SEDUC EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer – SEDUC
Considerando a publicação do Decreto n.º 073 de 13/07/2021, que autoriza o retorno das atividades letivas nas Unidades de Ensino públicas e privadas, na modalidade SEMIPRESENCIAL, em Ilhéus, informamos que a Instrução Normativa com as orientações e protocolos que serão adotados nas escolas, pertencentes à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), será publicada nos próximos dias.
Porém, ratificamos que o retorno semipresencial acontecerá após a aplicação da 2ª dose da vacina contra o Coronavírus Covid 19, estimada para acontecer em meados de agosto de 2021.
Sendo assim, tranquilizamos os servidores e comunidade escolar e informamos que continuamos os trabalhos da forma não presencial. Qualquer alteração será comunicada previamente.
ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL RECEBEM NOVO CRÉDITO DO PROGRAMA VALE-ALIMENTAÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA (15)

O Governo do Estado realiza, nesta quinta-feira (15), novo crédito do programa Vale-Alimentação (PVAE). A iniciativa, que chega na sétima parcela, no valor de R$ 55 por aluno, faz parte das ações de assistência estudantil desenvolvidas no âmbito do Programa Estado Solidário, com o objetivo de garantir a segurança alimentar dos estudantes e de suas famílias. O investimento com o Vale-Alimentação, até o momento, já soma R$ 316 milhões de recurso próprio do Estado.
O PVAE beneficia todos os estudantes matriculados na rede estadual de ensino (cerca de 900 mil). O valor é, exclusivamente, para a compra de alimentos, como feijão, arroz, marcarão, ovos, carne e leite, sendo de livre escolha do estudante. Os alimentos podem ser comprados com os cartões distribuídos pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em mais de 20 mil estabelecimentos credenciados nos 417 municípios baianos, além de distritos e povoados, movimentando, também, a economia local e do Estado.
Em caso de dúvida sobre o Vale-Alimentação, o estudante ou pais/responsáveis deve entrar em contato com a escola onde está matriculado ou pelos canais da Ouvidoria (0800 284 0011 e e-mail ouvidoria@educacao.ba.gov.br). Outras opções são as contas do Facebook (@ouvidoriageraldabahia) e do Instagram (@ouvidoriageralbahia) da Ouvidoria Geral do Estado, que passaram a ser usadas para otimizar esta prestação de serviços aos estudantes, professores, servidores e sociedade de um modo em geral.
ILHÉUS: SAÚDE DIVULGA SALAS QUE OFERTAM VACINA CONTRA A COVID-19 PARA 37+ A PARTIR DESTA QUINTA

Para receber a vacina, o usuário deve apresentar CPF; cartão do SUS; comprovante de residência e cartão de vacinação, caso possua.
A secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus divulgou a programação para a implementação das vacinas contra a Covid-19, com início a partir desta quinta-feira, 15, nas salas de vacina das unidades da Atenção Primária à Saúde, do município de Ilhéus. De acordo com o órgão, a oferta da vacinação contra Covid-19 será para o público com idade igual ou superior a 37 anos e acontecerá de acordo com a quantidade de doses disponíveis, na medida em que o município recebe novas doses.
Ao todo, 13 unidades distribuídas nos módulos Sul, Norte, Centro e Oeste disponibilizarão as vacinas nos horários específicos de funcionamento de cada unidade de saúde.
No Sul, estarão em funcionamento unidades como a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Nossa Senhora da Vitória, das 13h às 15h30h; o ESF do Ilhéus II, a UBS do Hernane Sá e a UBS de Olivença, das 8h às 11h30; e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Nelson Costa, das 13h às 16h.
No Norte, a UBS Sarah Kubitscheck funcionará das 13h às 16h30, com oferta da vacina contra a Covid-19. :: LEIA MAIS »
NOVAMENTE ENTRE AS MELHORES DA AMÉRICA LATINA! UESC SOBE UMA POSIÇÃO

A UESC está incluída novamente no Times Higher Education Latin America University Rankings(THE).
A Uesc está incluída novamente no Times Higher Education Latin America University Rankings(THE). O Times Higher Education Latin America University Rankings lista as melhores universidades da região da América Latina e do Caribe.
O ranking é baseado nos mesmos 13 indicadores de desempenho rigorosos que sustentam o THE World University Rankings, mas os pesos foram redefinidos para refletir as características das universidades da América Latina. As universidades foram avaliadas em todas as suas missões principais: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.
A classificação de 2021 inclui 177 instituições em 13 países, contra 166 instituições no ano passado. O Brasil é o país mais representado no ranking, com 67 instituições, seguido pelo Chile com 28, Colômbia com 24 e México com 23. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: SAMU RECEBE INFORMATIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGULAÇÃO

De acordo com o diretor Regional do Samu, Cyomar Dias, a montagem foi iniciada nesta última terça-feira, 13, e, após a conclusão das instalações dos equipamentos e do sistema de software para acompanhamento das ocorrências, um treinamento será ofertado para a equipe.
O controle e o registro de todas as ocorrências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), agora vão acontecer de forma mais rápida. A secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus iniciou a informatização do sistema de regulação do SAMU Regional de Ilhéus, que cobre nove municípios da região costeira do Sul da Bahia. A instalação do sistema ESUS SAMU contribuirá para reduzir o tempo resposta e trazer mais qualidade ao serviço.
“Mais um avanço para a saúde de Ilhéus. Essa conquista reflete em respeito aos usuários que buscam o atendimento do SAMU”, comemorou o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.
De acordo com o diretor Regional do Samu, Cyomar Dias, a montagem foi iniciada nesta última terça-feira, 13, e, após a conclusão das instalações dos equipamentos e do sistema de software para acompanhamento das ocorrências, um treinamento será ofertado para a equipe que atua na Central de Regulação das Urgências do SAMU. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA ESTUDA REATIVAR TIRO DE GUERRA À PEDIDO DE JERBSON

O Tiro-de-Guerra, da 18ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM), com sede em Ilhéus, deverá ser retomado, anunciou esta semana o prefeito Mário Alexandre, atendendo a um requerimento do vereador e presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), defensor da causa. “Sabemos da importância do Tiro-de-Guerra na educação, formação e profissionalização dos nossos jovens”, disse o prefeito durante encontro com o Coronel Renó, do Exército. Para Jerbson, é obrigação dele, enquanto vereador, “buscar mecanismos para incentivar a juventude, preencher o tempo ocioso e ajudar na formação, caráter e no valor moral”.
O Tiro-de-Guerra é uma pequena unidade militar do Exército Brasileiro encarregada de formar atiradores e cabos da segunda categoria da reserva. A organização de um TG ocorre em acordo firmado com os municípios e o Comando da Região Militar. Há anos o serviço foi desativado em Ilhéus, deixando de convocar centenas de jovens para receber instrução militar, conciliando a atividade militar com o trabalho e o estudo.
No Tiro-de-Guerra, o atirador permanece por um período de 6 a 10 meses participando de atividades específicas das Forças Armadas. Ao término do período, o jovem é licenciado das fileiras do Exército, mas leva consigo experiências de estímulos e aprendizados sobre disciplina e respeito.
“Neste momento social conturbado, a reativação do TG pode ser importante para a formação dos nossos jovens, especialmente os que dispõem de poucas oportunidades para se tornar um cidadão protagonista de sua geração e especialmente da sua comunidade”, destaca Moraes. :: LEIA MAIS »
PL DE JERBSON MORAES VISA COMBATER A POBREZA MESTRUAL, REALIDADE ENFRENTADA POR 12 A CADA 100 MULHERES NO MUNDO

Projeto de Lei de autoria do vereador Jerbson Moraes (PSD), que institui e define diretrizes para políticas públicas de conscientização sobre combate à pobreza menstrual e a universalização do acesso à distribuição de absorventes para mulheres em situação de rua e adolescentes em fase escolar, foi protocolado hoje (13), na Câmara Municipal de Ilhéus, como sendo a primeira ação do parlamentar após o recesso legislativo.
Realidade pouco conhecida no Brasil e em Ilhéus, a pobreza menstrual leva milhares de mulheres e meninas, por falta de recursos financeiros, a usar folha de jornal, sacos plásticos, meias e panos velhos durante o ciclo menstrual, aumentando o risco de infecção.
Moraes lembrou que 12,5 por cento das mulheres no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), vivem na pobreza, sem acesso aos produtos de higiene em decorrência de seus altos custos, ficando impedidas de acessar meios adequados e seguros para gerenciar os períodos menstruais.
“Esta também é uma realidade de muitas mulheres e jovens carentes de Ilhéus, que precisamos combater para, inclusive, diminuir filas nos postos de saúde e hospitais nos tratamentos de infecção urinária e que podem chegar ao extremo do câncer no colo do útero”, disse.
No Brasil não existem dados oficiais sobre a pobreza menstrual. Um das poucas referências acerca do tema vem de uma pesquisa realizada em 2018, por uma fabricante de absorventes, que ouviu 9.062 mulheres de 12 a 25 anos. Entre a faixa etária de 12 a 14 anos, 22 por cento delas afirmam não ter acesso a produtos confiáveis, por falta de recursos. “Este Projeto de Lei é, sobretudo, uma medida de saúde pública para combater uma realidade silenciosa que ocorre em nossa cidade”, destacou.
BAHIA RECEBE PRIMEIRAS DOSES DA SPUTNIK V NO FINAL DE JULHO; GOVERNADOR DIZ QUE BAIANOS ESTARÃO 100% IMUNIZADOS SE ANVISA LIBERAR A VACINA SEM RESTRIÇÃO

Segundo o governador, o estado conseguiu cumprir as 28 condições impostas pela Anvisa para importação do imunizante
O governador Rui Costa afirmou em suas redes sociais que em 15 dias as primeiras doses da vacina Sputnik V contra a Covid-19 chegará ao estado. Segundo o chefe do Executivo estadual, a Bahia conseguiu cumprir as 28 condições impostas pela Anvisa para importação do imunizante.
Em março deste ano, o governo comprou 9,7 milhões de doses da vacina russa, mas que não foram enviadas em decorrência de “pendências”, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Já conseguimos atender as 28 condições impostas pela Anvisa para importarmos a vacina #Sputnik. Seguimos na expectativa, de, em 15 dias, recebermos as primeiras doses.
— Rui Costa (@costa_rui) July 13, 2021
BAIANOS 100% IMUNIZADOS :: LEIA MAIS »
SINDICATO DIZ QUE PROFESSORES NÃO VÃO VOLTAR ÀS AULAS E RUI COSTA CITA CORTE DE SALÁRIO PARA QUEM NÃO RETOMAR ATIVIDADES

Governador afirmou que categoria já reúne condições para retorno às escolas e presidente da entidade diz que trabalhadores só retornarão às escolas quando houver 100% de imunização.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, afirmou nesta quarta-feira (14) que a categoria não vai retornar às salas de aula neste mês de julho. Já o governador do estado, Rui Costa, informou, também nesta quarta, que quem não retornar às salas, na modalidade semipresencial, terá corte salarial dos dias não trabalhados.
O governador reafirmou que as aulas semipresenciais serão retomadas em 26 de julho e acrescentou que os servidores que não cumprirem a carga horária definida será penalizado com a não remuneração, como qualquer trabalhador que falte ao posto de trabalho.
“Se você faltar [o trabalho] dias seguidos e não justificar, você não receberá o salário e eventualmente poderá ser demitido. No caso do servidor público, ele precisa faltar 30 dias seguidos para eventualmente responder um processo administrativo por abandono de emprego e não ter mais o seu emprego”, disse o governador.
Rui Oliveira, do sindicato dos professores, diz que a volta não vai acontecer ainda este mês pela falta de imunização completa dos professores. :: LEIA MAIS »
SINEBAHIA OFERTA VAGAS DE EMPREGO PARA ITABUNA NESTA QUARTA (14); CONFIRA

Interessados devem enviar e-mail com dados e vaga pretendida ou agendar atendimento por meio do SAC Digital.
O SineBahia divulgou vagas de emprego disponíveis para quarta-feira (14), em Itabuna, no sul do estado. [Veja lista abaixo].
Interessados devem agendar atendimento através do site do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Para se candidatar, é necessário apresentar currículo, nome completo, número para contato, RG, CPF e PIS.
Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das oportunidades disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos. Confira lista:
Confira lista:
AUXILIAR ADMINISTRATIVO (ESTÁGIO)
Cursando 5º semestre em Administração, Contábeis ou Economia
Não exige experiência
Necessário ter domínio de pacote Office (intermediário) e residir em Itabuna
2 VAGAS
ANALISTA ADMINISTRATIVO (ESTÁGIO)
Cursando 5º semestre em Administração, Contábeis ou Economia, Tec. da Informação ou áreas afins
Não exige experiência
Necessário ter domínio de pacote Office (intermediário) e residir em Itabuna
2 VAGAS
AUXILIAR DE REFRIGERAÇÃO EM AR-CONDICIONADO
Ensino Médio completo, com experiência mínima de 6 meses na carteira e curso na área
1 VAGA
TREINEE DE LOGÍSTICA
Pós-graduação em Engenharia de produção ou áreas a fins, com experiência mínima de 6 meses
Necessário ter domínio de pacote Office (intermediário), veículo próprio e residir em Itabuna
1 VAGA
COMPRADOR
Ensino Superior completo em Administração, Contábeis ou Economia, com experiência mínima de 6 meses
Necessário ter domínio de pacote Office (intermediário), veículo próprio e residir em Itabuna
1 VAGA









