WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

CÂMARA INTEGRA GRUPO DE TRABALHO QUE DISCUTE SOLUÇÃO NA REGULARIDADE DO ATENDIMENTO DA MATERNIDADE SANTA HELENA

A Câmara Municipal de Ilhéus integra o grupo de trabalho que busca diálogo e soluções para o efetivo funcionamento da Maternidade Santa Helena em Ilhéus, que, segundo a Santa Casa de Misericórdia, sua mantenedora, passa por dificuldades financeiras. Os vereadores Fabrício Nascimento e Paulo Carqueija participaram de uma reunião com o Ministério Público, representações da Prefeitura e da instituição hospitalar, com o objetivo de buscar alternativas que viabilizem a regularidade no funcionamento da unidade hospitalar. Os parlamentares lamentam que, logo no início do ano, tenha havido a suspensão do atendimento na Maternidade Santa Helena, causando sérios transtornos à população.

Fisioterapeuta e servidor da Santa Casa, o vereador Fabrício Nascimento disse que é dever da Câmara cobrar que o fato não se repita, já que as grandes prejudicadas com as interrupções são as gestantes que residem em Ilhéus e não podem contar com a assistência quando mais precisam. “Foram seis dias sem atendimento. Isso não pode mais acontecer. Mas é preciso frisar que este é um problema que vem se agravando desde nos últimos anos, desde quando a Santa Casa admitiu que o valor recebido pelos procedimentos não é suficiente para cobrir os custos operacionais”, afirmou. A direção da SCMI alega que o fato foi agravado com o fechamento do Hospital Geral Luiz Viana Filho.

Nova fase :: LEIA MAIS »

APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA PREFEITURA DE ILHÉUS SÃO CONVOCADOS PARA RECADASTRAMENTO

Aposentados e pensionistas devem comparecer dentro do período estipulado para o recadastramento para que não tenham os pagamentos suspensos no mês seguinte ao final do prazo estabelecido.

A secretaria de Gestão e Tecnologia do Município de Ilhéus convoca todos os ex-servidores municipais aposentados, os que recebem complementação e pensionistas, no âmbito da Prefeitura Municipal de Ilhéus, para realizar o recadastramento pessoal e obrigatório no período de 18 de janeiro a 05 de fevereiro de 2021, de segunda à sexta-feira. Os convocados devem se dirigir ao Auditório da Secretaria de Saúde que fica na Rua Araújo Pinho (antigo Prédio da Embratel), entre 8h30 e 12h e de 13h30 às 18h.

Os ex-servidores deverão comparecer munidos de cópia e originais de documentos como RG, CPF, comprovante de residência atualizado (últimos três meses) e extrato do benefício do INSS. Em caso de doença grave, impossibilidade de locomoção ou ausência do domicílio, conforme comprovação, o recadastramento poderá ser realizado por instrumento público de procuração específica (com firma reconhecida e registro em Cartório) e, cujo prazo não poderá ultrapassar 30 dias, a contar da data da sua outorga ou, se necessário, o interessado deverá realizar agendamento com o setor. :: LEIA MAIS »

ITABUNA: REFORÇA SISTEMA DE VANS PARA O TRANSPORTE NO PRIMEIRO DIA DO ENEM

Fiscais e agentes de trânsito também foram mobilizados para dar suporte à operação para evitar congestionamentos e falta de veículos utilitários.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito informa que o transporte público operado temporariamente por vans escolares no sistema bairro-centro neste domingo, dia 17, será reforçado em razão da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Pelo esquema montado com os donos dos veículos um total de 72 vans farão o transporte dos passageiros, a partir das 10 horas.

Para isso, o secretário Thales Rodrigues da Silva e os técnicos da Settran seguiram a recomendação do prefeito Augusto Castro mantiveram contato com os donos de vans escolares orientando-os para que estejam de prontidão para atender às necessidades de transporte no domingo tanto da população, nas primeiras horas, como dos participantes do ENEM. Fiscais e agentes de trânsito também foram mobilizados para dar suporte à operação para evitar congestionamentos e falta de veículos utilitários.

ENEM :: LEIA MAIS »

VACINAÇÃO NO BRASIL COMEÇA ÀS 10H DA PRÓXIMA QUARTA, DIZ MINISTÉRIO DA SAÚDE

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina será distribuída aos estados em até cinco dias após o sinal verde da Anvisa.

Um avião da companhia aérea Azul vai decolar hoje (14) para a Índia, de onde retornará ao Brasil com dois milhões de doses da vacina contra a covid-19, informou o Ministério da Saúde. 

A aeronave sairá do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 13h, com destino a Recife. Após a escala, partirá direto para a cidade indiana de Mumbai. As vacinas estão previstas para chegar ao Brasil no próximo sábado (16). O avião pousará no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Ao chegar, as vacinas aguardarão o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que se reunirá no domingo (17) para analisar o pedido de uso emergencial, apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira da AstraZeneca e da Universidade de Oxford no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina será distribuída aos estados em até cinco dias após o sinal verde da Anvisa, para, assim, dar início à imunização em todo o país, de forma simultânea e gratuita. :: LEIA MAIS »

CARRO INVADE PONTO DE ÔNIBUS E DEIXA MORTO E FERIDOS EM IBICARAÍ

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após um carro invadir ponto de ônibus, na manhã desta quarta-feira (13), na BR-415, em Ibicaraí. O motorista prestou socorro às vítimas e se apresentou no batalhão da cidade. Em seguida, foi encaminhado para a delegacia do município.

Segundo informações da Polícia Civil, o motorista disse que perdeu o controle da direção do veículo. Ele estava sozinho no carro e não sofreu ferimentos.

A pessoa que morreu foi identificada como Rosival Souza de Oliveira, de 21 anos. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, a 40 km do local do acidente.

A pessoa que ficou ferida, ainda não identificada, foi levada para o Hospital Arlete Maron de Magalhães, em Ibicaraí.

PREFEITURA DE ITABUNA PAGA SALÁRIOS ATRASADOS DE SERVIDORES

A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias da Fazenda e Orçamento e Gestão e Inovação, está creditando nesta quarta-feira, dia 13, os salários de dezembro do funcionalismo público municipal deixado em atraso. A decisão de pagamento foi determinada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) para que o funcionalismo não continue sofrendo com a falta de cumprimento da obrigação pela administração anterior.

Hoje estão sendo creditados em conta bancária R$ 2.870.642,43 para servidores lotados nas secretarias de Gestão e Inovação e demais Secretarias, efetivos e contratados. Na sexta-feira passada, foram pagos cerca de R$ 3 milhões referentes a salários de dezembro dos professores da Rede Municipal de Ensino que ainda não tinham recebido seu crédito também em cumprimento à ordem do prefeito Augusto Castro de acordo com o secretário de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS: OBRAS DO PORTO SUL IMPULSIONAM ECONOMIA NO SUL DO ESTADO

O início da implantação do Porto Sul com a instalação do canteiro de obras e a construção da ponte sobre o Rio Almada, que dará acesso à retro área de armazenagem de minérios, está impulsionando o surgimento de novos negócios em localidades próximas ao empreendimento, no Litoral Norte de Ilhéus. São lojas de materiais de construção, mercados, padarias, restaurantes e outras, que estão sendo abertos e ampliados, além do aquecimento do setor imobiliário.

Proprietário de uma loja de materiais para construção na Vila Juerana, Wellington Araújo é um exemplo desse otimismo. Após o início das obras, ele começou a ampliar e modernizar a empresa e já contratou 15 novos funcionários. “Tem muita gente chegando de olho nas novas oportunidades, casas sendo alugadas, restaurantes abertos, enfim, há um clima de otimismo, porque não vamos depender somente do movimento do verão e dos feriados. Estou muito otimista e sei que o Porto Sul vai impactar”, afirma.

Também proprietária de uma loja de materiais de construção, Nilza Barbosa destaca que “já sentimos uma melhora no movimento, com muita gente construindo ou reformando residências, tanto que planejo ampliar a empresa este ano”. :: LEIA MAIS »

FAKE NEWS: VEREADOR JERBSON MORAES DESMENTE BLOG RECLAME BOCA

Presidente da Câmara – Vereador Jerbson Moraes

Em resposta à matéria divulgada pelo Blog Reclame Boca, intitulada “Em ato arbitrário, presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus nomeia mais de 200 servidores”, o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes, esclareceu que a acusação é infundada. Segundo Jerbson, as nomeações dos assessores são dos gabinetes de todos os vereadores e não somente dele.

Não é a primeira vez que o Blog Reclame Boca veicula “fake news” tentando denegrir a imagem e a atuação do presidente da Câmara da gestão atual, o vereador e advogado Jerbson Moraes. Ainda de acordo com o presidente, todas as medidas judiciais estão sendo tomadas contra o Blog e contra o cidadão que vem há um tempo divulgado notícias falsas sobre a sua pessoa.

AVÓ FAZ APELO POR JUSTIÇA APÓS PERDER NETO AINDA NO VENTRE DA MÃE; FAMÍLIA ACUSA A MATERNIDADE POR NEGLIGÊNCIA

 

Na manhã dessa quarta-feira (13), durante o Programa na Boca do Povo, a ouvinte Renilda relatou o caso que aconteceu com sua nora Monize de Jesus Morais, gravida de 39 semanas. A família acusa a maternidade Santa Helena por negligência no atendimento da gestante, resultando na morte do bebê.

Segundo Renilda, o posto de saúde Sarah Kubitschek, disponibilizou um documento para a família com caráter de urgência, para que no dia 30/12, a gestante desse entrada na maternidade para realizar uma cesária. Foi a unidade de saúde que realizou todo o acompanhamento gestacional de Monize.

No dia marcado, a gestante junto ao marido foi até a maternidade, realizou exames para verificar os batimentos cardíacos do feto, foi informada por uma enfermeira que estava tudo bem e encaminhada para casa.

Acreditando haver algo errado, pois a médica que lhe acompanhou na unidade de saúde, solicitava com urgência o parto cesário. Monize voltou à maternidade no dia 07/01 pela manhã, enfatizando o pedido do posto de saúde, e mais uma vez foi encaminhada para casa. :: LEIA MAIS »

MEC ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROUNI

Programa seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares.

Interessados em participar da primeira seleção de bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) podem se inscrever a partir de hoje (12), até a próxima sexta-feira (15). Segundo o MEC (Ministério da Educação), as instituições particulares de ensino superior que participam do programa oferecerão 162.022 bolsas de estudo, sendo 76.855 integrais e 85.167 parciais, com 50% de desconto sobre o valor do curso.

A relação das instituições e dos cursos disponíveis pode ser consultada na página do programa. Também é possível pesquisar as opções ofertadas por cidades e por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância). De acordo com o MEC, os estados com os maiores números de bolsas ofertadas são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Veja abaixo a oferta de vagas por estado: :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia