WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

15 MILHÕES: GURITA AFIRMA QUE NEM TODOS OS VEREADORES FORAM CHAMADOS PARA ASSINAR O PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO

Radialista Adilson Neves e vereador Prof. Gurita

 

O radialista Adilson Neves recebeu na última quarta-feira (27), o vereador Gurita, no Programa na Boca do Povo, na Rádio Bahiana de Ilhéus Am 1310. O principal assunto da entrevista foi a Comissão Especial de Inquérito (CEI), que foi formada para investigar um acordo feito entre a Prefeitura e as duas empresas concessionárias do serviço público de Transporte, que concede uma ajuda de 15 milhões de reais à Viametro e São Miguel, sob a justificativa de prejuízos causados às empresas durante a pandemia.

Durante o bate papo, o vereador afirmou que nem todos os vereadores foram convidados para assinar o requerimento pedindo a abertura da CEI, sofrendo assim ele e os demais colegas retaliações na internet. “Se tivessem me chamado eu teria assinado […] Foi oportunismo de quem organizou isso”, disse Gurita se referindo ao G7. Falando diretamente do vereador Tandick, responsável pela denúncia, Gurita falou que antes Tandick sempre votava a favor do prefeito, mas foi contrariado ao ter um projeto de Lei seu vetado e deu “chilique e ficou nervosinho. E aí fez aquele movimento todo querendo colocar todo mundo como desonesto, malandro, uma coisa extremamente maluca porque um interesse dele foi contrariado”, explicou o vereador.

Veja a entrevista completa! (clique aqui)

A comissão de investigação foi composta na última terça-feira durante a 63ª sessão, obedeceu a indicações dos líderes do bloco da maioria e da minoria, intimados pela presidência, que anunciaram a relação dos vereadores membros atendendo ao princípio da proporcionalidade. Os vereadores Alzimário Belmonte, o Gurita, e Fabrício Nascimento, representam o bloco da maioria. Cláudio Magalhães é a indicação do bloco da minoria. Ficando da seguinte forma:  Fabrício Nascimento (presidente), Alzimário Belmonte, o Gurita (relator) e Cláudio Magalhães (membro).

Devido à participação na CEI, como relator, o verador Gurita vai se afastar do cargo de Líder do Governo, já que estará participando da investigação.

 

 

 

ILHÉUS: MULHER DÁ À LUZ DENTRO DE CASA DEVIDO ÀS FORTES CHUVAS

Do G1

Uma mulher deu à luz dentro de uma casa, que fica no alto de um morro em Ilhéus, no sul da Bahia, e precisou ser retirada, junto com a filha, por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Eles usaram cordas e outros equipamentos especiais para retirar e levar as duas até uma maternidade após o parto, que foi feito pela sogra da grávida. Apesar do susto, mãe e filha passam bem.

O caso aconteceu no sábado (23), no bairro Alto do Basílio. Chovia forte no hora em que a mulher começou a sentir contrações mais fortes. O companheiro dela avisou para a mãe, avó da criança, que Jaikele Ribeiro estava perdendo líquido e a bolsa poderia ter rompido.

“Umas 8h, meu filho bateu na porta me chamando, dizendo que a mulher dele estava perdendo líquido. Falei que não tinha mais tempo de levar ao médico. Estava chovendo e o [acesso ao] local aqui é ruim. Quando eu acudi ela, a cabecinha da menina já estava saindo”, comentou Deuzete Ribeiro, sogra da grávida.

Deuzete acrescentou que o parto não foi difícil e a criança saiu “por ela mesma, sem grandes esforços”. Enquanto a sogra realizava o parto de Jaikele, uma equipe do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) foi acionada, porém, quando os médicos chegaram, Dandara já havia nascido.

O Corpo de Bombeiros também foi chamado e as equipes não conseguiram acessar o imóvel para retirar mãe e filha, por causa da chuva. A escada de terra utilizada para chegar ao local estava tomada por grande quantidade de lama, o que poderia causar um acidente. Alguns agentes, inclusive, escorregaram durante a ação, mas não sofreram ferimentos.

Os militares, então, amarraram cordas e fizeram a retirada das duas. Mãe e filha foram levadas para a Maternidade Santa Helena e passam bem. Elas têm previsão de alta médica ainda nesta segunda-feira (25).

EXCLUSIVO! “ROBIN HOOD AO CONTRÁRIO: TIRA DOS POBRES PARA DAR AOS RICOS”, DIZ VEREADOR TANDICK SOBRE MARÃO

Vereador Dr. Tandick e o prefeito de Ilhéus Marão

 

Após realizar uma grave denuncia durante sessão ordinária,  na última quarta-feira (20), de um acordo judicial feito entre a Prefeitura de Ilhéus com as empresas Viametro e São Miguel para indenizar as empresas de ônibus em 15 milhões de reais pelos prejuízos causados durante a pandemia, enquanto os ônibus não rodavam, o vereador Dr. Tandick concedeu entrevista exclusiva na manhã desta quinta-feira (21) à Rádio Bahiana, no programa Na Boca do Povo, ao radialista Adilson Neves.

Durante a entrevista, o vereador afirmou que o “Governo Municipal  só está preocupado em encher os bolsos dessas empresas” (se referindo às empresas de ônibus: São Miguel e Viamentro). O vereador denunciou que “mesmo com todos os desmandos das empresas de ônibus, o prefeito Mario Alexandre fechou um acordo para pagar a fortuna milionária com dinheiro público em 25 parcelas sucessivas de 600 mil reais e que o governo começou a pagar em janeiro de 2021, antes mesmo do acordo feito no Ministério Público ser homologado”.

O vereador pede que seja realizada a instauração de uma CPI para investigar o caso e que já conseguiu a assinatura de 7 vereadores, segundo Dr. Tandick, quantidade necessária para realizar o pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI). Ainda de acordo com o vereador, o acordo feita entre as empresas e a Prefeitura prevê que como contra partida as empresas de ônibus devem disponibilizar 75% da frota pra o transporte da população, e não 100%, e que o município não pode instaurar processo administrativo para investigar possíveis descumprimentos de contrato por parte das empresas.

O acordo ainda prevê aumento da tarifa, com valores diferenciados para as tarifas urbanas e rurais; redução da frota, em caso do não cumprimento da parcela que foi acordada; além do Governo ter que aprovar uma isenção de ISS, por um período mínimo de vigência de mais ou menos 2 anos e 4 meses e combater o transporte alternativo, o que já vem acontecendo pela Prefeitura Ilhéus. Segundo Dr. Tandick, Marão é o “Robin Hood ao contrário: tira dos pobres para dar aos ricos”, o vereador finalizou falou que esse pode ser o seu último mandato e que teme por uma possível retaliação por parte do Governo, mas que vai a fundo nessa investigação.

O Presidente da Câmara Municipal, o vereador Jerbson Moraes (PSD) disse ontem que a questão do transporte público em Ilhéus já ultrapassou a todos os limites do suportável. De acordo com Moraes, os donos dessas empresas devem ser responsabilizados criminalmente e o exemplo da CPI em Brasília “deve ser exemplo para gente aqui também”. O presidente assegurou que se os vereadores derem entrada bem argumentada em um pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) e tiverem o número mínimo necessário para aprova-la, ele vai constituir os seus membros e iniciar imediatamente o processo de investigação do contrato das empresas com a Prefeitura de Ilhéus.

 

 

CIDADELLE DESISTIU, MAS GRUPO CHAVES MANTÉM COMPROMISSO DE CONSTRUIR SHOPPING EM ILHÉUS

Mesmo com a desistência do grupo Guimarães de investir em um shopping center em Ilhéus, o grupo Chaves continua com o grande projeto de construir o Shopping no município, afirmou o empresário Manoel Chaves Neto , responsável pelo Grupo Jequitibá.

Somente uma das partes  envolvidas, o grupo Guimarães, é que desistiu, o outro lado continua firme com o projeto. A área onde seria construída , ao lado do atacadista Assaí, não faz mais parte dos planos. A informação é de que o Grupo Chaves já está em busca de outra área.

Informações: O Tabuleiro

CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS ROMPE O ISOLAMENTO POLÍTICO AO REALIZAR SESSÃO EM INEMA

A presença da Câmara em Inema representa o rompimento do isolamento político com a sua gente, diz Jerbson Moraes

 

A Câmara de Vereadores de Ilhéus saiu ontem (13) do centro da cidade e foi até uma das suas regiões mais distantes e esquecidas – a zona rural de Inema, cerca de 100 quilômetros da sede -, para conhecer de perto as necessidades da população. Foi a estreia da Sessão Itinerante, iniciativa criada pelo vereador e presidente da Casa, Jerbson Moraes (PSD), definida como um instrumento voltado para a interiorização do Poder Legislativo, de suas atividades e interação com a comunidade.

“A nossa presença aqui representa o rompimento do isolamento político, significa atenção especial com o seu povo. Viemos cumprir nossa obrigação. Sentir a dor do povo e trabalhar para cessar essa dor. Falar da água que não chega às torneiras, da necessidade de reforma da escola, da falta de médico, de remédio, da ambulância, sentir a dificuldade de quem precisa trafegar pelas estradas Inema/Pimenteira e Inema/União Queimada”, disse Moraes, sendo bastante aplaudido.

 

A praça da localidade ficou lotada. A população apoiou e prestigiou a iniciativa. Durante a sessão, todos os vereadores presentes subscreveram requerimentos que serão entregues ao prefeito Mário Alexandre, pedindo encaminhamentos e soluções para diversos problemas que já duram muitos anos. “É bom lembrar que são requerimentos de toda a Câmara e não de um vereador só. São requerimentos da Casa. A Câmara Itinerante não termina aqui. Depois dessa sessão a responsabilidade aumenta. Vamos precisar, independentemente de ideologia política, se é base ou não é base, exigir do prefeito a execução dos serviços reivindicados. Vamos ter que trabalhar juntos ao prefeito, ao secretariado. Nós não vamos poder deixar essa comunidade sem água, sem segurança, sem médico, sem remédio, desassistida como está”, afirmou. :: LEIA MAIS »

ILHÉUS ZERA O NÚMERO DE PACIENTES INTERNADOS NA UTI COM COVID-19

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o município de Ilhéus zera o número de pacientes internados na UTI com Covid-19, segundo a Secretaria de Saúde Municipal.
A Secretaria também divulgou o balanço mensal da vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus. Os dados apontam que 77.950 pessoas já receberam as duas doses ou dose única do imunizante, do início da campanha até o dia 30 de setembro, o que representa 50,10% da população elegível.
A vacinação da 1ª dose continua para o público acima de 18 anos.

DIRETOR DA CDL ILHÉUS AFIRMA QUE O NATAL DE PRÊMIOS DESTE ANO TERÁ R$ 50 MIL REAIS DE PRÊMIO

Anselmo Clemente em entrevista no Programa Na Boca do Povo

 

Anselmo Clement, diretor da CDL Ilhéus, participou hoje (5) do Programa Na Boca do Povo, na Rádio Bahiana AM 1310, com os apresentadores Monique Madureira e Adilson Neves. Durante o bate-papo, o diretor deu detalhes sobre a Campanha Natal Encantado e Natal de Prêmios deste ano. Segundo o mesmo, o Natal Encantado será lançado no início de dezembro e trará grandes surpresas, tanto para os munícipes como para os visitantes e turistas.

Em relação ao Natal de Prêmios da CDL, Anselmo informou que terá início a partir do dia 18 de novembro e terá R$50 mil reais de prêmio. “Pensamos no prêmio ser em dinheiro neste ano justamente para potencializar o comércio e fazer a economia girar no próprio município. Ou seja, o valor volta para o próprio comércio”, explicou.

Segundo o diretor, a gestão pública municipal vem apoiando desde o início e este ano a Campanha terá uma estrutura muito maior. “Teremos uma estrutura que será ampliada, teremos Papai Noel, e estamos reeditando o Natal Encantado para realmente fortalecer os lojistas e trazer o espírito de Natal para o município. Além de mostrar que Ilhéus tem sim capacidade para atender aos munícipes”, finalizou.

NOVO BISPO DE ILHÉUS TOMA POSSE NESTE SÁBADO, 09 DE OUTUBRO

A posse Canônica do novo Bispo de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa, ocorrerá no dia 09 de outubro, às 10h, na Igreja Matriz de São Jorge. No dia anterior, 08, o Bispo concederá uma entrevista coletiva para a imprensa local, às 15h, no Museu da Capitania localizado no Palácio Paranaguá no Centro de Ilhéus.

Dom Giovanni Crippa será o 10° Bispo da Diocese e assumirá o cargo no lugar de dom Mauro Montagnoli, que abdicou do cargo por motivo de idade após 26 anos à frente da Diocese. Ao atingir a idade limite de 75 anos, os Bispos automaticamente renunciam a função e entregam o cargo a Santa Sé (Vaticano).

“Com as mesmas intenções e com humildade, quero abraçar este novo desafio assegurando-lhes desde agora minhas orações e pedindo-lhes humildemente as suas. Espero ser tudo para todos e com todos contar na missão que me é confiada”, afirmou o novo Bispo Eleito da Diocese de Ilhéus em mensagem enviada à diocese. Dom Giovanni tem como lema do seu serviço episcopal a expressão paulina: “In aedificationem corporis Christi”, ou seja, “para a edificação do Corpo de Cristo” (Ef 4, 12).

MAIS INFORMAÇÕES:

:: LEIA MAIS »

MULHER MORRE AFOGADA NA PRAIA DO CURURUPE, ZONA SUL DE ILHÉUS

Segundo o Corpo de Bombeiros, Sueli Rocha Teixeira, tinha 38 anos e era moradora de Itapetinga, cidade que fica no sudoeste do estado. Vítima foi para Ilhéus em uma excursão.

Uma mulher morreu afogada no inicio da manhã deste domingo (3) na Praia de Cururupe, zona sul de Ilhéus.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a mulher, identificada como Sueli Rocha Teixeira, tinha 38 anos e era moradora de Itapetinga, cidade que fica no sudoeste do estado. A vítima foi para Ilhéus em uma excursão.

De acordo com testemunhas, Sueli Teixeira teria entrado no mar junto com o filho de 18 anos no momento em que a correnteza estava forte. O jovem conseguiu sair e ainda retirou a mãe com ajuda de outras pessoas. :: LEIA MAIS »

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 SEGUE NESTA SEGUNDA-FEIRA, EM ILHÉUS

A secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Ilhéus (Sesau) segue com a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais, imunossupressores e idosos com 70 anos ou mais nesta segunda-feira, 4. A 2ª dose da vacina será aplicada nos postos de saúde, em seus respectivos horários de funcionamento, e no CMAE (antigo colégio Fênix), na Avenida Canavieiras, das 8h às 13h.

Documentação – Os usuários devem apresentar CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação, e constando a aplicação, seja para quem vai tomar a segunda dose ou a dose de reforço (3ª dose).

Os imunossuprimidos devem apresentar o laudo ou relatório médico que comprove a comorbidade.

Locais:

– CMAE

Avenida Canavieiras, s/n, antigo Colégio Fênix.

– Unidades de Saúde

Módulo Sul: :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia