WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


GOVERNO CELEBRA APROVAÇÃO DE MINISTÉRIO PÚBLICO QUE ESTABELECE PRAZO PARA ANVISA LIBERAR VACINAS

O governador Rui Costa participou de debate virtual promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) no qual se discutiu o tema ‘Um Plano B para a Vacina: respostas em nível subnacional’ na tarde desta quinta-feira (11). Na ocasião, o governador destacou a importância das relações internacionais e diplomáticas entre os entes subnacionais para o desenvolvimento do país e o empenho por novas tecnologias e possibilidade de troca de conhecimento científico.

Rui aproveitou para destacar a busca do estado baiano por parcerias com laboratórios internacionais que estavam trabalhando na produção de uma vacina contra o novo coronavírus desde o início da pandemia. A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de suspender a exigência do teste de fase 3 para liberar o uso emergencial de vacinas no Brasil foi lembrada e celebrada pelo governador.

Entretanto, o chefe do executivo baiano ressaltou a importância da aprovação no Congresso Nacional da Medida Provisória (MP) que estipula prazo para que a Anvisa se posicione sobre uso de vacinas contra a covid-19 que já tenham autorização para uso emergencial em outros países. O texto aprovado aguarda sanção do presidente da República. :: LEIA MAIS »

“QUEREMOS O RETORNO DAS AULAS, MAS O MOMENTO NÃO ESTÁ FÁCIL” DIZ RUI EM REUNIÃO COM PREFEITOS

Governador Rui Costa promove nova reunião interinstitucional com a finalidade de debater.

Nesta quinta-feira (11/02/2021), o governador Rui Costa se reuniu novamente por videoconferência com membros da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeitos, técnicos das secretarias estaduais da Educação e da Saúde (Sesab) e outras autoridades, para discutir os critérios que darão estrutura para que o retorno às aulas presenciais na Bahia possa acontecer. O governador voltou defender que as taxas de ocupação de leitos e de mortalidade pela Covid-19 serão determinantes para a escolha de um momento de reinício das atividades escolares.

“É importante que nós estamos tendo esse diálogo para formar uma frente única com os municípios. Queremos o retorno das aulas, entendemos que é fundamental para o desenvolvimento de nossos jovens, mas o momento não está fácil e infelizmente estamos constatando pelo número de leitos ocupados, óbitos e de crescente demandas nas UPAs é que a doença não está diminuindo, pelo contrário. É um problema grave que requer todo o nosso foco antes que possamos pensar num retorno”. :: LEIA MAIS »

CARVANAL 2021: AGENDA DE LIVES PARA CURTIR O CARNAVAL DE SALVADOR EM CASA

Com a pandemia do novo coronavírus, uma das festas mais esperadas dos baianos foi cancelada. Desfiles de trios, blocos e festa de rua foram suspensos para evitar aglomerações. Apesar disso, cantores baianos anunciaram lives nos dias de comemoração da folia.

Confira a agenda com todas as lives, que começam a partir dessa quinta-feira (11), à segunda (15), para curtir o carnaval em casa.

Quinta-feira (11)

  • Sarajane e Alexandre Leão – Live Vamos Abrir a Roda
    19h | YouTube
  • A Dama, La Fúria, Lincoln & Duas Medidas e O Poeta – Live Mistura Perfeita
    20h | YouTube de La FúriaLincoln O Poeta
  • Grupo Miudinho, com participação de Xande de Pilares e outros artistas – Live Bloco Alvorada
    21h30 | YouTube

Sexta-feira (12)

  • Davi Moraes, Gilsons, Luedji Luna e outros artistas – Live Moraes Canta Moreira
    19h | YouTube
  • Sarajane e Buk Jones – Live Vamos Abrir a Roda
    19h | YouTube
  • Daniela Mercury – Carnaval Virtual da Rainha
    20h30 | YouTube
  • Cheiro de Amor – Live Cheiro no Brasil
    20h30 | YouTube

Sábado (13)

:: LEIA MAIS »

HAVERÁ SESSÕES NA CÂMARA DE ILHÉUS NA TERÇA DE CARNAVAL E QUARTA-FEIRA DE CINZAS

O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes, confirmou hoje (11) que as sessões dos dias 16 e 17 de fevereiro, próximas terça e quarta-feiras, – período das comemorações oficiais do Carnaval, no calendário nacional de eventos populares – estão mantidas e o expediente da Câmara vai funcionar normalmente.

Moraes explica que cumprirá o decreto assinado no último dia 5 pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, determinando a suspensão do ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro em Ilhéus, período de carnaval. Medidas semelhantes estão sendo tomadas em outras regiões do Brasil.

No decreto, o prefeito justifica a medida como forma de evitar aglomerações e o aumento da contaminação pela Covid-19. O objetivo é evitar superlotações em praias, aglomerações em áreas públicas, estabelecimentos de bares e restaurantes, caso houvesse o ponto facultativo. O comércio é outro importante setor da cidade que vai funcionar normalmente e as instituições públicas municipais – como é o caso do Poder Legislativo – também estarão atendendo ao público.

PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE ENTREGA 45 NOVOS CARRINHOS PARA EQUIPES DE VARRIÇÃO

O prefeito Mário Alexandre realizou na manhã desta quarta-feira (10) a entrega simbólica de 45 novos carrinhos para as equipes de varrição na sede da secretaria municipal de Serviços Urbanos (Secsurb). Com o atendimento às medidas restritivas para a proteção contra a Covid-19 no ato, o gestor destacou os investimentos para a limpeza pública da cidade.

“Esses novos carrinhos vão melhorar as condições de trabalho das equipes de varrição e a qualidade do serviço. São investimentos públicos que estamos fazendo para uma cidade mais limpa e organizada. Acabamos de colocar nas ruas da nossa cidade o caminhão varredeira, mais um investimento importante para sugar toda sujeira e poeira das vias. Queremos que a população sinta orgulho de ser ilheense, em ver uma cidade cada vez melhor, e com conscientização, cuide e colabore com a limpeza da sua cidade. Pois para os novos tempos, vamos com a força do trabalho”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre.

PREFEITURA DE ILHÉUS NOTIFICA EMBASA PARA REPARAR IRREGULARIDADES

A prefeitura de Ilhéus notificou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) para que repare, em caráter de urgência, irregularidades como recalques, buracos e vazamento de rede, deixadas após a execução de serviços por parte da concessionária.

De acordo com a secretaria municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), tais irregularidades surgiram em serviços executados pela Embasa em localidades como na Rua Oduvaldo Evaristo Bacelar, no bairro Nossa Senhora da Vitória, e na Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro da Barreira. Nos próximos dias, informou a Seinfra, novas notificações serão endereçadas à Embasa, para que a indicação da necessidade de reparos em outros locais.

Os serviços para os reparos dos danos causados devem ser feitos de forma rápida, uma vez que estão gerando transtornos à população. A Seinfra também informou que uma reunião será convocada junto à diretoria da empresa.

BAHIA INICIA APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (15)

A taxa de eficácia está acima dos parâmetros exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na próxima segunda-feira (15) a Bahia vai iniciar a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac. Assim como ocorreu na primeira etapa da vacinação, o esquema será iniciado com os profissionais de saúde da linha de frente contra a Covid-19, idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.

Os imunizantes desta nova etapa estão guardados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Simões Filho, e também nos Núcleos Regionais de Saúde, de onde serão distribuídos para os municípios já a partir desta sexta-feira (12). :: LEIA MAIS »

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS DA BAHIA COMEÇA A SER CONSTRUÍDO NA UESC

Será construído para comportar os acervos e documentos arqueológicos que ficarão sob guarda e cuidados permanente da Uesc.

As obras de construção do Núcleo de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Bahia (Nepab) na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) já começaram. O projeto tem recursos oriundos da empresa privada Gepexpan, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O prédio terá dois pavimentos e está sendo construído em frente ao Pavilhão Pedro Calmon, no campus Professor Soane Nazaré de Andrade, da Uesc, em Ilhéus. O Nepab é um núcleo de pesquisas vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/Uesc), autorizado pelo Iphan para desenvolver atividades de pesquisa arqueológica e a guarda de acervos. Agrega pesquisadores, estudantes e técnicos de várias áreas do conhecimento e se configura como um grupo de pesquisa no Diretório do CNPq e como um laboratório multiuso. :: LEIA MAIS »

VEREADOR KAIQUE É ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER, PESSOAS IDOSAS E COM DEFICIÊNCIA

O vereador Kaique Souza (Podemos) foi eleito para presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência.

O  parlamentar atuará em conjunto com as vereadoras Enilda Mendonça e Ivete Maria, que também compõem o colegiado. “Presidir uma comissão tão importante é uma satisfação enorme”, declarou.

Kaique ainda integra a Comissão de Educação e Esporte, juntamente com o vereador Luciano Luna e a vereadora Enilda Mendonça, sendo esta eleita presidente.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, as comissões têm a finalidade de examinar matéria em tramitação e emitir parecer sobre a mesma, proceder estudos sobre assunto de natureza essencial ou, ainda, de investigar assuntos determinados de interesse da administração.

ILHÉUS: NOVO DECRETO LIBERA PASSES ESTUDANTIS, CURSOS LIVRES E PROÍBE CARNAVAL

 

Foi publicado no diário oficial do Município de Ilhéus um novo decreto que liberou a utilização dos passes estudantis, o exercício de atividades dos cursos livres de curta duração e proibiu manifestações carnavalescas. A medida foi publicada na noite de ontem (09) e já está em vigor.

De acordo com a publicação, a administração municipal passa a autorizar o funcionamento de cursos como de idiomas, Kumon e similares, com aula com duração máxima de até 60 minutos, distanciamento mínimo de um metro e meio entre as cadeiras e mesas,  aferição da temperatura dos alunos, professores e demais pessoas que adentrarem no estabelecimento, uso obrigatório de máscaras, durante toda a aula, ventilação natural no ambiente e disponibilização de álcool em gel. Todas as medidas preventivas contra a Covid-19 estabelecidas pelos protocolos aprovados, devem respeitadas para o regular funcionamento.  Porém, estabelecimentos como brinquedotecas e espaços infantis, semelhantes às atividades escolares da educação infantil, estão com atividades suspensas.

O município também proibiu manifestações carnavalescas que causem aglomerações, como blocos, grupos de danças, lavagens e afins.

Passe estudantil – Os estudantes devem realizar o recadastramento e desbloqueio dos cartões do passe estudantil junto ao Sistema Inteligente de Transporte (SIT), uma vez que quando ficam mais de 60 dias sem uso, os mesmos são bloqueados.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia