CÂMARA DE ILHÉUS FINALIZA HOJE ENTREGA DOS CARTÕES DE ALIMENTAÇÃO AOS SERVIDORES

Durante o dia de hoje (30), a Câmara Municipal de Ilhéus conclui a entrega dos cartões de alimentação a todos os servidores de Casa. Por mês, os servidores passam a ter garantido um crédito no valor de 500 reais para aquisição de produtos alimentícios. Este valor disponibilizado passa a fazer parte de mais uma etapa da política de valorização do servidor da Câmara de Ilhéus, implantada pela atual gestão.
Até a legislatura passada não existia lei que instituísse o benefício do cartão alimentação aos servidores, uma exigência do Ministério Público Estadual. A partir da atual gestão, o benefício já não depende mais da vontade e disponibilidade de cada exercício administrativo da instituição. Este direito do servidor foi instituído e regulamentado em lei municipal, proposta pela Mesa Diretora.
Somente após a edição desta norma pelo plenário é que foi possível realizar nova licitação, com ampla publicidade, para contratação de empresa especializada no fornecimento de cartão alimentação. A Câmara de Vereadores possui recursos em caixa que permitem de forma segura a implementação de novas ações em favor dos seus servidores. :: LEIA MAIS »
VEJA VAGAS DISPONÍVEIS PARA SISU 2021.2 OFERTADAS EM INSTITUIÇÕES BAIANAS

Apenas na Universidade Federal da Bahia (Ufba), serão 1.556 vagas para o segundo semestre.
Universidades baianas começaram a divulgar as vagas disponíveis para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2021. As inscrições começam na próxima terça-feira (3) e seguem até 6 de agosto. [Veja as instituições no fim da reportagem]
Segundo cronograma do Ministério da Educação (MEC), o resultado da chamada regular está previsto para o dia 10 de agosto. Já o prazo para confirmação de interesse em participar da lista de espera será divulgado entre 10 e 16 de agosto.
As inscrições são feitas no site do Sisu. Podem participar os estudantes que fizeram a edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por causa da pandemia, o vestibular foi adiado de novembro para janeiro e fevereiro deste ano.
Este ano, o índice de abstenção na prova foi de 51% na Bahia. Em todo o estado, 444.744 candidatos se inscreveram para fazer a prova. Deste total, 217.915.
Veja vagas disponíveis
- Universidade Federal da Bahia (Ufba) :: LEIA MAIS »
GOVERNO DO ESTADO PROMOVE NOVA REUNIÃO COM A APLB SOBRE AS AULAS SEMIPRESENCIAIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

Secretário estadual Jerônimo Rodrigues debate com representantes da APLB o regresso à sala de aula, de forma presencial
O Governo do Estado, através das secretarias de Relações Institucionais (Serin) e da Educação (SEC), promoveu mais uma reunião com representantes da APLB Sindicato, na noite desta quarta-feira (28/07/2021), na sede da Serin. O encontro presencial contou com a participação dos secretários Luiz Caetano e Jerônimo Rodrigues.
Esta foi a terceira reunião realizada, desde a semana passada, para tratar sobre a segunda fase do ano letivo na rede estadual de ensino, que começou na segunda-feira (26), exclusivamente para os estudantes do Ensino Médio, com aulas semipresenciais. Para os estudantes do Fundamental, o ensino híbrido começa no dia 9 de agosto.
O titular da Serin, Luiz Caetano, afirmou que todos os esforços estão sendo empreendidos pelo Governo, visando a segurança, tanto dos alunos quanto dos educadores. “Por isso, é importante o diálogo com os professores para que esta segunda fase do ano letivo seja realizada com êxito”, afirmou, ao adiantar que uma nova reunião será realizada na próxima terça-feira (3). :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE SE REÚNE COM EMPRESAS EXECUTORAS DE TRÊS GRANDES OBRAS

Estão em construção o novo complexo esportivo, no Malhado, a nova escola em tempo integral, na Barra de Itaípe, e a UPA da zona Norte tipo II na Avenida Esperança.,
Uma reunião foi realizada no gabinete do centro administrativo pelo prefeito Mário Alexandre com os representantes de empresas executoras sobre o andamento de três importantes obras para o município de Ilhéus, na noite desta última quarta-feira, 28. Com investimentos voltados para as áreas da saúde e educação que somam cerca de 28 milhões de reais, as obras, que estão situadas na zona Norte da cidade, resultam do compromisso firmado pela gestão com os ilheenses.
“Fiz questão de conversar com os representantes das empresas executoras do novo complexo esportivo que está sendo construído no Malhado, da nova escola em tempo integral com obras em curso na Barra de Itaípe e da UPA da zona Norte tipo II na Avenida Esperança, para saber detalhes do andamento destes importantes equipamentos para o nosso município. A Prefeitura de Ilhéus está à pronta disposição com as equipes trabalhando diuturnamente para intervir, ajudar e providenciar o que for preciso para acelerar a documentação e os procedimentos necessários para essas obras, uma vitória e orgulho para todos nós, ilheenses”, declarou o prefeito Mário Alexandre que agradeceu ao governador Rui Costa pela parceria. :: LEIA MAIS »
PREFEITO AUGUSTO CASTRO ENTREGA MELHORIAS NA NOS ACESSOS À RODOVIA BR-101 EM ITABUNA

Depois de receber da secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, um trator que vai beneficiar agricultores na quarta-feira, dia 28, aniversário da cidade, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) seguiu para o acesso norte à BR-101, onde fez entrega das melhorias na rotatória que liga a rodovia à Avenida Itajuípe, no Bairro Santo Antônio.
“Essa obra essencial para Itabuna é fruto de uma parceria entre o município e o DNIT. Precisamos cuidar de todos os acessos à cidade” destacou Augusto Castro, acrescentando que outro acesso, requalificado com o apoio do Governo do Estado foi o do prolongamento da Avenida Amélia Amado à BR-101, passando pelo Centro Comercial que recebeu recapeamento e iluminação LED.

O secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, destacou a importância do diálogo com os órgãos governamentais que apoiaram a requalificação do trecho. “Para mim é um momento de grande alegria, pois, essa obra demonstra que nossos esforços em Brasília surtiram efeito positivo”, comemorou. :: LEIA MAIS »
COM AVANÇO DA VACINAÇÃO, ILHÉUS REGISTRA QUEDA DA TAXA DE INTERNAÇÕES CASOS E MORTES POR COVID-19

O prefeito Mário Alexandre reiterou que a colaboração da população continua sendo decisiva para frear o ritmo de transmissão do vírus
Após seis meses do início da vacinação contra a Covid-19, Ilhéus começou a apresentar redução progressiva no percentual de internações e índice de casos e mortes em decorrência da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), houve diminuição de aproximadamente 1.500 atendimentos no Centro Covid-19, comparando junho e julho deste ano.
Referência na região sul da Bahia, a unidade prestou 3.146 atendimentos no mês passado, com registro de 51 óbitos e média diária de 26 pacientes internados na UTI. Já em julho, o número de atendimentos caiu para 1.865, com média de internação diária de 23 pacientes e 26 óbitos, contabilizados até esta quinta-feira (29).
Além das medidas restritivas adotadas pela Prefeitura para conter a disseminação do vírus, a estratégia de vacinação estruturada contribuiu significativamente para manter a tendência de queda. Embora o cenário apresente certa estabilidade, a Sesau alerta que a pandemia não acabou.
O prefeito Mário Alexandre reiterou que a colaboração da população continua sendo decisiva para frear o ritmo de transmissão do vírus. “Todas as medidas adotadas são necessárias para que a gente consiga manter a taxa de contaminação baixa e prestar uma assistência adequada. É fundamental que a população continue seguindo todas as medidas, com uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”. :: LEIA MAIS »
ITAPETINGA: POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO “TERRA FIRME”, QUE APURA ROUBO DE GADO E CUMPRE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO EM UBAITABA, AURELINO LEAL E JEQUIÉ

Na manhã de hoje (29/07), a Polícia Civil deflagrou a Segunda Fase da OPERAÇÃO TERRA FIRME, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão, após investigação de crimes de Roubo de caminhões de gado e caminhões frigoríficos carregados com carne resfriada, crimes estes ocorridos na Rodovia BA-670, nos trechos que cortam os municípios de Itapetinga, Potiraguá e adjacências, tendo como vítimas caminhões que transportam cargas de bois gordos destinados a abate num Frigorifico de Itapetinga e carne resfriada que seria comercializada na região.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Ubaitaba, Aurelino Leal e Jequié, sendo identificado o principal receptador das cargas roubadas, como D.J.S.S., 31 anos, que possui um açougue no centro da cidade de Ubaitaba.
D.J.S.S. foi preso com 28 (vinte e oito) munições intactas de calibre 6.35mm, 04 (quatro) aparelhos celulares, bem como também estava de posse do veículo GM ÔNIX, cor branco, citado pelos motoristas vítimas como sendo o veículo utilizado nas ações criminosas da quadrilha, inclusive os motoristas eram colocados no porta-malas do GM ÔNIX e levado como reféns, somente sendo liberados horas depois. :: LEIA MAIS »
COM CHEGADA DE DOSES DA PFIZER, BAHIA RECEBE TRÊS CARGAS PREVISTAS PARA ESTA SEMANA

Último dos três lotes foi entregue na tarde desta quarta-feira (29) com 143 mil doses da Pfizer
A Bahia recebeu nos últimos dois dias mais de 600 mil doses de vacinas contra a Covid-19. No total, foram entregues entre a última terça (27) e quarta-feira (28) o total de 613.060 doses. O último dos três lotes previstos, foi entregue na tarde de quarta-feira com 143.910 doses da Pfizer. O lote desembarcou no Aeroporto Internacional de Salvador por volta das 16h30.
Antes, ainda na terça-feira, o estado havia recebido outros dois carregamentos. O primeiro, com 255.300 doses da Coronavac e 63.600 da Oxford/AstraZeneca chegou pela manhã. No fim do dia, a segunda carga, com 150.250 imunizantes da Oxford/AstraZeneca foi entregue.
BRASIL ULTRAPASSA MARCA DE 98 MILHÕES DE VACINADOS COM PRIMEIRA DOSE CONTRA COVID-19

Total representa 46,38% da população
O Brasil ultrapassou nesta quarta-feira (29) a marca de 98 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose contra Covid-19. Ao todo, 98.202.468 pessoas, o que representa 46,38% da população.
Já 18,65% dos brasileiros, ou , 39.493.648 pessoas, já concluíram o esquema vacinal recebendo a segunda dose da vacina ou o imunizante em dose única. Entre os estados com maior porcentagem da população imunizada (com segunda dose ou dose única) estão o Mato Grosso do Sul (32,09%), Rio Grande do Sul (25,88%), São Paulo (21,2%), Espírito Santo (20,25%) e Santa Catarina (19,29%)
Os dados são do consórcio de veículos de imprensa formado por G1, “O Globo”, “Extra”, “O Estado de S.Paulo”, “Folha de S.Paulo” e UOL.
ILHÉUS: PLANEJAMENTO COLETIVO EM REDE É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO SEMANAL DA SEDUC

A Seduc também participa hoje do encontro virtual com editoras para apresentação do livro para educação infantil para professores e supervisores.
A secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura de Ilhéus (Seduc) está com uma agenda bem movimentada esta semana com atividades do Planejamento Coletivo em Rede (PCR), contação de histórias na Educação Infantil encontro virtual com editoras para apresentação de livro infantil.
De acordo com a pasta, a semana foi iniciada com o PCR para professores dos Anos Iniciais 2º ano, Educação de Jovens e Adultos II (EJA) e Anos finais Humanas pelo Google Meet, na terça-feira.
A Seduc também participa hoje do encontro virtual com editoras para apresentação do livro para educação infantil para professores e supervisores, e promove PCR para professores dos Anos finais linguagens.
Amanhã, 29, quinta-feira, o PCR segue para professores dos Anos Iniciais 4º e 5º ano que integram os grupos 1 e 2, dos Anos Finais Ciências e Matemática e do EJA I via Google Meet. Contação de histórias na educação infantil também é outra ação da Seduc pelo Google Meet, para professores da Educação Infantil, também quinta-feira. :: LEIA MAIS »









