PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE VAI À BRASÍLIA EM BUSCA DE RECURSOS PARA ILHÉUS

O prefeito Mário Alexandre, seguindo a pauta de desenvolvimento para a cidade de Ilhéus, foi hoje à Brasília realizar visitas aos Ministérios e gabinetes de senadores e deputados, votados na região, em busca de recursos e emendas parlamentares para o município e para destravar obras. Entre as pautas, estão melhorias para a zona norte, como a requalificação de toda a extensão da orla norte.
“Estou mais uma vez buscando as melhorias para nossa querida terra de Ilhéus, no congresso nacional junto aos deputados e senadores e nos ministérios do governo federal, para que a gente possa trazer as benfeitorias daqueles que foram votados na cidade. Estaremos buscando as melhorias e emendas impositivas para cuidar do nosso povo. Um grande abraço e vamos continuar trabalhando, porque para os novos tempos, temos a força do trabalho”, declarou em vídeo para as redes sociais, o prefeito Mário Alexandre.
A agenda é alongada, mas muito produtiva. O gestor ilheense está realizando um itinerário em diversos gabinetes do maior centro administrativo do país, percorrendo os Ministérios da Integração, do Turismo, da Infraestrutura, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e os gabinetes dos Senadores Otto Alencar, Jacques Wagner, Ângelo Coronel, e dos deputados federais Paulo Magalhães, Pastor Sargento Isidório, Valmir Assunção, Alex Santana, Cláudio Cajado, Jorge Solla, Bispo Márcio Marinho, Dayanne Pimentel e João Bacelar.
MÉDICA RECOMENDA CUIDADOS COM CRIANÇAS PARA EVITAR SUPER LOTAÇÃO DE UTI’S PEDIÁTRICAS

A diretora médica do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Fabiane Chávez, afirmou, nesta terça-feira (23), que está muito preocupada com o crescimento de casos confirmados de novo coronavírus em crianças e adolescentes. A médica fez um apelo aos pais para que aumentem os cuidados com as crianças para evitar a contaminação pelo vírus.
Fabiane Chávez relatou que antes o hospital recebia mais pacientes suspeitos que positivados para a Covid-19, mas a situação mudou nos últimos dias. “Hoje a gente já interna o paciente com resultado positivo. Isso realmente é assustador. Esse avanço indica que as pessoas estão levando às crianças para todo o canto, muitas vezes sem necessidade, e não cuidam como deveriam”. :: LEIA MAIS »
SECRETÁRIO FÁBIO VILAS-BOAS É TRANSFERIDO PARA UTI

Transferência aconteceu na noite de segunda-feira (22).
O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que está internado com Covid-19, teve piora no quadro clínico e precisou ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A transferência aconteceu na noite de segunda-feira (22).
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ele segue no Hospital Aliança, evoluiu bem durante a noite, e a previsão é de que retorne ao leito clínico ainda nesta terça-feira (23). A Sesab disse ainda que Vilas-Boas segue usando o oxigênio.
O secretário, que também é médico, está sendo acompanhado pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. Ainda não há previsão de alta.
CÂMARA DE ILHÉUS REGULAMENTA PROCEDIMENTO PARA CONCESSÃO DE DIÁRIAS; INICIATIVA DARÁ MAIOR CONTROLE E TRANSPARÊNCIA

A Câmara de Ilhéus passou a dar eficiência e mais transparência ao processo de controle à solicitação, concessão e prestação de contas de passagens e diárias dos vereadores e servidores da Casa para prestação de serviços fora do município. O presidente Jerbson Moraes assinou ontem (22) uma Instrução Normativa que regulamenta o procedimento, uma ação inédita na Câmara. Um estudo feito pela Unidade de Controle Interno da Casa verificou que não existia esta regulamentação.
De acordo com a medida, estão sendo implantados mecanismos de controle mais eficazes acerca das comprovações, para além da implementação das boas práticas de governança na utilização de recursos públicos. A partir de agora as solicitações de diárias e passagens serão realizadas através de formulário próprio, com antecedência mínima de 10 (dez) dias para a data de início do deslocamento, resguardadas as situações excepcionais, devidamente justificadas. O número de diárias atribuído aos agentes públicos não poderá exceder a 30 (trinta) dias por ano. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: SOBE PARA 60 PESSOAS INTERNADAS NA UTI COVID-19

De acordo com informações divulgadas no último domingo (21) através do boletim epidemiológico de Ilhéus, 50 pacientes estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em tratamento para o novo coronavírus. Na manhã desta segunda-feira (22), o número aumentou para 60.
Os novos pacientes já ocupam os novos 20 leitos da Central Covid-19, no Centro de Convenções, no primeiro dia de funcionamento, após a vistoria do prefeito Mário Alexandre, neste domingo (21).
Ilhéus agora passar a contar com o total de 70 leitos, sendo que 60 estão ocupados, restando apenas 10 para atender a região. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de saúde, Geraldo Magela, durante entrevista no Programa na Boca do Povo, na Rádio Bahiana, nesta terça-feira (23).
COMUNICADO SEDUC: KIT ALIMENTAÇÃO DE 2020 PODE SER RETIRADO ATÉ SEXTA (26)

Para os alunos que ainda não retiraram os kits alimentação de 2020, ainda pode realizar a retirada na secretaria municipal de educação, esporte e lazer (Seduc) até esta próxima sexta-feira, 26.
Basta apresentar o documento RG de identidade do responsável, com uso da máscara de proteção, para pegar o kit alimentação de 2020.
A Seduc está localizada na Avenida Canavieiras, n° 170.
ITABUNA: PREFEITO AUGUSTO CASTRO ANUNCIA 20 NOVOS LEITOS PARA COVID-19 NO HOSPITAL DE BASE

Augusto se disse preocupado com a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI na cidade. Ele lembrou que a cidade tem três hospitais, o de Base, que é municipal, Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, mas é o centro prestador de serviços de saúde para o sul da Bahia.
“As medidas que adotei em Itabuna, o prefeito Bruno Reis, em Salvador, e o governador Rui Costa são amargas, mas necessárias. A sociedade sabe dos riscos. Por isso, é preciso evitar aglomerações. Precisamos de esforços concentrados para diminuir as curvas de contaminação”, afirmou o prefeito Augusto Castro durante a entrevista.
DEPUTADO PEDRO TAVARES DIZ QUE DRAGAGEM DO PORTO DE ILHÉUS VAI DA MAIS COMPETITIVIDADE AO TERMINAL

O deputado estadual Pedro Tavares (DEM) comemorou o anúncio de que a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) realizará no próximo dia 11 de março, licitação, na modalidade pregão eletrônico, para execução da dragagem de manutenção do Porto Organizado de Ilhéus.
“O anúncio do pregão eletrônico é um passo importante para que a obra seja executada, o que deve melhorar a infraestrutura e proporcionar mais competitividade ao Porto. A revitalização do Porto de Ilhéus tem sido uma das bandeiras que venho defendendo desde o nosso primeiro ano de mandato. Lembramos a relevância do Porto, que tem sua história vinculada ao ciclo do cacau. A dragagem é fundamental para aumentar a sua capacidade de carga e abrir mais possibilidades de negócios para o estado”, enfatizou. :: LEIA MAIS »
“MESMO APÓS ALTA HOSPITALAR, 25% DOS PACIENTES MORREM POR SEQUELAS DA COVID-19” ALERTA MAGELA

O secretário municipal de saúde da Prefeitura de Ilhéus, Geraldo Magela, está fazendo um alerta para a população sobre a Covid-19. 25% dos pacientes, após internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), podem vir a óbito mesmo depois de receber a alta hospitalar em razão das sequelas da Covid-19, dentro de um período de 6 meses. A informação foi divulgada pelo estudo Coalizão realizado por oitos hospitais no Brasil e institutos de pesquisa.
“Algumas sequelas são transtornos mentais, ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e a chamada síndrome pós UTI, que é caracterizada por fraqueza muscular e redução da capacidade física, detectada em pacientes que apresentaram a forma grave da Covid-19. Por isso, fazemos o nosso alerta para não brincar com o coronavírus. Que sejam respeitados o distanciamento social, o uso de máscara, do álcool 70%, e o toque de recolher. Covid-19 não é brincadeira e mata. Ao menor sinal da Covid-19, o paciente deve procurar o médico e fazer uma consulta preventiva com um cardiologista”, alertou o secretário de saúde.
INSCRIÇÕES PARA O “PARTIU ESTÁGIO” COMEÇAM NESSA QUARTA (24)

O Governo do Estado lança, nesta terça-feira (23), o primeiro edital do Programa Partiu Estágio para o ano de 2021. Ao todo, serão ofertadas 2.973 vagas, que serão distribuídas entre 61 órgãos e entidades da administração pública, alocados na capital e em 173 municípios do interior. As inscrições poderão ser feitas desta quarta-feira (24) até o dia 26 de março, por meio do site do programa.
Poderão participar estudantes universitários regularmente matriculados em instituições de ensino superior estaduais, federais e privadas, com sede/polo na Bahia, e que cursem graduação nas modalidades presencial ou EAD. A inscrição no edital assegura a inclusão do universitário no Banco de Jovens para Estágio (com validade de seis meses), desde que o estudante cumpra os pré-requisitos do programa: ter mais de 16 anos, ser residente na Bahia e ter concluído pelo menos 50% do curso.
A exemplo dos editais anteriores, o Partiu Estágio terá a reserva de 10% das vagas ofertadas para pessoas com deficiência física, como o previsto pela Lei 11.788/2008. Sobre o quantitativo de vagas não reservadas, terão prioridade universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Não poderão se inscrever estudantes beneficiados pelo Projeto Estadual de Auxílio Permanência, instituído pela Lei 13.458/2015.
INSCRIÇÕES :: LEIA MAIS »









