipes de vacinação e profissionais de unidades envolvidas diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19); pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência; pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, que moram em Residências Inclusivas (institucionalizadas), e população indígena. Portanto, destaca o ofício, a prioridade inicial é vacinar este público específico. :: LEIA MAIS »
POLÍCIA CIVIL DESARTICULA PONTO DE DISTRIBUIÇÃO DE DROGAS NO HERNANI SÁ

Na manhã desta quinta-feira (11) investigadores da polícia civil mediante trabalho de apuração prendeu em flagrante um homem natural de Ipiaú, com as iniciais M.P.S.N, 25 anos, que utilizava um imóvel no caminho 39, bairro Hernani Sá, para distribuir entorpecentes, tipo maconha.
A polícia civil apreendeu cerca de 02kg de maconha, parte dela embalada a vácuo, além de balanças de precisão, aparelho celular e outros materiais.
O auto de prisão em flagrante será comunicado à justiça criminal e na sexta-feira (12), o indivíduo será submetido à audiência de custódia virtual.
REDE HOTELEIRA DE ILHÉUS TEM 90% DE TAXA DE OCUPAÇÃO MESMO COM CARNAVAL SUSPENSO

A cidade de Ilhéu, está com 90% da ocupação na rede hoteleira nesse período de carnaval, mesmo com a folia suspensa. Segundo a Associação de Turismo de Ilhéus [Atil], a maioria dos turistas vem de outras cidades baianas como também de municípios de Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. À TV Bahia, a associação disse que mesmo com a taxa elevada, o fato não preocupa por ser um percentual preenchido “no balcão”.
No município, o comércio deve funcionar nas próximas segunda-feira (15) e terça-feira (16). Já os órgãos públicos terão ponto facultativo no período. Ainda segundo a emissora, devido ao aumento do fluxo na cidade, o trânsito está mais intenso e as praias, lotadas.
VINÍCIUS ALCÂNTARA É O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DA CÂMARA DE ILHÉUS

Em sua primeira reunião do ano, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Câmara de Vereadores realizada na última terça-feira (09), e ficou escolhido o vereador Vinícius Alcântara (PV) como presidente do colegiado e como seu vice o vereador Edvaldo Gomes (DEM).
A Comissão de Defesa do Meio Ambiente é um órgão técnico da Câmara que tem como objetivo discutir, propor e deliberar propostas de lei acerca da defesa do meio ambiente e da conservação e preservação do patrimônio natural municipal, além de receber e apurar denúncias de crimes ambientais ocorridos no município junto aos órgãos competentes. As reuniões da comissão serão quinzenais e as datas ainda vão ser definidas.
HOMEM MORRE ELETROCUTADO NO BAIRRO DA CONQUISTA

Na tarde desta quinta-feira (11), um homem identificado como José, sofreu uma descarga elétrica enquanto trabalhava como pedreiro em uma residência na Rua Arthur Lavigne, no bairro da Conquista, Ilhéus.
De acordo com moradores, a vítima estava trabalhando na parede externa de um imóvel, quando acabou tocando em um fio de alta tensão, vindo a óbito no local.









