WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


BAHIA TEM 3.016 NOVOS CASOS DE COVID-19 EM 24H E CONTAVBILIZA MAIS DE 49 MORTES PELA DOENÇA

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 76% na Bahia. O total de casos ativos passa dos 14 mil.

A Bahia registrou 3.016 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), neste sábado (26). Segundo o boletim, foram contabilizadas mais 49 mortes pela doença. [Veja a taxa de ocupação dos leitos no fim da matéria]

A Sesab ressalta que as mortes aconteceram em datas diversas, mas foram registradas no boletim deste sábado. Com os novos dados, a Bahia tem 23.709 óbitos pela doença, o que representa letalidade de 2,12%.

Dentre os óbitos, 55,78% ocorreram no sexo masculino e 44,22% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,97% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,24%, preta com 15,43%, amarela com 0,43%, indígena com 0,13% e não há informação em 6,79% dos óbitos.

O percentual de casos com comorbidade foi de 60,80%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,92%).

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS SUSPENDE APLICAÇÃO DA 1ª DOSE E AGUARDA NOVA REMESSA DO IMUNIZANTE; 2ª DOSE SEGUE NO CMAE

 

Com a chegada de nova remessa, a imunização do público 40+ será retomada

A Prefeitura de Ilhéus informa que a vacinação da primeira dose (D1) contra a Covid-19 está suspensa no município a partir desta quarta-feira (23). De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), a cidade zerou o estoque de D1 e aguarda nova remessa da vacina para dar continuidade à imunização por faixa etária, que nesta semana contemplou pessoas com idade igual ou superior a 40 anos.

Conforme a Sesau, Ilhéus recebeu 2.500 doses, aplicadas em sua totalidade ontem (22), nos pontos fixos e de drive-thru espalhados pela cidade. Com a chegada de novo lote, a imunização do público 40+ será retomada. A segunda dose, por sua vez, segue sendo aplicada normalmente no CMAE, antigo Colégio Fênix, das 8h às 12h e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira, com exceção do feriado junino.

Pessoas com dose de reforço tanto da CoronaVac quanto da vacina de Oxford/AstraZeneca devem se dirigir ao ponto fixo, portando CPF e cartão de vacinação constando a primeira aplicação do imunizante.

Serviço

2ª dose – CoronaVac e Oxford/AstraZeneca

Local: CMAE – Avenida Canavieiras, 275 – Cidade Nova

Horário: Das 8h às 12h e das 13h às 15h

ITABUNA: NOVO DECRETO FLEXIBILIZA O FUNCIONAMENTO DE RESTAURANTES E BARES

A Prefeitura de Itabuna publicou no Diário Oficial desta terça-feira, 22, um novo decreto em que flexibiliza o funcionamento de restaurantes, bares e similares até sexta-feira, dia 25. A flexibilização ocorre após um entendimento entre a administração municipal e representantes deste segmento que vem amargando sérios prejuízos ao longo da pandemia.

De acordo com o Decreto de nº 14.489, fica autorizado o funcionamento de restaurantes, bares e similares, inclusive com serviços por delivery, desde que sejam obedecidas normas de restrição de locomoção noturna, que também foi alterada, passando a ser das 23 às 5 h. O transporte coletivo municipal funcionará até as 23 horas.

Importante lembrar que, no final de semana, as medidas de restrição permanecem mais rígidas, com a suspensão dos serviços e atividades considerados não essenciais entre as 23h de sexta-feira às 5 h de segunda-feira, dia 28.

Os representantes do setor assumiram o compromisso de cumprir todos os protocolos e medidas de segurança, e a Prefeitura de seguir com a fiscalização. Assim como aconteceu com outros segmentos que seguiram a linha do diálogo com a Administração municipal, a exemplo dos templos religiosos e academias de ginástica, o prefeito tem buscado ser sensível ao momento delicado enfrentado pelos setores de serviço e do comércio.

ILHÉUS: PROFISSIONAIS LINHA DE FRENTE NO COMBATE À COVID SÃO HOMENAGEADOS POR GRUPO DE VOLUNTÁRIOS

Há cerca de 2 anos, o grupo Amigos Solidários reúne pessoas que se dedicam voluntariamente à ações sociais.

O clima de São João chegou mais cedo para os profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, do Centro de Covid-19, hospital de campanha implantado no Centro de Convenções de Ilhéus. Isto porque, o grupo Amigos Solidários realizou uma homenagem em agradecimento aos profissionais de saúde no auditório, obedecendo aos protocolos de prevenção, ao som de um trio de forró, como forma de retribuição à assistência prestada às famílias e pacientes.

“Eles estão enfrentando uma barra que a gente não consegue mensurar. É o mínimo que a gente pode fazer para trazer um pouquinho de aconchego, porque eu sei o quanto de carinho que eles têm com as nossas famílias e com os pacientes que eles atendem”, destacou a integrante do grupo Amigos Solidários, Marielle Assef.

Há cerca de 2 anos, o grupo Amigos Solidários reúne pessoas que se dedicam voluntariamente à ações sociais ligadas à arrecadação de recursos como alimentos, doações pecuniárias, de cobertores e cestas básicas em prol de pessoas que necessitam. Com essa homenagem, os voluntários enxergaram a necessidade de reconhecer o serviço dos profissionais do Centro Covid-19 de Ilhéus em favor do próximo, e prestar agradecimento. Afinal de contas, até uma mensagem de “muito obrigado” faz a diferença no coração daqueles que estão todos os dias servindo numa batalha sem precedentes contra o inimigo invisível, a Covid-19. :: LEIA MAIS »

POLÍCIA CIVIL PARALISA ATIVIDADES POR 24 HORAS NESTA QUARTA (23)

Categoria protesta contra reforma administrativa e mudanças previdência.

Os policiais civis da Bahia vão realizar uma paralisação de 24 horas com início às 08h desta quarta-feira (23) e encerramento às 08h de quinta (24). Em Salvador a categoria vai promover um “sirenaço” em frente ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que fica na Pituba, às 10h

Vamos fazer manifestações em todas as delegacias da Bahia”, disse o presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes. Os policiais protestam contra a reforma administrativa que tramita no Congresso e também contra mudanças na previdência do estado.

Além da Bahia, a União dos Policiais do Brasil (UPB) está organizando manifestações em todas as capitais do Brasil. Em Brasília, o ato terá início no estacionamento do Mané Garrincha, a partir das 14h, e seguirá até a Esplanada dos Ministérios.

ILHÉUS: SICOMERCIO DIVULGA FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NAS PRÓXIMAS SEMANAS

Comércio funcionará normalmente nessa quarta (23).

O Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus (SICOMERCIO) divulgou nesta terça-feira (22) sobre os dias de funcionamento do comércio nas próximas semanas. Será respeitado apenas as pausas para os feriados municipais de 24/06, 28/06 e 02/07. Os demais dias terão funcionamento normal. 

Confira abaixo as datas em que o comércio estará aberto:

JUNHO

Dia 23 (quarta-feira) – Funcionamento normal

Dia 24/06 (quinta-feira) – Feriado Municipal São João– Comércio não funciona. A SICOMERCIO intercedeu junto ao Poder Municipal para revogar este ano, mas informam que não obtiveram sucesso.

Dias: 25 e 26 (sexta-feira e sábado) – Funcionamento normal

Dia 28/06 (segunda-feira) – Feriado -Dia da Cidade- Comércio não funciona.

JULHO

Dia 02 (sexta-feira) – Feriado Estadual – Independência da Bahia – Comércio não funciona.

Dia 03 (sábado) – Funcionamento normal

BAHIA VACINOU QUASE UM TERÇO DA POPULAÇÃO CONTRA COVID-19, DIZ CONSÓRCIO DE IMPRENSA

Já segunda dose foi aplicada em 11,57% dos baianos.

Um total de 4.515.288 pessoas receberam a primeira dose do imunizante contra o coronavírus na Bahia, segundo o balanço da vacinação divulgado na noite desta terça-feira (22) pelo consórcio de veículos de imprensa. Com isso, 30,24% da população do estado foi vacinada contra a Covid-19.

Já a segunda dose foi aplicada em 11,57% da população da Bahia: 1.726.913 pessoas. No total, 6.242.201 doses foram aplicadas no estado (77,79% das 8.005.140 doses recebidas).

No Brasil, 65.654.739 pessoas receberam a primeira dose (31% da população do país). Destas, 24.509.708 tomaram a segunda (11,57%). Ao todo, foram utilizadas 90.164.447 vacinas para a ação (80% das doses recebidas pelos estados).

OPERAÇÕES POLICIAS CONTRA CRIME ORGANIZADO CUMPREM MANDADOS NA BAHIA E EM SÃO PAULO

Uma das ações, denominada Operação Tacho, é realizada em Salvador e alguns pontos do estado de São Paulo. Já a Cabelo de Ouro cumpre mandados em duas cidades do interior baiano.

Duas operações policiais contra o crime organizado, deflagradas na manhã desta quarta-feira (23), cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em Salvador, além de cidades do interior da Bahia e do estado de São Paulo.

De acordo com a Polícia Civil, os grupos que são alvo das operações são investigados por tráfico de drogas, homicídios e crimes contra instituições financeiras. Os mandados das operações foram expedidos pela Justiça da Bahia.

Uma das ações é a Operação Tacho, que cumpre mandados nos bairros de Fazenda Grande do Retiro, Arenoso, Itapuã, Pau Miúdo e Uruguai, em Salvador, e em locais de SP. Não foram divulgados quais cidades de São Paulo a ação ocorre.

:: LEIA MAIS »

NOTA DE PESAR

A Câmara de Vereadores de Ilhéus lamenta o falecimento do ex-vereador e ex-presidente da Casa, Nizan Lima dos Santos, vítima da Covid-19. Considerada uma das mais respeitadas lideranças políticas da região, especialmente entre as décadas de 80 e 90, Nizan foi eleito para cinco mandatos no Parlamento ilheense. Ocupou a presidência do Legislativo por mais de uma vez.

Em 2016, tentou chegar ao Poder Executivo. Foi candidato a vice-prefeito de Ilhéus, pelo PRTB. E, em 2020, tentou retornar para a Câmara, candidatando-se pelo Democratas. Era advogado e tinha 77 anos. Deixa esposa, filhos e netos.

Nizan Lima era respeitado por seu espírito público e pela forma de fazer política, com ética e equilíbrio. Era admirado por correligionários e por adversários políticos. Foi mais uma vítima da pandemia.

Foi internado há algumas semanas e teve o quadro agravado nos últimos dias. Uma campanha chegou a pedir doação de sangue para um quadro que já era extremamente grave. Esta madrugada, ele não resistiu. :: LEIA MAIS »

AGENDA EDUCAÇÃO: SEDUC DIVULGA PROGRAMAÇÃO SEMANAL

Pais, responsáveis ou alunos, podem fazer a entrega e retirada dos novos materiais pedagógicos nas escolas até o dia 23.

A Prefeitura de Ilhéus informa a programação da agenda semanal das ações pedagógicas da secretaria municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), de 21 a 25 de junho. Plantão pedagógico, visita às escolas, oficina, Coleta do Censo Escolar de 2021, apresentação dos vídeos dos alunos do projeto Nas Ondas da Leitura e reuniões internas, compõem o script desta semana. Confira o que acontece em cada dia.

A agenda da Seduc começou intensa nesta última segunda-feira, 21, reunindo atividades como a realização de uma oficina sobre “Aprendizagem Híbrida”, para supervisores, orientadores e gestores por meio do aplicativo Zoom, com a mediação de João Ricardo, realizada das 10h e às 14h.

Também na segunda-feira, aconteceu o plantão pedagógico, de entrega presencial dos roteiros de aprendizagens às famílias, nas unidades escolares, das 8h às 17h. Pais, responsáveis ou alunos, podem fazer a entrega e retirada dos novos materiais pedagógicos nas escolas até o dia 23. Também de 21 a 23 de junho, são realizadas as visitas às escolas, das 8h às 17h, com a mediação dos gestores educacionais da Seduc.

No dia 23, quarta-feira, também haverá a reunião da primeira etapa da Coleta do Censo Escolar de 2021, às 14h, com os executores do sistema educacenso, no Google Meet. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia