PREFEITURA ABRE MAIS 20 LEITOS DE UTI PARA TRATAMENTO DA COVID-19 EM ILHÉUS

Ilhéus contará com mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Centro de Atendimento Covid-19. Referência para tratamento da doença, a cidade absorve a demanda por internação na região sul da Bahia, com uma estrutura que garante a assistência a curto prazo de pacientes graves infectados pelo novo coronavírus. Neste domingo (21), o prefeito Mário Alexandre conferiu a habilitação, que nos próximos dias vai ampliar de 50 para 70 o número de leitos no município.
“Minha preocupação como médico, prefeito e gestor é salvar vidas. Estamos abrindo mais 20 leitos a partir de terça-feira, pois a demanda aumentou no Brasil todo. A segunda onda está sendo pior do que a primeira, então a nossa intenção é cuidar das pessoas. Nessa parceria com o governador Rui e o secretário Fábio Vilas-Boas vamos dar a melhor assistência possível”, frisou Mário Alexandre. :: LEIA MAIS »
”SE NÃO HOUVER COLABORAÇÃO, VAMOS FECHAR ABSOLUTAMENTE TUDO”, AFIRMA RUI COSTA

O decreto que ampliou o toque de recolher em toda a Bahia, com restrição de circulação de pessoas entre 20h e 5h, entra em vigor a partir desta segunda-feira, 22. A determinação, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), inclui as cidades de Jacobina e Irecê, mas ainda exclui o oeste baiano do decreto.
De acordo com o governador Rui Costa (PT), antes mesmo de determinar a ampliação, foram realizadas reuniões com representantes da União dos Municípios da Bahia e com órgãos de controle do estado para abordar o aumento de casos da Covid-19 e a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar pacientes com a doença. Na tentativa de evitar o colapso do sistema de saúde, o governador anunciou que novos leitos devem ser abertos em cidades como Caetité, Bom Jesus da Lapa e Ilhéus.
“Todos os leitos estão ocupados neste momento. Se não houver colaboração, adotaremos uma medida mais drástica, fechar absolutamente tudo. Não há como permitir que as pessoas tenham este comportamento indiferente à vida humana”, criticou o petista em entrevista à TV Bahia nesta segunda-feira.
O governador garantiu maior fiscalização no cumprimento das medidas do toque de recolher em Salvador e também no interior do estado. “As pessoas não podem se dar ao privilégio de aglomerar em bar e restaurante, e espalhar o vírus por aí. Já solicitei maior rigor da Polícia Militar (PM) e da Polícia Civil (PC)”.
ITABUNA REGISTRA 100% DE OCUPAÇÃO DE LEITOS PARA COVID-19

Neste domingo o município de Itabuna registrou 100% de ocupação nos leitos dedicados exclusivamente para a Covid-19. Segundo os dados do painel de monitoramento da SESAB, a situação no sul da Bahia é delicado.
REGIÃO DE ILHÉUS
UTI adulto:
Hospital de Ilhéus : 91%
Vida Memorial : 100%
Costa do Cacau : 100%
REGIÃO DE ITABUNA
UTI adulto
Base : 100%
Calixto: 100%
O site manteve contato com a secretária de saúde do município, Lívia Mendes que comentou sobre a possibilidade de ampliar a quantidade de leitos:
“Estamos já tentando viabilizar mais 10 leitos de Uti, mas dependemos de alguns equipamentos do governo do Estado. O ofício com as solicitações já foi enviado”, declarou.
ILHÉUS: IDOSOS A PARTIR DE 80 ANOS RECEBEM A 2ª DOSE DA VACINA NOS DIAS 22 E 23; CONFIRA PONTOS DE VACINAÇÃO

As doses são exclusivas para os idosos acima de 80 anos que já receberam a primeira dose do imunobiológico.
Pessoas com mais de 80 anos que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 devem receber a segunda dose do imunizante para completar o esquema vacinal. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a vacinação desse grupo acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro, segunda e terça-feira, respectivamente, das 8h às 12h e das 13h às 16h, nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte, Sul, Vilela, Olivença e Oeste (Banco da Vitória); na Escola Municipal Heitor Dias e no Colégio Estadual Professora Horizontina Conceição.
As doses são exclusivas para os idosos acima de 80 anos que já receberam a primeira dose do imunobiológico. É indispensável a apresentação do RG e do cartão de vacinação comprovando que a primeira dose já foi tomada. Todos os protocolos de segurança sanitária, com medidas de distanciamento social e uso da máscara de proteção e álcool em gel são obrigatórios.
O setor de Imunização informa que caso o idoso apresente febre; sintomas gripais; esteja aguardando resultado de RT-PCR ou tenha mantido contato com alguém que testou positivo deve adiar a vacinação e seguir as orientações da equipe de saúde. Os idosos acamados que também já receberam a primeira dose devem aguardar a administração da segunda dose da vacina contra a Covid-19.
Pontos de vacinação
SECRETÁRIO FÁBIO VILAS-BOAS SEGUE INTERNADO E SEM PREVISÃO DE ALTA

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas permanece internado em leito clínico no Hospital Aliança, em Salvador, assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró.
De acordo com Informações da assessoria da Sesab, o quadro dele evoluiu bem durante a noite, com resposta satisfatória ao uso de corticosteróide venoso.
O Secretário segue dependente de oxigênio por cateter nasal. Ainda não há previsão de alta.
Fonte: Blog Ipolitica
TOQUE DE RECOLHER COMEÇA COM DETENÇÕES EM IPIAÚ, ITABUNA E TEIXEIRA DE FREITAS

A PARTIR DE HOJE, TOQUE DE RECOLHER COMEÇA ÀS 20H

O atendimento presencial em bares e restaurantes é permitido até as 18h; confira lista dos municípios.
A partir de hoje (22), a ampliação do horário do toque de recolher decretada pelo governador da Bahia Rui Costa (PT) ontem (21) começa a valer. Agora, a restrição inicia às 20h e vai até as 5h em todos os munícipios que fazem parte e os que foram incluídos na medida, com exceção da região Oeste. A validade do decreto foi estendida até o próximo domingo (28).
A partir de 20h, então, estão suspensas todas as atividades não essenciais e industriais. Além disso, o atendimento presencial em bares e restaurantes é permitido até as 18h, o funcionamento do transporte metropolitano até 20h30 e o delivery de alimentos até 23h.
A decisão aconteceu após o estado atingir a taxa de 80% de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Segundo Rui, a nova decisão tem como objetivo evitar a evolução da pandemia da Covid-19 no estado. “Medidas visam conter avanço do coronavírus. Estamos vivendo um momento extremamente grave e conto com a compreensão de todos”, escreveu. :: LEIA MAIS »
PROGRAMA HAJA BABADO, NOVA APOSTA DA RÁDIO BAHIANA, ESTREIA NESTE SÁBADO (20)

Apresentadores do Programa Haja Babado; Égila Passos, Arthur Bernard, Monique Madureira e Danilo Granata
Estreia neste sábado (20), às 10h, o Programa Haja Babado, nova aposta da Rádio Bahiana de Ilhéus – AM 1310 para liderar a audiência da região. Com linguagem leve e descontraída, o programa será apresentado por quatro profissionais renomados da comunicação de Ilhéus: Arthur Bernard, Danilo Granata, Égila Passos e Monique Madureira, que prometem levar bastante diversão e informação para os ouvintes.
Com um conteúdo diversificado e inédito nas rádios de Ilhéus, o programa será transmitido aos sábados, das 10h às 12h, e contará com a participação do público que poderá pedir música, participar de sorteios e interagir com os apresentadores comentando sobre os assuntos do momento.
O foco do programa é trazer entretenimento para as manhãs de sábado, com muita música, notícias de famosos nacionais e regionais, entrevistas com músicos e digitais influencers, além de informações sobre eventos da região, Big Brother Brasil e muita fofoca. O público poderá enviar mensagem através do whatsapp (73) 99969-0648 ou ligar (73) 3231-1605.
O Haja Babado será transmitido em várias plataformas da Rádio Bahiana em tempo real. Os ouvintes poderão sintonizar na AM 1310, acessar o site www.radiobahiana.com.br ou baixar o aplicativo da rádio disponível para Android. Um grande diferencial será a transmissão do programa também em vídeo, pelo canal da rádio no Facebook e YouTube.

ITACARÉ CONCLUI 2ª DOSE DA VACINA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E IDOSOS ABRIGADOS

A primeira etapa do esquema vacinal contra o Covid-19 já foi concluída em Itacaré com a segunda dose da vacina para os profissionais da área de saúde da linha de frente de combate ao Coronavírus e também os idosos assistidos pelo Abrigo São Pedro. A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando a vacinação dos idosos acima de 87 anos. A orientação é que esses idosos que ainda não se vacinaram, ou os responsáveis, façam o cadastro nas unidades de saúde para o agendamento.
Os profissionais de saúde que trabalham em clínicas e consultórios particulares, a exemplo dos dentistas, fisioterapeutas e demais trabalhadores dessas áreas, devem procurar a Secretaria de Saúde para realizar cadastro levando a carteira do conselho, documentação do estabelecimento que trabalha como CNPJ ou CNES, cartão SUS e comprovante de residência. A vacinação desses profissionais também será agendada conforme disponibilidade das vacinas.
Em Itacaré já foram vacinados os profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, postos de saúde, laboratórios e algumas clínicas particulares. :: LEIA MAIS »
ITABUNA: POPULAÇÃO APLAUDE A VOLTA INAUGURAL DOS ÔNIBUS

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, recebeu muitos aplausos ao participar da volta inaugural de parte da frota de 50 ônibus do transporte público por avenidas do centro da cidade no final da tarde desta terça-feira, dia 16. A passagem dos veículos pelas avenidas do Cinquentenário e Amélia Amado foi saudada por comerciários e clientes.
Na porta das lojas as pessoas demonstravam a felicidade de contar com transporte público de qualidade, a partir desta quarta-feira, dia 17, depois de o sistema entrar em colapso desde março do ano passado por conta da pandemia do novo coronavírus. Foram 11 meses sem ônibus na cidade.
Dentre as novidades anunciadas pelo prefeito estão sistemas wifi, USB e de reconhecimento facial, além da integração. Para isso, cinco pontos, no centro da cidade, foram selecionados para o Sistema de Integração: Praça da Laura Conceição (Catedral); Beira-Rio; Praça Otávio Mangabeira (Camacan); Centro Comercial e Avenida Amélia Amado.
O usuário poderá fazer o transbordo em até uma hora a partir do momento em que pagar a passagem. Dessa forma, os cidadãos pagarão apenas a tarifa de R$ 3,70 no deslocamento de um ponto a outro da cidade. Por exemplo, quem sair de bairros da zona oeste para a Califórnia descerá do ônibus no centro e tomará outro em direção ao destino. :: LEIA MAIS »









