WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


ESTUDO DA OXFORD APONTA QUE 3ª DOSE DA VACINA ASTRAZENECA AUMENTA A RESPOSTA IMUNE

Resultados semelhantes foram observados ao aumentar o intervalo entre as duas primeiras doses para 45 semanas.

Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, divulgado nesta segunda-feira (28) mostrou que uma terceira dose da vacina de Oxford-AstraZeneca aumenta ainda mais a resposta imune ao novo coronavírus. A pesquisa, que ainda não foi revisada por pares, indica que estender o prazo de aplicação da segunda dose para 45 semanas após a primeira injeção pode ter efeito semelhante.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 30 participantes dos estudos clínicos da vacina, que receberam a segunda dose tardia e outras 90 pessoas que receberam uma terceira dose. Todos eles tinham menos de 55 anos.

Os resultados mostraram que os níveis de anticorpos permanecem elevados por pelo menos um ano após uma única dose. Por outro lado, uma terceira dose do imunizante, administrada pelo menos 6 meses após a segunda dose, aumentou seis vezes os níveis de anticorpos e manteve a resposta das células T, aquelas com funções imunológicas de efetuação de respostas antivirais. A dose de reforço também resultou em maior atividade neutralizante contra as variantes Alfa (B.1.1.7, identificada na Inglaterra), Beta (B.1.351, originária da África do Sul) e Delta (B.1.617.2, descoberta na Índia).

Atualmente, a vacina de Oxford-AstraZeneca é administrada em regime de duas doses, com 12 semanas de intervalo entre elas. Apesar dos resultados, especialistas ressaltam que ainda não há evidências de de que seja necessária uma dose de reforço do imunizante, principalmente neste momento, em que há escassez de vacinas no mundo.

TAXA DE OCUPAÇÃO DAS UTIS CAI PARA 75% EM UMA SEMANA NA BAHIA

A taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) exclusivas para atendimento de adultos com Covid-19 está em queda livre na Bahia. Do último domingo (20) para cá (27), o percentual despencou de 81% para 75%, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

Por outro lado, no caso das UTIs pediátricas, a taxa de ocupação cresceu no mesmo período, de 63% para 77%. Em números absolutos, contudo, as crianças são apenas 27 dos 1.235 pacientes internados com casos graves da Covid-19.

Os leitos clínicos para adultos possuem taxa de ocupação de 58%, enquanto as enfermarias pediátricas registram um percentual de 73% de vagas ocupadas, de acordo com a Sesab.

REGULAÇÃO

A Central Estadual de Regulação registrou, ao meio-dia deste domingo (27), 26 pessoas adultas aguardando vaga em unidades de terapia intensiva (UTIs) exclusivas para Covid-19 na Bahia. Há uma semana, eram 75 pacientes na fila.

No mesmo horário, outros 24 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. No último domingo, a Sesab registrou 34 pessoas na fila para uma vaga de enfermaria.

Segundo a Sesab, esses números relativos à regulação são dinâmicos, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

MARÉ AGITADA INVADE BARRACAS E CAUSA ESTRAGOS NA ZONA NORTE DE ILHÉUS

Caso aconteceu no domingo (27) e foi registrado por moradores da região

A maré agitada invadiu barracas e causou estragos no domingo (27) em Ilhéus, no sul da Bahia. O caso aconteceu na praia Joia do Atlântico, na zona norte da cidade.

Nas imagens, é registrado o momento em que a água invade os estabelecimentos e o desespero de algumas pessoas que estavam no local.

Apesar do susto, a Defesa Civil de Ilhéus informou que não registrou nenhuma ocorrência no município.

No domingo (27), a Marinha do Brasil emitiu uma alerta sobre o mau tempo na região até a próxima quarta-feira (3). A previsão é de ventos fortes, ondas de até 2,5 metros e ressaca do mar.

Segundo o comandante da Capitania dos Portos de Ilhéus Giovani Andrade, a navegação está restrita.

“As pessoas precisam ter cuidado em navegar. A bandeira [está] amarela para esse dia. Está previsto muita chuva, mas o tempo deu uma melhorada”, explica.

COM LÁZARO MORTO, POLÍCIA QUER DESCOBRIR SE BANDIDO ATUAVA COMO JAGUNÇO DE EMPRESÁRIO

Polícia de Goiás não conseguiu prender com vida o ex-foragido; fazendeiro é suspeito de ter ajudado durante a fuga

Após 20 dias de buscas e cerco a Lázaro Barbosa, uma operação da Polícia Militar de Goiás com centenas de homens não conseguiu prender o foragido com vida – ele teria sido morto após uma troca de tiros com os policiais, em que nenhum agente de segurança saiu ferido. Agora, caberá à Polícia Civil do Estado dar continuidade nas investigações sem que se possa colher o testemunho do ex-suspeito de uma série de assassinatos.

“As investigações não acabam aqui. Ainda temos algumas pessoas para investigar e prender”, disse a jornalistas o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda. Segundo ele, a Polícia Civil já está investigando a suspeita de que Lázaro agia como matador de aluguel e que teria contado com o auxílio de pessoas que não queriam que ele fosse preso.

O principal alvo da apuração da suposta ligação de Lázaro com matadores é, de acordo com Miranda, o dono de uma chácara onde o fugitivo chegou a se esconder e obter alimentos, Elmi Caetano Evangelista, preso na última quinta-feira (24).

“O empresário [chacareiro] que está preso é um dos líderes da organização”, disse o secretário, afastando a tese de que Lázaro atuava sozinho. “Mais para frente, quando a investigação estiver finalizada, colocaremos [todas as informações] para vocês. Mas já há uma linha de apuração. Uma das coisas [hipóteses] é de que ele [Lázaro] atuava como jagunço ou segurança para algumas pessoas”, afirmou o secretário estadual.

“A operação foi uma catástrofe”, diz tenente-coronel da PM-SP

O tenente-coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo Adílson Paes de Souza assim resumiu a operação policial que culminou na morte de Lázaro: :: LEIA MAIS »

MINISTRO DO TURISMO E COMITIVA REALIZAM PALESTRA EM ILHÉUS, NESTA TERÇA (29)

Acompanhado por João Roma (Cidadania), o ministro do Turismo, Gilson Machado, desembarca nesta segunda-feira (28) na Bahia para cumprir agenda em Itaparica e Maragogipe. Nas localidades, ele irá entregar a restauração de igrejas.

Além do ministro da Cidadania, Gilson Machado também estará acompanhado do secretário especial da Cultura, Mário Frias, e da presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Larissa Peixoto. O Iphan, que integra o Ministério do Turismo, foi responsável pela realização das obras.

A comitiva segue para Ilhéus na terça-feira (29), onde haverá um encontro com prefeitos do estado. Está prevista uma visita a pontos turísticos da cidade, além de vistoria técnica em obras de infraestrutura que contam com recursos do governo federal.

Com informações do Bahia.BA.

PASSAGEM DE CICLONE SUBTROPICAL PODE PROVOCAR VENTOS DE 33 KM/H NO EXTREMO SUL DA BAHIA

Ciclone vai passar pelo alto-mar nas regiões sul e sudeste, mas pode provocar efeitos em Caravelas (BA).

A Marinha emitiu um alerta meteorológico com previsão da passagem de um possível ciclone subtropical sobre o alto-mar das regiões sul e sudeste do país que poderá provocar ventos de direção Noroeste a Sudoeste, com intensidade de até 33 km/h (60 nós), na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e da Bahia, ao sul de Caravelas, entre a manhã do dia 30 de junho e a manhã do dia 1° de julho.

De acordo com a Marinha, em consequência dos ventos mais intensos, poderá ocorrer agitação marítima, com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com até 4,0 metros de altura, em alto-mar, na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, e do Espírito Santo, entre a manhã do dia 30 de junho e a noite do dia 1° de julho.

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) alerta aos navegantes para consultar os avisos sobre as condições do tempo antes de se lançar ao mar. Os alertas estão disponíveis no site da Marinha.

PREFEITURA DE ILHÉUS CONCLUI E ENTREGA ESCOLA; MIRANTES, ASFALTO E QUADRA POLIESPORTIVA

O volume de obras reflete um município pujante, com foco no desenvolvimento econômico e social.

A Prefeitura de Ilhéus entregou neste domingo (27) mais um pacote de obras estruturantes em diversos pontos da cidade. Acompanhado do vice-prefeito Bebeto, da primeira-dama Soane Galvão, de deputados federais e vereadores, o prefeito Mário Alexandre realizou a vistoria final e entregou à comunidade a reforma da Escola Municipal Dom Eduardo, na Avenida Princesa Isabel; requalificação dos mirantes da Piqueira e do Plano Inclinado, localizados na Conquista; a quadra poliesportiva do Banco da Vitória e o asfalto no Salobrinho.

O gestor frisou que a cidade completa 487 anos em grande estilo, com intervenções em áreas cruciais para promover qualidade de vida, segurança e bem-estar aos munícipes. “A gente tem procurado trabalhar diuturnamente por Ilhéus e isso me deixa extremamente feliz. Com apoio da Câmara de Vereadores e dos deputados que aqui foram votados conseguimos trazer benfeitorias para a nossa comunidade. Essa é a força da união. No decorrer da semana entregaremos mais obras. O trabalho continua”.

A requalificação dos mirantes é fruto de emenda parlamentar pleiteada pelo vereador Ivo Evangelista ao deputado federal Márcio Marinho, que também participou do ato de entrega. Com recursos do Ministério do Turismo e contrapartida do Município, a melhoria integra o serviço de reestruturação dos espaços públicos e pontos turísticos da cidade. :: LEIA MAIS »

COLO-COLO DE ILHÉUS ESTREIA COM VITÓRIA NA SÉRIE B DO BAIANÃO

O Colo-Colo de Ilhéus estreou neste domingo (27) com vitória na série B do Campeonato Baiano de Futebol. O tigrão ilheense venceu o Sport Clube Camaçariense, no Estádio Waldomiro Borges, em Jequié.

O placar final foi de 1 a 0 para Colo-Colo, com um gol marcado pelo meia Alessandro Azevedo. O time ilheense entra em campo novamente, no próximo domingo (04), às 15h, contra o Barcelona, no Estádio Mário Pessoa.

VIVA ILHÉUS 2021: 487 ANOS SÃO CELEBRADOS COM A 2ª LIVE SOLIDÁRIA

A transmissão foi feita no espaço do Morro de Pernambuco.

Rumo aos 500 anos, Ilhéus celebra os 487 anos de história com apresentações de músicos locais, habilitados por meio da Lei Aldir Blanc, na 2ª Live Solidária Viva Ilhéus de 2021. Com o objetivo de arrecadar alimentos doados em favor da classe artística e das famílias cadastradas nas creches do município, a Prefeitura também levou cultura e entretenimento para o público que acessou a live no canal do YouTube, redes sociais e no canal da Rede Portal.

O evento, iniciado por volta das 14h desta segunda-feira, 28, com atendimento aos protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19, contou com a presença de autoridades municipais como o prefeito Mário Alexandre, que foi acompanhado da primeira dama, Soane Galvão, o vice-prefeito Bebeto Galvão, secretários e assessores, e autoridade federal como o deputado João Carlos Bacelar.

Apaixonado pela cidade, o prefeito fez questão de parabenizar Ilhéus pelos 487 anos. “A cidade é meu primeiro e maior amor, depois de Deus e da minha família. Com a pandemia, não podemos fazer shows, mas fizemos essa live maravilhosa levando diversão para as pessoas, com o carinho dos artistas da nossa terra, com muito entretenimento, além de ser uma live solidária para ajudar os vulneráveis que mais precisam. Esperamos fazer no ano que vem uma grande festa. Quero agradecer o carinho de todos e dizer que vamos continuar trabalhando por meu amor, minha terra” declarou. Mário Alexandre também destacou a parceria com o governador Rui Costa, as articulações com os senadores Otto Alencar, Ângelo Coronel e Wagner, bem como junto aos ministérios do governo federal, em favor do desenvolvimento da cidade.

Para o vice-prefeito Bebeto Galvão, os 487 anos são acúmulos de conquistas do ponto de vista cultural, econômico e social. “A prefeitura, com a responsabilidade que lhe é peculiar, e o nosso governo, com a compreensão social do desafio que vivemos no presente, realizamos o Viva Ilhéus como a expressão do momento áureo da cidade. Estamos alegres com a participação dos artistas e em prestar solidariedade”. :: LEIA MAIS »

GRUPO ADAPTALIA CHEGA À BAHIA E ATUA NA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Com sede em Madrid, na Espanha, o Grupo vem ampliando sua área de atuação para países como Portugal, México e Bolívia

O Grupo Adaptalia é uma das empresas líderes quando se trata da Proteção de Dados Pessoais, um setor de extrema importância no cenário mundial atual. Com sede em Madrid, na Espanha, o Grupo vem ampliando sua área de atuação para países como Portugal, México e Bolívia e, em outubro de 2020, iniciou suas atividades em Salvador, na Bahia, com a proposta de atender o mercado brasileiro.

Focada na assessoria de pequenas e médias empresas no processo de adequação à LGPD, possui uma metodologia descomplicada e ágil, que contempla todos os requisitos exigidos pela Lei, tais como a nomeação de Encarregado de Tratamento (“Data Protection Officer” – DPO, em inglês), coleta do consentimento, formação para funcionários, elaboração do Registro de Operações de Tratamento, entre outros.

Possui, hoje, uma carteira internacional com mais de 8.000 clientes. Na Bahia, conta com clientes como hospitais, administradoras de condomínio, shopping center, clínicas médicas e, recentemente, firmou um convênio com a Associação Baiana dos Notários e Registradores (ABNR) para a adequação dos cartórios associados.

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Em Setembro de 2020 entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018), que estabelece diversas regras quanto à coleta, uso, armazenamento e compartilhamento, por parte das empresas públicas e privadas, dos dados pessoais dos seus clientes/usuários.

A consultora sênior do Grupo Adaptalia no Brasil, Larissa Aguiar, destaca que a LGPD foi inspirada no Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia, também conhecido pela sigla GDPR, em inglês.

“Com a entrada em vigor da LGPD, o Brasil passa a integrar a relação dos países que se preocupam e valorizam a proteção de dados pessoais”.

Com a nova legislação, os titulares, identificados como as pessoas naturais que cedem os seus dados pessoais para tratamento, passam a ter diversos direitos, garantindo mais transparência e segurança quando da utilização dos seus dados pelas empresas. Larissa Aguiar cita, como exemplo, o direito de acesso aos dados – ou seja, as empresas passam a ter de informar quais dados possui daquele cidadão, bem como para qual finalidade são coletados.

A LGPD faz parte do nosso cotidiano e podemos observar sua utilização com a necessidade de aceitação da Política de Privacidade e a Política de Cookies ao ingressar em diversos websites ou aplicativos.

MARCO LEGAL

Larissa Aguiar aponta ainda que a entrada em vigor da LGPD cria um marco legal para o desenvolvimento das novas tecnologias no Brasil.

“Os novos produtos, especialmente aqueles que possuem inteligência artificial, têm como base a coleta de inúmeros dados pessoais – incluídos o IP de um celular ou computador, imagens coletadas por câmeras e identificadores biométricos”, afirma.

A coleta de dados pessoais deverá crescer exponencialmente com a implementação do 5G, o que exigirá maior transparência, segurança e privacidade para os seus usuários, obrigando às empresas que possuam processos de gestão muito bem estabelecidos quanto à LGPD.

“Neste sentido, é importante relembrar que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais dá grande importância e atenção às transferências internacionais de dados, exigindo que os países possuam legislação sobre o seu tratamento, sendo indiscutível o aumento destas transferências com o advento da rede de 5G”, diz Larissa.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia